Anúncio

10 mitos e verdades sobre a lactose

235

Para quem acredita que lactose é puramente sinônimo de leite, está na hora de entender melhor sobre o assunto, fundamental para a sua saúde e bem estar. O Semlactose reuniu algumas das dúvidas mais frequentes de seus leitores e trouxe as respostas para cada uma dessas questões.

Tanto para os novatos no assunto, quanto para aqueles já mais familiarizados, as dúvidas estão sempre presentes quando a questão é intolerância à lactose. Mas afinal, o que são mitos e o que são verdades em relação a este açúcar que causa incomodo para tantas pessoas?

1. A lactose está presente em todos os alimentos lácteos.
MITO. Nem todos os alimentos elaborados a partir do leite de origem animal possuem lactose. Este é o caso de alguns queijos, que devido ao seu processo de fabricação, a lactose é eliminada naturalmente.

2. Leite de cabra ou de ovelha não tem lactose
MITO. Todos os leites de origem animal possuem lactose em sua composição. Até mesmo o leite materno. Alguns alimentos como iogurtes e queijos elaborados com leite desses animais podem ter a lactose eliminada seja pelo processo natural de fabricação ou pelo uso da enzima lactase.

3. Leite de coco não contém lactose
VERDADE. A lactose é um carbohidrato presente somente no leite de origem animal. Os chamados leites vegetais, como o leite de coco, de soja, arroz e outros não têm lactose.

4. A lactose é a principal causadora de alergias respiratórias em crianças.
MITO. É muito comum ouvirmos falar sobre “alergia à lactose”, mas acredite: a lactose nunca será a causadora de alergias! Quando falamos em alergia alimentar, são as proteínas do leite as principais causadoras de processos alérgicos em crianças. Proteína e lactose são substâncias diferentes, e com frequência são confundidas pela população.

5. Iogurtes contêm baixo teor de lactose, por tanto podem ser consumidos por pessoas com IL.
MITO. Segundo pesquisas feitas para identificar o teor de lactose de alguns iogurtes, foi verificado que a redução da lactose de iogurtes comuns (com culturas de lactobacilos vivos) é de apenas 20 a 30%. Para que a redução seja adequada para o consumo, ela deve ser acima de 70%, sendo que a tolerância ao produto será de acordo com cada pessoa. Por isso, apenas os iogurtes à base de soja ou iogurtes cujos rótulos indiquem claramente que são baixa lactose/sem lactose podem ser considerados adequados para o consumo por pessoas com IL.

6. Pessoas que fazem dieta de restrição aos lácteos necessitam fazer uma suplementação de cálcio.
VERDADE. O leite e seus derivados são boas fontes de cálcio e quando não estão presentes na dieta é necessário readequar a sua alimentação para obter o cálcio de outras fontes .  É comum acreditar que o cálcio esteja presente apenas em alimentos lácteos, mas isso não é verdade. Há diversos alimentos de origem vegetal que são ótimas fontes de cálcio como o brócolis, o espinafre, o gergelim, o amaranto e até mesmo o suco de laranja. Para quem quer ver uma lista completa de alimentos de origem vegetal que contenham cálcio acesse nossa matéria sobre suplementação de cálcio na dieta sem lactose. Outra opção são os produtos com adição de cálcio, como é o caso dos leites e iogurtes de soja.

7. A hipolactasia primária, a intolerância à lactose que geralmente ocorre em jovens adultos, é na verdade uma condição natural do ser humano.
VERDADE. Todos os seres humanos, assim como os mamíferos, deveriam beber leite apenas durante o período de amamentação. Com isso, a enzima lactase produzida pelo nosso organismo iniciava um processo natural de redução logo após o desmame. Foi ao longo de milhares de anos que o homem acabou sofrendo uma mutação genética, adquirindo a capacidade de continuar a consumir alimentos lácteos devido à persistência da produção da enzima lactase. Isso ocorreu a partir do momento em que alguns povos começaram a domesticar animais e introduziram o leite animal e seus derivados em sua dieta.

8. Ácido lático é um derivado do leite.
MITO. Um ingrediente muito comum em alimentos industralizados, o ácido lático utilizado na indústria alimentícia é 100% de origem vegetal.

