Anúncio

Cuca alemã recheada

15

Quando estamos distantes da nossa terra natal, bate a saudade daquelas coisas gostosas que estávamos acostumados a saborear desde criança. Para os gaúchos, a lembrança de um pedaço de cuca quentinha, recém saída do forno, sempre dá água na boca.

Fazer a cuca, apesar de os ingredientes serem bastante simples, não é para principiantes. Primeiro eu precisava de uma boa receita, depois testá-la para ver como poderia adaptá-la para ficar isenta de lactose. Minhas primeiras tentativas foram frustradas, mas finalmente, depois de ler e reler diversas receitas, cheguei a uma que ficou super gostosa e linda, com o caldo dos morangos quentes se misturando com a farofa doce.

INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 600 g de farinha de trigo branca
  • 1 sachê de fermento biológico para pão
  • 1/2 xícara de açúcar demerara
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de creme vegetal
  • 1 xícara de água morna

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

  • 150 ml de leite de coco
  • 100 g de açúcar de confeiteiro
  • 200 g de morangos picados

Como preparar o recheio:

Em uma panela pequena, coloque o leite de coco e o açúcar de confeiteiro e mexa sempre até engrossar. Deixe esfriar e reserve.

INGREDIENTES PARA A FAROFA

  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de creme vegetal refrigerado

Como preparar a farofa:

Misture bem os ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma farofa.

PREPARO DA CUCA

  1. Coloque todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, sal, fermento) em um recipiente e misture bem. Acrescente o creme vegetal derretido e logo em seguida, acrescente, aos poucos, a água morna, misturando a massa com as mãos. Quando você tiver terminado de colocar a água morna, sove bem a massa até ela soltar das mãos. Caso ela ainda esteja grudando nas mãos, adicione um pouco mais de farinha.
  2. Deixe a massa descansar na vasilha, coberta com um pano, até ela dobrar de volume (em torno de 30 a 40 minutos). Divida a massa em duas e abra as duas partes em um retângulo do tamanho da forma que você irá utilizar. Para esta quantidade de massa, sugiro usar uma forma 30 x 20 cm com altura de 5 cm, pois a massa cresce bastante.
  3. Unte e enfarinhe a forma, coloque a primeira parte da massa e cubra com a calda de leite de coco e metade da quantidade de morangos. Coloque a outra parte da massa por cima, cubra com o restante dos morangos e por último, espalhe a farofa.

Aqueça o forno por 10 minutos a 180 graus  e asse a cuca por 40 minutos. Deixe esfriar e sirva com chá, café ou suco de frutas.

Dicas
Você pode congelar a cuca em fatias. Para aquecê-la, basta colocar as fatias congeladas no forno elétrico ou no microondas.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

15 Comments

  1. Gostaria de saber que manteiga é essa que não tem lactose, qual o nome pois não conheço. Gostaria de saber sobre manteiga , margarina, etc…

  2. Valéria,

    Para substituir o açúcar pelo adoçante vc deve usar o adoçante em pó, próprio para uso culinário e seguir as orientações da embalagem do produto para fazer a substituição na medida certa.

    Sobre a farinha integral, eu sugiro que você substitua apenas 300g de farinha branca por farinha integral para que a cuca continue macia.

    Abçs,

  3. Pessoal,

    Como opção também, há o chocolate sem lactose da marca Pan, o qual sempre consumo. Ele é muito gostoso e na minha opinião é um dos melhores!

    Sei que para a Páscoa eles também fabricam ovos sem lactose.

  4. Oi, tenho intolerancia a lactose, não posso consumir nada dos derivados de leite, descobri a uns 3 anos atras, e eu sou doida por queijo, mas o queijo de soja é horrivel, parece uma esponja, não gostei e adoro fazer receitas, mas a maioria delas leva derivados do leite. Queria receber receitas de vocês. Ficarei muita grata, atenciosamente.

  5. Gostaria de saber se existe no mercado algum tipo de margarina que não possua em sua fórmula, leite, leite em pó, derivados de leite e nem ácido lático. Meu filho tem intolerância muito forte, e não pode comer nada que possua esses ingredientes. Obrigada.

  6. Oi bom dia eu descobri que tenho intolerância a lactose a pouco meses tenho algumas dúvidas o queijo de bufala tem lactose e o de cabra também têm ?

    obrigada

Deixe um comentário