Anúncio

Intolerâncias, Alergias e Fórmulas Infantis Especiais

193

fórmulas infantisSão cada vez mais frequentes os casos de bebês com intolerâncias e alergias alimentares. A nutricionista Melissa Evangelista, da Nutriservice, explica ao Semlactose as principais diferenças entre as fórmulas infantis existentes no mercado e dá dicas importantes aos pais.

Melissa explica que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o bebê deve receber  o leite materno até os 6 meses de vida, pois é rico em substâncias que fortalecem o sistema imunológico, como anticorpos e prebióticos (fontes de carboidratos benéficos na flora intestinal), fornece tudo o que a criança precisa para crescer saudável além de proteger de futuras infecções e alergias.
Porém, quando as intolerâncias e alergias aparecem, a principal maneira de resolver essa situação sem comprometer o desenvolvimento do bebê é recorrer às fórmulas infantis especiais.  O que são essas fórmulas infantis especiais? São fórmulas modificadas com nutrientes específicos para atender as necessidades nutricionais do bebê nos casos de alergias e intolerâncias alimentares.

DIFERENTES TIPOS DE FÓRMULAS PARA ATENDER DIFERENTES NECESSIDADES NUTRICIONAIS

Existem quatro tipos de fórmulas:
1. As extensamente hidrolisadas, passam por um processo em que a proteína é fragmentada para diminuir a chance de reação alérgica.

Fórmulas mais usadas:     Alfaré – Alergomed – Pregomin

2. Aquelas à base de soja, onde não existe a proteína animal como fonte protéica, são indicadas nos casos em que há sintomas respiratórios e cutâneos. No entanto, existem alergias intermediadas por células que provocam sintomas gastrintestinais. Quando isso ocorre, a soja não é recomendada para substituir o leite de vaca porque sua proteína também pode causar alergia.

Fórmulas mais usadas:  Nan Soy – Isomil – Aptamil Soja 1 e 2 – Supra Soy sem lactose

3. As fórmulas de aminoácidos livres são as únicas que realmente podem ser chamadas de não-alergênicas. Isso porque elas contêm frações protéicas mínimas, o que praticamente anula o risco da doença atacar.

Fórmulas mais usadas: Aminomed – Neocate

4. As fórmulas sem lactose não possuem na sua fonte de carboidrato o nutriente lactose.

Fórmulas mais usadas: Nan sem lactose – Supra Soy sem lactose – Nan Soy – Aptamil Soja

DICAS IMPORTANTES AOS PAIS

As reações do organismo e os níveis de alergia variam de criança para criança. Por isso, não é aconselhável que os pais modifiquem a alimentação de seus filhos sem orientação médica, principalmente na tentativa de substituir o leite de vaca pelo de cabra, por exemplo. Este é um erro comum e não ajuda em nada, já que as proteínas dos dois leites são muito parecidas.
Outro alerta importante: existem leites sem lactose que contém proteína animal como fonte protéica. Se o se o seu filho faz alergia à proteína e você pensa que é intolerância a lactose estará dando a fórmula errada ao seu filho e os sintomas irão continuar. Portanto, é fundamental que você consulte seu pediatra para indicar o tratamento mais adequado. Nunca troque uma fórmula porque você viu uma propaganda ou um relato de amigo. Esta conduta pode ser perigosa já que os sintomas de intolerâncias e alergias são semelhantes e somente um profissional da saúde poderá fazer os exames e chegar ao diagnóstico correto para indicar o melhor tratamento ao seu filho.

Melissa Evangelista
Nutricionista
NUTRISERVICE
Suplementos alimentares e suporte nutricional
www.nutriservice.com.br
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

193 Comentários

  1. Carolina martins on

    Tenho uma bebe de 1 mes e 11 dias dou leite de formula ja dei o aptamil agora tou dando nestogeno mas esses leite nao sustenta ela chora fika casando ja aumentei a quantidade ela mama depois de meia hora a uma hora comeca a chorar querendo mas nao tenho condicoes de comprar mas queria dar leite vaca pois cabe cabe no meu orcamento mas to com medo minha primeira filha tomou deu super bem com ele

    • Luciane Baldo on

      Carolina, vc não está conseguindo dar o peito a sua bebê? Como ela só tem 1 mês, seria fundamental dar leite materno a ela ao invés de fórmulas infantis. O leite materno é o melhor alimento e o mais completo para o seu bebê, sem falar que não lhe custa nada. NUNCA DÊ LEITE DE VACA A SUA BEBÊ NESTA IDADE. Os bebês têm o sistema digestivo muito imaturo nesta fase da vida. As paredes do intestino dos bebês são muito permeáveis (porosas) e as proteínas do leite de vaca passam do intestino para a corrente sanguínea podendo causar alergia e provocando sintomas como diarreia, sangue nas fezes, inchaços na pele, entre outros problemas. Se vc não puder amamentá-la, as fórmulas infantis são a melhor opção. Para crianças com alergia ao leite de vaca diagnosticadas pelo médico do SUS tem direito a receber fórmulas infantis de graça através da sua secretaria de saúde. Converse no posto de saúde que atende vc para ver como solicitar estas fórmulas. abs

  2. Oi meu filho tem 7 meses e foi diagnosticado com alergia do leite de vaca e foi passado pra ele toma leite que contenha proteína de soja porem ele não quer mamar de jeito nenhum da duas sugadas e cospe e chora muito de retocendo parece que ta com dor e a barriga dele faz muito barulho como se fossem gases presos e ainda por cima não melhorou em nd os sintomas tem muita tosse e diiculdafe e respirar e esta com diarreia me ajudem nao sei mais o que fazer pra ele mamar so que meu peito não aceita outra coisa o que devo dar a ele qual leite posso oferecer?

