Anúncio

Brigadeiro no copo

26

Esta semana nós vamos publicar três receitas que utilizam como base o leite condensado caseiro baixa lactose. A primeira da lista é o brigadeiro de copo.

INGREDIENTES:

  • 350g de leite condensado baixa lactose (pode ser substituído por leite condensado de soja)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de creme vegetal

PREPARO:

  1. Leve ao fogo todos os ingredientes e mexa bem até o fundo desgrudar-se da panela. A consistência do doce não será tão firme quanto a de uma brigadeiro tradicional.
  2. Deixe esfriar e logo após coloque em potinhos ou pequenos cálices.
  3. Para enfeitar, você pode adicionar cacau em pó ou açúcar de confeiteiro.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

26 Comentários

  1. A minha filha é um pouco alergica a lactose e eu tenho introduzido na alimentação dela a mussarela de búfala que ele tem aceitado bem. Segundo a nutricionista esta mussarela possui baixo teor de lactose. E a manteiga de bufala? Será que posso esperimentar?

    • Olá Fátima,

      É alergia às proteínas do leite ou intolerância a lactose o que sua filha tem? É sempre muito importante ressaltar que não existe alergia a lactose e que esta denominação causa muita confusão, inclusive entre os profissionais de saúde e so prejudica o tratamento das duas situações, colocando em sério risco quem é alérgico às proteínas do leite! Assim, antes de qq coisa, é importante vc esclarecer isso com o médico e com a nutricionista da sua filha, e seguir as orientações dos mesmos, ok? Com relação à sua dúvida, as manteigas de um modo geral, são feitas somente com a gordura do leite e o teor de lactose é muito baixo, independente de ser de leite de vaca ou de búfala.

      Gde abraço,

      Juliana

  2. Olá, faço curso no Senac de nutrição, e o nosso trabalho é sobre intolerância a lactose. E me interessei pelo brigadeiro, e gostaria de saber alguma marca sobre o chocolate que posso comprar e sobre o leite condensado, pois farei a receita. Adorei o site e tem sido muito últil para mim e para o meu grupo.

    abraços e parabéns…….

    • Renata,
      Você pode usar o cacau em pó, que geralmente contém apenas cacau e açúcar. Você pode usar o cacau em pó da Nestlé, da Garoto, mas há outras marcas tb. O leite condensado desta receita é caseiro, portanto vc pode usar os ingredientes mencionados, ok?

      abçs,

  3. O leite condensado de soja tem uma textura muito semelhante ao do leite condensado tradicional. Em princípio o brigadeiro deveria dar o ponto certo com a receita comum de brigadeiro. Mas se vc não consegue dar o ponto é possível adicionar 1 a 2 colheres de sopa de leite de soja em pó ou 1 colher de sobremesa de amido de milho para dar o ponto mais firme que vc precisa.

    abçs,

  4. Maria Aparecida Dutr on

    Olá

    O leite condensado de soja, o creme de leite de soja, as margarinas citadas Qualy, Becel, o chocolate sem lactose, servem para quem tem alergia às proteínas do leite e não apenas intolerância à lactose?

    Abraços

    Cida

  5. Olá, gostaria de saber quais os tipos de queijo com baixo teor ou isentos de lactose. E gostaria de saber quais os sintomas da alergia da proteina do leite são os mesmos para quem tem falta de lactase??

    abraço

  6. Olá Larissa,

    Aproveitando o que a Luciane falou, é possível que vc tenha ALV (alergia às proteínas do leite de vaca) e não IL, já que vc afirma que passava mal com a manteiga. No processo de fabricação da manteiga, uma pequena porção das proteínas pode permanecer junto com a gordura. E as proteínas, mesmo em quantidades insignificantes, ao contrário da lactose, podem desencadear fortes reações alérgicas, que em alguns casos, apresentam sintomas bem semelgantes aos da IL. de qq forma, é importante conversar com um especialista para uma avaliação mais precisa do seu caso.

    Gde abraço

  7. Larissa,

    A fabricação de produtos lácteos segue diferentes processos. Digamos que a matéria prima inicial, o leite, seja "separado" e dele sejam utilizadas diferentes partes para o preparo de um produto lácteo. No caso da manteiga, praticamente 98% do produto é apenas gordura do leite. A lactose, que está presente no soro do leite, acaba sendo dispensada. Por isso o teor de lactose de manteigas ser tão baixo. Algo semelhante ocorre no processo de fabricação de queijos, com a diferença que a eles são adicionados diferentes culturas de microorganismos que ao longo do processo de maturação do queijo, consomem grande parte da lactose presente, tornando assim muitos queijos isentos de lactose.

    É dificil afirmar se sua IL é forte. O ideal seria conversar com um médico ou nutricionista e relatar que outros alimentos vc estava ingerindo junto com a manteiga para avaliar se seria um problema relacionado estritamente a IL ou a alguma outra patologia.

