Anúncio

Como ler rótulos de alimentos

70

Para quem é intolerante ou alérgico a um ou mais alimentos, a leitura de rótulos passa a ser parte da sua rotina. Mas essa pode ser uma tarefa exaustiva e angustiante se você não conhece o nome de ingredientes e sua origem. Ácido lático é um derivado do leite? O que é albumina? E caseinato? Nossa matéria traz dicas de como você pode ler rótulos e fazer o download de cartões para auxiliar suas compras no supermercado.

Fizemos uma atualização desta publicação em 2016 com dados sobre a nova lei de rotulagem de alimentos que causam alergias alimentares. A RDC 23/2015, publicada pela ANVISA, exige dos fabricantes que todos os rótulos de alimentos produzidos a partir de 03 de julho de 2016, informem a presença de ingredientes alérgenos, tais como: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas), crustáceos, ovos, peixes, amendoim, soja, leite de todas as espécies de animais mamíferos, amêndoa, avelã, castanha-de-caju, castanha-do-brasil ou castanha-do-Pará, macadâmia, nozes, pistaches, pinoli e látex natural. Este é um avanço na legislação, e nós, consumidores, devemos vigiar os produtos e exigir uma rotulagem correta.

Muitas pessoas pedem listas prontas com nomes e marcas de produtos, mas qualquer tentativa de organizar tais listas pode não só ser pouco útil como até por em risco a saúde de pessoas com alergia. Isso porque não existe controle no Brasil sobre a mudança na composição de produtos. Por exemplo: um pão que hoje não leva leite em sua composição, amanhã sua fórmula pode ser modificada e passar a conter leite, sem nenhum aviso prévio ao consumidor. Por isso, aprender a ler rótulos de produtos é a forma mais segura de saber o que você está comendo ou oferecendo aos seus filhos.

Baixe os nossos cartões

Nesta matéria você confere dicas importantes sobre como ler rótulos de produtos e ainda poderá baixar os cartões elaborados com exclusividade pelo Semlactose para dietas livres de proteínas do leite e dietas livres de lactose. Baixe o documento em PDF, recorte os cartões que você necessita e leve-os sempre com você. Em breve vamos elaborar e disponibilizar cartões para alérgicos à soja e ao ovo.

Cartão – Como ler rótulos para uma dieta livre de proteínas do leite

Cartão – Como ler rótulos para uma dieta livre de lactose

Dicas

1. COMPRE UMA LUPA (sim, uma lupa!) pequena e leve-a sempre que fizer suas compras. Muitos rótulos são pequenos demais para serem lidos a olho nu. A lupa vai ajudar você a ler os ingredientes com mais facilidade e rapidez.

2. PODE CONTER … –  Com a nova legislação em vigor, o fabricante deve informar no rótulo se o produto sofreu uma contaminação cruzada. Um exemplo simples para que você possa entender melhor. Se um biscoito feito com farinha de trigo, açúcar e cacau (que não contém leite) passar pelo mesmo maquinário pelo qual passaram os biscoitos feitos com leite e manteiga, esse biscoito com cacau receberá pequenas frações do biscoito anterior, e sofrerá uma contaminação cruzada. Bem, essa é a realidade de 90% dos produtos que temos hoje nas prateleiras de supermercados no Brasil. Com a nova legislação em vigor, muitas empresas apressaram-se em adicionar a informação PODE CONTER como uma forma de se salvaguardarem. Em outras palavras, eles querem dizer: “este produto foi fabricado em um maquinário compartilhado com outros produtos que contêm ingredientes alérgenos e nós não sabemos ao certo se nosso produto realmente contém traços de alérgenos ou não. Se você for alérgico, é melhor não consumir nosso produto.”

3. TRAÇOS DE LEITE, SOJA, OVOS, ETC – Para quem possui uma alergia severa a algum alimento, ou se você for celíaco, todo o cuidado é pouco. Além de ler o rótulo do alimento para certificar-se de que não há o ingrediente causador da alergia, também é necessário entrar em contato com o SAC do fabricante para confirmar se o produto pode conter traços do ingrediente alérgeno.

4. LIGUE PARA O SAC se você ainda tem dúvidas. O Serviço de Atendimento ao Cliente tem a obrigação de prestar todas as informações relativas aos produtos, principalmente em caso de intolerâncias e alergias alimentares.

5. SEM LACTOSE nem sempre significa sem proteínas do leite!!! É fundamental que esta diferença seja feita para não correr o risco de oferecer um alimento errado ao seu filho. Uma exemplo são iogurtes e queijos elaborados com leite animal. Eles podem ser sem lactose, mas certamente não serão livres de proteínas do leite! Se o seu problema é a proteína do leite, é este ingrediente que você deve evitar!

