Anúncio

Bisnaguinhas sem lactose

26

As bisnaguinhas não podem faltar em festinhas de aniversário e no lanche das crianças. São favoritas entre os pequenos e podem ser feitas com salsicha para servir cachorrinho quente, ou ainda recheadas com presunto, tomate picado e outros recheios que conquistam a garotada. Aprenda a fazer as bisnaguinhas sem lactose e sem proteínas do leite usando esta receita.

INGREDIENTES

  • 1 tablete de fermento biológico fresco
  • 500 g de farinha de trigo
  • 250 ml de água
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • ½ xícara de chá de SupraSoy sem lactose
  • ½ colher de sopa de sal
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de creme vegetal
  • 1 gema para pincelar

PREPARO

1. Faça  a esponja da massa.  Em uma vasilha pequena, dissolva o fermento em 2 colheres (sopa) de água e acrescente 2 colheres (sopa) da farinha. Tampe  e deixe fermentar por pelo menos 15 minutos.

2. Faça a massa.  Coloque o restante da farinha, o açúcar, o SupraSoy  e o sal em uma tigela grande e misture. Faça uma cova no centro e adicione a esponja, o ovo e o restante da água. Misture com as mãos até obter uma massa. Transfira-a junto com o restante da farinha da tigela para uma mesa limpa e seca e comece a sovar, apertando a massa com as mãos e rolando-a sobre a mesa.

3. Depois de sovar por 10 minutos, acrescente o creme vegetal (se a massa começar a grudar, acrescente 1 colher de sopa de farinha). A massa deve estar bem lisa e fofa. Sove por mais 5 minutos, transfira-a de volta para a tigela e cubra com um pano ou filme plástico. Deixe descansar por 15 minutos.

4. Unte duas assadeiras grandes com óleo. Corte pequenos pedaços da massa (30 g) e faça com as mãos formatos de bisnaguinhas. Coloque-as sobre a assadeira com um espaço de pelo menos 5 cm entre elas. Cubra as assadeiras com um pano ou filme plástico e deixe descansar por cerca de 40 minutos ou até as bisnaguinhas dobrarem de volume.

5. Pincele-as com a gema e leve para assar em forno pré-aquecido a 160 graus (médio-baixo) por cerca de 20 minutos ou até começarem a dourar levemente. Espere esfriar e sirva.

INFORME PUBLICITÁRIO
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

26 Comentários

  1. Patrícia Azevedo on

    Bom dia! Minha pergunta também se assemelha com a da Cibelle acima. Fiquei um pouco na dúvida sobre os recheios sugeridos. Fui recentemente diagnosticada com IL, mas o que tenho lido é que embutidos e carnes processadas normalmente tem lactose em suas composições. Está correto?

    • Patricia,
      Sim, os embutidos podem conter leite em pó em sua composição. O leite em pó atua no embutido como um emulsificante (deixa o produto mais macio e com maior retenção de água). A indústria não usa apenas o leite em pó. Ela também usa outros emulsificantes como a proteína de soja, a fécula de mandioca, entre outros. Entretanto, a quantidade de leite em pó utilizada na composição de embutidos (quando este ingrediente está presente) corresponde a menos de 1% da composição total, não provocando sintomas em uma maioria de pessoas com IL. Se sua intolerância é mais severa, prefira sempre analisar o rótulo do produto e verificar se ele contém leite em pó em sua composição.

  2. OI MEU FILHO TEM 3 ANOS ELE TEM INTOLERANCIA A LACTOSE E FRUTOSEMIA…PODEMOS USAR SOMENTE SUCRALOSE PARA ADOCAR..E COME NEHUMA FRUTA POR ENQUANTO..TEM ALGUMAS RECEITAS PARA MIM..NESSE SEGMENTO E MUITO DIFICIL…GOSTARIA DE UMA RECEITA BOLO ANIVERSARIO..SEM LACTOSE E ZERO ACUCAR…

  3. Olá, vc falou que pode substituir o leite de soja pelo de cereal mas está indicado na receita o leite de soja em pó, então gostaria de saber qual quantidade do leite de cereal que posso colocar??? muito obrigada.

