Anúncio

Tortinha de banana com canela

3

Esta receita foi enviada pela Miriam Lindgren, leitora do Semlactose. Achei essa receita ótima, pois além do simples preparo é possível criar algumas versões salgadas que devem ficar uma delícia para um lanche ou até mesmo para uma entrada.

Sobre o Pão Folha

A tortinha de banana é elaborada com pão folha. Para quem não conhece, o pão folha é de origem árabe e se assemelha ao pão sírio, porém muito mais fino e geralmente maior. Ele é o pão utilizado nos famosos Wraps. Infelizmente ele não é simples de ser encontrado em qualquer supermercado. A dica é procurar pelo produto em lojas de produtos árabes ou você pode fazer o seu próprio pão folha usando esta receita. (se vc quiser um pão folha isento de proteínas do leite, sugiro substituir a manteiga indicada na receita por 3 colheres de óleo). Para quem for comprar o pão folha, verifique seus ingredientes antes do consumo.

INGREDIENTES

  • 1 banana prata madura
  • 2 colheres de chá de creme vegetal
  • 2 fatias de pão folha (tamanho pequeno)
  • açúcar e canela para polvilhar

PREPARO

  1. Pré-aqueça o forno a 280º graus.
  2. Corte a banana ao comprido e divida-a em 4 pedaços. Coloque dois pedaços de banana sobre uma folha de pão. Salpique com açúcar e canela em pó à gosto.
  3. Enrole o pão como se fosse uma panqueca e espalhe uma fina camada de creme vegetal na parte externa do pão. Repita a operação para fazer a segunda tortinha.
  4. Coloque no forno por cerca de 5 minutos ou até que fique com uma cor dourada. Sirva quente.
Dicas
  • Se quiser melhorar a aparência das tortinhas,  salpique açúcar e canela antes de servir. Você pode substituir a banana por maçã ou combinar mais de uma fruta no recheio.
  • Existe também a possibilidade de fazer uma versão salgada com recheio de frango desfiado ou presunto com peito de peru, temperados com azeite, orégano e alecrim. Fica uma delícia!

 

Colaboração (imagem e receita): Miriam Lindgren

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

3 Comentários

  1. DARCILENE CONCEICAO on

    Gostaria de dizer que estou muito feliz em receber os emails de vcs.
    Pra mim é muito satisfatório recebê-los.

    Muito Obrigada!

Deixe um comentário