6. LEIA O RÓTULO DE PRODUTOS SEMPRE, mesmo aqueles que você já está acostumado a comprar. Não existe regulamentação que exija do fabricante uma notificação oficial sobre uma mudança na composição do produto. Observe principalmente se embalagem estiver diferente. Junto com a mudança no estilo e nas cores da embalagem, pode ter havido uma mudança na composição do produto.

7. BAIXE os nossos cartões, recorte-os e leve-os ao supermercado para ajudar você na hora das compras. Faça uma cópia para entregar à escola do seu filho assim como para outras pessoas da família. Às vezes a criança pode ir para a casa dos tios ou avós e essas pessoas também precisam saber como lidar com a alimentação de alérgicos e intolerantes.

Curtiu nossas dicas? Compartilhe e dê sua opinião!

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

70 Comentários

  1. Olá, encontrei hj o site de vcs e já o favoritei. Há tempos vinha procurando informações mais consistentes sobre IL e finalmente encontrei.

    Li um post e uma resposta sua sobre carboidratos: no leite e queijo o único presente é a lactose, correto? Estou com uma muçarela onde o rótulo descreve zero carboidrato, posso consumir, sendo eu IL?

    Grato!!
    Marcos Paulo
    Cáceres, MT

  2. Denise Filippin on

    Boa tarde. Quero fazer um comentário sobre o cartão referente os produtos sem lactose. Algumas marcas de margarina colocam leite e os salgadinhos Yokitos são “cheios” de leite, comi sem saber e passei muuuito mal. É sempre bom ler os rótulos! Abraço.

    • Legal Denise. É como já dissemos. A maioria das margarinas contém leite. Apenas o creme vegetal não contém leite. Salgadinhos também costumam conter leite em pó. abs

    • Olá, encontrei hj o site de vcs e já o favoritei. Há tempos vinha procurando informações mais consistentes sobre IL e finalmente encontrei.

      Li um post e uma resposta sua sobre carboidratos: no leite e queijo o único presente é a lactose, correto? Estou com uma muçarela onde o rótulo descreve zero carboidrato, posso consumir, sendo eu IL?

      Grato!!
      Marcos Paulo
      Cáceres, MT

      • Oi Marcos, legal saber que vc gostou do nosso conteúdo. Em relação à Mussarela, eu diria que sim, ela pode ser consumida por intolerantes à lactose, pois ela geralmente contém pequenas frações do carboidrato (0,07g em cada 100g do produto). Mas algumas pessoas que relatam ser absolutamente intolerantes deveriam se abster, já que ela não é 100% isenta de lactose. Abs

  3. Boa tarde!
    fui instruída pelo pediatra da minha bebê a tirar alimentos que contenham lactose da minha alimentação, já que a alimentação dela é exclusivamente amamentação, para investigar se ela tem intolerância. Mas estou tendo dificuldades de saber quais posso comer, vejo vários termos como: soro de leite, soro de leite em pó, ácido láctico, 'contém leite', etc…

    tudo que tiver esses termos não posso comer?
    margarina light tem lactose? daquela becel

    por favor me ajuda!

    • Luana, se vc está amamentando sua filha e o pediatra pediu que vc fizesse uma dieta de exclusão, é muito provável que esta dieta seja para excluir as proteínas do leite de vaca de sua dieta para evitar que sua bebê tenha reações alérgicas ao leite de vaca. Neste caso, a indicação é não consumir alimentos que contenham leite ou derivados do leite. Aqui vão alguns ingredientes que vc deve evitar: soro de leite, leite em pó, leite (normal ou zero lactose), creme de leite, queijos em geral, iogurtes, requeijão, manteiga, margarinas em geral. O que vc pode consumir: creme vegetal (tipo Becel ou similar), leite de soja, leite de outros vegetais como leite de arroz, amendoas, aveia, condensado de soja, creme de soja, chocolate de soja, frutas, verduras, sucos, carnes, e quaisquer outros alimentos que sejam isentos de leite ou derivados. Lembre: alimentos zero lactose contêm proteína do leite e não devem ser consumidos neste caso. Ácido lático é um ingrediente vegetal e, apesar do nome, pode ser consumido neste caso. abs

  4. Olá Juliana!

    Comecei a desconfiar de lactose depois de fazer uma ultrassom e não foi apontado nada… entao o medico suspeitou de lactose, fiz o exame, mas é dificil de entender…. vi um post acima a sua resposta, me parece que devo ter mesmo… mas ainda nao consegui retorno com o medico para o resultado final… Apesar de nao ter confirmado a IL, ja começei a visitar a sua pagina e é bem interessante! parabéns!

