Anúncio

Bolo de aniversário

61

Bolo de chocolate, creme e morangos … sem leite?  Esta é uma receita ótima e pode ser usada não só para festinhas de aniversário como para as festas de final de ano. Crianças e adultos vão se deliciar, com certeza!

INGREDIENTES PARA O BOLO

  • 4 ovos
  • ½ xícara (chá) de óleo (100 ml)
  • ¼ xícara (chá) de cacau em pó (40 g)
  • ¼ xícara (chá) de SupraSoy sem lactose (32 g)
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar (240 g)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 200 ml de água quente (1 xícara de chá)

RECHEIO

  • ½ xícara (chá) de SupraSoy sem lactose (65 g)
  • 500 ml de  água
  • 4 gemas passadas pela peneira
  • ½ xícara (chá) de açúcar (80 g)
  • ¼ xícara (chá) de amido de milho (25 g)
  • 1 colher (café)  de essência de baunilha
  • 500 g de morangos lavados

COBERTURA DE MARSHMALLOW

  • 4 claras (200 ml)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (320 g)

PREPARO
1. Faça o bolo: ligue o forno na temperatura média (180 graus) e unte e enfarinhe uma forma redonda para bolo de 23 cm de diâmetro.  Misture em uma tigela os ovos com o óleo. Junte os ingredientes secos peneirados e misture bem. Acrescente a  água quente  e mexa até ficar homogêneo. Transfira a mistura para a forma e leve para assar por cerca de 40 minutos ou até que  ao espetar um palito no centro do bolo, este saia limpo. Deixe esfriar.

2. Enquanto o bolo assa, faça o recheio: misture o SupraSoy com a água em uma panela e leve para ferver. Bata as  gemas junto com o açúcar e o amido de milho em uma vasilha até ficar esbranquiçado. Acrescente aos poucos o SupraSoy fervido à mistura de gemas, batendo sempre. Volte esse líquido para a panela e acrescente a essência de baunilha.  Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre por cerca de 10 minutos ou até obter um creme espesso. Coloque-o sobre um prato fundo, cubra com filme plástico e deixe esfriar.

3. Faça a cobertura: aqueça em banho-maria as claras junto com o açúcar mexendo sempre. Depois de aquecida, transfira essa mistura para uma batedeira e bata até ficar bem cremosa e com consistência de marshmallow (picos firmes).

4. Montagem: corte o bolo em 3 camadas. Espalhe por cima da primeira camada de bolo metade do recheio,  espalhe por cima alguns morangos picados.  Coloque a segunda camada de bolo por cima e espalhe o restante do recheio com os morangos (reserve alguns para a decoração).

5. Com uma espátula, espalhe o marshmallow no topo e nas laterais do bolo. Com as costas de uma colher faça a decoração em formato de redemoinhos ao redor do bolo. Decore com o restante dos morangos.Deixe em geladeira até a hora de servir.

bake-in-box
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

61 Comentários

    • Oi Camila! Tudo bem? O SupraSoy é um tipo de leite em pó, pra fazer a receita você dissolve ele em água quente. 200 ml de água quente (1 xícara de chá) para a massa e mais 500 ml de água para o recheio. Logo, você vai precisar de 700 ml de leite e provavelmente não precisará do SupraSoy.

  1. Queria saber se na minha cidade Passo Fundo – RS, teria alguma confeitaria que faz doces e bolos sem lactose? Não sei se poderão me ajudar, mas desde já obrigada. Sou muito fã do semlactose, e todas as receitas que fiz deram certo! Parabéns pelo site!

