Anúncio

Alimentação Especial na Mídia

12

alimentacao especialQuando o assunto era alimentação especial, falava-se apenas sobre alimentos sem açúcar, para diabéticos. Hoje os holofotes estão direcionados a outros tipos de restrição alimentar e a mídia dá maior atenção a problemas como a doença celíaca, a intolerância à lactose, a alergia às proteínas do leite, além do diabetes. Sob um enfoque gastronômico, o caderno de entretenimento do Correio Braziliense desta sexta-feira (10.07) publicou uma matéria sobre diversos restaurantes e cafés da Capital Federal que oferecem pratos e alimentos prontos isentos de glúten, lactose e açúcar. O portal UOL publicou hoje (13.07), na seção Ciência e Saúde, uma matéria com o título “Disciplina é a palavra-chave em casos de doenças que restringem a dieta“. A matéria contém links diretos para os diferentes tipos de restrições alimentares incluindo aí uma matéria especial sobre a intolerância à lactose – “Para algumas pessoas, o leite é o inimigo número um da dieta“. Ficamos muito felizes pelo destaque que o assunto tem merecido na mídia e por mais este reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Semlactose.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

12 Comentários

    • Olá Maria Lúcia,

      Não há nenhuma contra-indicação no uso de lactase por diabéticos, entretanto, é importante ficar mais atenta ao controle glicêmico, pois a função desta enzima é quabrar a molécula de lactose em uma de glicose e outra de galactose (que posteriormente também será convertida em glicose), para que ambas sejam utilizadas como fonte de energia. Então, se antes do uso da enzima, a lactase não era bem aproveitada, com o uso da mesma, passará a ser, e se houver exagero na quantidade de lactose ingerida, pode haver alguma alteração na glicemia. Então é importante que a lactose ingerida junto com a enzima seja computada na quantidade total de carboidratos do dia, ok? Na dúvida, é melhor procurar um Nutricionista, para fazer as adequações necessárias.

      Gde abraço,

      Juliana

  1. Olá Sérgio,

    Alguns hipoglicemiantes orais, como a Metformina, podem causar diarreia independente da presença de lactose, já que é um efeito colateral do proprio medicamento em si (muitos diabéticos que não tem IL apresentam diarreia com o uso desta medicação) e a presença de lactose só piora um pouco as coisas para quem tem IL.
    A única medicação que com certeza não contém lactose é a insulina, mas é importante que vc converse com seu médico para que vcs encontrem uma solução, seja com a prescrição de cápsulas contendo a enzima lactase, seja pela mudança da medicação. E também seria interessante vc buscar ajuda de um nutricionista, já que o diabetes necessita ser tratado por uma equipe multiprofissional.

    Gde abraço,

    Juliana

  2. Já era intolerante à lactose, agora sou diabético e todos os antidiabéticos que sá experimentei me matam de diarreia.
    Nunca associei ao fato dos antidiabéticos terem na sua composição a lactose, porque isso não vem escrito na informação dos comprimidos. Apenas dizem que podem causar diarreia. Será que existem antidiabéticos sem lactose na sua composição?

  3. Olá Rejane e Maria Luíza!

    Acabei so vendo hoje algumas postagens mais antigas (acho q o site "escondeu" alguns posts). O emagrecimento que vcs relatam só vai ocorrer se a alimentação estiver inadequada. Inúmeros alimentos fornecem carboidratos, e na verdade o maior prejuízo da alergia ao leite e também à soja, é o risco de faltar proteína de boa qualidade na alimentação e cálcio, já que o leite (e o leite de soja, em substituição ao leite de vaca) é o principal alimento dos bebes. Enquanto as crianças são pequenas, é necessário fazer o uso de fórmulas extensamente hidrolizadas, que podem ser fornecidas pelo governo, já q seu custo é muito alto. Após o desmame, outros alimentos devem ser introduzidos na alimentação, sempre com cuidado e observação das reações, pois o risco de alergia a outras alimentos não deve ser descartado.

    Entretanto, principalmente nos casos das crianças alérgicas, nós do Semlactose, sempre reafirmamos a importância do acompanhamento médico E nutricional, pois o Nutricionista é o profissional mais capacitado para avaliar e prevenir o surgimento de deficiencias nutricionais, através da orientação nutricional personalizada. Talvez seja esse o caso de vcs…

    Gde abraço,

    Juliana

  4. Olá Maria Luiza,
    Essa é uma questão importante de ser levantada. Infelizmente a soja tem sido referida como o primeiro substituto ao leite. No entanto, quando as crianças ou mesmo adultos tem alergia a ambos (proteínas do leite e da soja) as opções se tornam muito restritas. Temos divulgado alguns produtos isentos de ambos, como o Crema de Riso (creme de arroz) e os leites vegetais de amêndoas, aveia, arroz, mas ainda são poucos os produtos disponíveis no mercado e ainda por cima, difíceis de serem encontrados.
    abçs,

  5. Maria Luiza, acho que vc entende do assunto mais que eu. Sou uma dessas pessoas que só está emagrecendo pois tenho intolerancia a lactose, como vc descobriu a intolerancia à soja? O que leva vc a dizer que nesse caso as pessoas ficam sem carboidratos? E a farinha branca, batata, etc? Será que estou me alimentando errado e por isso tenho tantas dores?Não entendi.
    Obrigada.

  6. Maria Vania Bandeira de Matos on

    Fico feliz por saber que a mídia está dando uma atenção maior a alergia alimentar. Vejo as propagandas e percebo que isso incentiva as crianças. A minha filha fica tão feliz quando ve o leite dela na TV. Gosto muito de receber as informações do Semlactose. É muito bom receber apoio e conhecimento daquilo que quase não se fala e que o desconhecimento termina prejudicando. Passo tudo que aprendo as mães de crianças que sofrem com alergia.
    Obrigada!

  7. maria luiza guimraes on

    Quando se tem alergia ao leite tem-se, na maioria das vezes, alergia à soja. Quando as pessoas vão prestar atenção a esse fato? Não encontro quase nenhum produto que não tenha um ou outro componente.
    Quero registrar que no mundo, as crianças com as duas alergias acabam ficando muito magras pois os carboidratos ficam fora da alimentação. Não se deseja criança gorda, mas sabemos o que a falta desses nutrientes fazem ao sistem nervoso. É deveras preocupante para nós esse fato.

    grata

    maria luiza

  8. OLá, gostaria muito de saber quais são os restaurantes e cafés em Brasilia que oferecem alimentos livres de lactose, gluten etc. Tentei encontrar a edição do dia 10 de julho do Correio Brasiliense que vc menciona na internet, mas não consegui. Vc poderia postar no site Sem Lactose os nomes e endereços destes lugares? Acrescento que o site tem me ajudado muito! Muito obrigada e sucesso para vcs!

Deixe um comentário