  4. olá gostaria de saber meu filho tem 3 anos e 8 messes depois que teve pneumonia ele ficou 28 dias com diarréia e melhorou depois começoou a diaréia do nada ai a pediatra pediu para trocar o leite por leite de soja depois que troquei ele melhorou a diarréia o refluxo que e el tem e esta comendo melhor mais gostaria de saber se o leite de soja faz algum mal para saúde? obrigada.

    • juliana_nutri on

      Olá Michele,

      Se ele usou antibióticos durante o tratamento da pneumonia, é bem possível q tenha desenvolvido uma intolerância transitória à lactose, já que os antibióticos interferem bastante com a função intestinal.
      O importante é q ele não exagere na quantidade de soja, e tenha uma alimentação bem variada, de forma a garantir a oferta de todos os nutrientes. Converse com o médico dele, para avaliar se a IL não melhorou.

      Gde abraço,

      juliana

  5. Luciane, olá, que Deus lhe abençoe muito e muito e sempre pela criação deste espaço. vc. não imagina como é dificil se deparar com situações de alergias nesse mundo que vivemos, pois tudo tem leite ou soja. Enfim, minha filhinha de 2 anos tem alergia a proteína do leite de vaca e a proteína da soja, bem como intolerância a lactose. Já consigo adaptar algumas receitas para ela mas ainda sinto dificuldades e fuçando a internet lhe encontrei com essas bençãos de receitas. Parabéns.

    Gostaria de saber qual exatamente a marca do creme vegetal que vc. usa nas suas receitas.
    Você pode me ensinar a fazer o leite de aveia e de arroz?

    Bjs

    Iana Melo

    • OI Iana,
      Que bom que vc está gostando de nossas receitas! Como sua filha possui alergia ao leite e à soja, não saberia dizer se ela pode consumir os cremes vegetais, pois não sei se o óleo vegetal usado contém soja. Seria interessante fazer uma consulta aos fabricantes. Para tornar as suas receitas mais seguras sugiro que vc use um óleo vegetal líquido, pois assim vc terá uma segurança maior na elaboração das suas receitas. Sugiro o uso do óleo de canola quando as receitas forem doces, pois este é um óleo que não tem sabor residual. O óleo extra virgem de oliva pode ser usado em algumas receitas salgadas. O leite de aveia é super simples de fazer. Aconselho usá-lo para qualquer tipo de receita, tanto doce quanto salgada. Vc pode usar 1/3 de xícara de flocos de aveia e bater no liquidificador com 300 ml de água quente (não fervendo). Para aumentar a quantidade, siga esta proporção. Abs,

    • Olá Viviane,

      O creme vegetal, indicado na receita, não contém leite em sua formulação, e pode ser consumido por quem tem alergia às proteínas do leite e por quem tem intolerancia a lactose. Manteiga e margarina, contém, mas como a quantidade é muito pequena, ambas costumam ser bem tolaradas por quem tem IL. Entretanto, se o caso da sua filha for alergia ás proteínas do leite (nunca é demais lembrar que não existe alergia a lactose! Ou é intolerancia a lactose ou é alergia ás proteínas do leite, e cada caso precisa ser muito bem esclarecido com o médico, porque o tratamento é diferente!), nem uma e nem outra deve ser utilizada.

      Gde abraço,

      Juliana

  6. Olá
    ADOREI A RECEITINHA (SE NÃO FOSE ESTAS RECEITINHAS NÃO SEI O QUIE SERIA DE MIM)
    MAS GOSTARIA DE SABER SE POSSO COLOCAR AGUA NO LUGAR DO sUPRA SOY?
    tENHO INTESTINO IRRITADO E A SOJA NÃO ME CAI MUITO BEM,
    Abraços
    Suely

    • Suelly,
      É uma alternativa, mas se vc não toma soja, vc pode fazer um leite caseiro, a partir de aveia, arroz ou de castanhas. O leite de castanhas vc pode fazer com 12 castanhas do pará para 1 xícara e meia de água. Bata as castanhas no liquidificador, acrescente a água quente e bata novamente. Vc vai ter um leite bom para o preparo desta e de outras receitas. abs

  7. Ladjane G Silva on

    Acabei de entrar pros IL aos 55 anos!! Estou meio perdida….. Sem saber o q comer por exemplo em festas Gostaria de uma ajuda

  8. Oi tenho intolerância ao glutén e gostaria de saber se posso substituir a farinha de trigo por farinha sem glutén? Obrigada!!! Espero que sim, abçs

    • Olá Van,

      Ainda não estamos esta receita com farinha sem glúten, mas de um modo geral, todas as receitas contendo farinha de trigo podem ser adaptadas para a versão sem glúten. Só é preciso um pouco de paciência para fazer os testes e ajustes necessários, já que é exatamente o glúten o que dá a consistência (ou ponto) ideal a muitas receitas! Assim, é mais recomendado substituir por uma mistura de farinhas (a Amina tem uma mistura já pronta, que pode ser usada no lugar da farinha de trigo) e em algumas receitas, recomenda-se adicionar goma guar, goma xantana ou CMC para substituir a presença do glúten.