9. Pessoas com intolerância à lactose não devem consumir nenhum alimento lácteo.
MITO. A IL é uma condição bastante individualizada. Cada pessoa possui um grau maior ou menor de intolerância com sintomas que também podem variar. Mas pode-se dizer que uma grande maioria dos IL podem consumir alimentos com baixo teor de lactose sem ter sintomas de intolerância, como queijos, manteiga e leites com baixo teor de lactose. Além disso, existem as cápsulas de enzima lactase que ajudam muitas pessoas a comerem alimentos lácteos.

10. Alimentos com traços de lactose estão liberados para os IL
VERDADE. Os traços de lactose são geralmente frações de leite ou derivados que alguns alimentos recebem devido a fabricação em maquinários compartilhados. Mas essas frações mínimas não afetam os intolerantes à lactose.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

235 Comentários

  1. Sou diabética tipo 1, posso fazer o exame de IL mesmo tendo que tomar o concentrado de lactose que irá se transformar em glicose no sangue?

    Se eu fizer, os resultados serão realmente seguros? Já que a glicose provavelmente irá disparar.

    • Marcella, quem deve auxiliar você nesta questão é o médico que acompanha o seu diabetes. Há outras opções de exames, como o exame genético, que não requer a ingestão de lactose e também há o exame do hidrogênio expirado. Este requer a ingestão de lactose, mas em uma quantidade bem menor que o teste de curva glicêmica. abs

  2. Boa tarde,

    meu filho tem 1 ano e 8 meses e estou amamentando ele.

    Estou 5kg acima do meu peso ideal, estou começando uma dieta sem gluten e gostaria se posso excluir a lactose sem prejudicar a amamentação.

    Também vou aderir ao suco verde.

    Posso fazer isso sem prejudicar a amamentação?? E quais alimentos posso inserir durante a dieta.

    Obrigada

    • Samanta, seria ideal você ter uma acompanhamento de um nutricionista, especialmente pelo fato de vc estar amamentando e desejar fazer esta mudança grande na sua dieta. abs

  3. Olá sou intolerante a lactose, e toda vez que utilizo produtos zero lactose passo mal da mesma forma .

    Me dá desarranjo intestinal e fico com a boca cheia de aftas .

    Esses produtos são mesmo confiáveis, e se são porque me fazem tanto mal

    • Wilson, existe a possibilidade de você ter alergia às proteínas do leite juntamente com a intolerância à lactose. Mesmo consumindo produtos zero lactose, como a proteína continua presente no alimento, elas podem estar causando esses sintomas. Converse com seu médico, relate seus sintomas e veja que exames ele sugere que você faça. Abs

  4. Olá, tenho além da intolerância a lactose, a alergia as proteínas do leite, porém so descobri recentemente. Tem umas duas semanas que cortei o leite e derivados da minha alimentação, mas agora, quando como algo com leite passo mal. Será que eu ja passava mal antes e nao associava que era o leite ou a reação do meu organismo ficou mais forte?

    • Pollyana, várias pessoas relatam sintomas semelhantes. Excluem da dieta o alimento que lhe causa sintomas, e caso voltem a consumí-lo os sintomas parecem mais evidentes. Converse com o seu médico a respeito, mas o ideal, para quem tem alergia às proteínas do leite, é a retirada dos lácteos de forma permanente. abs

  5. Há muito tempo sofre de diarréia, principalmente quando como derivados do leite, mas eu tenho somente a diarreia e não os outros sintomas da intolerância a lactose, como vômitos, passar mal ou dores abdominais, tanto que quando fiz o exame só senti enjoo quando tomei o líquido durante dez minutos e depois não senti mais nada, so esperei as duas horas passar tranquilamente. Em jejum deu 76mg/dl e após o liquido deu 80 mg/dl. A elevacao foi de 20 a 20mg/dl na glicemia. O gastro disse que eu não tinha, mas ainda sinto as diarreias.

  6. Olá!
    Tenho algumas doenças respiratórias, bronquite, asma, sinusite e rinite.
    Sendo assim, a lactose pode desencadear ou agravar algum quadro respiratório?