    vou passar o resultado do meu exame, vai que vc pode me responder antes… estou muito ansiosa!!! seguinte:
    Glicose basal: 86mg/dl
    apos ingestao de 50 gr de lactose

    glicose apos 15min – 93 mg/dl
    glicose apos 30min – 100 mg/dl
    glicose apos 60min – 97mg/dl
    glicose apos 90min – 96 mg/dl

  5. Boa tarde. A aproximadamente uma semana fui diagnosticado como IL, porém o médico "particular" disse que meu exame de suficiência respiratório havia dado positivo para IL, que eu deveria evitar tudo que tivesse leite ou derivados como ingrediente, receitou digeliv e que eu entrasse no site semlactose.com que o site iria me ajudar muito.
    Por favor me deem uma luz, pois, estou perdidinho.
    Quais os pães que posso comer?
    Obrigado.

    • Olá Monica,

      Como alertamos constantemente aqui no site, não existe alergia a lactose!
      Existe a intolerancia, causada pela deficiencia na produção da enzima lactase, responsavel pela digestão da lactose (açúcar do leite) e existe a alergia às proteínas do leite, quando o sistema iminologico reage a estas proteínas. No caso de alergia às proteínas do leite, convém evitar produtos contendo leite, pois podem surgir reações na pele. Mas no caso de IL, desde que o produto não seja ingerido, não há nenhum problema.

      Gde abraço,

      Juliana

  6. Também gostei muito da matéria.
    Acabei de me mudar para Aracaju e estou sofrendo por não encontrar nada sem lactose. Até mesmo os produtos da Batavo, quase não são encontrados nos supermercados.
    se alguém puder me dar dicas de produtos na região, agradeceria imensamente.
    Abçs.

  7. Bom dia,

    Gostaria de saber se é possível ter as duas coisas, intolerância e alergia. No meu caso sei que tenho alergia, ja que não posso comer nenhum derivado do leite, mas eu apresento problemas gastrointestinais, que no caso seriam de intolerância, e também tenho sinusite alergica.

    • Olá Vanessa,

      É possível sim, apresentar tanto ALV quanto IL, e nesse caso, deve-se ter ainda mais cuidado com a alimentação.
      eu mesma sou um desses casos…tenho IL e há cerca de um ano descobri que tinha ALV também.

      Gde abraço,

      Juliana

  8. Li em uma matéria sobre queijos, que devemos observar o nível de carboidratos. Isso quer dizer que se o carboidrato for zero, podemos comer?
    Já vi muitos produtos sem lactose, com carboidrato.
    Conclui que, se não tem carboidrato pode ser consumido, mas se tem no rótulo,sem lactose, mas tem carboidrato este é outro tipo de carboidrato.
    Estou certa?
    Meu exame deu: 89, 90 e 92.
    será que posso tomar leite com baixo teor de lactose?

    • Olá Simone,

      Existem vários tipos de carboidrato, presentes nos alimentos, mas em leites e queijos o UNICO carboidrato é a lactose!
      Os leites com baixa lactose, apresentam cerca de 8-9g de carbo, pq a lactose foi quebrada em carbos menores, a glicose e galactose.
      Com relação ao resultado do seu exame e ao uso destes leites, é conveniente procurar um nutricionista, já q nós não podemos fazer interpretação de rsultados de exames e nem podemos indicar qual o melhor produto para cada pessoa.

      Gde abraço,

      Juliana

  9. cirlene oliveira on

    Olá … Minha filha gabriela tem dois anos e oito meses e ela é alérgica ao extremo de leite . Eu queria que vc me ajudasse com algum sites sérios de produtos , pois moro no interior de são paulo e na minha cidade estou tendo muita dificuldade prara encontar produtos …. Obrigadooo Cirlene !!!!!!

    • Cirlene,
      Para crianças muito alérgicas o cuidado deve ser grande. O ideal é evitar a compra de produtos que não sejam especialmente feitos para pessoas com alergia ao leite, algo raro no mercado. O que eu sempre sugiro é fazer o máximo possível de alimentos em casa onde vc tem condições de ter maior controle sobre os ingredientes usados e assim evitar reações alergicas. Outra sugestao é conversar com o médico que acomoanha sua filha e questioná-lo sobre o uso da Epipen, uma medicação para situações emergenciais que pode ser muito util.

