Anúncio

Crepe Suíço

18

O Crepe Suíço é simples de fazer, com ingredientes que facilmente temos em casa. Os recheios podem variar de acordo com o gosto de cada um e pode ser adaptado para ficar isento de leite.  Para você fazer os Crepes Suíços é necessário ter a forma caseira, específica para este tipo de crepe. Você encontra essas formas em supermercados e lojas de utensílios para o lar. Os crepes desta receita foram feitos em forma dupla, aquecidos no fogão.

INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 250 ml de leite de soja
  • 200 g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 ovo
  • ½ colher de chá de fermento em pó
  • Óleo para untar a forma

PREPARO

Bater todos os ingredientes no liquidificador. O fermento em pó deve ser colocado por último e misturado somente com o “pulsar” do liquidificador. Deixar descansar por 30 minutos.

Dica: A massa do crepe de palito é mais consistente que a massa da panqueca ou crepe comum.

RECHEIO

Espete o recheio de sua preferência em um palito de churrasco. Você pode cortar os ingredientes em cubinhos para criar um recheio com diferentes sabores no mesmo crepe. Use sua criatividade e os ingredientes que tiver à mão para criar recheios saborosos. Abaixo estão algumas dicas tentadoras:

Sugestões salgadas:

  • Queijo sem lactose com tomates secos e manjericão
  • Queijo sem lactose com presunto e orégano
  • Camarão com cubos de tomate fresco
  • Cubos de carne, salsicha ou salame

Sugestões doces:

  • Chocolate sem lactose com morangos
  • Goiabada com queijo sem lactose
  • Frutas da estação ou frutas em calda

MONTAGEM DO CREPE

  1. Unte a forma com óleo e aqueça na chama do fogão por 6 minutos, 3 de cada lado. (Caso você tenha uma máquina de crepes, siga as instruções do manual).
  2. Coloque na forma o palito com os recheios espetados e acrescente um pouco de massa.
  3. Feche a forma e vire de lado. Complete com mais recheio se for necessário.
  4. Deixe a forma na chama forte até a massa ficar dourada de ambos os lados. Leva em torno de 4 minutos pra ficar pronto.
Dicas
  • Lembre-se de untar a forma a cada novo crepe que você fizer.
  • Se você usar ingredientes que não são possíveis de serem espetados no palito, coloque um pouco de massa na forma, os ingredientes por cima, o palito no centro do crepe e preencha com massa para cobrir o recheio e o palito.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC de Campinas, Ana Claudia também desenvolve trabalhos de paisagismo.“A descoberta da intolerância à lactose trouxe uma grande transformação na minha vida. Minha dieta (com muito leite e derivados) mudou radicalmente. Curiosidade, criatividade e paixão pela culinária me ajudaram a descobrir coisas novas e tornar a vida cada dia um pouquinho mais gostosa. O Semlactose fez e faz parte dessas novas descobertas e espero ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos.”

18 Comentários

  1. Nilza, costumo substituir a farinha de trigo por FSG ( farinha sem gluten ) da marca Aminna ( http://www.aminna.com.br). Já testei em várias receitas e deu certo, apenas vai uma quantidade maior de FSG do que o trigo. Essa receita de crepe ainda não fiz, mas vou testar!

  2. Lecir,

    Há certamente outros queijos sem lactose, ou pelo menos com um baixo teor de lactose. A questão é que os fabricantes não informam o teor de lactose de seus queijos, dificultando a vida do consumidor. Procure por queijos maturados, como o parmesão e entre em contato com o SAC do fabricante solicitando que ele lhe informe sobre o teor de lactose no queijo. Acredito que se todos nós insistirmos em solicitar essa informação, os fabricantes ficarão mais atentos e preparados para atender as nossas necessidades.

    Abçs,

  3. Oi Lecir,

    veja a nossa reportagem sobre o queijo minas sem lactose da Carnielli.

    Eu normalmente compro deles por sedex! (Compro, corto em alguns pedaços e congelo! Assim quando eu preciso eu tiro pedaços pequenos!)

    Esses queijos de ovelha do sul realmente são caros, esse ai é um pouco mais em conta e é gostoso!

    http://www.semlactose.com/index.php/2008/04/01/qu

    abçs, Ana

  4. Ionara,

    Você pode usar o leite integral normal, ou baixa lactose. As nossas receitas são sempre elaboradas para pessoas com intolerancia à lactose e por isso a indicação do uso do leite de soja ou baixa lactose, mas ele pode ser elaborado com outros tipos de leite tb.

    abçs,

  5. Angélica Krel on

    Monica!

    Qual a quantidade a mais que tu usa nas receitas quando utiliza a FSG (Farinha sem Glúten)

    Gostaria de fazer crepes e panquecas sem glúten, mas não sei a quantidade que uso já que a farinha é diferente da farinha de trigo.

    Desde já, obrigada!

    Abraço!

Deixe um comentário