Anúncio

Bolo de chocolate sem farinha

40

Para quem nunca experimentou, é dificil conceber um bolo sem farinha, não é mesmo? Mas confesso a vocês que esse bolinho superou as minhas expectativas. Simples de preparar, ele mantém sua umidade com a adição de frutas e a cobertura cremosa dá o toque final!

INGREDIENTES

  • 6 ovos
  • 8 colheres de sopa de açúcar demerara
  • 6 colheres de sopa de cacau em pó (não usar achocolatado)
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco (ou outro óleo vegetal)
  • 100g de coco ralado
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 5 damascos picados
  • 2 colheres de sopa de uva passa
  • 4 nozes picadas
  • 2 colheres de sopa de amido de milho

Cobertura

  • 200g de creme de soja (ou creme de leite zero lactose)
  • 4 colheres de cacau em pó
  • 2 colheres de açúcar demerara

PREPARO

1.Coloque em uma vasilha os ovos, o açúcar o cacau em pó, o óleo de coco e o coco ralado. Misture ligeiramente e passe a mistura para o liquidificador. Bata rapidamente utilizando o botão pulsar do liquidificador para que o coco não fique completamente triturado.

2. Retorne a mistura para a vasilha, acrescente o fermento em pó misturando sem bater.

3. Em uma forma untada e enfarinhada com amido de milho, coloque a mistura do bolo. Sugiro utilizar uma forma de bolo redonda, com furo no meio.

4. Passe as passas, o damasco e as nozes em um pouco do amido de milho e distribua-os de forma igual por cima da massa. A farinha evita que elas fiquem todas no fundo da forma.

5. Asse o bolo em forno pré-aquecido por 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

6. Prepare a cobertura. Misture o creme de soja ao cacau em pó e açúcar até ficar um creme consistente. Leve a mistura ao refrigerador por uns 30 minutos para que ela adquira maior consistência.

7. Finalize passando a cobertura com uma espátula ou com as costas de uma colher de sopa por todo o bolo.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

40 Comentários

  1. Bianca Pimentel on

    Olá, Luciane, você disse que a substituição dos ovos é melhor para receitas que utilizem 1 ou 2 ovos. No caso dessa receita, como poderia substituí-los porque são 6!! Além da farinha de linhaça (melhor opção no meu caso), poderia acrescentar mais alguma coisa para que a estrutura da massa não altere?

    • Luciane Baldo on

      Oi Bianca, a substituição dos ovos não é tarefa muito simples. Eu muitas vezes acabo quase fazendo uma nova receita pois apenas retirar ovos e colocar outra coisa no lugar, nem sempre funciona. Principalmente quando a quantidade de ovos é grande, como é o caso desta receita. Vc pode procurar por receitas já testadas de bolo e sem ovos (procure por receitas veganas) ou fazer alguns testes. Vc já viu a nossa receita de cupcake de cacau com pasta de amendoim? http://semlactose.com/index.php/2017/05/02/cupcakes-de-cacau-com-pasta-de-amendoim/ Ela não contém ovos e fica maravilhosa!

    • Andrea, os supermercados não fazem distinção entre cremes vegetais e margarinas. Becel é um creme vegetal. Ele contém menor teor de gorduras do que as margarinas e não levam leite em pó, como é o caso de muitas margarinas. O creme de soja está mais difícil de ser encontrado. Você pode usar o creme de leite zero lactose ou ainda usar o leite de coco com adição de um pouco de amido de milho para encorpar o creme. Você também pode usar óleo de coco como alternativa para o creme vegetal.

    • juliana_nutri on

      Olá Rosana,

      Eu não nunca utilizo farinha de trigo, em nenhuma preparação, pois não posso consumi-la.
      Não faço idéia da quantidade q poderia ser utilizada nesta receita e nem sei te dizer se o resultado será bom, infelizmente.
      Mas caso vc resolva fazer o teste, nos conte como ficou, ok?

      Gde abraço,

      juliana

    • Olá simone,

      Vc pode tentar preparar um "mingau" utilizando algum leite vegetal, como leite de coco, de castanhas, de amêndoas, etc.

      Gde abraço,

      Juliana

  2. Oi boa tarde. Gostaria de saber como substituir a goma xantana que as vezes encontro nas receitas sem glutem. Na minha regiao nao encontro pra comprar, e nen as lojas especializadas conhece. Obrigada . Meu nome e Elainne Reis

    • Olá Elainne,

      a goma xantana pode ser substituída por CMC, facilmente encontrada em lojas de produtos de confeitaria e para festas.