    • Olá Cirlene,

      Infelizmente não temos como atestar a seriedade dos sites de venda! Nós já publicamos até uma matéria, mencionando sites que vende produtos isentos de lactose e de leite, mas não temos dar nenhuma garantia da seriedade, pois não temos vinculação com nenhum site de venda. o Importante, ao fazer as compras, é verificar se há um canal de cominicação entre o site e o cliente, se há como tirar todas as duvidas antes, se o site faz trocas, caso seja necessário, e se outras pessoas o conhecem.

      Gde abraço,

      Juliana

  10. Ana Carolina Veloso on

    Sensacional essa site!

    Recém fui diagnosticada intolerante a lactose e muitas perguntas surgem depois de sair do consultório médico. É uma questão de adaptação de hábitos…

    Que bom ter um site com esse, com todas essas dicas para facilitar um pouco a vida de quem já sofre com esse problema.

    Um grande abraço para todos!

  11. Vou saber exames pra saber se tenho intolerância a lactose ou as proteínas do leite, e acabei de descobrir esse site e estou adorando, vou passar a acessa-lo todos os dias. Parabéns pelo belo trabalho de vocês, que Jesus as abençoe.

  12. Boa tarde,

    Muito boa as matérias de vocês. Parabéns! Lí o material de vocês e fiquei em dúvida em um ponto. O meu filho é intolerante a lactose, tem 5 meses e está consumindo o NAN sem lactose, porém ele tem como fonte protéica (60% proteínas solúveis e 40% caseína). Entretanto, nas orientações do site o IL não deve consumir produtos que contenham caseína, lacoalbumina… etc. E agora. O que eu faço? Obrigado, Eduardo.

    • juliana_nutri on

      Olá Eduardo,

      Acho q vc se confundiu! Existem duas situações diferentes: a IL (que é o caso do seu filho), na qual somente a lactose (açúcar do leite) precisa ser evitada, e a ALV (alergia às proteínas do leite de vaca). Somente na ALV é que as proteínas (caseína, lactoalbumina, whey protein, proteínas do soro do leite, etc) é que precisam ser evitadas.
      Se o seu filho realmente tem IL, a fórmula q ele está usando está correta, e não há com o que se preocupar.

      Gde abraço,

      Juliana

  13. Neila Machado on

    Olá. Li nos cartões que quem tem alergia à proteína do leite não pode ingerir embutidos (salame, salsicha, presunto, mortadela, é isso, né?). Ok. Eu tenho IL comprovada, mas sinto os mesmos desconfortos quando como mortadela e salsicha (presunto e salame até que não): náusea, sensação de estufamento, indigestão… É possível que eu tenha alergia à proteína do leite mesmo não tendo todos os sintomas da alergia? Há pessoas e sites que dizem que quem tem IL também não pode com embutidos. É verdade? Mais uma pergunta – Como identifico no rótulo de um produto que ele tem lactose? Vem escrito lactose, carboidrato ou tem outros nomes? No cartão não diz.

    • Neila,
      Algumas pessoas podem apresentar ambas as condições (alergia as proteinas do leite e intolerância à lactose). Somente um especialista poderia diagnosticar e avaliar se esses sintomas que vc relata ao comer embutidos estariam mesmo relacionados ao leite. Para identificar se um produto contém lactose vc deve verificar nos ingredientes se ele contém leite, leite em pó, soro de leite, queijo, iogurte, creme de leite, nata, e qualquer outro derivado do leite animal. Alguns fabricantes informam que seu produto contém lactose, mas não é obrigatório, por isso nem todos informam.

      • Neila Machado on

        E há algum produto sem lactose que se assemelhe ao requeijão cremoso? Desde já, obrigada pelas respostas.

      • Neila,
        Semelhante ao requeijão ainda não temos. Mas há alguns cremes á base de tofu, com diferentes sabores. Vc geralmente encontra em supermercados, na parte de refrigerados, junto com tofu. abs

  14. Serli Piassarollo on

    Eu tenho Intolerancia a Lactose, e gostaria de saber, adiferença entre Intolerancia a Lactose, e a intolerancia a proteina no leite, não são a mesma coisa? O médico falou que meu exame deu muito alto, e que não posso, comer nada de leite e seus derivados, e agora li aqui sôbre a proteina tb. Por favor tirem minhas duvidas. Serli

    • juliana_nutri on

      Olá Serli,

      Que exame vc fez? Existem exames diferentes para diagnosticar a intolerância a lactose (causada por uma deficiencia na produção da enzima lactase, q difgere a lactose, q é o açúcar do leite) e para diagnosticar a alergia ás proteínas do leite (que ocorre quando o sistema imune ataca esats proteínas, cansando sintomas q variam muito nas pessoas, mas q podem ser graves a ponto de levar à morte, caso a pessoa continue ingerindo leite e derivados). Assim, é muito importante vc ter certeza de qual exame fez, e a qual componente do leite vc precisa evitar!