    • Oi Mariana, que bom saber que vc tem testado nossas receitas! Não conheço confeitarias em Passo Fundo que fazem doces sem lactose, mas sempre vale a pena vc conversar com alguma confeitaria que vc conhece e perguntar se eles produzem bolos e doces na versão sem lactose. Muitas vezes quando vou a uma confeitaria não há nenhuma indicação ou cartaz dizendo que eles têm doces sem lactose, mas ao perguntar muitos locais já me disseram que preparam bolos e outros com soja. Abs

    • oi
      Moro em Passo Fundo também, gostaria de saber se você descobriu alguma confeitaria que faça doces sem lactose?
      Obrigada,
      Aline

  2. eu tenho intorelancia a lactorse é muito ruim,não posso comer quase nada porque tudo tem leite,estou procurando receita sem lactorse ,gostei de comer o bolo de morango sem lactorse.

  3. Obrigada Juliana!

    Suas informações tem sido muito úteis, conforme orientação descontinuei o leite de soja retornei ao NAN sem lactose e para minha surpresa ela apresentou alergia ao leite sem lactose, ficou constipada e com inchaço abdominal, minha filha retornou na gastro e conforme relatado aqui e na consulta, a médica diagnosticou alergia tanto á soja quanto ao leite sem lactose e pediu um exame para saber se ela desenvolveu APLV o exame solicitado é "Biópsia retal".
    Quando nos posts você se refere á outros exames "diagnósticos" este é o indicado para crianças na faixa de 1 ano e 3 meses? Moro em SP próximo do centro e não estou encontrando nenhum lugar que faça este exame, a médica também informou que poderia se fazer teste clínico introduzindo APTAMIL PEPTI por 1 mês, porém o inchaço abdominal permanece, tem alguma estimativa de quanto tempo os sintomas normalizam? Sem contar que nunca imaginei que o leite com proteína hidrolisada fosse tão ruim, espessa e gorduroso isso me gerou muita preocupação pq seja com soja 0%lactose, NAN sem lactose e este Aptamil para alergia á proteína, a barriguinha dela continua inchada, há algum outro leite disponível no mercado para alérgicos de 1 ano e 2 meses ? O fornecido pelo SUS também tem esse sabor? Nunca degustei leite de arroz, mas já ligo algo sobre um Espanhol e sempre ouvi dizer que esses leites são caríssimos, mas pelo preço que paguei R$50,00 será que os mais caros tem a mesma composição? O que mais poderia permanecer esse inchaço?

    Desculpe tantas perguntas, mas realmente preciso de orientação, muito obrigada, Elizangela.
    Se possível deixe o contato do facebook visto eu não saber se por lá é mais rápido os retornos, já marquei alergista e nutricionista, ah a gastro dela tbm falou algo sobre o celíaco independente de não haver quadro de diarreia e dela comer bolachinha e pão, visto ser um indício comum em crianças que não ganham peso.

    Aguardo brevemente.

    • juliana_nutri on

      Olá Elizangela,

      Não conhecço esse exame que o médico pediu. Normalmente para diagnóstico de alergia alimentar imediata (mediada pelas IgEs), ou se faz o teste na pele ou o a dosagens das igEs (específicas para cada substancia q se quer pesquisar) no sangue. Ou se faz o teste clínico, atraves da exclusão do alimento suspeito e posterior re-introdução, para avaliar os sintomas.

      Com relação aos leites hidrolisados, realmente o sabor é diferente…aliás, tudo o q tem proteína hidrolisada é assim. Mas são as fórmulas mais indicadas para as crianças alérgicas. O leite de arroz é muito pobre em proteínas e não deve ser dado como principal fonte alimentar! Ele pode entrar como mais um alimento, mas é importante cuidar bastante da alimentação da sua filha, para que não haja nenhuma deficiencia nutricional.

      Sobre a doença celíaca, é uma possibilidade que não pode ser descartada. Nem todas as pessoas com o problema apresentam diarréia (eu mesma, descobri que sou celíaca há pouco mais de um ano, e até então nunca tinha tido diarréia!), mas quase todas apresentam distensão abdominal, e em crianças o ganho de peso fica prejudicado, entre outras coisas. Para saber mais sobre a DC, entre no site: <a href="http://www.riosemgluten.com” target=”_blank”>www.riosemgluten.com

      Nosso endereço no facebook é: https://www.facebook.com/#!/pages/Semlactose/1450

      Gde abraço,

      Juliana

    • Amiga não é por nada mas minha prima tem o filho com os mesmos sintomas e adivinha ??? Lombriga que não é detectado no exame .. tomou remédio e pronto !!! verifica tb isso ..

