Anúncio

Rocambole de Natal

2

A convite do Semlactose, Stefanie Shprecher, da Steffi Confeitaria, preparou para nós um rocambole sem leite e sem soja.

Conversando com Stefanie ela nos conta um pouco sobre seu trabalho e sobre a idéia de abrir a Steffi Confeitaria.

Semlactose: Quando você iniciou seu trabalho na área de confeitaria?

Stefanie: Desde pequena, a cozinha sempre foi uma paixão para mim. Sou formada em Administração Hoteleira e realizei cursos no Institut Vatel em Nîmes, no sul da França e na Escola de confeitaria do Instituto Mausi Sebess na Argentina.

Semlactose: Quando surgiu a ideia de abrir sua confeitaria?

Stefanie: Após ter trabalhado em diversas cozinhas, tanto em hotéis como em restaurantes, descobri que a confeitaria é a área que mais me atrai. Uma viagem a Europa acabou me inspirando a abrir a Steffi Confeitaria, pois acho que falta em São Paulo confeitarias que sigam a linha artesanal.

Semlactose: você planeja incluir tortas sem lactose entre suas opções?

Stefanie: Fui surpreendida com o convite do Semlactose para desenvolver uma receita para este Natal. Gostei muito de ter feito essa matéria e acredito que este é um nicho interessante, que merece atenção e pode ser mais explorado. Se houver demanda por tortas sem lactose, posso vir a produzí-las futuramente.

Abaixo Stefanie explica passo a passo como preparar o seu Rocambole de Natal.

INGREDIENTES

Para a massa

  • 6 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 6 colheres de sopa de farinha
  • 6 claras
  • 6 gemas

Para a cobertura de merengue

  • 2 claras
  • Calda em ponto de bala mole (125gr de açúcar +50 ml de água)

Para o recheio

  • Geleia de damasco ou qualquer outra a escolha

Para decorar

  • Cerejas em calda
  • fios de ovos

PREPARO

  1. Coloque 6 claras na batedeira. Bata até começar a espumar e logo em seguida acrescente o açúcar peneirado pouco a pouco.  Assim que a mistura estiver bem firme, junte as 6 gemas uma a uma e desligue a batedeira. Adicione a farinha de trigo peneirada à massa e incorpore-a delicadamente com o auxílio de uma colher.
  2. Pré-aqueça o forno a 160 graus. Unte e enfarinhe uma forma de 24 x 36 cm e despeje a massa. Asse-a até adquirir um tom dourado, aproximadamente durante 20 min. Desenforme a massa sobre um pano de prato úmido e dê a forma ao rocambole enrolando-o delicadamente. Acrescente a geléia de damasco ao enrolar o rocambole.
  3. Para o merengue, coloque a água e o açúcar em uma panela e faça uma calda de açúcar em ponto de bala mole ou até atingir 103 graus. (Dica: lembre de nunca mexer a calda enquanto ferve, pois o açúcar irá cristalizar). Bata as 2 claras na batedeira. Quando começar a espumar levemente despeje a calda de açúcar, num fio, sobre as claras, batendo em velocidade mínima. Uma vez incorporada toda a calda, bata na velocidade máxima, até que esfrie por completo. O merengue estará no ponto quando formar um bico no batedor de arame. Esta variedade de merengue é a mais recomendada para a decoração de bolos.
  4. Decore o rocambole com o merengue e finalize com as cerejas e fios de ovos.
Steffi Confeitaria
São Paulo-SP
11-9972.6916
stefficonfeitaria@gmail.com
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

2 Comentários

  1. Olá Maria Vânia,

    não fique triste, infelizmente devido as restrições alimentares não podemos comer de tudo, mas ainda podemos comer muitas coisas gostosas!

    Você já viu a receita do bolo de chocolate trufado?

    http://semlactose.com/index.php/2009/07/10/bo

    Este bolo é uma delícia e não tem leite e nem ovos!

    As intolerâncias/alergias a ovos, gluten, amendoim, etc não são o nosso foco, mas sempre que possível disponibilizamos receitas que sirvam para todos!

    Quanto tiver um tempo clique na barrinha " receitas " no topo da página e descubra os posts antigos! Te garanto que tem muita coisa interessante!

    Um abraço

    Ana Claudia

  2. Maria Vânia Ba on

    Fiquei muito triste quando vi os ingredientes do rocambole, pois leva ovo. Gostaria de uma receita que não tivesse nenhum derivado do leite, nem ovo, nem gema, nem clara.

Deixe um comentário