Anúncio

Mude seus hábitos

8

Ano novo está aí e esse é um momento especial para colocar novos projetos em prática. O que queremos mudar? Como vamos fazer diferente? E o que fazer diferente tem a ver com intolerâncias e alergias alimentares? É o que vamos discutir nesta matéria.

Segundo médicos e nutricionistas, a intolerância à lactose pode ser facilmente gerenciável com uma readaptação da dieta alimentar. Algo aparentemente simples, não é mesmo? Trocamos algumas coisas aqui e outras ali e voilá, seus problemas acabaram! Ledo engano. É a partir daí que todos os “problemas” começam.

Hábitos são difíceis de mudar

Antes de descobrirmos uma intolerância ou alergia alimentar, nunca pensamos muito sobre o que comemos ou porque comemos determinados alimentos. Nosso aprendizado instintivo sobre comida começa já nos primeiros dias de vida e basicamente tudo o que comemos até hoje foi introduzido pelos nossos pais. Além disso, nossos hábitos alimentares estão intimamente ligados a sensações de prazer e conforto. “Como assim não posso mais comer sorvete de creme?” “Quer dizer que pudim de leite condensado nem pensar?” Retirar do nosso cardápio sabores que nos dão prazer pode ser um grande desafio.

Medo do novo

“Como mudar? O que posso comer?” É engraçado pensar nisso, mas me diga: qual foi a última vez que você comeu um alimento que você nunca havia provado antes? O que impede você de colocar no carrinho do supermercado um legume, por exemplo, que você nunca experimentou? Medo do novo. “Será que é bom? E se eu não gostar? E se…”

Novos hábitos alimentares, nova rotina

Comer alimentos diferentes, muitas vezes, significa fazer mudanças na sua rotina de preparação de suas refeições. Ao invés de fazer o tradicional purê de batatas com leite, que tal experimentar prepará-lo com leite de coco, ou mesmo com uma mistura de outros legumes, como cenoura ou abóbora?

Ano novo, vida nova!

Muitas vezes uma restrição alimentar pode ser a chance de você fazer uma mudança maior nos seus hábitos alimentares. Trocar os farináceos e grãos refinados pelos integrais, trocar os alimentos processados e industrializados pelos alimentos frescos. E o início de um novo ano é um ótimo momento para colocar essas mudanças em prática. Você ainda não sabe lidar com a sua intolerância ou alergia alimentar? Mude! Faça diferente. Nós queremos ajudar você com 5 dicas que podem dar aquele ponta pé inicial nesta nova jornada.

1 Comprometa-se por 30 dias – Se fazer uma mudança definitiva é algo difícil, tente fazer uma mudança de hábitos por apenas 30 dias. É um período longo o suficiente para você experimentar algo, mas curto o suficiente para você pensar que se não gostou, não irá precisar fazer a mudança pelo resto de sua vida. Que mudanças você pode tentar? Seguem algumas dicas para as suas resoluções de ano novo

2 Aprenda a cozinhar um novo prato isento de leite ou do ingrediente ao qual você é intolerante por semana. Você não tem tempo para cozinhar? Comece seu plano estabelecendo um horário fixo na sua agenda. Durante a semana é difícil? Tente um horário no final de semana. Algumas receitas não levam mais do que 20 minutos e você pode descobrir um talento que estava escondido em você todos esses anos! Precisando de inspiração? Confira as nossas receitas!

3 Leia sobre sua intolerância ou alergia alimentar pelos próximos 30 dias. Organize-se para encontrar mais uns minutinhos na sua agenda para ler mais sobre o tema. Se você tem filhos com alergia ou intolerância alimentar, saber mais sobre o assunto irá ajudar você, ele e todas as pessoas da sua família a entender melhor sobre como lidar com a readaptação alimentar.

4 Passe em uma loja de produtos naturais (sem glúten, sem lactose) ou visite lojas virtuais e compre algo novo, algo que vc nunca experimentou. Talvez você vire fã do produto! Aqui no Semlactose nós temos várias dicas de produtos. Veja a nossa sessão de Produtos. Se houver um mercado público na sua região, faça uma visitinha. Eles sempre tem muitas opções a preços bem mais em conta!

5 Descubra uma sorveteria, café ou restaurante que sirva pratos vegetarianos / veganos / adequados a sua necessidade. Experimente novos sabores.

E então? Animado para botar essas mudanças em prática? Conte pra gente o que tem sido mais difícil de mudar e o que você conseguiu fazer com mais facilidade.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

8 Comentários

  1. Gostaria de compartilhar sobre o Queijo Minas Padrão Sem Lactose da Fazenda Nardelli. Sou do Paraná e encomendei 2 peças do Espírito Santo. Foi feito tudo por e-mail e o queijo veio por Sedex. Fui bem atendida e o queijo é muito bom. O valor final ficou alto por causa do Sedex, mas valeu a pena!

  2. Recentemente descobri que tenho intolerancia a lactose, fique muito admirada porque eu não tomo leite desde um ano de idade, estou com 54, costumava comer queijo prato nos lanches, as vezes pão de queijo ou pudim de leite de sobremesa, observei que lactose esta onde menos esperamos e graça a suas informações tenho aprendido muitas coisas, aprendi que precisamos ler ROTULOS. Estou agradecida pelas informações

  3. Olá! Gostei muito da materia e fiquei mais atentar sobre IL, a tres anos descobrio que tenho a IL e tb tenho ao gluten, no inicio nao foi facil mais estou ja acostumando.
    Agradeco a todos por nos informar.
    Andrea Pilger.

    • Olá Andrea,

      No seu caso, a IL pode ser consequencia da intolerância ao gluten e a medida q seu intestino se recuperar, pode ser que a IL melhore também.
      Vc já conhece o site <a href="http://www.riosemgluten.com” target=”_blank”>www.riosemgluten.com ? Tem muitas informações importantes para quem é celíaco!

      Gde abraço,

      Juliana

  4. nelita ap cabrioli on

    gostei bastante do artigo estou tendo problemas com intolerancia fazem 6 anos a varios alimentos ja tive a proteina do leite agora mais uma vez em dieta de exclusao a lactose mais vamos em frente e vc tem razao e so adaptar as receitas.. .

  5. Gostei do artigo também e percebo que não estou sozinha.Foi muito triste neste natal observar todos comendo aquelas deliciosas sobremesas e eu comendo colheradas de leite condensado de soja cozido.Sei que não será fácil, mas o que me faz sentir melhor é saber que existem opções e que eu terei que apreciá-las para tentar mudar meus hábitos alimentares.Acho que para começar melhor o ano deveríamos ter a notícia que todos os "fabricantes de alimentos deverão incluir em destaque nos rótulos NÃO CONTÉM LACTOSE", isso facilitaria muito a nossa busca.Obrigada, feliz 2012 para todos.

  6. Alexandre Silveira on

    Excelente artigo. Tenho IL e Doença Celíaca descobertos recentemente e sei que esse planejamento e readaptação realmente não são fáceis e essas mudanças afetam o nosso psicológico, principalmente no começo. É necessário muito esforço pessoal, com quebra de paradigmas alimentares pessoais e apoio dos amigos e familiares.

Deixe um comentário