Anúncio

Salame de Chocolate

37

Receitinha super rápida, hiper prática e fica uma delícia. Por ser simples de fazer, pode ser uma ótima opção para levar as crianças pra cozinha.

INGREDIENTES

  • 50g de açúcar
  • 100g de creme vegetal
  • 100 g de biscoito de maizena picados (sem leite)
  • 50 g de cacau em pó
  • 10 castanhas do pará ligeiramente picadas
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 6 colheres de sopa de creme de leite zero lactose

PREPARO

1. Em uma vasilha misture o açúcar, o creme vegetal, o cacau em pó, a essência de baunilha e o creme de leite zero lactose. A mistura deve ficar homogênea e de consistência cremosa.

2. Adicione as bolachas e as castanhas picadas. Corte um pedaço de uns 30 cm de papel manteiga e espalhe uma fina camada de óleo vegetal por cima do papel para ajudar na hora de retirar o papel manteiga.

3. Coloque a mistura ao longo da largura do papel e enrole-o de forma a fazer um rolo, deixando um pequeno espaço nas laterais para fechar o papel. Leve ao freezer por pelo menos 2 horas.

4. Para servir, corte em fatias finas e sirva acompanhado de uma calda de frutas vermelhas, ou calda de maracujá.

 

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

37 Comentários

  1. Charito Peraza on

    Gostaria de saber se se pode substituir "o creme de soja", pelo" leite condensado de coco", pois na região onde moro é praticamente impossível encontrar creme de soja

  2. Caros amigos
    Quando descobri a intolerancia à lactose comecei a ingerir mts produtos à base de soja. Observei que minha tireóide ficou mais lenta provocando uma serie de outros sintomas. Pesquisei e vi que a soja pode mts vezes tornar a tireóide mais lenta. Parei de usar leite de soja e tudo voltou ao normal. abrs. e atenção.
    Rosa Maria

  3. Essa receita é ótima, super fácil de fazer e o resultado é magnifico!! Fica muuuuito gostoso! Quando levo para as festas da família ninguém imagina que ela não leva leite!
    O único problema é que derrete rápido.. eu sempre faço no papel manteiga, se fizer no papel aluminio fica nesse aspecto durinho da foto?

  4. cristina mello on

    Cuidado com esta receita do salame de chocolate, no biscoito de maizena tem leite. Tem que ser substituído por outro

    • juliana_nutri on

      Olá Cristina,

      A quantidade de leite no biscoito maizena não é grande e não causará problemas para a maioria dos IL! Porém, no caso de ALV, a´sim, todo cuidado é pouco.

      Gde abraço,

      Juliana

  5. o biscoito da tostine tambem não contem lactose.
    gostaria de saber sem o leite baixa lactose da marca ninho se tem algum problema de tomar?

  6. Prazer Luciane. É muito bom ter onde perquisar sobre uma novidade nada agradável em minha vida. Intolerância à Lactose. Estou perdida ainda, procurando receitas para o dia a dia. Tenho, junto à intolerância um problema estomacal que restringe muito minha vida. Continuarei acessando este site a procura de ajuda. Estou pesquisando muito sobre este assunto. Se puder, me dê dicas onde encontar respostas, porque ainda estou ''no escuro''. Obrigada. Nivia

    • Olá Nivia,
      Quando a pessoa tem restrição a mais de um tipo de alimento, com certeza sua rotina alimentar fica mais difícil. Acho que nesses casos, seria muito importante o acompanhamento de um nutricionista, que lhe oriente em relação aos tipos de alimento que você possa comer e com os nutrientes adequados a sua faixa etária. Além disso o nutricionista irá lhe sugerir um cardápio completo para facilitar a sua rotina. Em relação à intolerância à lactose, vc irá encontrar diversas receitas e dicas de produtos em nosso site. c verá que existem boas opções de produtos e receitas super saborosas. abs,