      Geralmente na IL, basta excluir leite e derivados no primeiro mês e depois é possível voltar a ingerir pequenas quantidades ou alimentos com baixo teor de lactose, como leites com 90% menos lactose, iogurtes, e alguns queijos.
      Já na ALV (alergia ás proteínas do leite), é necessário excluir tudo o que contém leite e derivados, a princípio pra sempre, para evitar que os sintomas se agravem e prejudiquem seriamente a saúde.

      Converse melhor com seu médico, para que ele possa te explicar melhor a respeito do seu diagnóstico, ok? E para que assim vc possa fazer o tratamento da maneira correta!

      Gde abraço,

      Juliana

  15. Keli Cristina on

    Meu filho tem 4 anos e um diagnostico de alergia a proteina do leite e eu uma mãe de primeira viagem cheia de duvidas que são: os produtos sem lactose podem conter proteina do leite e assim fazer mal para ele? E os corantes pode ou não?Exemplo gelatina obrigada pela atenção.

    • juliana_nutri on

      Olá Keli,

      Muitos produtos isentos de lactose, como os leites com baixo teor de lactose, podem conter em grande quantidade as proteínas do leite, q devem ser evitadas por quem tem alergia às proteínas do leite. Aliás, é importantíssimo ter muito cuidado com isso!
      Com relação aos corantes, sempre é bom evitá-los, independe de ter alergia…quanto menos corantes numa alimentação, ainda mais de crianças, melhor!

      Gde abraço,

      Juliana

  16. Olá, descobri recentemente que tenho IL e estou me adaptando a nova dieta sem lactose mas sinto os mesmos sintomas e desconforto quando como sopas, risotos ou outros alimentos feitos em casa que contenham caldo de galinha ou caldo de legumes tanto de sachê quanto de cubos. Gostaria de saber se estes caldos contem lactose ou derivados do leite já liguei para um SAC e ficaram de me dar a resposta por que não tem esta informação na embalagem. Algumas marcas de macarrão instantâneo até dizem que tem leite no tempero.

    Gostei muito deste site tem muita informação importante e tem me ajudado muito recomendo para todas as pessoas que tem IL que eu conheço. Desde já muito obrigada. Bjs

    • juliana_nutri on

      Olá Viviane,

      Nem sempre a melhora dos sintomas é imediata! Por isso se recomenda a dieta de exclusão, de pelo menos 1 mês, para que os sintomas passem e para que o organismo se recupere. Em paralelo a isso, é necessário procurar manter uma alimentação saudável e equilibrada, para favorecer a digestão e também porque muitas vezes, a IL causa deficiencias nutricionais por conta da má absorção.
      Esses temperos industrilizados não devem fazer parte da rotina, pois contém quantidades excessivamente altas de sódio (que eleva a pressão arterial, provoca inchaço e sobrecarrega os rins), glutamato monossódico (que pode causar sensibilidade em algmas pessoas) e uma séria de corantes e conservantes que podem irritar a mucosa de todo o aprelho digestivo. Ou seja, mesmo que algum deles contenha lactose, a quantidade é pequena e é mais provável que sejam os outros componentes q estão te fazendo mal do que a possível existencia de lactose nos mesmos! O mais seguro e saudável, é utilizar temperos naturais na sua alimentação, como alho, cebola, salsa, cebolinha, orégano, alecrim, manjericão, etc…
      Sugerimos que vc procure um nutricionista, o quanto antes, para adequar sua alimentação!

      Gde abraço,

      Juliana

  17. Gente vcs. são demais, me encanto e me empolgo cada vez mais com site, isso veio para dá uma reviravolta na minha vida e da minha filhinha.
    obrigado e que Deus abençoe vcs.
    Iana Melo
    João Pessoa – PB

  18. Olá, descobri que minha filha de 1 ano e 1 mês tem IL. Foi realizado exame e confirmado, está para vir o resultado do de alergia a proteina do leite. Por 2 semanas, dei o mamá dela co o Nam sem lactose e ela passou bem, mas pelo fato dele ser muito caro, optei por comprar o Nam Soy que é feito de soja, porém notei que as cólicas noturnas dela voltaram. Será que tem alguma coisa a ver por ser de soja? Com o exame que está para vir o resultdo, poderei saber se ela é alérgica a soja tbém? Ou terei que fazer outro exame? É muito sofrimnto para esses anjinhos. Obrigada pelas matérias do site. É de muita ajuda, especialmente para mães de primeira viajem, assim como eu… Beijos a todos da equipe

