Anúncio

Molho cremoso de castanhas

16

Você adora molhos cremosos, mas não pode consumir creme de leite? Essa receita do molho de castanhas vai surpreender você. O sabor e a textura desse molho fica na medida certa para você usar com carnes, frutos do mar, legumes e até mesmo em pratos com macarrão. Esta é uma preparação base. À ela você pode adicionar outros ingredientes e incrementar o seu molho branco.

INGREDIENTES

  • 1 xícara de castanhas do pará
  • 1 xícara de água (para deixar as castanhas de molho)
  • 4 xícaras de água
  • 1/2 colher de chá de raspas de limão
  • 1 colher de chá de levedura de cerveja
  • 1 colher de sopa de tahine
  • 2 colheres de chá de cebola em flocos (desidratada)
  • 1/2 colher de chá de curcuma (opcional)
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • sal à gosto

PREPARO

1. Deixe as castanhas de molho por 8 horas.

2. Dispense a água das castanhas, coloque-as no liquidificador e bata com a água por cerca de 2 minutos até a mistura ficar homogênea.

3. Coe o leite de castanhas e reserve a polpa para usar em outras preparações.

4. Coloque o leite de castanhas de volta ao liquidificador e acrescente os demais ingredientes. Bata por mais alguns segundos.

5. Leve a mistura ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar.

6. Use o molho como base para recheios de tortas salgadas, com pratos de carne ou legumes que levem molho cremoso em sua receita, em lasanhas, entre outras possibilidades.

Dicas
  • Você pode fazer uma versão mais consistente para servir como entrada com palitos de vegetais, como pepinos e cenouras.
  • Guarde sob refrigeração por até 3 dias.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

16 Comentários

  1. Gente gosto muito de bolo e massas, tenho quarenta anos de idade e há poucos meses descobri que tenho intolerança a lactosa, fico muito mal quando como qualquer coisa a base de leite e derivados.Não me dei com o leite com baicha lactosa, minha maior duvida e como substitui o creme de leite e o requejão!!!

    • juliana_nutri on

      Olá Ivoneide,

      Para substituir o creme de leite, há o creme de soja e o de arroz.
      Já com relação ao requeijão, não há nenhum substituto equivalente, que não seja a base de leite. Mas vc pode experimentar utilizar pastas de soja, tahine, homus (pasta de grão de bico), etc.

      Gde abraço,

      Juliana

  2. Gostei da receita mas, fica um pouquinho cara por causa do tahine e das castanhas. O levedo de cerveja tem qual função? achei que fosse para engrossar mas, a receita também leva amido..

    • juliana_nutri on

      Olá Cylmara,

      É mais fácil encontrar em lojas de produtos naturais, em embalagens plásticas, tipo as de suplementos.

      gde abraço,

      juliana

  3. Olá não tenho intolerância a lactose mas meu bb de 3 meses sim, descobri quando ele tinha 60 dias após muitos choros, cólicas e alergias na pele. A pediatra dele então me orientou não comer nada derivado de leite, e para minha surpresa praticamente tudo vai leite ou soro de leite aff…comecei a dieta e me surpreendi, pois em três dias meu bb não tinha mais nada. Estou amamentando ele é muito saudável está com a altura e peso acima da média, e eu estou super em forma mais magra do que antes de engravidar até a celulite diminuiu enfim….me sentindo muito bem! Hj descobri esse site maravilhoso e como adoro cozinhar vou testar essas recitas gostosas. Parabéns pela criatividade e dedicação.
    Abraços< Vanessa Spiassa-Curitiba-PR

    • Olá Vanessa!

      Ficamos felizes em saber que nosso site está ajudando!

      Só gostaria de esclarecer um aspecto muito importante! Seu bebê não tem IL! O que ele muito provavelmente tem é alergia ás proteínas do leite, pois melhorou com a retirada do leite (e derivados) da SUA alimentação! Se fosse IL, ele continuaria apresentando sintomas, pois o leite materno contém mais lactose que o leite de vaca. Infelizmente, IL e ALV ainda são muito confundidas, mas suas causas são bem diferentes e o tratamento é um pouco diferente tb! Na IL basta excluir a lactose, na ALV (mesmo a ALV tardia) é necessário excluir TUDO que contém leite e derivados.

      O que pode estar ocorrendo é o seguinte, é muito provável que você tenha alergia tardia ao leite de vaca (mas como os sintomas demoram a aparecer, vc nunca se deu conta disso), e ao amamentar enquanto consumia leite e derivados, seu bebê acabou também desenvolvendo a alergia (pois já tinha uma predisposição genética para isso). Com a sua dieta de restrição de leite e derivados, vocês dois melhoraram!

      Continua seguindo firme a dieta, mas seria interessante vc procurar um Nutricionista Funcional, para fazer uma avaliação dos seus sintomas relacionados ao leite, e para te orientar a respeito da introdução de novos alimentos para o seu bebê, quando for a época.

      Gde abraço,

      Juliana

      • OLÁ É ISSO MESMO, TIVE PEDIATRA ESSA SEMANA E ELA ME DISSE Q É INTOLERÂNCIA A PTN DO LEITE DE VACA E COMO ACHEI Q FOSSE A LACTOSE ACABEI CORTANDO LEITE E DERIVADOS E TUDO MELHOROU POIS NÃO TIVE ACESSO A PTN TBM.
        OBRIGADA PELA DICA DA NUTRI, VOU PROVIDENCIAR,ABRAÇOS.

    • Olá Maria de Lurdes,

      Nossas receitas são todas publicadas no site, onde vc pode acessá-las sempre que desejar. Não temos como enviar as receitas para o e-mail de todos os leitores. Mas vc pode se cadastrar em nosso site, para receber em seu e-mail os comunicados sobre as novidades postadas.

      Gde abraço,

      Juliana

  4. maria de lurdes on

    gostei de ver essas receitas, pois recentemente descobri tenho intolerancia lactosa,desde de junho deste ano ja perdi 8 kilos,por nao comer derivados de leite por exemplo creme de leite lazanha 4 queijo e requeijão,e margarina só to comendo a becel indicada pela nutricionista mas as vzs nao sei como fazer um bolo etc

      • Luciane Baldo on

        Maristela, Não tem problemas em retirar o levedo de cerveja. Ele apenas dá um sabor diferente ao molho, que lembra um pouco o sabor de queijo. Mas vc pode fazer sem este ingrediente. Bjs

Deixe um comentário