Anúncio

Bacalhau de forno com amêndoas

3

Eu adoro bacalhau e acredito que alguns dos ingredientes clássicos, como azeitonas, batatas e cebolas realmente não podem faltar. Mas há muitas variações que podem ser feitas. Desta vez resolvi criar um purê de batata baroa (mandioquinha) com abóbora e acrescentar um sabor diferente com amêndoas picadas.

INGREDIENTES:

  • 1kg de lombo de bacalhau do porto
  • 3 cebolas médias cortadas em meia-lua
  • 5 batatas médias descascadas cortadas em cubinhos
  • 1/4 de xícara de tomates secos picados
  • 600g de batata baroa (mandioquinha)
  • 200g de abóbora sem casca, cortada em cubos
  • 2/3 de xícara de azeitonas verdes
  • 1 colher de chá de sal
  • pimenta do reino moída à gosto
  • 1 colher de chá de noz moscada
  • 1/3 de xícara de amêndoas sem casca trituradas ou em lâminas
  • 1/3 de xícara de azeite de oliva extra virgem

PREPARO

1. Se o lombo de bacalhau estiver congelado, deixe-o descongelar e faça um pré-cozimento levando-o ao fogo brando em uma panela com água por no máximo 10 minutos. Não deixe a água ferver. Desligue, retire toda a água (ou se quiser reserve-a para fazer o arroz ou as batatas) e deixe esfriar. Retire a pele, as espinhas e delicadamente vá separando a carne em lascas. Elas irão se soltar naturalmente. Coloque o bacalhau limpo em um recipiente e reserve.

2. Se o bacalhau for salgado, é necessário antes fazer a dessalga. Para saber mais detalhes sobre como dessalgá-lo de forma correta, acesse este link com várias dicas: http://www.bacalhau.com.br/dicas.htm

3. Cozinhe a batata baroa e a abóbora até ficarem bem macias. Você pode usar a mesma água do bacalhau para este cozimento. Retire toda a água e faça um purê usando um mixer ou processador de alimentos. Adicione sal, noz moscada e um pouco de água (mais ou menos 1/2 xícara) até que o purê ganhe uma consistência homogênea e firme.

4. Em um refratário grande, coloque as cebolas, as azeitonas, o tomate seco, as batatas em cubinhos e o bacalhau. Misture os ingredientes, adicione pimenta do reino e regue tudo com azeite de oliva. Por último cubra com o purê.

5. Leve o bacalhau ao forno médio por 40 a 50 minutos minutos.

6. Retire o prato do forno e salpique as amêndoas picadas por cima.

Sirva quente com uma bela salada de verdes.

Dica: se você quer dar um visual especial no prato, utilize um bico de confeitar para adicionar o purê.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

3 Comentários

  1. Apesar de ser um pouquinho demorada, essa receita parece ser deliciosa e é bastante fácil de fazer. Vale a pena, inclusive, incluir nas refeições em outras épocas do ano, em data especiais ou simplesmente para ter um dia mais gostoso.

Deixe um comentário