Anúncio

Leite condensado baixa lactose

49

Quando Ana Cláudia Frederico enviou essa receita ao Semlactose, confesso que fiquei curiosa para ver qual seria o resultado. Leite condensado é uma importante base para doces e o fato de ainda não termos esse produto (à base de leite animal) com baixa lactose disponível no mercado poderia ser uma ótima oportunidade para experimentá-lo. O resultado? Uma delícia!

A receita é bastante simples, só é necessário um pouco de paciência, pois o ponto do leite condensado demora a chegar. Em compensação, a receita rende aproximadamente 2 latas de leite condensado e você pode conservá-lo no refrigerador por até uma semana.

Como a própria leitora nos comenta, a receita fica entre um leite condensado e um doce de leite. A cor lembra o doce de leite, mas a textura fica um pouco mais líquida que o leite condensado. No entanto, quando esta base vai novamente ao fogo para a preparação de outros doces, ela tende a engrossar um pouco mais.

INGREDIENTES:

  • 1 litro de leite baixa lactose
  • 500 g de açúcar
  • 4 colheres de sopa de maizena
  • 1 colher de sobremesa de creme vegetal

PREPARO

  1. Coloque o leite e o açúcar em uma panela de fundo grosso e mexa sempre até levantar fervura. Caso a panela que você vai utilizar não tenha fundo grosso, coloque-a em banho-maria para evitar que queime no fundo.
  2. Após levantar fervura, continue mexendo por mais 20 minutos. Acrescente o creme vegetal.
  3. Em uma xícara, coloque a maizena e adicione 4 colheres de sopa do leite com açúcar.  Misture bem e derrame essa mistura de maizena na panela mexendo sempre. O leite deverá engrossar com mais alguns minutos de cozimento.
  4. Deixe esfriar e utilize em suas receitas ou guarde o leite condensado em um pote bem fechado no refrigerador.
 
Colaboração (receita): Ana Claudia Frederico
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

49 Comentários

  1. Eu fiz com leite zero lactose da Piracanjuba, e ficou otimo. Como recheio de bolo é perfeito, fiz um pao de lo e por cima coloquei açucar de confeiteiro e ficou igualzinho bolo Bem Casado. Show!!! Só gostaria de saber se alguem tentou congelar e se da certo?.
    Bjos
    Clau

  2. cleuma paixão on

    Esqueci um importante detalhe na receita do leite condensado, como o leite zero lactose piracamjuba é um pouco doce, diminui um pouco o açucar, não coloquei as 500gramas, diminui + – 100 gramas.

  3. Cleuma Paixão on

    Olá César Augusto, é exatamente o leite que eu utilizo desde que foi lançado, pois eu não conseguia ingerir o de soja é muito ruim, tem quase um ano que descobri minha intolerância a lactose e é o tempo que faz que eu não comia um PUDIM….era uma das coisas que eu + gostava sempre gostei muito de doce, eu era totalmente viciada aos derivados do leite. Aproveitei o feriado e testei a receita de leite condensado acima, porém utilizei o leite zero lactose piracanjuba, e coloquei apenas 3 colheres de maizena, o restante segui a receita, fica tipo um doce de leite pastoso muito bom. Agora vamos a receita do PUDIM que eu adorei e minha familia tb gostou.
    4 ovos, 01 medida do leite condensado (utilizei 1 1/2 xícara), a mesma medida de leite zero lactose, 01 colher de maizena, bate tudo no liquidificador, prepara a calda e coloca p/ cozinhar em banho maria, normal como qualquer outra receita de pudim. Ficou ótimo. Utilizei o leite condensado no mungunzá tb ficou bom, vou testar em outras receitas com pavê se dé certo posto p/ vcs. Espero ter ajudado.

  4. César Augusto on

    Gente, encontrei um novo leite SEM lactose. Observe bem, o leite que estou dizendo não é de baixa lactose e sim SEM lactose.

    É o leite Piracanjuba, realmente tem gosto de leite mesmo. Alguém conhece? Gostaria de saber se alguém colocou este leite e fez essa receita de leite condensado?