  4. Olá.
    Você sabe me informar se há confeitarias sem lactose aqui em Porto Alegre? Quero fazer um bolo de aniversário sem correr o risco de errar a mão numa receita.
    Muito obrigada pela atenção.

    • Priscila,
      A Deli Vida faz bolos, doces e salgados sem glúten e sem lactose. Para fazer encomendas, ligue para 51 3233-1374.

  5. Obrigada!

    Mas que produtos/leite são isentos de proteína do leite? Os de soja não o são? A gastropediátrica á diagnosticou com IL, me tire uma dúvida; ALV ou APLV os sintomas são os mesmos da IL? Ela nunca teve coceiras bolotas vermelhidão ou inchaço na boca palpebra e fissuras na orelha como minha mãe, e com a descoberta eu me joguei de cabeça para saber várias informações, onde achamos o site SEMLACTOSE pq ficamos muito tristes em demorar tanto para ajudarmos a menina e todas informações inclusive aqui me levaram à IL pelos sintomas que ela apresentava, e como tomava NAN sem lactose e a gastro receitou um Sollys ou qq outro leite de caixinha sem lactose achei q o de melhor gosto sendo 0% lactose entre vários que comprei onde o ADES é o menos ruim em sabor ela pudesse tomar por já ter feito 1 ano, mas vou marcar uma nutricionista e alergista também, por favor aguardo retorno, muito obrigada!

    Elizangela Molina.

    • juliana_nutri on

      Olá Elisangela,

      Os leites vegetais (soja, arroz, castanhas, coco, aveia, quinua, etc) não contém nem lactose e nem proteína do leite. Mas com relação a produtos industrializados, é sempre importante ler atentamente os rótulos de tudo, para ter certeza, e caso reste alguma dúvida, é importante entrar em contato com o SAC da empresa.

      A IL so provoca sintomas digestivos, porém a ALV pode tanto causar sintomas digestivos (identicos aos da IL) e sintomas relacionados a outros sistemas, como sintomas respiratórios, coceiras na pele e nos olhos, etc. Assim, para ter certeza se é ALV ou IL, é necessário fazer os exames de diagnóstico, que são específicos para cada situação.

      A ajuda do alergista e do Nutricionista serão importantíssimas!

      Gde abraço,

      Juliana

  6. Olá, minha filha tem IL e descobrimos á mesma aos 5 meses e meio ela com 5kg depois de muito choro, grito, cólicas intermináveis, abdômen inchado evacuação em forma de jato, algumas vezes constipada sofrendo muito na hora de fazer extramente duro e com sangue, vômitos q só eram diagnosticados como o refluxo crônico, emfim hoje ela tem 1 ano e 2 meses e tomou NAM sem lactose com mucilon de arroz até exatos 1 ano, porém agora ela toma ADES original ás vezes com frapê coco alternado com BATAVO 0%lactose mantendo o mucilon, mas desde 8 meses ela tem o mesmo peso 8kg e p/ minha decepção na última consulta perdeu 200gr ela apenas cresce, e as fezes tem péssimo odor consistência mole e um cinza escuro bem escuro, ás vezes tem uma coloração caramelo, sendo muito de vez em quando, ou seja não tem muito padrão e li em algum comentário que tais resultados poderiam ser alergia á soja? Ela faz um acompanhamento gastropediátrico, com um período muito longe entre as consultas, há alguma forma de saber se ela está com alergia ao leite de soja? Embora ela tbm não ganhasse peso com o NAN? Estamos adaptando a família para o uso da soja, visto que no final da gestação adquire uma alergia á leite e derivados causando vermelhidão e coceira, mas tomo antialérgico e logo passam os sintomas q o Alergologista diagnosticou como Stress, obrigada desde já por qq informação que possam me passar, fiz um pudim com leite condensado sem lactose, YOKI ovos Becel e essência de baunilha do qual ficou muito parecido com o original a pequena comeu uma fatiasinha sem piscar, Boa Páscoa á todos, Elizangela! Ah minha mãe tem ALPV não sei se isso tem influência para q eu esteja assim e a menina tenha nascido com á IL já q na maternidade já gritava com cólicas.

