Anúncio

Crianças com alergia ao leite ou ovo podem desenvolver alergia ao amendoim

18

Alergia ao amendoim

Os primeiros resultados de um estudo de mais de 500 crianças com alergia ao leite ou ovo sugerem que elas possuem maior risco de desenvolver alergia ao amendoim mais tarde na vida.

Os resultados aparecem na edição de maio do Journal of Allergy and Clinical Immunology. Estes são os primeiros resultados do corpo clínico do Consórcio de Pesquisa em Alergia alimentar (CoFAR), um dos principais programas de pesquisa em alergia alimentar dos Estados Unidos que reúne centros médicos de diferentes estados americanos.

Este é o primeiro estudo sistemático com o intuito de observar o desenvolvimento natural dessas três alergias alimentares em bebês. O estudo registrou bebês entre 3 e 15 meses de idade previamente diagnosticados com alergia ao ovo ou ao leite. Essas crianças serão acompanhadas até aos 5 anos de idade para verificar se a sua alergia ao leite ou ovos permanece ou não, e para avaliar se eles desenvolverão alergia ao amendoim.

Como parte da avaliação inicial das crianças, os pesquisadores do CoFAR mediram o nível de anticorpos IgE aos amendoins. Eles fizeram duas observações inesperadas: mais crianças apresentaram níveis elevados de anticorpos IgE aos amendoins que o esperado pelos pesquisadores, e algumas destas crianças têm níveis tão altos que eles já podem ser alérgicos ao amendoim sem seus pais estarem cientes disso. É importante lembrar, entretanto, que diferente do Brasil, o consumo de produtos à base de amendoim nos Estados Unidos é alto e o número de alergias em crianças americanas quase triplicou nesta última década.

Os pesquisadores estão incentivando  os pais de crianças com alergia ao ovo ou leite para conversar com seu médico antes de introduzir amendoim ou produtos derivados do amendoim na dieta da criança.

Referência:

SH SICHER et al. Immunologic features of infants with milk or egg allergy enrolled in an observational study (CoFAR) of food allergy. Journal of Allergy and Clinical Immunology. DOI: 10.1016/j.jaci.2010.02.038 (2010).

Imagem: SearchNetMedia

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

18 Comentários

  1. Olá meu filho tem 5 anos aos 4 anos descobrimos que ele tem intolerância a leite de animal e ovo.o médicos pediu que retirasse tudo que tivese leite e ovo da alimentação dele e nas urticaria na pele dele pediu que pra usar a pomada elidel graças a Deus deu certo meu filho ta bem.esta ate engordando….muito feliz

  2. Vanessa Alvarenga on

    Oi, meu nome é Vanessa, minha filha de 4 anos que desde os seus 10 meses de vida apresentou coceiras em locais quentes, onde existe a transpiração (como pescoço, dobrinhas dos braços, testa), fizemos três vezes os exames de sangue para tentar diagnosticar a causa, mas somente no último, feito há 1 mês, acusou a alergia ao ovo e ao leite de vaca (proteína), é possível mesmo que essa alergia seja a causa dessas coceiras, se elas apareceram faz tanto tempo e somente agora foi alterar o exame e os anteriores não?

    • juliana_nutri on

      Olá Vanessa,

      Muitos fatores podem alterar o resultado de exames de alergia, provocando um resultado falso-negativo, principalmente em crianças pequenas. Isso pode ter acontecido com a sua filha.

      Gde abraço,

      Juliana

  3. Ola td bem nome e Gisele meu filho Felipe 8 meses e alérgico a leite, ovo, farinhra de trigo, ante de descobri tinha alergia no rosto, perna, e branços fica vermelho um dia esta bom tem dia esta muito vermelho o medico pediu para eu fazer a dieta pq ele mama no peito eu passo passei alergia pra ele gostaria de saber ate com idade ele poder esta alergia, hj posso dizer que a pele esta otima devido remédio manipulado esta tomando obrigada pela atenção.

    • Olá Gisele,

      Enquanto vc estiver amamentando, vc precisa retirar da sua alimentação todos os alimentos que causam alergia no seu filho, assim como tb é necessário excluir completamente da alimentação dele, estes mesmos alimentos. Vc precisa ficar muito atenta aos produtos industrializados, que podem conter tais ingredientes, para evitar que os sintomas apareçam novamente. Para saber se a alergia vai melhorar, é necessário que ele faça corretamente a dieta de exclusão até pelo menos os 3 anos de idade, e a partir daí, o médico irá avaliar a possibilidade de re-introdução destes alimentos novamente. Mas não tente dar nada por conta própria,pois isso pode ser muito perigoso à saúde dele.

