Anúncio

Bolo de limão e framboesa

10

Essa receita é da Emiglia, uma cozinheira de mão cheia que escreve o blog Tomato Kumato.

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 ¼ xícaras de iogurte de soja
  • 1  xícara de açúcar
  • 1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro
  • 3 ovos
  • 2 colheres de chá de raspas de limão
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1/3 xícara de suco de limão
  • 1/3 xícara de geleia de framboesa, aquecida com um pouco de água para ficar com consistência mais líquida

PREPARO

  1. Em um recipiente coloque a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Em outro, coloque as raspas de limão, os ovos, o iogurte e a baunilha. Misture ligeiramente os ingredientes líquidos e adicione-os aos poucos aos secos. Por último, adicione o óleo vegetal à massa vagarosamente até torná-la homogênea.
  2. Despeje metade da massa em uma forma retângular de formato de pão de forma, untada e enfarinhada. Adicione a geléia de framboesa e despeje por cima o restante da massa. Asse o bolo em forno pré-aquecido em temperatura de 180 graus por 30 minutos ou até ficar dourado mais escuro.
  3. Enquanto isso aqueça 1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro e o suco de limão até o açúcar dissolver por completo. Reserve.
  4. Quando o bolo estiver pronto, deixe esfriar por uns 10 minutos, retire-o da forma e despeje a calda de limão do bolo ainda quente.

 

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

10 Comentários

  1. Marilane Anita Galva on

    Olá, meu esposo é intolerante à lactose e isso tem dificultado bastante a forma de alimentação aqui em casa, e esta ajuda é de muita importancia, por isso continuem a publicar essas receitas maravilhosas.

  2. obs: O link acima é da reportagem para preparar iogurte com leite de baixa lactose.

    Este iogute pode ser feito, da mesma maneira, com o leite de soja, ok?

    Na própria embalagem do Biorich vem sugerida a produção do iogurte com leite de soja.

  3. Oi pessoal,

    para os que perguntaram sobre os iogurtes de soja tenho algumas respostas..

    Só conheço onde encontrar aqui em Santo André, onde moro. Na COOP eu já vi para vender o iogurte de soja Naturis – da batavo. Esse iogurte tem sabor pêssego e frutas vermelhas (eu particularmente não gostei do sabor)
    http://www.batavo.com.br/produto.cfm?codigo=569

    O iogurte natural de soja eu nunca vi para vender, mas ele pode ser feito em casa! Vou colocar o link para uma reportagem nossa mais antiga, ok?
    http://semlactose.com/index.php/2009/09/27/io

    Espero ter ajudado!

    um abraço

    Ana Claudia

  4. Olá Vera,

    A substituição dependerá do tipo de receita e ingrediente. No caso desta receita onde o ingrediente é o iogurte de soja, você pode elaborar um iogurte com leite baixa lactose utilizando uma cultura de lactobacilos e obterá um iogurte com praticamente 0% de lactose. Veja nossa matéria sobre o assunto em http://semlactose.com/index.php/2009/09/27/io…. Para substituir o leite de soja, por exemplo, vc pode usar o leite baixa lactose ou os leites vegetais de arroz, aveia ou amêndoas.

    Abçs,

  5. Gostaria de saber como substituir a soja das receitas, pois, além da intolerância à lactose, não posso consumir soja.
    Aguardo resposta.
    vera.

  6. Minha filha têm galactosemia e na cidade onde moramos é muito dificil encontrarmos produtos tipo o iogurte de soja, gostaria que vcs publicassem endereços onde posso compra- los. obrigada.

  7. Willian,
    Obrigada! Para vcs acompanharem todas as novidades publicadas aqui no Semlactose, registrem-se para receber nossas matérias por email.

    Abçs,

  8. Willian Cezar Sutil on

    Por favor continuem a publicar essas receitas, minha esposa descobriu que é intolerante e vocês não têm ideia de quanto têm sido de ajuda as suas receitas. Muito boas!

Deixe um comentário