    Até pq leite condensado de soja é horrível…argh…

  5. Oi, hoje fiz o leite condensado e todo mundo aprovou. Agora vou fazer a receita "normal" de pudim de leite com ele. Obrigada pela receita.

  6. Mafalda Reis on

    Olá a todas!
    Sou uma intolerante à lactose portuguesa, e como somos menos do que no Brasil, ainda há poucos sites sobre o assunto.
    Andava louca para saber uma receita de leite condensado sem lactose e qual não foi o meu espanto quendo li esta receita!
    Vou experimentar!
    Muito obrigada!

  7. Eu experimentei o doce de leite da SoyMilk que é à base de soja e zero lactose. ODIEI! HORRÍVEL! Não consegui comer uma colherada e joguei a lata inteira fora. Tem gosto e cheiro de remédio. Péssimo demais! Será que o leite condensado e o creme de leite da SoyMilk tbm são horríveis? Alguém aí já experimentou? Não tenho nem coragem de comprar os outros produtos da SoyMilk pra experimentar!

    • Ana Marta,
      Nunca experimentei o doce de leite, mas o leite condensado Soymilke tem um gosto forte de soja. Ele é bom para usarmos em receitas que tem outros ingredientes que acabam amenizando o sabor marcante da soja. Abs,

  8. O leite condensado de soja da olvebra, eu detestei, tem um cheiro super enjoativo de baunilha, nem meu marido que traça tudo conseguiu comer… vou tentar fazer esta receita, pq amo leite condensado…

    • Oi kiria,
      Esta receita é uma boa alternativa para quem pode consumir leite com baixo teor de lactose e o sabor é semelhante ao leite condensado tradicional. A consistência fica um pouco mais líquida, mas dependendo da receita pode funcionar super bem.
      abçs,

  9. Realmente o leite condensado de soja tem um sabor bem diferente do leite condensado tradicional. Tentei fazer esta receita mas ficou mais parecida com doce de leite do que leite condensado. Será que deixei tempo demais?

    Uma boa dica é deixar ferver e depois colocar um pires na panela pois não deixa o leite subir!

  10. Pessoal, faço doce de leite com baixa lactose em casa o tempo todo (uma família de intolerantes …). A receita é super simples, o que precisa todo mundo já sabe, é muita, MUITA paciência … Pra cada litro de leite (qualquer baixa lactose, uso o semi-desnatado) eu coloco de 1 a 1 1/2 xíc. de açúcar (uso o demerara) e uma colherinha de café de fermento químico em pó, tudo misturado muito bem ainda frio e depois é só ter braço. Pro pessoal que não tem paciência, mas tem vontade, entrem em contato comigo que eu faço sob encomenda – email: liv.marco@gmail.com

  11. Amei ter uma segunda opcao de leite condensado, porque sinceramente o Soymilk eu não gostei! Fiz um brigadeiro com ele e ficou muito ruim :/ o gosto da soja é bastante forte. Qual o melhor leite com baixo teor de lactose para a receita?

    • Ane, qualquer leite baixa lactose que vc usar deve ficar bom. Eu já fiz com o leite Parmalat Zymil e também com o Sensy da Batavo e ambos ficaram ótimos.

      abçs,

  12. Bem, continuando a história: depois da geladeira a receita ficou com uma consistência de mousse de chocolate, bem densa, mas o sabor ficou maravilhoso!

    Acho que vou tentar de novo com metade de Fécula de batata, metade polvilho doce e aí conto para vocês!

    Alguém aí que não pode lactose, soja, ovo e glúten?

    Beijocas!

  13. Fiz e funcionou!!!!!!! Só que o meu ficou bem grosso com textura de brigadeiro mesmo, provavelmente por causa da fécula de batata. Aí fui fazer o brigadeiro e coloquei mais 250ml de leite sem lactose e um pouco de Frangelico para dar um sabor e a textura ficou ótima. Fui colocando o leite aos poucos, claro, para a receita não desandar. Tirei até foto! E o sabor ficou parecido com o de Nutella por causa do Frangelico que é de Avelã.

    Então podem fazer com adoçante sem medo!