    • juliana_nutri on

      Olá Tamara,

      A soja é um alimento de dificil digestão, e nem todas as crianças toleram bem o leite de soja. Há também o risco de alergia, já que a soja também é bastante alergênica. mas para saber se sua filha tem alergia a soja, é necessário fazer o teste específico…aliás, para cada alimento, há um exame específico. O que ela fez, como vc mesma falou, é somente para avaliar a alergia a proteína do leite de vaca.

      Converse com o médico dela a respeito, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  19. obrigado Juliana , o sorvete to tomando o sem lactose só tava em dúvida na cobertura e na gelatina , mas é só nos finais de semana mesmo , afinal de contas quem tem IL tbem é filho de Deus kkkkkk

    eu amo o SEMLACTOSE e vcs , beijosss

  20. juliana vc poderia me enformar se o corante artificial amaranto e amarelo crepusculo que tem nas gelatinas de sabor e cobertura de sorvetes tem lactose ?

    obrigado !!

    • juliana_nutri on

      Olá Duda,

      Não. Mas pode haver lactose nos sorvetes, se os mesmos forem feitos de leite.
      De toda forma, é sempre bom lembrar que corantes não são saudáveis e não devem ser ingeridos com frequencia.

      Gde abraço,

      Juliana

  21. POR FAVOR , MEU FILHO É ALERGICO A LACTOSE ELE PODE TOMAR ALGUM TIPO DE MUCILON? GOSTARIA DE SABER POIS O LEITE PURO ELE NÃO TOMA , POR FAVOR !

    • Olá Paula,

      Mais uma vez aproveitamos para esclarecer que não existe alergia a lactose!
      Existem 2 condições completamente diferentes, a alergia às proteínas do leite e a intolerância a lactose! Na alergia ao leite de vaca, por haver um risco grande de crises graves, que podem levar à morte por asfixia, caso o socorro não seja imediato, é necessário excluir completamente leite, derivados e qq alimento que os contenha. Nesse caso, o mucilon deve ser evitado por conter traços de leite.

      Já na IL, os sintomas são apenas gastrointestinais, e o risco que existe é o de desidratação e desnutrição pela diarréia, quando intensa e frequente. Porém nesse caso, a dieta não necessita ser tão restrita quanto a dieta da alergia.

      Assim, é importantíssimo que vc saiba exatamente o que seu filho tem, para poder utilizar os alimentos adequados!

      De toda forma, uma dica, é acrescentar frutas na fórmula infantil q ele usa…é muito mais saudável que adicionar farinhas!

      Gde abraço,

      Juliana

  22. Bom Dia!

    Juliana,

    Ainda fiquei na duvida, se ele pode ou não pode comer e beber esses dois alimentos? Estou mandando o resultado q deu no ultimo exame que ele fez, a 10 meses atrás, e gostaria de saber também diante desse resultado, se o grau de intolerância dele é elevado? E se com o tempo há a possibilidade de alteração no quadro de intolerância? Ou seja diminuir?
    LACTOSE, TESTE DE TOLERANCIA PADRÃO
    Material Coletado: Soro

    RESULTADO : BASAL : 77 mg/dL

    30 MINUTOS APÓS CARBOIDRATO : 96 mg/dL

    60 MINUTOS APÓS CARBOIDRATO : 105 mg/dL

    VALOR DE REFERÊNCIA: CONSIDERA-SE NORMAL A ELEVAÇÃO DA GLICEMIA, EM RELAÇÃO A

    DE JEJUM, EM PELO MENOS 20 MG/DL EM QUALQUER DAS AMOSTRAS.

    Mto Obrigada!

    E um gde abraço!

    Kellen

    • Olá Kellen,

      Quem disse que seu filho tem IL? Por esse resultado de exame, já daria para descartar a IL (to falando isso sem considerar outros fatores, so pelo resultado), ou pelo menos considerar uma IL bem leve, pois o padrão do exame (para considerar que é IL) é que a glicose suba menos de 20mg/dl de uma coleta para outra e no exame dele, ela chegou a subir 28mg/dl, ou seja, é sinal de a lactose ingerida (ou pelo menos uma boa parte dela) foi digerida e transformada em glicose.
      Como no seu post anterior vc relata que seu filho melhorou muito com a retirada do leite e dos derivados, é importante considerar a hipótese dele ser alérgico às proteínas do leite, e seria importante que vc o levasse num especialista, para fazer os exames de alergia alimentar, que são diferentes do teste de tolerânca a lactose. Se ficar confirmada a alergia, os alimentos sobre os quais vc perguntou anteriormente, não devem ser consumidos! Aliás, aí será necessário contnuar com a dieta de exclusão total de leite e derivados.

