Anúncio

Creme de Açaí

12

Não é de hoje que o açaí se tornou uma das frutas mais bem conceituadas por médicos e nutricionistas. Está no topo da lista de frutas com maiores benefícios à saúde e em todo o mundo ela já é conhecida como a Brazilian Berry ou fruta da juventude. Sua fama internacional tem todos os créditos. Veja porque o açaí é uma super fruta:

  • Possui elevada quantidade de vitamina E; logo é um antioxidante natural e ajuda a combater os radicais livres;
  • É rico em fibras e dessa forma ajuda no trânsito intestinal;
  • É riquíssimo em ferro, mineral importante ao corpo e que combate a anemia;
  • Tem um teor considerável de proteína, elemento que age na reparação e construção de tecidos;
  • Tem grande concentração de cálcio, que é essencial na formação dos ossos e dentes, principalmente para quem segue uma dieta de restrição aos lácteos;
  • Possui um índice elevado de vitamina B1, que além de ajudar no estímulo do apetite, garante o bom funcionamento do sistema nervoso.

Você pode preparar o creme de açaí apenas alguns minutos antes de servir. Veja como fazer.

INGREDIENTES

  • 300g de polpa de açaí congelada (você encontra na seção de congelados do supermercado)
  • 3 bananas prata maduras geladas*
  • 1/2 xícara de leite de soja ou leite de castanhas
  • 4 a 6 colheres de sopa de granola

*Para o creme ficar tipo sorvete cremoso, deixe as bananas no refrigerador por algumas horas ou coloque-as no freezer por 30 minutos antes do preparo.

PREPARO
Em um liquidificador, coloque a polpa de açaí, as bananas em pedaços e o leite de soja. Bata bem até obter uma mistura homogênea cremosa. Sirva gelado em cremeiras colocando a granola por cima. O sabor do creme já fica adoçado com a banana e o leite de soja, mas se vc preferir, adicione mel ou açúcar mascavo.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

12 Comentários

  1. Boa tarde, adoro açaí, mas vi dizer que é super calórico. Qual a quantidade que deve ser ingerida por semana…

    Muito obrigada!

    Maria Tereza

    • Olá Maria Tereza,

      Não há uma quantidade ideal, nem pré-determinada! O que define isso são as necessidades nutricionais individuais, que podem ser calculadas por um Nutricionista!
      De toda forma, uma sugestão, é não adicionar xarope de gauraná e nem outros complementos mais calóricos ao açaí, que por sinal é muito nutritivo, e rico em antioxidantes. Vc pode experimentar faze-lo somente com banana e suco natural de uva.

      Gde abraço,

      Juliana

  2. Estou amamentando e preciso de uma dieta sem lactose. Estou com algumas duvidas! Que tipo de macarrão posso ingerir? E granola pode? Barras de cereais de coco e aveia da naturale?

    • juliana_nutri on

      Olá Márcia,

      A dieta é por causa do seu bebê? Se for, então vc precisa é de uma dieta isenta não só de lactose, mas de leite e todos os seus derivados, pois o que causa reação nos bebês alimentados com leite materno, são as proteínas do leite de vaca e não a lactose!
      O mais indicado e seguro, seria vc procurar o quanto antes um nutricionista, para fazer todas as adequações necessárias na sua dieta, de forma a não prejudicar a produção de leite e de forma que vc não sofra nenhuma carência nutricional.

      Gde abraço,

      Juliana

  3. Sim a dieta é por causa do bebê! Estou com muitas duvidas sobre o que posso ou não comer! A minha consulta com a nutricionista vai demorar, vcs poderiam enviar uma lista de alimentos que posso ingerir para o meu email! Por favor! Obrigado pela sua ajuda!

    • juliana_nutri on

      Olá Márcia,

      Infelizmente não temos como atender a todas as solicitações dos nossos leitores por e-mail.
      Em nosso site há uma lista de produtos que devem ser evitados por quem alergia às proteínas do leite, que poderá te ajudar até a consulta com a Nutricionista.
      O importante é excluir completamente leite de vaca e todos os seus derivados, pois o que está sensibilizando seu bebê são estas proteínas e não a lactose. fique atenta aos ingredientes dos produtos industrializados, pois muitos alimentos não contém lactose, mas contém as proteínas que precisam ser evitadas.

      Gde abraço,

      Juliana

  4. Bom dia, minha namorada tem intolerância na lactose, ela sempre que toma açaí fica depois com dores, mesmo sendo açaí puro.

    Geralmente se mistura o açaí com algo lácteo para ficar cremoso??

    Desde já obrigado.

    • Luciane Baldo on

      Antônio, pelas receitas mais tradicionais de açaí que conheço, a maioria são variações com frutas, tendo a banana com uma das frutas principais da mistura e que dá a cremosidade ao creme de açaí. Acho importante verificar com o local onde ela toma o açaí, se por acaso eles estão acrescentando algum alimento lácteo na elaboração do creme. Outra possibilidade a ser investigada é verificar se ela possui intolerância ao açai. Sugiro fazer uma consulta ao gastroenterologista.

Deixe um comentário