  7. Edvânia Mendonça on

    Luciane Parabéns pelo site, depois que descobri que tenho intolerância a Lactose esse site se tornou essencial na minha vida. eu adapto algumas receitas porque é difícil não poder comer de tudo, principalmente chocolate. Por isso, gostaria de dividir com todos vocês uma marca de chocolate em barras e descobri que não tem lactose, porém não consta isso na embalagem, mas nos ingrediente vcs podem verificar que não contém leite, nem traços. Chama-se VITOMEIO, é um chocolate meio amargo que é uma delícia, já fiz esse ano fiz bombom, ovo de pácoa e faço cobertura de bolo. Para a cobertura de bolo é só derreter uma quantidade de chocolate e depois acrescentar a mesma quantidade de creme de soja._

    • Olá Edvânia,
      Obrigada pelos elogios ao site e também pela dica do chocolate. É sempre ótimo termos dicas de produtos sem lactose!
      Abçs,

  8. marcelo aguiar on

    Na receita acima, Salame de Chocolate, um dos ingredientes e bolacha de maizena que possui soro de leite. Soro de leite não tem lactose

    • Marcelo,
      A composição de bolachas de maizena variam bastante. Existem diversas marcas que não contêm soro de leite, leite em pó ou outro derivado lácteo. Entretanto, é bom lembrar que soro de leite contêm alto teor de lactose. Por tanto, se vc é intolerante à lactose, evite produtos que contenham soro de leite em sua composição.

  9. Magda almeida on

    Olá pessoas!

    Sou mãe de uma bebê com APLV e o site tem ajudado bastante com as receitas, pois como amamento, tmb tenho que fazer a dieta de exclusão. Como falaram nos outros tópicos, apesar das dicas, sempre se deve ler os rótulos! Pois o fabricante pode mudar a composição a qualquer momento.

    Os biscoitos Qualitá, da rede pão de açúcar, não tem leite ou traços e são deliciosos. Uso o Maizena e o água e sal. Pra quem tem APVL o melhor especialista é um alergologista, sem abrir mão de um bom pediatra/clinico e um nutricionista!

    Em relação ao chocolate ontem ganhei um meio amargo da Cacau Show sem lactose ou glúten, uma delicia!

  10. Meu filho tem alergia a leite, soja e ovos. Esse ano quero que no aniversário dele tenha somente o que ele possa comer. Vai fazer 3 aninhos. Se tiverem sugestões, por favor enviem

    • juliana_nutri on

      Olá Vera,

      O gastroenterologista faz o diagnóstico e solicita exames complementares (para avaliar outros possíveis problemas de saúde relacionados), e o Nutricionista é o responsável por dar toda a orientação sobre a alimentação e sobre as mudanças e substituições necessárias.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Dra.Teresa Pavan on

      Vera, a Santa casa do RJ , atende gratuitamente a população. A nossa equipe consta de gstroenterologista, imunologista, pediatra e nutrição. O nosso atendimento é feito sempre na terceira semana de cada mes, das 9:00h-17:00h. Ambulatório 19-A ( a entrada fica na rua, escrita numa placa : Ambulatórios).
      A Santa Casa fica na Rua Santa Luzia sem número.
      Eu trabalho lá, com a equipe do Dr.Aderbal Sabrá.
      Contato: nutricionistateresapavan@yahoo.com.br – Eu faço a marcação.

      A Intolerância , se refere a não produção do organismo da enzima lactase.
      Os sintomas são normalmente, muitos gases, diarréias e barriga inchada.
      E só evitar leite e derivados ou ingerir lactase antes para não ter os sintomas citados.

      Atuo com a alergia alimentar, doença celíaca, autismo, defict de atenção, fibromialgia e hiperatividade.

      Abraços: Dra.Teresa Pavan

  11. Oi Luciane,
    gostei muito do site e o visito sempre pois aprendi muito aqui com vcs.
    Tenho uma dúvida :depois da crise instalada adianta tomar a capsula de lactase?Agradecida-vera

    • juliana_nutri on

      Olá Vera,

      As cápsulas devem ser tomadas junto com o alimento contendo lactose. Não adianta tomá-las nem como prevenção dos sintomas (sem a ingestão de alimentos com lactose) e nem muito tempo depois do alimento, pois não fazem efeito, pois sua ação é somente "quebrar" a molécula de lactose e não agir diretamente sobre os sintomas.