    Muito obrigada!
    Lwtícia

    • Luciane Baldo on

      Letícia, a lactose não tem relação com processos inflamatórios e doenças respiratórias. Geralmente é a proteína do leite que é a possível responsável por essas doenças. abs

  7. Olá boa noite. Gostaria de.saber se o leite de coco de garrafinha que vende no mercado é seguramente sem proteína do leite de vaca. Obrigada

    • Luciane Baldo on

      Oi Marcela, o leite de coco é um produto que contém apenas coco, água e uma maioria das marcas utiliza espessantes e conservantes, mas nenhuma marca de leite de coco que conheço possui proteína do leite.

    • Se vc tem "tolerância" a lactose, significa que podes ingeri-lo, ao contrário (intolerância) e a embalagem indicando ZERO LACTOSE, pode sim.

  8. Utilizei um leite zero lactose, porém na sua composição percebi que existia a enzima lactose, quando ao invés desta, imaginei que fosse separado a lactose no processo natural. Os leites que possuem essa enzima, podem ser consumidos diariamente?? Com o passar dos tempos o organismo se acostumará e os sintomas da intolerância irão voltar??

    • Luciane Baldo on

      Eliane, acho importante vc entender sobre a hidrólise, a tecnologia que está por trás dos alimentos lácteos zero lactose. O que acontece neste processo? O leite possui uma molécula de carboidrato, a lactose. Quando a enzima lactase é adicionada ao leite, a uma determinada temperatura, esta molécula se quebra em duas outras moléculas menores, chamadas de glicose e galactose. Este processo é exatamente o mesmo que ocorre no organismo de todas as pessoas que produzem a enzima lactase, só que a indústria faz com que este processo ocorra no produto, para que quando vc consuma, o seu organismo possa digerir o alimento sem problemas. Não acredito que o consumo diário desses alimentos possa causar qualquer problemas a sua saúde. Abs

  9. Passei mal no trem. Vomitei tive diarréia . Sempre que bebo muito leite todos dias de manhã e tarde noite tenho que comer bolo com manteiga pão e café com leite estou consumindo muito . Devo corta

    Obrigado Henrique

  10. Liliane Sousa on

    Sou intolerante a lactose e o gastro disse que eu não poderia comer nem alimentos com traços de leite. Retirei da minha dieta e meus sintomas desapareceram, pois ainda estavam presentes mesmo eu comendo alguns alimentos com traços de leite.

  11. Paula menezes on

    Olá neste exato momento estou sentindo dores horríveis na barriga e tenho certeza que foi kaldo knnor. Esta me dando enjoo também.também estou com diarréia. Não sei que remédio ou chá sei lá que preciso tomar. Sei que foi o caldo knnor por é a terceira vez que passo por isso depois que como algo com esse condimento. Por favor, me ajude!

    • Luciane Baldo on

      Geislane, não há uma relação direta, do tipo pessoas com IL têm queda capilar. Mas o que pode ocorrer é uma queda capilar em decorrência de uma possível falta de absorção dos nutrientes que vc ingere, que por sua vez pode ser decorrente dos sintomas provocados pela IL. Má digestão, diarreia e outros problemas gastrintestinais podem estar comprometendo uma correta absorção de nutrientes.

  12. Adriana Fernandes on

    Oi

    Sou IL, consumo os produtos sem lactose e passo muito bem, mas já tentei usar o lacday e o lactosil e passei muito mal. Será que meu organismo não aceitou a enzima? Tentei pesquisar sobre isso, mas nao encontrei nada a respeito.

    • Luciane Baldo on

      Adriana, o que pode acontecer é o seguinte: nos alimentos deslactosados, a lactose já foi previamente hidrolisada, o que facilita muito a nossa digestão. Mas quando vc toma a enzima e come um alimento com lactose, essa hidrólise irá ocorrer dentro do seu organismo. E ai temos que contar com alguns fatores como a quantidade de lactose que vc ingeriu x a quantidade de enzima, se vc tem uma digestão mais lenta ou mais rápida, que outros alimentos ingeriu junto, quanto tempo antes vc ingeriu a enzima. Como vc pode perceber, são diversos os fatores e cada organismo reage de uma forma.

