Anúncio

Empresas inglesas premiam melhores produtos livres de alérgenos

8

Pelo quarto ano consecutivo, o Free From Awards premia os melhores produtos livres de ingredientes alérgenos do Reino Unido. O evento, que ocorre anualmente e patrocinado por grandes redes de supermercados e fabricantes da inglaterra, premiou produtos em 16 categorias. O mercado conhecido como freefrom (em português, “livre de”) representa nada menos que 500 milhões de dólares no Reino Unido e 2.6 bilhões de dólares no mercado mundial. o Free From Awards é a única premiação do gênero em um mercado que se expande rapidamente pela busca crescente por produtos saudáveis e adequados as necessidades de milhões de consumidores. Considerado o melhor produto freefrom de 2011, a farinha sem glúten da Doves Farm foi escolhida por ser hoje “um ingrediente essencial na panificação de alimentos sem glúten do Reino Unido nesses últimos cinco anos”, comenta Antony Worral Thompson, apresentador do oscar dos produtos freefrom e autor de diversos livros de culinária. O ganhador da categoria de produto inovador foi a Mama Cucina, que lançou no mercado uma quiche sem glúten, sem laticínios e sem ovos. Os jurados ficaram impressionados que a empresa tenha conseguido criar uma quiche saborosa online slots sem nenhum dos ingredientes tradicionalmente usados neste tipo de receita. Além dos ganhadores de cada categoria, outros produtos receberam o selo de Produto Altamente Recomendado e Produto Recomendado. Avaliando os ganhadores e outros produtos que se destacaram, selecionei alguns para comentar nessa matéria. Queijo cremoso vegano da Le Sojami – os juízes acharam difícil acreditar que o “queijo” Le Sojami, com sua textura suave e cremosa de sabor ácido e picante, pudesse ser à base de soja. “Uma das mais agradáveis alternativas ao queijo cremoso que eu já experimentei”, comenta um dos jurados. Brownie de chocolate e amêndoas da Go Free Foods – um brownie clássico com um ingrediente inusitado neste tipo de receita: cenoura. E o mais interessante é que eles conseguiram fazer este produto livre de glúten, laticínios e soja. Bolo Snowy Hills da Honeybuns – bolo é feito com farinha de milho, limão e gengibre com uma cobertura de creme de limão. O bolo é isento de glúten.

Por Luciane Baldo
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

8 Comentários

  1. Fico muito feliz em saber que hoje em dia existe essas variedades, para as pessoas que tem problemas com a lactose. pois meu filho é alérgico e é louco para comer queijo gostaria de saber como faço para achar esse queijo cremoso Vegano Le sojami.

    • Edjane, esse queijo não é vendido aqui no Brasil, mas vc pode encontrar queijos de soja (tofu) ou, caso o seu filho seja apenas intolerante à lactose, e não alergico as proteínas do leite, ele pode consumir alguns queijos com baixo teor de lactose. Veja nossas matérias sobre queijos no site. abçs,

  2. Minha filha 4 anos alergica ao leite vaca e ovo (clara e gema), por favor existe algum queijo além do tofu?? Preciso de um queijo que derreta para colocar em pizza, salgados, massa…. Ela não pode usar nada que contenha proteína leite vaca!!

    • juliana_nutri on

      Olá Cecília,

      O único "queijo" que não contém proteína animal é o tofu.
      Existem, como opção, os queijos feitos com leite de ovelha, de cabra e de búfala. Mas há o risco de uma reação alérgica cruzada, pois as proteínas presentes nos leites destas espécies são parecidas com as proteínas do leite de vaca. Assim, seria importante conversar com o médico da sua filha a respeito e ficar atenta a qualquer reação a um destes alimentos.

      Gde abraço,

      Juliana

  3. Estou indo passar uma temporada na Inglaterra , e gostaria de saber qual leite vocês recomendam que eu compre para o meu filho de 3 anos que tem alergia ao leite de vaca.Obrigada.

  4. Olá Ana,
    Que tipo de leite seu filho toma? Na inglaterra vc deverá encontrar diversas opções de leite de soja, assim como leites de amêndoas, arroz e outros leites vegetais. Veja este link da ASDA, uma rede de supermercados grande na inglaterra. Neste link vc verá diversos tipos de leites e outros produtos isentos de leite e derivados (dairy free) e poderá ver as marcas comercializadas. http://groceries.asda.com/asda-estore/banneroffer

  5. Eu e meu filho de 10 anos temos alergia a leite de vaca e soja, ficamos muitos restritos aos alimentos
    faço bolo, salgados + queria se possivel endereço de lojas em niteroi e centro do rio para variar um pouco achei interessante o leite de arroz. obrigado Selma.

Deixe um comentário