    Beijocas!

  14. Vou tentar a receita com adoçante e fécula de batata, dado que estou em uma dieta super restrita onde eu não posso comer açúcar e nem milho.

    Vamos ver como vai sair e conto para vocês! Usei o Tal e Qual culinário, teoricamente um pote dele equivale a 500g de açúcar – usei metade como a Ana Claudia sugeriu.

    Beijocas!

  15. Olá Ana,

    Existem os adoçantes culinários, mas, como a Lu disse, por ser em grande quantidade, não sei qual seria o resultado!

    Caso você experimente nos conte o resultado, ok?

    um abraço

    obs: muitas vezes quando testo uma receita, divido ela ao meio e faço só metade. Talvez seja uma boa opção para o teste fazer meia receita.

  16. Olá Ana,

    Esta receita leva 500 g de açúcar. Até o que sei, as substituições só funcionam bem quando o ingrediente a ser substituído não está em grande quantidade na receita. Neste caso acho que você terá problemas em conseguir o mesmo ponto do doce e textura.

    Abçs,

  17. olá, achei interessante essa receita (apesar de ainda não ter feito), mas eu gostaria de saber se posso substituir o açúcar por adoçante, a sucralose por exemplo?

    bjss

  18. Oi Carolina,
    a minha receita fica um pouco mais líquida, mas isso pode ter variado por causa da quantidade de maizena.
    Apesar da textura de mingau, ficou bom? espero que sim!

    um abraço

    Ana Claudia

  19. Olá gente, fiz a receita. Na verdade fiz meia, mas a minha ficou parecendo um mingau é assim mesmo? ou fiz algo de errado?

    Obrigada bjs

  20. Oi Renata, que bom saber que seu filho gostou!!! Agora ele vai poder se deliciar e também poder repartir com seus coleguinhas, o que é bem importante nesta faixa etária.

    Abçs,

  21. Acabei de fazer a receita e meu filho adorou!!!!!

    Eu gostei mais ainda porque ele tem apenas 3 anos e em todas as festas infantis ele sofre muito pedindo doce e os copinhos coloridos de brigadeiro mole e sempre tem que aceitar um não.

    Eu sempre acabava levando umas balas de gelatina colorida que ele adora, mas agora estava ficando cada vez mais dificil para ele aceitar. Ele pede "mas só um pouquinho pra eu experimentar" e depois de mais um "não pode porque faz dodói na sua barriga" ele fala "então posso só sentir o cheiro???"

    Graças a vocês agora ele vai poder comer também o doce dele. MUITO OBRIGADA!

    PS. Eu usei o leite de baixo teor de lactose da Elegê que é integral.

  22. Adorei essa e vou vazer hoje mesmo… também não gosto do condensado de soja, e meu filho tambem não. O gosto é muito forte (nós dois temos intolerância). Na minha opinião, o melhor leite de vaca com 90% menos lactose é o da Frimesa, lançado há pouco tempo. Adoro as receitas e dicas, pq temos bem pouca opção de coisas gostosas …

  23. Paulo,

    Se uma de suas filhas é alérgica às proteínas do leite, você não poderá usar leite de baixa lactose para esta receita. Será necessário usar leite de soja ou de arroz, pois o leite de baixa lactose contém proteínas do leite e sua filha poderá ter reações alérgicas!

    Abçs,

  24. Olá.

    Tenho duas filhas, uma alérgica e a outra intolerante à lactose. fui informado por uma prima que a BATAVO tem um leite(animal) com 90% a menos de lactose e vou usar este leite na sua receita.

    um abraço.

  25. Ana Claudia Frederic on

    Oi Viviane!

    Eu deixei um post ai em cima para a Rafaela. O filho dela é alergico ao leite de vaca.

    A subistiruição, então, é o leite de soja.

    Esses dias testei com o Ades original. O problema do Ades é o gosto marcante da baunília.

    Sugiro para você testar com o leite de soja "mais vita" uso culinário, da Yoki. (Ou algum similar – não conheço outro.)

    Esse leite da yoki é próprio para a cozinha, tanto receitas doces como salgadas.