      Gde abraço,

      Juliana

  12. luciane você tem certeza que esses biscoitos citados por voçê não contem leite?podemos confiar pra que tem alergia ao leite?

    abraços
    gizelle

    • Oi Gizelle,
      É muito importante que todas as mães de crianças alérgicas ao leite fiquem atentas ao seguinte fato: as informações sobre os ingredientes de cada uma dessas marcas de bolachas de maizena foi confirmada por nós nesta semana. Segundo cada rótulo de cada fabricante, as marcas citadas não contêm leite. Entretanto, é necessário lembrar que sempre há o risco desses e quaisquer outros produtos industrializados sofrerem contaminação cruzada de outros alérgenos e terem sua composição alterada sem aviso prévio. Os únicos fabricantes que podem assegurar a total isenção do leite ou de outros alérgenos são empresas que se especializaram na fabricação de produtos sem leite, sem glúten, etc, e que mantém seu maquinário higienizado para não correr o risco de contaminação cruzada em seus produtos. Mas tudo isso só é relevante para crianças com alergia severa ao leite. Para crianças com alergia de grau baixo a moderado, não é comum que uma contaminação cruzada ofereça riscos à saúde. E vale sempre lembrar: siga a orientação médica ou do nutricionista que acompanha o caso de seu filho e SEMPRE busque informações nos SACs dos fabricantes.

  13. Olá Luciane! Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-la pelo blog e sua utilidade para pessoas com alergias alimentares. Bem, estou me cuidando agora das minhas alergias alimentares que não são tão severas, mas incomodam bastante. Então, onde encontro este creme vegetal? Apenas lojas de produtos naturais?

    Grata,

    Mariana

  14. Ivoneide S. Camilo on

    Luciane, qual marca de bolacha maizena não vai leite??? Tenho intolerância zero a lactose, não posso nem em comprimidos e nem em cremes para a pele. Agradeço a receita, um abraço
    Neide Camilo, SP

  15. Muito obrigada por estarem criando receitas sem ovo também. Este rocambole, além de fácil, parece ser muito gostoso!
    Abraços
    Káthia

  16. Gostaria de saber se o creme de soja citado na receita, é o creme de leite de soja. Caso não seja, onde posso encontrar?
    Obrigada,
    Cristiane

    • Olá Cristiane,
      O creme de soja que temos hoje no Brasil é o da Batavo Naturis. Vc encontra em redes de supermercados. abçs,

  17. Anderson Areal on

    Todo biscoito maizena que vejo, tem leite, soro de leite ou acido lático como ingredientes…
    Ou ao menos diz "Pode conter traços de leite…"
    Qual marca não tem? Ja to ficando sem opção de biscoitos, 99% tem o leite como ingrediente.
    Biscoito salgado então…

    • Anderson,
      Uma coisa é o produto dizer que "pode conter traços de …", outra é conter o ingrediente no produto. Algumas das marcas de biscoito de maizena que não contêm leite são: Mabel, Triunfo, Adria, Marilan, Qualitá, Bauduco, e outros. Em tese, qualquer biscoito pode conter traços de diversos ingredientes como leite, soja, nozes, entre outros, pois mesmo que este biscoito não contenha o ingrediente em questão, ele passa pelo mesmo maquinário de diversos produtos que a empresa fabrica, e com isso ele pode sofrer o que chamamos de "contaminação cruzada". Este fato é importante somente para pessoas que tem alergia severa às proteínas do leite ou a outros ingredientes alérgenos. Nesses casos, a pessoa deve ter uma restrição praticamente total de consumo de produtos industrializados, com exceção dos produtos que são garantidamente isentos de ingredientes alérgenos.

      • Obrigada, pelas informações, tenho uma menina de 3 anos e descobri agora que ela tem tolerancia a lactose. Se voc~e tiver receitas caseiras sem lactose eu te agradeço muito.

        • juliana_nutri on

          Olá Valéria,

          Vc já deu uma olhada na nossa seção de receitas?

          Gde abraço,

          Juliana

Deixe um comentário