Anúncio

Torta mousse de maracujá

21

Essa tortinha é elaborada com um creme de leite de coco e maracujá fresco e a base é feita com paçoca de amendoim.

INGREDIENTES

  • 5 ovos
  • 100 g de açúcar
  • 150 ml de suco de maracujá (2 maracujás grandes)
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 envelope de pó de gelatina sem sabor
  • 5 colheres de água fria
  • 10 tabletes de paçoquinha de amendoim
  • 2 colheres de sopa de creme vegetal

CALDA:

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 1 xícara de chá de polpa de maracujá com sementes

PREPARO

  1. Para fazer a base, amasse com um garfo a paçoca de amendoim com o creme vegetal até formar uma mistura homogênea. Coloque a mistura em uma forma de aro removível de 20 cm e com as costas de uma colher de sopa, nivele a base para deixá-la compacta e uniforme. Reserve.
  2. Retire a polpa do maracujá com as sementes e leve ao liquidificador. Bata por alguns segundos e coe o líquido. Reserve.
  3. Em um recipiente, bata as 5 gemas com o açúcar até obter uma gemada cremosa. Adicione o suco do maracujá coado e leve ao fogo baixo mexendo sempre até obter um creme.
  4. Depois que a mistura ficar morna, acrescente o leite de coco e vá mexendo até formar uma mistura homogênea.
  5. Dissolva a gelatina em 5 solheres de sopa de água fria. Leve ao fogo baixo até derreter. Acrescente ao creme de maracujá. Desligue o fogo e mexa bem para que a gelatina se incorpore por completo ao creme.
  6. Bata as claras em neve e misture-a na mousse de forma delicada, sem bater.
  7. Derrame a mistura delicadamente por cima da base de paçoca de amendoim.
  8. Leve ao refrigerador por pelo menos 2 horas, até que a mousse fique firme.

Faça a calda:

  1. Dilua o amido de milho na água e junte aos demais ingredientes. Leve ao fogo em uma panela e cozinhe mexendo até a calda ficar espessa e brilhante.

Sirva gelada.

 

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

21 Comentários

  1. A gastropediatra cortou gelatina da dieta do meu filho, pois ela explicou q o colageno contido nela é feito com proteina pura de origem animal, no caso o bovino, existe algum substituto? Ou a gelatina sem sabor é realmente inócua para quem tem alergia a proteina do leite?

    • Olá Simone,

      A gelatina é feita a partir do colágeno, presente nos tendões, ossos e pele do animal (boi ou porco). Nem todas as pessoas que apresentam alergia às proteínas do leite desenvolvem alergia à carne bovina e a gelatina. Porém, o grande problema da maior parte das gelatinas disponíiveis no mercado, é a adição de corantes, açúcar e aditivos químicos diversos, os quais podem ser muito mais prejudiciais à saúde que uma possível reação cruzada à proteína presente na gelatina em si!
      Gelatina JAMAIS deveria ser oferecida às crianças por causa de seus aditivos químicos!

      No caso de não haver nenhuma reação alérgica às proteínas presentes na mesma, uma opção seria utilizar a gelatina incolor junto com suco de fruta natural, e em caso de reação a estas proteínas, substituir a gelatina por agar agar.

      De toda forma, se a pediatra suspeita de alergia também à gelatina, verifique com ela se o agar agar está liberado para seu filho, antes de oferecer à ele!

      Gde abraço,

      Juliana

  2. ADOREI ESSA RECEITA,TENHO ALERGIA A SOJA E AS PROTEINAS DO LEITE E LACTOSE.ADORO CULINARIA MAIS DESCOBRI A ALERGIA A POUCO TEMPO E FIQUEI DE MAOS ATADAS.PARABÉNS PELO TRABALHO.

  3. olá Luciane bom dia!
    me chamo Eline Nara, tenho 24 anos e a uma semana descobrir intolerância a lactose, me deu uma tristeza só em saber que não poderei mas comer o que tanto gosto, porém ao visitar seu blog me encontrei, pois descobri a diversidades de receitas para quem sofre de intolerância. Muito Obrigada.

  4. Adorei a receita! O site eh otimo!! Uma outra duvida, sabes se posso usar aroma natural de baunilha e caramelo?? Li em alguns lugares q nao deveria, mas nao sei porque…Obrigada e parabens pelo site!!

    • Olá Roberta,
      O aroma de caramelo pode conter proteínas do leite, mas só deve ter atenção no uso deste ingrediente pessoas com alergia as proteínas do leite. Para quem tem intolerância à lactose, isso não é uma preocupação. abs

  5. Eu sou nova sobre o assunto, estou em duvida em relaçao ao leite de coco,pod ser empregado para aqueles que nao podem de jeito nenhum ingerir leite?

    • Olá Rosana,

      Leite de coco, assim como todos os leites de origem vegetal (de arroz, de catanhas, de aveia, etc), na verdade, não são leite! São bebidas vegetais com aparência q lembra leite. Portanto, não possuem nem lactose e nem as mesmas proteínas do leite, podendo ser consumidos tanto por quem tem IL quanto ALV.

      Gde abraço,

      Juliana

  6. 2 ou 3 maracujás não tem 150ml de suco, fiz com 3 e ficou com gosto muito fraco. E a base de paçoca de amendoim não deu certo com o creme vegetal, vou fazer na próxima vez sem ele, seco mesmo.

    • Robson, alguns maracujás tem bastante polpa quando estão mais maduros e são maiores. Batendo no liquidificador, vc obtém mais suco do que apenas passando ele na peneira. Experimente fazer desta forma. Fazer a base sem o creme vegetal tb é uma opção. abs

  7. Hummm… Obrigada Luciane! Eu conseguiria substituir a paçoca por bolacha maizena triturada e misturada com creme vegetal?? 🙂 Obrigada novamente Beijos

    • Sim Vanessa, essa é a forma tradicional de se preparar a base para este tipo de torta. a ideia de usar paçoca de amendoim era para fazer uma base sem gluten. abs

  8. Adoreiii, principalmente por não ir creme de soja e leite condensado de soja, não sou muito fã dos dois.. estou sempre inventando algo para substitui-los.. Ainda não cheguei em uma receita legal para o creme na torta de bolachas!
    Apenas uma dúvida sobre este mousse, é preciso untar a forma.. ou vai sem nada mesmo? Obrigada. Beijos

    • Que bom Vanessa! Experimente fazer…tenho certeza que vc vai curtir.
      Sobre untar a forma…essa foi uma dica que esqueci de dar. A paçoca de amendoim é bastante quebradiça, portanto, mesmo que vc untasse a forma, ela poderia se esfarelar. o ideal é servir sem retirar a base da forma. Vc pode usar uma forma de aro removível.
      abs

Deixe um comentário