    Acho que ele seria o mais "neutro" para fazer os doces.

    Dependendo da receita os leites de soja com baunilha vão bem…

    Boa sorte e qualquer coisa escreva de novo!

  26. Adorei essa receita mas o problema da minha filha é a proteína do leite, então o que posso substituir? Se vcs puderem me ajudar com receitas sem a proteina eu agradeço.

    obrigada viviane.

  27. Adorei a receita. Ainda não fiz, mas só de saber que já posso comer um brigadeirozinho, já fiquei feliz. Sou alérgica à soja tb e sempre ficava chateada qdo via que as receitas doces do site eram com leite condensado de soja. Agora só falta o creme de leite de baixa lactose. Abçs

  28. Oi Silvia! Que ótimo saber que vc curtiu essa receita! Aguarde que vamos publicar mais receitas de sobremesas com leite condensado baixa lactose.

    Mande suas receitas para nosso email (info@semlactose.com). Nós temos recebido várias sugestões de outros leitores que ainda estão na fila de publicação, mas todas as receitas são sempre bem vindas!

    Abçs,

  29. Ana Claudia Frederic on

    Oi!!

    Que bom que gostaram!

    Quero primeiro agradecer a Luciane pela atenção e por sempre responder nossos recados e sugestões com tanto carinho!! Obrigada!!

    Depois quero dizer que fiquei particularmente feliz com o recado da Silvia!!

    Espero que dê certo e que você aproveite as receitas novas do chá de panela!

    Eu estava inconformada em não ter leite condensado e em um dia de "tpm" resolvi "tomar uma providência".

    Gosto muito de inventar, e foi fácil achar algumas receitas de leite condensado caseiro e adaptar!

    Como a Luciane escreveu, o leite condensado sem lactose disponivel no mercado é o de soja. O gosto é bem forte e marcante (eu particularmente não gosto).

    Rafaela, como seu filho é alérgico ao leite de vaca, o jeito mesmo é o leite de soja. Eu acredito que dê certo sim! Também acho que este caseiro deve ficar mais gostoso que o comprado pronto (soymilk)

    Eu recomendo para uso culinário o leite "Mais Vita" da Yoki – uso culinário.

    Ele é próprio para a cozinha e não vem com baunília, como o leite de soja comum. Isso ajuda muito, principalmente nas receitas salgadas.

    Com a convivência com a intolerância/alergia vamos ficando mais acostumadas a fazer as subistituições, e tudo fica mais fácil!

    Em falar em ficar mais fácil, sugiro a leitura de uma reportagem da folha sobre as novas regulamentações para embalagens dos produtos! Acho que em breve será mais fácil distinguir o que podemos e o que não podemos comer!

    Segue o link da reportagem!!

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/not

    Beijos pra todas!!

  30. Gente, obrigada! Vocês são umas santas, eu vou canonizar quem descobriu esse leite condensado!!!!!! Podem dizer que foi especial para mim, né? Euzinha, alérgica a soja e intolerante a lactose amante número 1 de leite condensado!!!

    Acabei de fazer meu chá de panela e ganhei várias receitas de bolo com leite condensado e estava desesperada! Vou testar essa receita com o leite de Baunilha, hum…………..

    Aliás posso fazer um pedido? Vocês podiam fazer um post sobre substituições. Por falar nisso, eu faço um molho de queijo com leite de baixo teor, margarina e queijo feta que fica uma delícia, como faço para mandar depois?

    Beijocas!

  31. Vanessa,

    Nossa matéria se refere ao leite condensado à base de leite de vaca e não de soja. Até o momento não há fabricante de leite condensado (de vaca ou outro leite animal) sem lactose ou baixa lactose, somente à base de soja.

    Abçs,

  32. A matéria acima diz que ainda não existe no mercado leite condensado sem lactose isso não é uma realidade pois podemos encontrar produtos muito bons sem lactose e inclusive o "Soymilke Condensado" que é o leite condensado de soja.
    http://www.olvebra.com.br/loja

    Até mais!

    Vanessa Giles

Deixe um comentário