Anúncio

Caldo verde com mandioquinha

3

Para os dias mais frios, uma ótima pedida são caldos e sopas cremosas. O Caldo Verde, possivelmente a mais famosa das sopas portuguesas, ganha novos sabores na receita que você encontra neste post.

A receita é originalmente feita com batata inglesa branca, tirinhas de couve e rodelas de linguiça. Para fazer uma versão mais light e nutritiva, nossa sopa leva mandioquinha (batata baroa) e palmito. O caldo é simples de preparar e fica super cremoso.

INGREDIENTES

  • 400g de mandioquinha ou 6 unidades
  • 1 1/2 xícaras de couve manteiga em tirinhas finas
  • 1 litro de água
  • 3 palmitos
  • sal à gosto
  • 1 colher de chá de gengibre picadinho
  • azeite de oliva

  PREPARO

1. Coloque a mandioquinha para cozinhar em uma panela com água.

2. Quando ela estiver bem cozida, desligue o fogo (mantenha a água do cozimento na panela), e passe a mandioquinha para o liquidificador com um pouco da água do cozimento, 1/2 xícara de couve, os palmitos ligeiramente cortados e o gengibre.

3. Bata tudo por 1 a 2 minutos e leve a mistura de volta para a panela.

4. Em fogo baixo, continue o cozimento adicionando o restante da couve e o sal por mais uns 15 minutos. Sirva quente com um fio de azeite e, se desejar, coloque fatias de pão para acompanhar.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

3 Comentários

Deixe um comentário