      Gde abraço,

      Juliana

  3. Bom dia Juliana,
    meu filho é intolerante a lactose, será que o chocolate meio amargo ou 55% cacau da Garoto não tem mesmo leite, será que posso dar ao meu filho ou usar em receitas?
    Obrigada.

    • juliana_nutri on

      Olá Cibele,

      A recomendação geral, é sempre que houver dúvida quanto á composição de um produto, entrar em contato diretamente com o SAC da empresa, pois pode haver modificação dos ingredientes, sem comunicado prévio aos consumidores.

      Gde abraço,

      Juliana

  4. Olá, meu nome é Ana Paula e meus filhos tem intolerância ao leite de vaca e derivados. Amei esse site, pois tenho certeza que irá me ajudar a fazer coisas gostosas e diferentes para os meu filhos e para mim também, já que aderi a essa alimentação sem leite também. Vi a receita do bolo sem farinha e percebi que tem chocolate em pó e fiquei com uma dúvida: o chocolate em pó leva leite? Aguardo contato e desde já agradeço a atenção e a iniciativa de criar esse site.

    • juliana_nutri on

      Olá Ana Paula,

      Obrigada.
      O chocolate em pó não contém leite, mas é bom verificar no rótulo antes de comprar. Uma alternativa, é o cacau em pó, q não contém, nada, só cacau mesmo…porém tavez vc precise ajustar a quantidade de açúcar nas receitas, dependendo do paladar da família, já que com o cacau, a tendencia é ficar ligeiramente mais amargo.

      Gde abraço,

      Juliana

  5. Patricia Oliveira on

    Olá pessoal, vocês são demais!
    Estou adorando todas as receitas, comentários..estou aprendendo muito. Tenho alergia a lactose, glúten e estou com várias restrições gástricas; meus sobrinhos gêmeos, a poucos dias, também descobriram ter essa intolerância. Poderiam postar receitas de bolo, massa,:
    *sem lactose
    *sem glúten
    *sem trigo comum
    *pode ser de soja
    um cheirão para vcs! Deus os abençoe!

  6. Luciane, acrescentei à massa 1 colher de sopa rasa de farinha de mandioca, 3 colheres de sopa cheias de castanha de caju triturada, em vez de damascos usei ameixas, em vez de açúcar comum, usei açúcar mascavo (9 colheres), não coloquei nozes. Enfarinhei a forma com farinha de mandioca. Pelo sabor da massa está uma delícia, vamos ver se a galerinha aqui em casa aprova. Tenho dois filhos gêmeos de 3 anos e meio, um deles com intolerância à lactose e glúten. Descobri, por conta disso, um UNIVERSO de possibilidades saudáveis e bem mais interessantes. Obrigada por sua "inspiração", pois mudei tanta coisa… rsrsrsrsrs

    • Olá Laura, adorei suas ideias! Gosto muito de saber como as pessoas usam as receitas que publico e todas as variações são sempre bem vindas, pois dão a oportunidades de usarmos outros ingredientes em uma mesma receita. Abs

  7. Obrigada Luciane,

    Só mais uma dúvida, eu devo usar uma das duas opções para cada ovo certo? Ou a linhaça e o óleo com agua e fermento para cada ovo?

    um abraço
    Tânia

    • Oi Tânia,
      Vc pode escolher entre uma das 2 opções. Não é necessário usar as duas ao mesmo tempo. Cada medida substitui apenas 1 ovo. abs

  8. Tem alguma coisa que possa substituir o ovo?
    Sou alérgica… Aliás seria muito legal se tivessem algumas alternativas nas postagens de receitas que levam ovo… eu fico morrendo de vontade de fazer várias coisas mas a maioria tem esse ingrediente.

    um abraço

    • Oi Tânia,
      substituir ovos não é tarefa fácil e sempre dependerá da quantidade de ovos que a receita contém.
      Para cada ovo utilize um dos substitutos relacionados:
      – 1 ½ colher de sopa de água + 1 ½ colher de chá de óleo + 1 colher de
      chá de fermento em pó
      – 1 colher de sopa de farinha de linhaça misturada com 3 colheres de
      sopa de água (misturar e deixar descansar por 2 minutos antes de
      adicionar à receita)
      * Selecione receitas que levem apenas 1 ou 2 ovos e pelo menos 200 gramas de farinha.

