Anúncio

Frango ao creme de milho

19
O frango ao creme de milho lembra bastante o fricassé de frango. O sabor do milho dá um toque diferente ao prato, que vai super bem com arroz e legumes.

INGREDIENTES

  • 600 g de filé de peito de frango
  • 600 ml de água (que baste para o cozimento do frango)
  • 2 latas de milho verde
  • 1 envelope (45g) de sopa de cebola*
  • 200 g de creme de soja
  • Sal
  • Pimenta à gosto

  PREPARO 1. Corte o frango em 3 a quatro pedaços para facilitar o cozimento. Coloque os pedaços em uma panela, cubra com água e adicione 1 colher de sobremesa de sal. Cozinhe em fogo baixo até que a carne esteja cozida e macia. Não deixe passar deste ponto, pois é muito fácil o peito de frango ficar seco. Retire o frango da panela, desfie e reserve a água do cozimento. 2. Escorra o milho e bata no liquidificador adicionando 1 1/2 xícaras da água do cozimento do frango e a sopa de cebola. Coloque esta mistura de volta na panela, acrescente o frango desfiado e leve ao fogo baixo para cozinhar. O molho irá engrossar. 3. Logo após, adicione o creme de soja, misture bem, acerte o sal e a pimenta.

Dicas
Existe sopa de cebola e creme de cebola. O que foi utilizado nesta receita é a sopa e não o creme. Duas marcas pesquisadas que não contêm leite são Knorr e Maggi. Porém, para crianças com APLV mais severa, deve se ter cuidado com o corante caramelo, presente nas duas marcas. Para substituir este pacote de sopa, você pode preparar a seguinte mistura:

  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de chá de sal 1 colher de chá de noz moscada
  • 2 colheres de sopa de cebola desidratada
  • Com esta mistura, a receita fica isenta de glúten e corante caramelo.

    Anúncio
    Compartilhe.

    Sobre o autor

    Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

    19 Comentários

      • Aline,

        Se vc não fez nenhuma modificação na receita, minha única sugestão é usar menos água na hora de bater o milho. Experimente usar apenas 1 xícara ao invés de 1 1/2. Ao longo do tempo de cozimento a água tende a diminuir um pouco e o molho irá engrossar. Caso fique muito grosso, neste ponto vc adiciona um pouco mais de água, se achar necessário. abs

    1. Olá,
      Atualmente eu tenho encontrado aqui em Florianópolis apenas o creme de soja da Batavo, mas ele tem essencia de baunilha, então acho que não funciona com receitas salgada (uma vez eu fiz strogonoff com um creme de soja e o cheiro era doce). Qual você usa e onde posso encontrar em Florianópolis?

      • Carla,
        Nesta receita foi usado o creme de soja da Batavo. Ele não tem sabor baunilha, a não ser que o fabricante tenha modificado a sua formulação. Abs

    2. Patricia minha filha tem 1 ano não aceita bem alimentos doces. Gostaria muito de receber sugestões sobre café da manhã e lanche. Obrigada, Aline

    3. Patrícia Mariano on

      Eu ainda não consegui encontrar o creme de soja aqui em Belo Horizonte – MG. Alguém sabe me informar onde posso comprá-lo?

      • Oi Juliana,
        Tem um detalhe que não comentei. Mesmo para quem não é fã do sabor da soja, nesta receita o sabor do creme de soja fica imperceptível. Só se vc contar que as pessoas irão saber. Mais um ponto positivo, pois assim, agrada aos que possuem restrições alimentares e tb aqueles que não têm.

        • Noturna, existe o creme de arroz à venda nos supermercados, mas não é fácil de encontrar. Sugiro vc acrescentar leite de arroz, amendoas ou outro. Não ficará com a mesma consistência, mas deve funcionar bem.

    Deixe um comentário