Anúncio

Uso de whey protein por intolerantes e alérgicos

112

O whey protein está na moda, muitos esportistas tem o hábito de tomar, mas muitas pessoas não sabem como e porque utilizá-lo. Esse suplemento alimentar pode ser consumido sem restrições por quem possui intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite?

A atividade física tem feito parte da vida de milhões de brasileiros que se preocupam com a boa forma e qualidade de vida. O verão está chegando e com ele as academias são invadidas por mais pessoas querendo malhar, adquirir massa muscular e perder aqueles quilinhos extras.

Os suplementos alimentares tem sido cada vez mais adotados nas academias e o whey protein é um dos campeões de vendas.  Esse suplemento é a proteína do soro do leite extraída durante a transformação do leite em queijo. Daí seu significado: whey (soro do leite) protein (proteína). Essa proteína pode ser utilizada por atletas que necessitem repor a perda protéica durante o treino e para quem quer emagrecer, sem perder massa muscular.

Excelente fonte de aminoácidos essenciais, sem adição de gorduras, o whey protein promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular), é rico em antioxidantes, e fortalece o sistema imunológico reduzindo os sintomas de overtraining (fadiga pelo treinamento extensivo).

O whey, por ser de alta absorção, pode ser ingerido logo após o treino ou ao acordar, pois durante o sono ficamos um longo tempo sem nos alimentar levando ao catabolismo (“queima” dos nutrientes).

Existem dois tipos principais desse suplemento, sendo que a diferença é o processo que o whey vai sofrer. Encontramos o tipo concentrado e o isolado. O tipo isolado (90-98% de proteína) possui uma melhor qualidade, contendo menos gordura e mais proteína do que o concentrado (em torno de 20% de proteína).

Os pacientes com intolerância a lactose podem utilizar preferencialmente a proteína isolada. Cada indivíduo apresenta um grau de tolerância a lactose e essa deve ser respeitada evitando maiores desconfortos. A proteína isolada contém uma quantidade muito pequena de lactose ou por vezes indetectável, sendo uma boa notícia a esses pacientes. Já quem apresenta alergia à proteína do leite de vaca não deve consumir nenhum tipo de whey, pois os sintomas podem ser agravados.

Dica para o whey ser uma refeição completa após o treino: faça a diluição completa do whey em água (se você for intolerante a lactose, também poderá diluir no leite com baixo teor de lactose), adicione uma fruta de sua preferência e incremente sua vitamina com aveia (1-2 colheres de sopa). Sua vitamina fica muito mais rica e equilibrada, garantindo sua reposição de energia e proteína.

Antes de consumir qualquer tipo de suplementos alimentares, procure sempre um nutricionista.

Sobre as autoras:
Nathália N.G. Guedes – CRN3: 15193 e Tatiana Branco Barroso – CRN3: 17458 são nutricionistas e sócias proprietárias da Nutri Action Assessoria e Consultoria Nutricional. E-mail: contato@nutriaction.com.br
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

112 Comentários

  1. Olá! Verdade que o protowhey -bnrg, é o suplemento com menos casos de reações alérgicas? Tomei esse suplemento e após uma semana fiquei toda empolada, o corpo todo. A pele vermelha e com bolinhas. Não tenho alergia a leite e derivados. Fui ao alergologista, tomei corticóide e antialérgico, mas exame para saber a qual componente foi a reação não fiz. Ele me orientou a não tomar, que provavelmente eu teria esse reação com os demais produtos do mercado. Queria sua opinião sobre o caso. Abraços

  2. Tenho ingerido whey protein com mais intensidade há uns dois meses, os resultados foram bons porém minha pele não está legal, estranha e com muita acne. Comecei a pesquisar e vejo que pode ter relação com o whey que tomo quase que diariamente e pelo que vejo o causador muito provavelmente é o soro do leite. Se eu usar o whey hidrolizado ajuda? e a proteina da carne(whey)? qual a melhor saída?

  3. A pesar de que el número puede no parecen considerables , considere esto:

    obesidad una amenaza elemento para una variedad de enfermedades

    enfermedad , consistente y Enfermedades del corazón , como Tipo 2 problemas

    diabéticos, dislipidemia, aterosclerosis , hipertensión y

    ictus ; y para células cancerosas, incluyendo cánceres , mama , riñón .

    y también intestinal tracto Es adicionalmente un riesgo aspecto de la no

    vida amenazando condiciones, consistente inflamación articular,

    resto apnea, cálculos biliares y y dolor de gota ; y también así

    como para dolencias problemas, incluyendo reducida

    autoestima . Con tal una lista de compras, proveedores de servicios reclamo está en todos ‘s interés para los estadounidenses

    a perder arrojar ese exceso de peso. . El único ensayado

    medios para hacerlo es a marcha mucho más , Comer mucho

    menos y consumir mucho mejor una cultura

    donde comidas menudo es abundante y donde varios menos activos

    modo de vida , esta podría haber fácil afirmado

    comparado con hecho. .

  4. Oi, eu usava o Whey pro da Max titanium e quase morro, gostaria que vocês me indicassem algum suplemento, depois dessa experiência percebi que tenho IL e cortei alguns alimentos e me senti melhor também.

    • A da dimitize que tem o Lactose no rótulo é muito boa… eu tenho IL e não passo mal com ela.
      Mas, o medico me indicou a tomar um comp. de lactase 200mg antes do whey pra evitar qq desconforto.

Deixe um comentário