      Gde abraço,

      Juliana

  23. Olá!
    Eu tenho um filho de 04 anos, que nasceu prematuro de sete meses, com 1.700kg, ela mamou no peito até os 10 meses, a partir de 1 ano de idade ele começou a ter que tomar antibióticos fortes todos os meses, pois sua garganta inflamava muito e tinha febre muito alta, seu abdômen era distendido, e ele não conseguia se alimentar direito e a quase um ano e meio atrás a médica dele solicitou o teste de intolerância a lactose e o resultado deu positivo, desde de então tirei a lactose dele, na verdade eu tirei tudo o que derivado do leite ele melhorou muito; quando li a matéra de vocês que por sinal é excelente, pois eu não sabia da diferença entre entre lactose e o derivado do leite, mas fiquei meio ressabiada quanto ao queijo maturado e ao leite fermentado, eu poderia dar qualquer queijo maturado a ele? Até mesmo o que eu produzo em meu sítio, porque do leite fermentado ser liberado? Qual a direfença dele? Tem alguma marca específica? Gostaria que essas duvidas fossem exclarecidas, pois ela ama queijo e leite fermentado e após o resultado positivo ele nunca mais comeu e nem bebeu esses alimentos.
    Obrigada!

    Kellen

    • Olá Kellen,

      Durante o processo de maturação do queijo, o teor de lactose naturalmente diminui. O mesmo ocorre com o leite, ao passar pela fermentação…as bactérias adicionadas se alimentam da lactose, diminuindo seu teor nos produtos, independente da marca…isso é uma caracterírtica do processo mesmo. Também ocorre nos iogurtes.

      Gde abraço,

      Juliana

  24. O MEDICO DA MINHA FILHA PEDIU PARA FAZER UMA DIETA DE 15 DIAS DE LEITE, MAS NAO SEI QUAL A DIFERENÇA ENTRE INTOLERANCIA A LACTOSE E PROTEINAS DO LEITE.
    .

    • Olá Flávia,

      Vc está amamentando sua filha?
      Na intolerância a lactose, o organismo não produz a enzima necessária à digestão da lactose, que é o açúcar do leite. Na IL é necessário retirar da alimentação tudo o que contem lactose, mas não é preciso evitar alimentos que cntem as proteínas do leite, como é o caso de queijos, iogurtes, leites com baixo teor de lactose, manteiga, margarina. Porém, se vc está amamentando, e sua filha tem IL, não vai adiantar vc retirar o leite da sua alimentação, pq seu próprio leite contém lactose.

      Na alergia às proteínas do leite, o organismo reage de forma exegerada contra estas proteínas, como se elas fossem um invasor. Nesse caso, é necessário excluir TUDO, leite, queijos, iogurtes, manteiga, margarina, e qq alimento que leve um desses ingredientes na composição, como bolos, biscoitos, etc, sendo necessários substituí-los por outros alimentos. Nesse caso, se vc está amamentando, é vc quem deve fazer a dieta, para que estas proteínas não cheguem ao bebê, através do leite materno. Mas caso o bebê não esteja sendo amamentado, ele precisará receber a alimentação totalmente isenta de leite de vaca.

      Em nosso site, há diversas matérias falando a respeito de uma condição e outra. De uma olhada nelas, para saber mais, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  25. maria gloria de bem on

    Fiz teste e descobri q tenho uma grave intolerancia a anti fungicidas d alimentos industrializados , tentei tudo p ficar livre d alergias mas ñ consigo, alimentos q são vendidos contém anti mofo, medicamentos , ervas e frutas secas a granel d feiras , supermercados, mercados e lojas especializadas , Existe algum produto q ñ tém antimofo? conservantes? ñ consumo nada comprado pronto, só innatura faço minha comida, meus chás c ervas colhidas p mim, mas ,isso me preocupa, em festas passo apuros , se como e bebo tenho vistas irritadas, dores de cabeça(enxaqueca)áftas na boca, estreitamento no esófago, azia, calores e calafrios irritabilidades , dores nas juntas, manchas vermelhas q coçam nos pés e mãos. Gostaria de saber se há produtos q eu possa usar sem ter q tomar antialergicos, sou hipertensa, se tomo a presão passa sobe muito, se puder mande pelo email os nomes dos conservantes, todos p q eu possa saber quando eu for comprar algo.

