Anúncio

Bolo de macaxeira com creme de limão

13

Macaxeira, mandioca ou aipim são os diferentes nomes que usamos para este vegetal, dependendo da região do Brasil. O bolo de macaxeira é super cremoso e a receita original não leva farinha nem leite. Eu aproveitei para adicionar um creme de limão feito com castanha do pará. Este creme dá um constraste delicioso no bolo e você pode usar a mesma receita para criar coberturas cremosas e sem leite para outros bolos e tortas.

INGREDIENTES

  • 500g de macaxeira cozida
  • 2 gemas
  • 2 ovos inteiros
  • 300 g de açúcar mascavo*
  • 250 ml de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de creme vegetal

Cobertura:

  • raspas de 1 limão
  • 6 castanhas do pará
  • suco de 1 limão médio
  • 50 ml de água morna
  • 1 colher de chá de amido de milho
  • 60 g de açúcar cristal

PREPARO

1. Depois de cozida a macaxeira, corte-a em cubinhos e adicione o leite de coco na mesma panela do cozimento. Leve a mistura ao processador ou liquidificador e adicione os ovos, as gemas, o açúcar mascavo e o creme vegetal. A massa deverá ficar homogênea.

2. Unte e enfarinhe uma forma de pão de 25 x 10 cm e  coloque a massa. Asse-a em forno médio pré-aquecido por 40 minutos. O bolo cresce muito pouco pois não leva fermento e fica dourado por cima. Retire o bolo do forno e deixe-o esfriar.

3. Para fazer a cobertura: coloque no liquidificador o suco do limão, as castanhas, a água e o açúcar. Bata até as castanhas ficarem ligeiramente trituradas e formar um leite. Leve a mistura para uma pequena panela, adicione o amido de milho e cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até a cobertura ficar cremosa.

4. Desenforme o bolo, coloque a cobertura de limão com castanhas por cima e para enfeitar, adicione as raspas de limão.

Dicas
Esta receita foi elaborada com açúcar mascavo e por isso a coloração do bolo está levemente caramelo. Se você for prepará-lo com açúcar branco, deverá diminuir a quantidade, já que o mascavo adoça bem menos que o açúcar refinado.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

13 Comentários

  1. Tenho a mesma dúvida da Tathiana! É pra manter a água do cozimento?
    Estou aqui esperando o bolo endurecer… gente, não tô entendendo, faz mais de 1 hora que ele está no forno e não fica consistente! Só por fora.. por dentro tá mole.
    Acho que perdi tudo… =(

  2. Oi, gostaria de saber se devemos manter a água q sobra do cozimento do aipim ou a podemos descartar. Fiquei com duvida pois falou para colocar o leite de coco na panela do cozimento. Obrigada

  3. MARIA ALMEIDA on

    QUE BOM QUE EU ENCONTREI RECEITAS SEM LACTOSE,MAS A MINHA NETA QUE TEM 1 ANO E SETE MESES TAMBÉM NÃO PODE OVO,SERA QUE SE USAR SÓ A CLARA FAZ O MESMO EFEITO?

  4. Olá!!! Fiz a receita, e o bolo tem um sabor maravilhoso!
    Não tava acreditando muito na cobertura de limão, mas ficou boa também!
    Está certo a massa ficar molhadinha mesmo?
    Adoro as receitas do site!
    Obrigada
    Abraço
    Jamille

    • Oi Jamille,
      Que bom saber que vc gostou! A massa fica bem cremosa, quase como a massa de um pudim. E o creme de limão dá um gostinho especial…
      abs

    • Olá Kathia,
      Quando a receita leva apenas 1 ou 2 ovos, é possível substítuí-los, mas neste caso, como são 2 gemas e 2 ovos inteiros, a substituição poderá não funcionar. Abçs,

Deixe um comentário