Anúncio

Tortinha de espinafre

20

Farinhas sem glúten, para quem não as conhece, são um desafio na hora de cozinhar. Não basta susbtituir uma receita comum de farinha de trigo por uma farinha sem glúten. Medidas diferentes, resultados diferentes…enfim. Há que testar até conseguir a combinação certa. Essa receita foi inspirada por aquelas tortas salgadas de liquidificador. Encontrei uma farinha no supermercado chamada creme de milho – uma farinha bem fina, amarela e de textura semelhante ao amido de milho. Resolvi testá-la e gostei do resultado. A tortinha de espinafre ficou uma delícia, com um leve sabor do milho.

INGREDIENTES

  • 1 xícara de farinha creme de milho
  • 1 xícara de farinha de arroz integral ou comum
  • 2 ovos inteiros
  • 1/2 xícara de óleo de canola
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/4 de colher de chá de noz moscada

RECHEIO

  • 200g de espinafre limpo, cozido e picado
  • 1 tomate pelado e picado
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho
  • 1 ovo cozido picado
  • 2 colheres de azeite
  • sal e pimenta à gosto

PREPARO

1.Coloque as colheres de azeite, doure o alho a cebola e refogue o espinafre. Em seguida adicione o tomate, sal, pimenta e por último adicione o ovo picado. Reserve.

2. No liquidificador coloque primeiro os ingredientes líquidos e depois os secos. Bata bem. A massa deve ficar com uma consistência cremosa, mas não firme demais. Ao virar o copo do liquidificador, ela deve escorrer facilmente.

3. Unte uma forma 20 x 20 cm rasa, adicione 2/3 da massa, coloque o recheio e por fim, cubra com o restante da massa. Leve ao forno médio pré-aquecido, para assar por 30 minutos. Quando a torta começar a dourar, ela deverá estar pronta. Sirva quente.

Dicas
  • Os recheios podem variar. Experimente fazer com um recheio de frango ao molho de tomates, carne de panela ou mesmo outros legumes. Uma excelente opção de variar o cardápio do dia-a-dia.
  • Se você não encontrar a farinha creme de milho, substitua pelo fubá mimoso, ou qualquer outra farinha de milho de textura fina.
  • Anúncio
    Compartilhe.

    Sobre o autor

    Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

    20 Comentários

    1. Luciane, tem como substituir o creme de milho por creme de arroz? O creme de milho não seria o amido de milho? Não encontrei em Curitiba pra comprar. Me responde "preciso" provar essa receita. Obrigada!

      • Cristiane,
        O creme de milho é uma farinha de milho bem fina, com textura semelhante a do polvilho. Acho que o ideal para substituição é o fubá, que ainda mantém as características do creme de milho, porém, um pouco mais grosso. abs

    2. Olá, fiquei muito contente por descobrir esdte site de ajuda, pois a mim ele esta ajudando e muito,pois tenho 02 filhos com IL e que já sofreram muito c/ isso e agora estou conseguindo controlar, pois aqui tem muita variedade de receitas e estão salvando meu menu, obrigada por vcs existirem e fazer esse trabalho maravilhoso, é de pessoas assim, interessadas com a saúde do brasileiro que o Brasil precisa!

      Cristina – Campínas- sp

    3. Olá Maria de Fátima,

      O foco do nosso site éa IL, mas também temos algumas receitas sem glúten (ou que podem ser adaptadas). Cadastre-se no site para que vc fique sempre por dentro das novidades, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

    4. Maria de Fáti on

      Sou mãe e sogra de Juliana sem glúten e Fernanda sem lactose….Gostaria de estar a par de receitas. Ainda bem que meu filho Marcelo e meu genro Paulo Roberto não tem problemas, mas gostam de acompanhar e fazer dietas tb para as esposas…. fico feliz de entrar em contato com vc… Agradecida, abraço.Fatima.

      • Luciane Baldo on

        Elaine,
        O creme de milho que usei nesta receita é da marca Nippon. Descobri que a empresa é daqui no DF, então não saberia dizer para qual regiões ela distribui seus produtos. Aqui eu comprei no supermercado Pão de Açúcar. abçs,

    5. Oi Flavia,meu filho tem uma alergia muito forte a proteina do leite e eu dou becel pra ele e ele nao tem nenhuma reação. Liguei para o fabricante e o mesmo me garantiu que não possui nada de leite e também descobri que a Nestle tem picolé e sorvete sem lactose. É o picolé Abracadabra e a linha de sorvete La Frutta.

    6. Flávia Soares on

      Oi…

      Minha filha é alérgica à leite e eu sempre procuro receitinhas aqui no blog mas eu já descartei várias que usam BECEL.

      É seguro usar BECEL??? Fiquei na dúvida de estar descartando receitas que poderia aproveitar em casa.

      Abraços e obrigada,

      Flávia

      • Olá Flavia,
        Essa é uma boa pergunta. A Becel, assim como outros cremes vegetais, não contém leite em pó em sua composição. Entretanto, vale ressaltar que há possibilidade desses cremes vegetais conterem quantidades mínimas de proteínas do leite, já que os cremes vegetais são fabricados no mesmo maquinário das margarinas que contêm leite em pó. Segundo profissionais da saúde, somente os casos de alergia severa ao leite poderão ter reações a esse tipo de alimento. Converse com o médico dela a respeito. Outra opção é substituir o creme vegetal por óleo. A proporção da substituição é de 2 colheres de óleo para cada colher de creme vegetal.
        abçs,

    7. Valeria de moraes on

      Olá adorei a receita da torta de espinafre. Mas meu filho tbm é alérgico a ovo. Teria como vocês me passarem receitas que não vai ovo. Agradeço deste já. Aguardo resposta. Obrigado……

    8. Amei a receita, se puder mandar por e-mail detalhes com marca e em que supermercado encontrou eu agradeceria.
      Também uso muito uma farinha de mandioca do norte e até agora só encontrei em um supermercado e de uma só marca.

    Deixe um comentário