      Gde abraço,

      Juliana

  4. É possível que a alergia ao leite provoque fezes com sangue vermelho vivo em criança de 6 anos? E tendo esta criança feito colonoscopia e tendo sido registrada hiperplasia linfóide no íleo terminal e no colon, e o exame patológico determinou a infiltração de eosinófilo e ileite crônica moderada e retite crônica: é possível que a alergia ao leite provoque esse tipo de reação?

    • Olá Vanessa,

      O quadro que vc descreve pode ter como causa, dentre outras, a alergia alimentar, como a alergia ao leite de vaca. Mas é importante que o médico pesquise todas as possíveis causas.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Olá Betina,

      O único tratamento disponível é a dieta, ou seja, a exclusão total dos alimentos contendo leite e derivados e ovos. Em alguns casos a alergia ao leite regride, mas só mesmo fazendo os testes pra saber. Já a alergia ao ovo costuma durar a vida toda.

      Gde abraço,

      Juliana

  5. elisangela rosa on

    ola meu filho tem 9 meses e derepente começou a sair uma alergia nele. tipo ele coça o rostinho e fica a pele aspera como se fosse casca de laranja. mas nao esta em todo corpo é só no rosto e um pouquinho nos ombros. eu nao o levei ainda no medico pq acho que um remedio caseiro pode resolver o problema ou ate messmo um sabonete. vcs me confirmam?

    • Elisangela,
      É impossível saber a causa da alergia de seu filho só pelo seu relato. Muito cuidado com remédios caseiros, pois sem saber o que está causando esta reação alérgica, um remédio caseiro poderá somente causar prejuízos a saúde dele! Quando a alergia é causada por um determinado alimento, como o leite, ovos, e outros alérgenos, somente a retirada total do alimento é que irá suspender os sintomas alérgicos, mas esta retirada de alimentos deve ser sempre acompanhada por um médico e/ou nutricionista para que o seu filho não desenvolva carências nutricionais, já que ele tem apenas 9 meses. Leve seu filho a um médico o quanto antes para diagnosticá-lo corretamente. abçs,

  6. Olá Cristina,

    Muito oportuno seu alerta!
    Só é importante esclarecer que esses casos, como o do seu filho, não se trata de intolerância alimentar e sim de ALERGIA! Somente os carboidratos (açúcares, como a lactose presente no leite) causam intolerância, pois o organismo não possui a enzima necessária a sua digestão. As proteínas é que sempre estão implicados nos casos de alergia alimentar e que podem se apresentar, entre outros sintomas, com otites, pneumonias de repetição, sintomas respiratórios diversos, etc…

    Gde abraço,

    Juliana

  7. Olá sou mãe de um rapaz com intolerância à proteina do leite, a partir daí e de 15 anos sem diagnóstico, passei a verificar cada vez mais e mais essa mesma alteração em varios pacientes ! Sou audiologista do INES e estou verificando cada vez mais alteraçoes auditivas com intolerâncias alimentares. O fato é tão sério e tão pouco valorisado, ou pesquisado, que tenho recebido adolescentes já com surdez, otites, zumbidos etc… Fica aqui o alerta !

  8. Olá Sérgio,

    Sinceramente eu desconheço esta "vacina", mas acredito que o médico não seria irresponsável a ponto de indicar um tratamento que não tivesse nenhum fundamento científico. Converse com ele a respeito e se for o caso, procure uma segunda ou terceira opinião.

    Gde abraço,

    Juliana

  9. Oi! meu filho tem 3 anos e tem alergia a leite de vaca. A pele dele fica áspera e coça. Levei-o no arlegista e ele me recomendou uma vacina caseira que é a base de leite. Eu devo dar uma gota de leite diluído em água, uma vez por dia. Depois é para ir aumentando a dosagem gradativamente até ele tomar um copo de leite por dia. Não sei o que fazer, será que funciona, dar leite a uma pessoa que tem alergia ao leite? Obrigado…

  10. olá, meu filho de 3 anos é alergico a leite de vaca (alv). Por que o ovo faz mal a ele, se ele não é intolerânte a lactose(il)? Gostaria de alguma informação. Muito obrigada.

    • Carla, a matéria fala que crianças que possuem UMA DAS alergias (ou ao leite ou ao ovo) podem também desenvolver alergia ao amendoim. Sendo assim, se seu filho tem ALV não significa que ele desenvolverá alergia ao ovo, apesar de haver alguns casos de crianças com ambas alergias.

Deixe um comentário