Anúncio

Pasta de atum mediterrânea

3

Eu adoro pastas pela sua praticidade de preparo e versatilidade de uso. As pastas podem ser usadas em entradas, recheios de tortas salgadas, sanduíches, servidas com legumes e o que mais a sua imaginação permitir.  As bases, porém, giram sempre em torno de requeijão, creme de leite, ricota e outros queijos cremosos. Eu decidi experimentar o tofu para usá-lo como base desta preparação.

Não sou fã de tofu. Já fiz diversas tentativas, mas até agora, nenhuma que realmente tivesse me agradado…até chegar a esta mistura de ingredientes. Não é que ficou uma delícia? E o mais interessante: ninguém conseguiu perceber que o tofu foi usado nesta receita.

INGREDIENTES

  • 1 lata de atum em conserva de água e sal
  • 100g de tofu
  • 4 colheres de azeite de oliva
  • 2 colheres de chá de cebola em flocos desidratada
  • 2 colheres de chá de alho em flocos desidratado
  • sal à gosto
  • pimenta à gosto
  • 8 a 10 tomates cereja picados
  • 6 azeitonas verdes sem caroço picadas
  • 3 abobrinhas (para preparar a segunda receita)
  • 1 colher de óleo de canola para untar a forma (para preparar a segunda receita)

PREPARO:

1. Em um recipiente, coloque o atum escorrido e o tofu.

2. Com a ajuda de um garfo ou de um esmagador de batatas, amasse e misture bem os dois ingredientes até formar uma pasta.

3. Adicione os demais ingredientes e misture bem. Ajuste o sal e a pimenta, se necessário.

Abobrinhas ao forno com a pasta de atum mediterrânea

1. Retire as pontas e corte 3 abobrinhas em rodelas de 2 cm de altura.

2. Com uma colher de sopa, cubra a superfície das abobrinhas com a pasta.

3. Unte uma forma com óleo de canola, coloque as abobrinhas e leve-as ao forno médio pré-aquecido por 50 minutos. Sirva quente, regadas com um fio de azeite de oliva.

Dicas
Eu prefiro usar a cebola e o alho desidratados, pois o sabor desses ingredientes fica mais realçado após a desidratação. Mas se você não encontrar esses ingredientes, vc pode usar o alho e a cebola in natura ou se preferir, vc pode refogar rapidamente 1 dente de alho e 2 a 3 rodelas de cebola e adicionar este refogado à pasta.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

3 Comentários

  1. Olha, vou tentar fazer essas receitas. Até descobrir a intolerância a lactose sofri crises terriveis de
    ter que ir ao hospital. Vivo praticamente em dieta e sou magra. Parabéns pelas receitas, dão agua na boca.

Deixe um comentário