    Abçs,

  8. Larissa Mendes on

    Não entendi quando você falou que a manteiga tem baixa lactose, já que a manteiga não é derivada do leite? Eu descobri que tinha intorelância a lactose, quando comia manteiga e passava muito mal. Será porque a IL que eu tenho é forte?

    • Compre a margarina Becel da tampa azul, está eu tenho certeza que não tem lactose, pois eu liguei no sac da empresa e meu filho que tem alergia a lactose usou e não teve reação nenhuma.

  9. Sobre o creme de soja…

    Já uso há um bom tempo, pois sou viciada em strogonoff e demais pratos com creme de "leite". O da Naturis não é ruim, mas é bastante doce (eu tinha que colocar muito sal para compensar, o que não é saldável). A Nestle tinha um creme de soja na sua linha Sollys que era perfeito para pratos salgados, pois não era doce. Eu era cliente assídua… mas tiraram da linha de produção. Enviei e-mail esta semana reclamando e eles agradeceram a minha informação e disseram que vão estudar a demanda do mercado. Portanto sugiro a todos que solicitem a volta de tal produto… pois facilita muito a nossa vida!!

    Na minha opinião falta informação por parte dos fabricantes e até comerciantes do potencial de mercado dos produtos sem lactose e acredito que também falte informação aos intolerantes e alérgicos sobre o leque de opções de que dispomos. Aliás, o blog está de parabéns no quesito informação aos intolerantes e etc…. quem sabe possa tomar a frente na conscientização dos produtores e comerciantes também! Obrigada por enquanto!

  10. Olá Deusdete!

    O foco do Semlactose são as receitas isentas de lactose, das quais muitas acabam sendo indicadas também para quem é alérgico às proteínas do leite. Se tivermos oportunidade, postaremos outras receitas, isentas dos ingredientes q vc mencionou, ok?

    Gde abraço.

  11. Elaine Cordeiro on

    Adorei conhecer esse site…pois decobrimos que meu filho é portador da doença de Chron e não pode de jeito nenhum ingerir leite e derivados. A margarina que eu achei sem lactose foi da Vigor.

  12. Laís,

    Nós recebemos recentemente informação sobre a análise de manteigas de 2 fabricantes brasileiros. Em uma delas, a análise acusou 0,5% de lactose e a segunda empresa não detectou a presença de lactose em seu produto. Ambas não autorizaram a publicação dos seus nomes, por isso não podemos informar as marcas, mas acredito que o processo de fabricação de manteigas segue padrões muito semelhantes e podemos inferir que os produtos que temos disponíveis no mercado seguem este mesmo padrão em relação ao teor de lactose. Sobre as margarinas, nós ainda não recebemos nenhuma análise química até o momento, mas em breve vamos ver se conseguimos e assim podemos publicar mais informações aqui no Semlactose.

    Creme de soja? Eu sugiro você experimentar o creme Batavo Naturis. O sabor é ótimo.

    Abçs,

  13. Queria parabenizar a premiação mais do que merecida. Afinal, trata-se de um site muito bem elaborado, com linguagem fácil e dinâmica que serve tanto pra informar, atualizar e fazer trocas de informações sobre um assunto muito atual. Obrigada duplamente como mãe de crianças com alergia ao leite, intolerante a lactose e pediatra, me sinto totalmente à vontade com vcs…

  14. Boa tarde, fiquei muito confusa com a informação dada sobre a manteiga conter valores minimos de lactose, eu sempre achei que a manteiga tinha mais lactose que a margarina! Vocês tem certeza disso?

    Outra coisa, estou louca atrás de creme de leite sem lactose (creme de soja) bom, pois o que comprei da elege é muito doce!

    Beijos e obrigada

    Laís

  15. deusdete ribeiro on

    Gosto muito de sua página, leio todos os assuntos relacionados com alergias, só gostaria que tivesse receitas não apenas sem leite, mais tambem sem ovos, soja e trigo, pois tenho uma filha com alergia a tais alimentos. obrigada

  16. Cibelle,

    Conheço pelo menos 3 marcas de margarina sem leite em sua composição: Soya, Qualy Vita e Becel original. No entanto, é importante que você entre em contato com o SAC dos fabricantes e pergunte se o produto é fabricado no mesmo maquinário por onde passam também outros produtos que levem leite. Por exemplo, sei que a linha Qually possui diversos sabores que contêm leite em sua composição. A Qualy Vita é a única que não contém. No entanto, se ela é fabricada no mesmo maquinário, ela pode sofrer uma contaminação cruzada. Como seu filho possui uma alergia muito forte, apenas traços de leite são suficientes para desencadear processos alérgicos.

  17. Qual o nome da margarina que não contém leite ou derivados em sua composição ou algo que substitua? pois meu filho tem uma alergia muito forte e nao pode ter nem o contato com leite.

Deixe um comentário