    • Luciane Baldo on

      Viviane, Não há nenhuma contra-indicação em consumir alimentos zero lactose, mesmo que vc não tenha intolerância à lactose. abs

  13. Olá , meu filho tem 27 anos e tem sii , e ele é intolerante à lactose , ele sente forte desconforto , comecei a dar para ele o kefir de leite , pois dizem q mesmo os intolerantes a lactose pode consumir , aumentou um pouco mais o desconforto , mas dizem q em questão de tempo e costume passa , devo ou não continuar com o kefir , ele terá problemas futuros ? Abraços

  14. Adorador de MinERVA on

    Quem fez isto deve ser sócio de algum fazendeiro, pra exaltar tanto o leite, só falta dizer qe a soja é uma maravilha, muito tendencioso.

  15. Olá, meu filho tem 3 anos de idade e há anos ele sente mta dor na barriga,ancia de vomito e a barriga fica fofa de tantoa gases após ingerir alguns alimentos, principalmente ao mamar. Os médicos do SUS nunca deram bola quando reclamava dessas dores e a cerca de 1 mês ouvi falar que poderia ser IL e troquei tudo para zero lactose, no início ele melhorou, mas ao passar umas duas semanas ele voltou a reclamar e percebi novamente a barriguinha cheia de gases. Acredito que ele seja IL, mas agora não sei se ele tem também alergia as proteínas ou a IL dele é muito alta. Tem algo que eu possa fazer pra descobrir já que não consigo suporte pelo sus??

    • Laura, a única forma de descobrir é retirando todos os alimentos com leite por pelo menos 7 dias e observar se ele apresenta alguma melhora. Se ele melhorar, este pode ser um sinal de que os alimentos com leite estão provocando esses sintomas. A única questão importante é que essa retirada fosse feita com acompanhamento de nutricionista para que seu filho não tenha perdas nutricionais. abs

  16. Olá,sou IL há 2 anos.Gostaria de saber se a IL tem alguma relação com glicemia,notei que mesmo sem consumir alimentos com lactose,todas as vezes que ao ingeri alimentos com açúcar sinto fortes dores de barriga,minha mãe e diabética,será que isso é algum sinal de diabete ou pode algum outro fator relacionado a IL?

    • Leticia, além da intolerância à lactose existem outras intolerâncias alimentares. Açúcares com frequencia fermentam durante o nosso processo digestivo, causando gases e dores abdominais. Consulte um gastro e relate os seus sintomas. abs

  17. Márcio Gomes da Rocha on

    Foi muito útil pra mim essa publicação. Tenho IL há um ano e está sendo muito difícil pra mim essa mudança, pois quase todo lanche gostoso contém lactose. Não acho biscoito, sorvete, bolo, chocolate… Os alimentos zero lactose ainda são raros.

    Tenho, 26 anos, sou portador de Anemia Falciforme. Muito obrigado por toda essa informação. Abraços!

  18. marcelonunes50 on

    Preciso muito saber qual é a fonte bibliográfica (pesquisas) da afirmação do item 5, a seguir: "Segundo PESQUISAS feitas para identificar o teor de lactose de alguns iogurtes, foi verificado que a redução da lactose de iogurtes comuns (com culturas de lactobacilos vivos) é de APENAS 20 a 30%. Para que a redução seja ADEQUADA para o consumo, ela deve ser acima de 70%," Obrigado !!!

  19. raimundo de M Junior on

    Bom dia!!!
    Fiz um bolo com Margarina, açúcar, ovos, suco de laranja, raspas de laranja, farinha de trigo, fermento em pó. Posso dizer que é um bolo sem LACTOSE?

    • Raimundo,
      Depende da margarina que foi utilizada. Ao contrário do que se imagina, a maioria das margarinas levam leite em pó em sua composição. Leite em pó contém lactose. Verifique a composição do produto que vc utilizou. Um alimento só pode ser considerado SEM LACTOSE se todos os ingredientes adicionados (e suas composições) forem isentas de lactose. Há o creme vegetal (Becel é um exemplo) que geralmente não contém leite em pó). abs

  20. Oii..

    Fui diagnosticada com il em 2009.Desde então,hora estou menos tolerante ,hora mais. Há uns 2 anos descobri sii.

    Existe alguma ligação a sii com il???

Deixe um comentário