    • juliana_nutri on

      Olá Elisangela,

      Se já há uma história familiar de alergia a proteína do leite de vaca, é muito mais provável q sua filha tenha essa mesma alergia do que intolerância a lactose! E pode ser q ela tenha desenvolvido alergia a soja, já q a soja tem uma proteína de dificil digestão. Se a ALV for confirmada (é necessário q ela faça os exames específicos para alergia), o leite 0% lactose deve ser descontinuado e substituído por outros produtos isentos de proteína do leite. O mesmo vale para a soja.
      Assim, é importante q sua filha seja avaliada por alergista, para fazer todos os exames necessarios e a partir daí, convém procurar um nutricionista, para fazer os ajustes na alimentação dela.

      Gde abraço,

      Juliana

  7. amei as receitas pois tenho um sobrinho que sofre muito com a intolerancia, e essas receitas irão ajuda-lo a ter uma refeição + agradavel. obrigado

  8. Parabéns pela receita do bolo de aniversario, que delicia! Fiz para o meu neto que é alergico a leite e derivados principalmente a caseina e os convidados adoraram comeream de joelho de tamto que estava bom.

    Samira

  9. Eu faço muitas encomendas sem lactose de bolos e biscoitos decorados, e acabei de postar algumas receitas sem lactose no meu blog. Dêem uma olhada! cookieecompanhia.blogspot.com
    Bjs.

    • Olá Luciene,

      Vc pode testar diversas variações da receita, com suco de fruta, leite de coco, leite de arroz, etc.

      Gde abraço,

      Juliana

  10. Olá, gostaria de saber se posso substituir o suprasoy por leite de coco, pois não gosto do sabor que o suprasoy deixa nas receitas.
    Abraços.

    • Olá Kacione,
      Pode sim. Lembre que o leite de coco é mais espesso e por isso vc talvez precise adicionar um pouco de água para obter o mesmo resultado. abs

  11. Ola Juliana,

    Mto obrigada por responder e tirar minha duvida.
    tbm gostaria de parabenizar pelo trabalho aqui feito,
    pq realmente eh dificil entender e descobrir oq pode e oq nao pode,
    essa informacao de poder contaminar eu nao tinha, e pode ser essa a razao da minha filha estar tendo tanta tosse apos ingerir certos alimentos, inclusive leite de soja….
    se apenas lermos nos rotulos dos produtos achamos q estamos comprando o certo e seguro mais nem sempre….
    qndo me vi nessa situacao fiquei perdida e mto confusa e ainda estou…rsrs

    obrigada e parabens..
    sheisa

  12. Oi…minha filha tem um ano. Com 4 meses descobrimos da pior forma possivel q ela eh alergica a leite de vaca…hj ela toma leite de soja…qria saber se posso dar pra ela o suprasoy sem lactose??
    e tbm se posso dar a margarina becel (q vi q esta em algumas receitas)?

