Anúncio

Pãezinhos de mandioquinha com batata

20

Esses pãezinhos não ficam devendo nada ao verdadeiro pão de queijo…Grandes ou pequenos, recheados ou puros, são uma delícia no café da manhã ou no lanche da tarde.

INGREDIENTES

  • 2 tabletes de fermento biológico (seco) ou 1 pacotinho de fermento biológico em pó (próprio para pães e massas, equivalente aos 2 tabletes de fermento seco)
  • 1/2 xícara de água morna
  • 100g de creme vegetal
  • 1 batata média, cozida e amassada
  • 3 mandioquinhas médias, cozidas e amassadas (aproximadamente 400g)
  • 2 ovos
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 600g de fécula de mandioca
  • 1 gema de ovo (para pincelar por cima)

PREPARO

  1. Descasque a batata e as mandioquinhas e coloque para ferver em uma panela com água. Quando estiverem bem macias, retire-as da panela e passe-as pelo espremedor de batatas.
  2. Coloque a água morna em uma tigela grande e adicione o fermento e o açúcar. Misture e aguarde 10 minutos para que o fermento cresça.
  3. Depois de crescido, adicione a batata e a mandioquinha amassadas, os ovos inteiros, o creme vegetal, o sal e 2 xícaras de fécula de mandioca. Misture tudo muito bem e vá acrescentando aos poucos mais fécula de mandioca até obter uma massa lisa e macia, que não esteja grudando nas mãos.
  4. Divida a massa em bolinhas, grandes ou pequenas, como preferir. Coloque os pãezinhos em uma forma untada e enfarinhada e deixe a massa descansar por 1 hora. Ela irá dobrar de tamanho.
  5. Caso queira rechear, coloque a massa na palma da mão e afunde com o dedo polegar. Coloque o recheio e feche novamente a bolinha.
  6. Pincele por cima com a gema do ovo.
  7. Asse em forno pré-aquecido em 180ºC  por 25 minutos ou até os pãezinhos ficarem dourados.

Colaboração (imagem e receita): Ana Claudia Frederico

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC de Campinas, Ana Claudia também desenvolve trabalhos de paisagismo.“A descoberta da intolerância à lactose trouxe uma grande transformação na minha vida. Minha dieta (com muito leite e derivados) mudou radicalmente. Curiosidade, criatividade e paixão pela culinária me ajudaram a descobrir coisas novas e tornar a vida cada dia um pouquinho mais gostosa. O Semlactose fez e faz parte dessas novas descobertas e espero ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos.”

20 Comentários

    • Olá Carla,

      Não temos como enviar receitas individualmente, infelizmente.
      De uma olhada em nossas receitas publicadas e cadastre-sem em nosso site, para ser informada das novidades, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  1. Gente, me desculpem mas fiz e não achei a receita muito saborosa não, ficou um pão de queijo com gosto de nada ( segui a receita a risca) Bom não sei se vcs conhecem mas eu tenho uma receita de pão de batata bem parecida com essa q fica mais parecida com pão de queijo e bem mais saborosa !!Ela está disponível na internet pesquisar em "pão de batata (imita um pão de queijo)"
    Abraços!

  2. Vanderléa Que on

    Fiquei muito interessada na receita pois tenho intolerância à lactose. Gostaria de saber o que é mandioquinha? Entendi que é uma cenoura que chamamos de barôa.

  3. Oi Beatriz!

    Eu não tentei congelar, porque eles acabaram assim que sairam do forno!

    Eu acredito que fiquem bons, melhor ainda se forem aquecidos no forno elétrico ou a gás.

    Essa receita foi baseada na receita do pão de batata, e como ele pode ser congelado, acredito que este também!

    Depois nos conte se deu certo!

    Um abraço

    Ana Claudia

    ps: link para a receita do pão de batata
    http://www.semlactose.com/index.php/2008/04/18/pa

  4. Olá!!! A receita parece deliciosa… Vou tentar fazer esta semana 🙂 Gostaria de saber se é possível congelar os pãezinhos depois de assados, para comê-los em outra ocasião (no trabalho, por exemplo, como lanche rápido da tarde). Se sim, alguém já tentou esquentá-los no micro-ondas? Ficou bom?

    Não vejo a hora de experimentá-los… Fazer lanche na rua deixa-nos (os intolerantes à lactose) sem muitas opções de salgado…

    Obrigada!!!

  5. Oi Karlla

    A quantidade de óleo é mais ou menos a mesma que a da margarina derretida.

    Eu refiz a receita hoje usando o óleo e 1/2 xícara foi suficiente! ( A "meia xícara" aqui de casa equivale a 100ml de óleo).

    Boa sorte!

    Depois nos contem como ficou!

    Um abraço

    Ana

  6. Que maravilha esta receita! Sem glúten e sem lactose, é tudo o que eu preciso para preparar um bom lanche para mim e minha família! Tenho intolerância a lactose e minha filha é celíaca.

Deixe um comentário