Anúncio

Torta gelada de chocolate e amêndoas

6

Simples assim: um creme de sabor intenso de chocolate intercalado com finas camadas de wafer crocante. Sucesso total.

INGREDIENTES

  • 200g de amêndoas sem casca
  • 200g de chocolate 70% cacau, sem leite
  • 200g de açúcar de confeiteiro
  • 200g de creme vegetal
  • 130g de placas de wafer ou bolachas de maizena
  • cerejas em calda ou outras frutas para enfeitar

PREPARO

1. Leve as amêndoas ao forno por 10 minutos para tostarem. Triture-as em um processador ou liquidificador até ficar uma farofa. Reserve.

2. Na batedeira, coloque o açúcar de confeiteiro, o creme vegetal e bata até formar um creme homogêneo.

3. Derreta o chocolate em banho maria e acrescente ao creme. Por último, acrescente as amêndoas trituradas. Bata tudo novamente até formar um creme. Leve-o a geladeira por uma hora.

4. Em uma travessa, começe a montar a torta. Coloque a primeira camada do creme batido, e por cima coloque a placa de wafer. Caso a placa de wafer seja maior que sua travessa, corte-a em uma tábua de corte antes de colocá-la na travessa. Você poderá usar bolachas de maizena para fazer as camadas, caso não encontre placas de wafer. Só verifique na embalagem se as bolachas são isentas de leite.

5. Faça 5 camadas de wafer / bolachas. Cubra a última camada com o creme batido e utilize um pouco para cobrir as laterais e finalizar a torta. Coloque cerejas para enfeitar e leve ao freezer. Sirva gelada.

 
Dicas
  • A batedeira é importante nesta receita. Se você bater à mão não terá o mesmo resultado.
  • As placas de Wafer que utilizei são da Barion. Elas não contém leite em sua composição e podem ser encontradas em supermercados. Para mais detalhes sobre o produto acesse o site da Barion.
  • Esta é uma torta que deve ser deve ser consumida no mesmo dia de seu preparo. O wafer perde a sua crocância em contato com o creme, passadas várias horas.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

6 Comentários

  1. experimentei a receita e AMEI! é simplismente maravilhosa!! só quem tem IL sabe o que é o prazer de comer um doce de chocolate sem passar mal!
    usei biscoitos champanhe que achei aqui em Vitória, sem glutem e sem lactose.

    • Olá Paula,
      Que bom saber que vc gostou. Eu tb adoro essa receita! Ótima dica sobre a substituição por biscoitos champagne. As placas de wafer nem sempre são fáceis de encontrar no supermercado.
      abçs,

    • Patricia,
      A maioria das bolachas de maizena não são elaboradas com leite, por tanto, podem ser consumidas por pessoas com IL. O mesmo em relação as placas de wafer. Para sua tranquilidade, leia o rótulo do produto antes de consumí-lo.
      abçs,

Deixe um comentário