  9. Karina Rodrigues on

    Olá Luciane,

    Meu filho de 1 ano e 3 meses tem alergia a ptna do leite e da soja. Gostaria de fazer algum tipo de biscoitinho para ele, mas não consigo achar uma receita que seja boa. Aqui em Brasília achamos um de polvilho com côco em uma padaria especializada, mas é muuuuito caro. Já testei algumas receitas com farinha de trigo ou maisena, mas nenhuma ficou boa. Você teria alguma receita para me dar?

  10. Luciane e todos que te ajudam que Deus os abençoe muito…
    Tenho um filho e um sobrinho com restrições alimentares…é difícil…
    você está de Parabéns e muito obrigada.

  11. Karina Rodrigues on

    Oi Danielle,

    Meu filho de 1 ano e 3 meses tem alergia a ptna do leite e da soja. Gostaria de fazer algum tipo de biscoitinho para ele, mas não consigo achar uma receita que seja boa. Aqui em Bsb achamos um de polvilho com côco em uma padaria especializada, mas é muuuuito caro. Já testei algumas receitas com farinha de trigo ou maisena, mas nenhuma ficou boa. Você tem alguma receita para me dar?

    • Danielle, tomo a liberdade de responder com esta receita q faço semanalmente pro meu filho e q é uma delícia:
      3 xícaras de maisena
      1 xícara de açúcar
      2 gemas (peneiradas)
      2 colheres de creme vegetal (uso a becel embalagem azul, sem lactose alguma)
      100ml de leite de côco (meia garrafinha pequena)
      1 colherinha (de café) de sal.
      Misture tudo muito bem numa vasinha e faça bolinhas, põe numa assadeira forrada com papel manteiga (que dispensa untar) e leve ao forno médio-alto, pré-aquecido, por cerca de 20 ou 30 minutos, ou até as bolinhas começarem a ficar com as bordas escurecendo. A massa não vai ficar tão fácil de modelar, mas não se preocupe, a culpa do creme vegetal. Simplesmente amasse um pouco e dê uma forma arredondada pras "bolinhas", pois ao assar elas meio q derretem e adquirem o formato desejado, ficando meio achatadinhas.
      Dica: faço esta receita toda semana, mas somente espalho sobre a assadeira, deixo assar bem esfriar e depois trituro no "pulsar" do liquidificador. Uso esta misturinha deliciosa para dar um sabor a mais no leite do meu filho, pois ele não pode usar mucilon, ou neston, ou coisa semelhante. Acrescento ainda sobre a banana amassada ou mesmo acrescento à vitamina de frutas. Fica uma delícia!!

  12. Olá, gostei muito da receita, mas gostaria de saber se dá para substituir o coco por alguma outra coisa. Alguma sugestão?!
    Abraço a todos

    • Rodrigo,
      O coco é o que da a sustentação desse bolo, por isso não seria simples a substituição. O que é possível testar é uma farinha sem glúten ou então, se vc não for celíaco, uma farinha de trigo. abçs,

      • Daniella BArbi on

        Bom dia! Adorei a receita e a Barbara minha filha de 2 anos e 8 meses tbm. Ela é alergica a proteina do leite e gosta muito das novidades que faço para ela. Essa receita eu fiz em forminhas de Muffins para ela levar de lanche para a escola. Foi um sucesso!!!
        Abraços, Daniella BH-MG

      • Oi Daniella,
        Que legal! E a ideia de fazer em forminhas de muffins é ótima. Fica aqui a sua dica para outras mães que estão em busca de lanches para os filhos. abçs,

    • Rodrigo, faço um bolo semelhante onde uso amendoin e castanha triturados em vez de farinha. Fiz 2 vezes a receita acima e usei, alem do côco, q acredito poder ser substituído, 1 colherada de maisena. Ficou ótimo!

  13. Eu compreendo que creme vegetal são os oleos colhidos da natureza e submetidos a um processo que os transforma em algo chamado creme vegetal ou gordura vegetal hidrogenada, é uma emulsão plástica que também plastifica as veias por dentro. Considerando isso terei que substituir esse ingrediente. No mais me parece muito boa a receita e agradeço por conhecer.
    Com afeto
    Luara

  14. hum… essa receita é um pouco diferente da receita que costumo fazer… mas é interessante a adição das frutas… 🙂 delícia

Deixe um comentário