    • Olá Sheisa,

      Não aconselhamos o Suprasoy sem lactose, porque ele é produzido no mesmo local que os demais produtos, que contém leite em sua composição, e por causa disso, as chances de contaminação cruzada aumentam. Melhor utilizar outras marcas. Se o caso da sua filha fosse intolerancia a lactose, não haveria nenhum problema, mas em se tratando de laergia ás proteínas do leite, todo cuidado é pouco.
      Com refrencia a Becel, na verdade ela é um creme vegetal, por isso não contém leite em sua composição, e pode ser utilizada. Jás as margarinas, todas contém leite e precisam ser evitadas por quem tem alergia ao leite de vaca, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  13. Antes de saber que meu filho tinha alergia a lactose ele fazia as necessitades normais, depois que ele passou a tomar o leite de soja ele só faz as necessitades como uma pasta bem mole. É normal?Por que ele nunca apresentou nenhum quadro de alergia a lactose eu descobri no exame de sangue.Depois que ele passou a tomar o soja ele emagreceu muito, é normal?
    Obrigada.

    • Olá Angélica,

      É importante vc esclarecer com o médico dele se seu filho tem Intolerancia a lactose (causada por uma deficiencia enzimática, que dificultaa digestão da lactose, que é o açúcar do leite) ou se ele é alérgico ás proteínas presentes no leite de vaca (que é uma reação imunológica contra estas proteínas). Se o caso do seu filho for alergia ás proteínas do leite, é possível que ele também esteja apresentando uma alergia a soja, o que poderia explicar a consistência das fezes e a dificuldade em ganhar peso. Além disso, dependendo da idade do seu filho, pode ser que a alimentação dele esteja insuficiente, e não esteja conseguindo suprir todas as necessiaddes nutricionais dele, e por isso ocorre a perda de peso.

      Converse com o médico dele a respeito e veja se não é necessário fazer mais nenhum exame para pesquisar outras possíveis alergias ou intolerancias alimentares, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  14. Oi td bom? Me enformaram que o todinho não tem lastose isso é verdade? Quem tem alergia a leite de vaca pode tomar o todinho? obrigada

    • Olá Angélica,

      A informação que te passaram está errada!!!
      Toddynho e outros achocolatados similares são feitos a base de leite, açúcar e chocolate e, portanto, contém lactose e proteínas do leite. Assim, de forma alguma devem ser utilizados por crianças com alergia ao leite de vaca, já que os riscos a saúde são grandes!!!

      Na dúvida sobre algum produto industrializado, leite sempre as ambalagens e entre em contato com o SAC das empresas, para não haver riscos!

      Gde abraço,

      Juliana

  15. .ooolá gostaria muito de receber assas receitas pelo mail porque trabalho com pessoas que tem toleransia então é muito valida obrigado ficarei muito grata…….

    • Inesappio,
      Vc pode se registrar em nosso site para receber a nossa newsletter. Semanalmente vc receberá as nossas publicações com receitas, produtos, e outras informações. abs,

  16. niceya nogueira on

    Ola pessoal,sou mamãe d primeira viagem e logo d cara me

    veio gemeos,e os meus dois bbs tem alergia com leite animal

    E eu stou muy induvida com akeles alimentos suprasoy

    Se são leite d soja ou não,eu não entendo muito bem sobre a

    tal alergia pois os principais exames serão feitos o mês q vem

    ainda,eu so sei q eles ficam com bolas no corpo tdo parece

    queimaduras,e eles so mamam em mim,so q não stou dando cinta

    dos dois mais,e stou em dúvida no q vou dar,se dou Ades ou esse

    tal d Suprasoy,me ajudem por favor!!!!!!!!!

    • juliana_nutri on

      Olá Niceya,

      Nem o Ades e nem o Suprasoy são indicados para bebês!!! O Ades só é indicado para crianças acima de 3 anos e o Suprasoy, a partir de um ano, mas não deve ser usado por crianças com alergia ao leite de vaca.
      O aleitamento materno é a malhor maneira de alimentar seus filhos e ainda previne o surgimento de outras alergias alimentares. Mesmo sendo 2 bebês para amamentar, se vc tiver uma alimentação saudável e ingerir bastante líquido (muita água, suco de fruta, etc), certamente vc "dará conta do recado". mas se de todo jeito vc não conseguir, converse com o médico deles a respeito e veja com ele o melhor produto para complementar a alimentação dos seus filhos. Evite dar a eles alimentos por conta própria por causa do risco de outras alergias surgirem.

