Anúncio

Pavlova

5

A Pavlova é sinônimo de festa em diversos países. Uma receita criada em homenagem à bailarina Ana Pavlova, ela é uma mistura de texturas e de sabores. O doce e crocante do merengue se mesclam com o sabor suave do chantilly e com as frutas cítricas que completam o visual da sobremesa. Você pode usar diferentes frutas na cobertura, mas as frutas vermelhas e mais azedinhas dão um toque especial. A receita é naturalmente sem glúten e nesta versão você vai encontrar sugestões para fazer seu chantilly zero lactose e sem proteínas do leite.

INGREDIENTES

  • 4 claras de ovo
  • 16 colheres de sopa de açúcar demerara
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de vinagre
  • 2 colheres de chá de amido de milho
  • 500g de creme de leite zero lactose fresco* + 2 colheres de açúcar demerara
  • 15 morangos
  • 10 cerejas frescas ou em calda ou grãos de 1 romã maduro

*Obs: escolha, preferencialmente o creme de leite zero lactose fresco, para fazer o chantilly.

PREPARO

1. Bata as claras em neve com uma batedeira, acrescentando as colheres de açúcar aos poucos para fazer uma merengada firme. Acrescente a essência de baunilha, o vinagre e o amido de milho e bata novamente por mais 2 minutos.

2. Pré-aqueça o forno a 180 graus, forre uma forma redonda ou retangular média com papel manteiga e polvilhe um pouco de amido de milho para o merengue não grudar no papel manteiga.

3. Despeje o merengue na assadeira, espalhando sem deixá-lo se aproximar das bordas. Com as costas de uma colher de sopa, faça uma cavidade no merengue de forma a deixar apenas as bordas um pouco mais altas. Isso irá facilitar na hora de colocar a cobertura e finalizar a sobremesa.

4. Leve ao forno por 5 minutos em 180 graus e depois baixe a temperatura para 120 graus e asse por mais 20 minutos ou até o merengue ficar firme ao toque. Retire do forno e deixe esfriar antes de retirar o papel manteiga.

5. Bata o creme de leite zero lactose gelado com as duas colheres de açúcar na batedeira em baixa velocidade até formar um creme chantilly. Despeje delicadamente por cima do merengue.

6. Lave e corte em fatias os morangos. Espalhe por cima do chantily. Por fim, cubra com cerejas. Se você for usar romã, corte a romã ao meio e ,com uma colher, bata nas costas da casca para que os grãos de romã se desprendam da casca.

Dicas

Alérgicos à proteína do leite: muitas marcas de chantilly vegetal contêm caseinato, um derivado de proteína do leite. Neste caso, sugiro fazer uma receita de chantilly vegetal caseiro:

  • 2 colheres de chá de gelatina em pó | 5 colheres de água | 240 ml de creme de soja | 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro | 1 colher de chá de essência de baunilha
  • Dissolva a gelatina seguindo as instruções do rótulo do produto. Bata o creme de soja na batedeira por alguns minutos para engrossar. Adicione o açúcar, a gelatina e a essência de baunilha. Leve à geladeira por 40 minutos. Antes de colocar por cima do merengue, bata novamente para deixar a mistura cremosa.

(O creme chantilly vegetal caseiro é uma receita de Alice Sherwood do livro Viva sem Alergia. Publifolha, 2008)

 

 

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

5 Comentários

  1. URSULA I. DA SILVA on

    OI, ADOREI AS RECEITAS SEM LACTOSE.
    DESCOBRI A POUCO TEMPO A INTOLERANCIA AO LEITE E ESTAVA APAVORADA.
    POIS TUDO QUE EU ESTAVA ACOSTUMADA A COMER, AGORA ME FAZ MAU.
    OBRIGADA!!
    ÚRSULA.

  2. nossa mto boa essa receita do chantilly caseiro.
    todas as outras receitas que encontro usa-se emulsificante…mas não sei se emulsificante possui a proteina do leite.
    se alguém souber por favor me responda, fico grata.

    • juliana_nutri on

      Ol´Thais,

      Até onde sabemos, não tem. Mas sempre que houver dúvida sobre a composição de qualquer produto, o mais seguro é ligar para o SAC da empresa que o produz, para saber.

      Gde abraço,

      Juliana

  3. Olá! Essa receita é muito boa, leve e elegante. O único problema é o tempo para assar. Como se trata de um tipo de suspiro, aqui em casa demora em média 1 hora ou mais. Eu deixo o fogo no mínimo e a porta do fogão um pouco aberta pois ele chega a queimar se eu deixar a porta fechada. É só uma dica 😉

Deixe um comentário