Anúncio

Desmistificando o tofu

8

Tem gente que acha sem graça, outros dizem que é ruim mesmo. Mas essa resistência ao tofu, o tal “queijo” de soja, nada mais é do que um desconhecimento sobre formas gostosas de prepará-lo.  Por isso, resolvemos desmistificar o tofu e provar que, na verdade, é um ingrediente muito versátil, que vai bem em receitas doces e salgadas. Neste vídeo, você confere três receitas à base de tofu que proporcionam um menu completo para o dia-a-dia ou para receber os amigos.

Saiba Mais

O tofu é um alimento obtido a partir da coagulação do leite de soja. Esse processo facilita a digestão e absorção das proteínas e demais nutrientes presentes nesse grão. Por sua natureza refrescante, o tofu é bem interessante no combate a inflamações, além de ser uma ótima opção para substituir leite e derivados em algumas preparações. Também é uma excelente fonte de proteína para vegetarianos ou indivíduos que desejam reduzir o consumo de proteína animal.

Abaixo você encontra os ingredientes para as receitas e assiste ao vídeo para ver a preparação passo a passo.

Receitas

Pasta de tofu com azeitona

  • 250g de tofu
  • 1 vidro pequeno de azeitonas sem caroço
  • Pimenta do reino a gosto

Torta de tofu

  • 500g de tofu
  • 1 cenoura ralada
  • gengibre ralado
  • Salsa picada
  • Sal
  • Azeite de oliva

Mousse de maracujá

  • 1 e ½  colher de chá de ágar-ágar em pó*
  • 250g de tofu
  • ½  xícara de chá de suco natural de maracujá
  • ½  xícara de chá de açúcar demerara (ou açúcar cristal)
  • 1 xícara de chá de água

*Você encontra ágar-ágar em lojas de produtos naturais e integrais.

Tem gente que acha sem graça, outros dizem que é ruim mesmo. Mas essa resistência ao tofu, o tal “queijo” de soja, nada mais é do que um desconhecimento sobre formas gostosas de prepará-lo. Por isso, resolvemos desmistificar o tofu e provar que, na verdade, é um ingrediente muito versátil, que vai bem em receitas doces e salgadas. Neste vídeo, você confere três receitas à base de tofu que proporcionam um menu completo para o dia-a-dia ou para receber os amigos.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Nutricionista e jornalista, Maira realiza oficinas de culinária vegetariana, sem glúten e sem lactose, além de atender pacientes em seu consultório em Brasília, DF. "Desde 2004, quando me tornei vegetariana, tenho estudado a importância da alimentação na saúde e na qualidade de vida e procurado desenvolver receitas práticas e saborosas que apliquem esses conceitos. Para mim, cozinhar é um hobby delicioso e comer, um momento mais gostoso ainda." Maira é especialista em Nutrição Funcional e é autora do blog DaHora Culinária Vegetariana

8 Comentários

  1. Estou camelando pra achar uma receita bacana que me faça gostar de tofu…
    Toda vez que como tofu, tenho dor de cabeça..
    Não sei se é ranço meu ou algo com o bendito…

    Fiz um teste com o mousse de chocolate, consistência maravilhosa, carinha linda.. mas aquele gostinho amargo no final.. me deixou chateada..

    Gente, tem como treinar o paladar???

  2. Tiago Freire on

    Sou novo na área dos "sem lactose" e tenho encontrado dificuldades para comprar queijo Tofu em Brasília. Já fui nos maiores mercados e não encontrei. Alguém sabe onde posso encontrar o Tofu por aqui?? Será que já há comercialização em Brasília de algum outro queijo sem lactose, como aqueles sugeridos aqui no site ?

    Desde já agradeço pela atenção,

    Tiago

    • Tiago,
      Vc encontra Tofu nas lojas do Pão de Açúcar, sempre na área de alimentos refrigerados. Outro local para comprar Tofu é na CEASA, que fica próxima a Feira dos Importados. Em Brasília vc também encontra alguns queijos sem lactose. Os queijos e iogurtes sem lactose da Casa da Ovelha vc encontra na Le Mouton na 313 sul. No Oba Hortifruti também é possivel encontrar esses produtos. Outro queijo que eu sempre compro é o Hommage, um queijo de cabra importado da holanda que vc encontra com facilidade no Extra ou Pão de Açúcar. Este é um queijo maturado que não contém lactose e o sabor é ótimo. abs

  3. fernanda rossetti on

    Achei ótimas as receitas com tofu! Fui vegetariana por três anos e não me acostumei com o tofu, mas agora sei que foi porque não elaborei pratos diferentes com ele.
    Agora que descobri que sou intolerante a lactose, pretendo incluir o tofu novamente nas minhas refeições!
    Adorei as três receitas, vou fazer todas elas neste fim de semana!

    Abraços.

  4. José Raimundo on

    ARRGHH!!! Odeio tofu. Não tem gosto de nada. É sem graça mesmo! Tentei fazer receitas com ele e mesmo assim não gostei. O gosto da soja é muito apurado.
    Abcs,
    José Raimundo

  5. AMEI as receitas … vou correndo ao mercado mais tarde para comprar os ingredientes … hihihi

    Dúvida¹: posso trocar o maracujá por outras frutas de forma a manter o sabor da mousse?
    Dúvida²: o creme formado com o tofu batido pode substituir o creme de leite em flans, pavês, etc?

    Abraços e muito obrigada pelas delícias … estou 'aguando'

    • Oi, Liana.
      Respondendo suas dúvidas
      1- Pode sim trocar o maracujá por frutas de sua preferência. Outro ingrediente que fica bom é o cacau em pó.
      2- O creme de tofu pode ser usado em outra receitas sim, mas deve ser misturado a alguma coisa, como uma essência de baunilha ou uma fruta, pois, do contrário fica com um gostinho residual do tofu, ligeiramente amargo.
      É isso. Espero que você se divirta na cozinha e à mesa.
      Abraços,
      Maíra

  6. Gostei das receitas.

    Já faz uns 3 anos e meio que fazemos uso do tofu. Gosto muito.

    Ja fez omelete de tofu, com hortelã?

    Quando estiver quase pronto…salpique uma camada de hortelã desidratada por cima.

    abcs

    nelma

Deixe um comentário