      No blog da Claudia Marcelino <a href="http:// (http://dietasgsc.blogspot.com/2009/12/cmc.html),” target=”_blank”> <a href="http://(http://dietasgsc.blogspot.com/2009/12/cmc.html),” target=”_blank”>(http://dietasgsc.blogspot.com/2009/12/cmc.html), e em seu livro (Autismo Esperança Pela Nutrição) há várias dicas de como fazer as substituições.

      E assim que tivermos uma oportunidade, testaremos algumas receitas utilizando farinhas sem glúten e postaremos no site, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  9. GOSTARIA DE SABER SE NÃO PODE SER FEITA SEM O LEITE DE SOJA, POIS MINHA FILHA AINDA NÃO PODE CONSUMIR. GRATA PELA ATENÇÃO E AGUARDO RESPOSTA. TAMBÉM ESTOU A PROCURA DE RECEITA DE PÃO SEM LEITE.

    • Aline,
      Você pode substituir o leite de soja pelo leite de cereais como leite de arroz, aveia e outros. Outra tentativa seria usar o leite de coco, mas a substituição não poderia ser direta, pois o leite de coco é bem mais espesso e com teor de gorduras mais elevado. Talvez seja possível fazer uma substituição usando 50% de leite de coco e 50% de água.
      abçs,

  10. Oi Sou mão abençoada por Deus duas vezes. Minha filha que hidrocefalia e alergia a leite de soja e a leite de vaca. Estou desesperada por não ter alimentos diferenciados. Me ajude pois ela só mama e come sopas, frutas, feijão e carboidrato que não contém leite. A alergia dela é edema de glote. Se puderem ajudar ficarei muito feliz. Abraço da mãe de Ana Ester. Mais um anjo na terra.

    • Olá Jayne,

      Omais importante é que sua filha receba uma variedade de alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras. Se ela só pode se alimentar de alimentos liquidificados, é importante dar a ela sucos de frutas (que podem ser batidos com hortaliças, como couve, espinafre, cenoura, beterraba, etc), variar bastante os legumes da sopa, sempre adicionar algum tipo de carne à sopa (e liquidificar junto com os legumes), etc. Também é importante ficar atenta á contaminação (alimentos contendo traços de leite e traços de soja, por exemplo), além de procurar o quanto antes a orientação de um Nutricionista.

      Gde abraço,

      Juliana

    • juliana_nutri on

      Olá Clarice,

      O ideal é que a alimentação do seu filho contenha bastante frutas, legumes, verduras, carnes magras (carne de boi magra, ou peixe ou frango), ovo, cereais (arroz, milho, etc), feijões (exceto a soja!) e poucos alimentos industrializados, já que mesmo não contendo leite e soja, muitos produtos podem ser "contaminados" durante o processamento e esta contaminação pode ser suficiente para desencadear sintomas alérgicos nele. Existem os "leites" vegetais que poderiam substituir o leite de vaca, por exemplo. Mas sugerimos que vc o leve num nutricionista, para uma avaliação detalhada do estado nutricional dele e para que vc receba orientações mais personalizadas e condizentes com as necessidades dele.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Olá Cibele,

      A princípio não contém, mas é importante vc ler atentamente o rótulo de todos os alimentos industrializados antes de comprá-los, até para evitar o risco de contaminação cruzada, já que muitos alimentos não contém determinado ingrediente, mas por serem processados no mesmo maquinário que outros, acabam se contaminando. Alguns fabricantes tem o cuidado de registrar esta informação no rótulo, porém, caso haja alguma dúvida sobre a composição ou sobre a contaminação cruzada, entre em contato com o SAC das empresas.

      Gde abraço,

      Juliana

Deixe um comentário