Anúncio

Pudim de Chocolate

23

Recebemos esta receita de uma leitora e eu já estava há bastante tempo para prepará-la e contar o resultado a vocês. Para quem gosta de sobremesas cremosas, o pudim de chocolate ficou realmente uma delícia! Tenho certeza que é colocar na mesa e contar os minutos para ele sumir!

INGREDIENTES

  • 1 litro de leite de soja
  • 1 lata de condensado de soja
  • 1 gema passada na peneira
  • 1 colher de creme vegetal
  • 6 colheres de sopa de amido de milho
  • 8 colheres sopa de chocolate em pó
  • 200g de creme de soja
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

PREPARO
1. Misture o amido e o chocolate em pó, dissolva com um pouco de leite de soja e depois junte o restante do leite de soja, o condensado de soja, a gema e o creme vegetal.

2. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até virar uma creme de consistência firme.

3. Coloque o creme no recipiente da batedeira e cubra com filme de pvc para não criar película. Espere esfriar.

4.Logo após junte o creme de soja e a baunilha, bata na batedeira até ficar um creme homogêneo. Leve a geladeira por pelo menos 2 horas e sirva gelado.

Dicas
  • Usei uma forma plástica para gelatina. Para que o pudim saisse com facilidade da forma, pincelei a forma com apenas algumas gotas de óleo vegetal. Funcionou super bem.
  • Você pode utilizar esta receita para rechear bolos e criar tortas.

 

Colaboração:
Sheila Ramos – São Bernardo do Campo, SP.

Obrigada Sheila! Adoramos!

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

23 Comentários

  1. meu neto tem intolerancia a lactose e alergia das proteinas do leite então ele não pode nem com o leite de soja e as receitas sempre tem leite de soja me mande algumas receitas que eu possa fazer sem leirte de soja desde ja agradeço.

    • juliana_nutri on

      Olá Claudia,

      Infelizmente não temos como atender a todas as solicitações por e-mail. Mas vc pode tentar substituir o leite, por leite de arroz ou de coco, ou mesmo leite de castanhas.

      Gde abraço,

      Juliana

  2. ola, onde encotro o creme de soja e o leite condensado de soja, tambem gostaria de saber se na massa das lasanhas convencionais têm leite??? muito obrigada

    • Olá Rosemeire,

      Estes produtos podem ser encontrados em grandes redes de supermercados e em lojas de produtos naturais.
      Com relação à lasanha, a massa, não contém leite, mas convém ler sempre o rótulo antes de comprar.

      Gde abraço,

      Juliana

  3. Olá,
    Tem como substituir a soja dessa receita por outra coisa? Meu filho não pode soja nem proteinas do leite. Abs. Celia

    • Celia, o creme de soja está substituindo o creme de leite. Não conheço outro produto que vc possa usar para substituir nesta receita. abs

  4. Olá, descobri ser intolerante a lactose há 3 meses, adorei seu site! Fui para New York no início do mês e tomei sorvete na Stogo (ótima dica!). Sou viciada em doces, antes de descobrir ter lactose fazia vários bolos, inventava até algumas receitas. Agora, olhando este site eu até me animo mais, o único problema é que eu não estou conseguindo encontrar o creme de soja (usado nesta receita) e leite condensado de soja que já ouvi falar também. Moro em Salvador, Bahia, você sabe aonde posso encontrá-los?
    Muito obrigada, continue com este ótimo trabalho!

    • Olá Paula,
      Que bom saber que você tem usado nossas dicas! O creme de soja é geralmente encontrado em redes de supermercados como Carrefour, Pão de Açúcar e outras. Outros locais que também vendem são lojas de produtos naturais, integrais. Veja a lista de lojas de Salvador neste link e faça contato com algumas para ver se vc consegue encontrar o produto, ok? http://www.guiavivabem.com.br/listing/results.php… abs

    • Gizelle,
      O chocolate em pó da Nestlé (usado nesta receita) não possui leite em sua composição, mas seria importante verificar se ele possui traços de leite (que pode ser prejudicial a quem possui uma alergia mais severa as proteínas do leite). Entre em contato com o SAC da Nestlé e verifique esta informação.
      abçs,

  5. Obrigada Toninho, é bom saber que estou ajudando.
    Estou feliz por poder compartilhar as receitas que tanto adoro e que já fazem tanto sucesso aqui em casa, com pessoas que, como eu, não podem comer lactose. Agradeço ao site por essa possibilidade.

  6. Valeu Sheila! São receitas como esta que precisamos. Eu e minha esposa vamos fazê-la o mais rápido possivel para nosso filho.

  7. Josineide Pereira Sa on

    Amei a receita, vou testá-la pra ver se minha filha gosta, pois já não sei mais o que fazer de diferente p/ela. Obrigada. Um abraço.

  8. Olá

    Gostaria de saber onde comprar o "creme de soja", se tem alguma marca específica? Nunca vi este produto para venda e fiquei com vontade de experimentar esse pudim de chocolate. Obrigada

    • Luciane Baldo on

      Olá Rosimeri,
      Você deve encontrar o Creme de soja da Naturis Batavo. Vc encontra em supermercados, geralmente na mesma área onde estão os cremes de leite e leite condensados.
      abçs,

  9. Adorei! Mas como meu filho além de alérgico às proteínas do leite também é ao ovo, gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão para substituir a gema do ovo? Desde já agradeço as sugestões. Abs, Pauliane

    • Luciane Baldo on

      Olá Pauliane,
      A substituição do ovo é geralmente feita assim: substitua cada ovo por por 1 1/2 colheres de sopa de água + 1 1/2 colheres de chá de óleo + 1 colher de chá de fermento em pó. Essa substituição é para quando é utilizado o ovo inteiro. Como neste caso estamos usando apenas a gema, não sei como ficaria. Mas vc pode fazer uma tentativa e usar esta substituição, misturando bem os ingredientes e adicionar a receita. Como uma gema é uma quantidade pequena, as chances de dar problema são pequenas.

      abçs,

Deixe um comentário