      Gde abraço,

      Juliana

      • Cleu Ap. J. Caetano on

        Boa noite! meu nome é Cleunice, sou mãe de 3 filhos , e amamentei os três ( 3 gestações diferentes ), sou líder da Pastoral da criança…. posso confirmar a informação acima ( de Juliana )

  17. Olá adorei conhecer este site, pois descobri agora que meu filho de 15 anos tem IL e ao gluten, tenho lido tudo sobre estas duas situações mas neste site fiquei em dúvida em relação ao uso do chocolate em pó, ele não tem leite?
    ele adora bolo e até agora éu só consegui fazer um de cenoura e ele nem gostou muito.
    Sobre o queijo eu já solicitei a compra mas tenho usado o parmesão nas pizzas dele e ele não tem sentido nada.
    aguardo sua respsoat e muito obrigada, suas orientações nos ajudam muito.
    abs

    • Elizabeth,
      O chocolate em pó, ou cacau em pó, em geral, não são fabricados com leite / soro de leite / leite em pó. Somente os achocolatados (na sua maioria) contêm leite. Para certificar-se. verifique os ingredientes no rótulo do produto. No site temos várias receitas de bolo. Ontem mesmo publicamos uma receita que vc pode preparar para ele, pois é sem leite e sem glúten.
      Abçs,

  18. Juliana,

    Agradeço muito o retorno. Te garanto que o forno não está torto, sempre faço bolos usando este mesmo forno e nenhum dele cresce só de lado como aconteceu com este. Sobre a farinha de trigo, explico que os ingredientes foram juntados segundo orientado na receita e não bateu demais. Recomendo que o Sem Lactose teste esta receita. Eu não gasto mais ingredientes com ela.

  19. Pessoal,

    Sinto dizer que a receita não dá certo de jeito nenhum. Segui a risca o procedimento por duas vezes e nada do bolo crescer. O primeiro cresceu e ficou torto, fiz outro que solou, resultado lixo. Não recomendo. Fiquei muito frustrada porque achei que terei um bolo de aniversário e o resultado foi desastroso.
    Já fiz outras receitas aqui do Sem Lactose e todas deram certo, menos essa.

    @katiafran

    • juliana_nutri on

      Olá Katia,

      Para que o bolo não fique torto, é importante verificar se a grade do forno está corretamente posicionada e se a massa foi distribuída de modo uniforme na forma.

      Uma das razões de um bolo feito com farinha de trigo ficar solado é bater demais. Depois da adição da farinha de trigo, a massa deve ser misturada delicadamente, porque se for muito batida, ele sola.

      Também é importante verificar a data de validade dos ingredientes.

      Gde abraço,

      Juliana

  20. gostaria de saber o que significa traços de leite?!e se possu usar pra meu neto pois ele tem intolerancia a lactose e é um bb de 2 aninhos……..e alguns produtos vem, com essa discrição,obrigada vovó lala

  21. Maria Ligia Sanches on

    Bom dia,
    gosto muito das dicas e receitas que vcs dão. E essa do bolo de aniversário vai ajudar muita gente que tem restrição à lactose. Uma pergunta: podemos substituir o leite de soja pelo leite com baixa lactose, certo? Algumas marcas – como Batavo, Elegê e outras — oferecem essa opção, que para mim é melhor pque o leite de soja deixa odor e gosto acentuados.

    obrigada, Lígia

    • Olá Maria,
      Sim, a substituição pode ser feita. Porém, é sempre bom lembrar que o leite em pó, dependendo da quantidade de água que é utilizada para torná-lo líquido, pode deixar a mistura mais ou menos cremosa. Talvez, para o recheio, seja necessário acrescentar um pouco mais de amido de milho para fazer um creme mais espesso.
      abçs,

Deixe um comentário