    • Maria,
      Vc já tentou fazer uma dieta apenas com alimentos orgânicos? Desta forma vc se assegura que os alimentos não conterão pesticidas e outros componentes que vc menciona. Alguns alimentos industrializados não contêm conservantes e quando isso ocorre, é geralmente mencionado na embalagem do produto. Sugiro que vc procure um nutricionista que possa elaborar junto com você uma dieta especialmente direcionada as suas necessidades e lhe oriente em relação a marcas de produtos que sejam seguras para o seu consumo. abs

  26. Excelente matéria. Juliana, tenho sentido forte sonolência quando ingiro lactose, acompanhada de fraqueza e tontura. Se almoço algo com lactose, mesmo tomando o lactaid, posso dormir horas a fio. É como se a pressão baixasse. É muito ruim, porque perco o dia. Prejudica bastante meu convivio social.

    • Olá Patrícia,

      Obrigada.
      A lactose, por não ser absorvida (e consequentemente não ser transformada em energia no nosso corpo) pode causa hipoglicemia (queda dos níveis de glicose – açúcar, na corrente sanguínea). Se isso acontece com vc, é importante não ingerir alimentos contendo lactose, pois a hipoglicemia, pode causar transtornos maiores, pois predispõe a quadas e acidentes, e estes sim, podem ser muito graves! Fique atenta, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  27. Olá!
    Descobri ontem que tenho intolerancia a lactose, tenho muitas dúvidas, minha medica pediu para evitar tb acucar, adoro massas posso comer?.
    Achei esse site e estou adorando.
    Um grande abraço.

    • Olá Josy,

      As massas em si não contém lactose, mas cuidado com molhos brancos, por exemplo.
      Porém, o mais indicado seria vc procurar um Nutricionista para uma avaliação detalhada do seu hábito alimentar, de possiveis deficiencias nutricionais e para tratar uma possivel disbiose intestinal, que agrava ainda mais os sintomas da IL.

      Gde abraço,

      Juliana

  28. Virgínia Esser on

    Bom dia, só conheci esse site hoje! atravez de uma amiga… tenho dois netinhos com intolerância a lactose, agora vou ficar mais atenta com as informaçôes de vcs.
    Um grande abraço e muito obrigada.

  29. leonor rodrigues on

    comprei o biscoito da marca jasmine cookies sabor cacau % sem lactose e mesmo assim minha filha ficou com alguns caroços na pele sinal da alergia que ela tem à lactose

    • Olá Leonor,

      O mais provável é q sua filha seja alérgica ás proteínas do leite, já que a intolerância a lactose não provoca sintomas na pele! Fique atenta, pois nesse caso, não bsta excluir a lactose da alimentação…é necessário excluir tudo que tenha leite e derivados e qq alimento contaminado com as proteínas do leite, como pode ocorrer na indústria alimentícia, caso a empresa utilize o mesmo maquinário para produzir/emabalar produtos contendo leite.

      Gde abraço,

      Juliana

  30. ADOREI ESSA MATERIA MINHA FILHA TEM 3 ANOS E TEM UMA ALERGIA ACIMA DE 100% AO LEITE E TODA SUA COMPOSIÇÂO FICO LIGADA NO SEM LACTOSE E PEGO VARIAS RECEITAS PARA GABI ELA ADORA.

  31. Olá!
    Baixei o cartão dieta livre lactose e fiquei com uma dúvida. Ali fala para evitar o leite de ovelha. E o queijo feta, não é feito desses leite? Então, quer dizer que para a fabricação do queijo, ele passa por maturações que fica isento de lactose?

    Obrigada

    • juliana_nutri on

      Olá Vanessa,

      Existe lactose no leite de TODAS as espécies animais. Na fabricação dos queijos, pelo próprio processo, o teor de lactose dminui consideravelmente e em alguns, chega a praticamente zero.

      Gde abraço,

      Juliana

  32. Valdete Rizzuti on

    Ótima matéria. Me ajudou muito. Realmente os rótulos são muito difíceis de ler. Vou comprar uma lupa. A idéia é excelente. Gostaria de saber de fabricantes de torradas sem leite. Se souberem peço-lhes o favor de informar.
    abs
    Valdete – São João del Rei – MG

    • juliana_nutri on

      Olá Valdete,

      Que bom que gostou!
      cadastre-se em nosso site para ficar por dentro das novidades. estamos sempre em busca delas para informar nossos leitores, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

Deixe um comentário