    • Luciane Baldo on

      Cristiane, apenas complementando a nossa conversa, é importante que vc saiba que fórmulas a base de soja também possuem potencial alergênico. A soja é um alimento alergênico. Ela é recomendada pelos médicos como uma alternativa ao leite de vaca, mas há vários casos que a criança desenvolve alergia a ambos, soja e leite de vaca. abs

  3. Pamella Oliveira on

    Boa tarde. Meu filho tem 2 anos e é APLV, eu dava o aptamil soja a ele, porem dessa vez comprei o nan soy, lendo o rotulo vi que é indicado para crianças menores do que a idade dele. Será que tem algum problema ?

    • Luciane Baldo on

      Pamella, geralmente as formulações como essas que você menciona são pensadas nas quantidades de macro e micro nutrientes que uma determinada faixa etária necessita. O Nan Soy é indicado para crianças menores de 1 ano, pois foi formulado pensando nas necessidades nutricionais de crianças desta faixa etária. Isso não quer dizer que crianças maiores não possam fazer uso deste produto, mas o ideal seria, sim, oferecer um alimento que estivesse pensado para a faixa etária de 2 anos. Converse com seu médico e veja qual formulação ele indica. Abs

  4. Cleide de Jesus Ferreira on

    Boa tarde Juliana, preciso de uma opinião sua. Meu bebê tem 1 ano e 8 meses, APLV, ainda mama LM e desde 5 meses toma nan soy como complemento, porem, não chaga a tomar 200 ml/ dia. Estava completamente estabilizado, mais ha duas semanas está apresentando as fezes muito moles e parece ter muco. Não comeu nada diferente. Não tenho com quem contar, até agora não encontrei um alergista que realmente entenda do caso, pior ainda os pediatras que atendem na minha região. Você acha que eu deveria trocar o nan soy pelo neocate para ver se estabiliza?

  5. Fernanda Moraes on

    Olá. Minha filha tem 6 meses e toma Nan Confort. Ela ganhou 4 latas de Aptamil Soja. Posso usar alternado com o leite dela? Ela não tem alergia ou intolerância, seria para utilizar o leite já que no momento a situação financeira é um pouco complicada. Tem problema?

    Obrigada.

    • Fernanda, acho que quem deve dar uma opinião sobre o uso do Aptamil Soja é o seu pediatra. A soja contém uma proteína de potencial alergênico. Mesmo que a sua filha não apresente sintomas de alergia ou intolerância alimentar, como ela é ainda muito pequena, a soja deve ser introduzida na alimentação do bebê sob orientação médica. Abs

  6. Ana Carolina Souza on

    Estou desesperadamente pelo aptamil soja 2

    Minha filha toma ele

    E agora ela ta engordando

    Não tenho como comprar pois pago aluguel

    E estou desempregada

    Sou de Olaria

    Rio de Janeiro

    Tel 21 991391964

  7. Luciane Baldo on

    Crianças com alergia ao leite devem tomar fórmulas extensamente hidrolisadas ou fórmulas que não contenham leite de vaca ou derivados. Peça orientação do médico ou nutricionista. Eles são os profissionais mais adequados para lhe orientar sobre fórmulas infantis. abs

  8. minha filha tem alergia a proteina do leite posso dar o leite pregomin vi na sua forma que ele contem saro de leite e estou com medo de dar

  9. Alguem pode me ajudar com dicas para um bebe de 2 meses aceitar o neocate.
    Ele possui boa sucção, fazendo mt careta após a 3 mamada.

  10. Meu filho tem 1e7 meses tem dermatite atópica e todas as vezes que dei leite de vaca para ele piora mais os exame que fiz deu negativo para alergia a lactose mais mesmo assim estou dando leite zero lactose e está sendo muito bom oq fazer

    • Luciane Baldo on

      Dislaine, é importante entender a diferença entre ALERGIA AS PROTEINAS DO LEITE e INTOLERANCIA A LACTOSE. Os sintomas de dermatite desapareceram? Ele consome leite zero lactose e esta se sentindo bem?

  11. Ola! Minha Filha tem 2 meses e tem alergia do leite d vaca.
    O Pediatra Recomendou O Leite Nan Soy, só q ela ta um pouco rescecada, tipo esta fazendo uma vez por dia e bem pouco , e o coco dela e meio durinho…
    Alguem Sabe me dizer se seria Normal isso

  12. Boa tarde

    Meu filho tem alergia moderada ao leite de vaca e intolerância à lactose. Qual leite posso dar?

    A pediatra em que o levo passou o Aptamil SL. Será esse o leite correto a da- lo?

  13. Meu bebe esta com 5 meses e ate entao so mamava no peito. Como preciso voltar a trabalhar, Tentei dar Nan Pro 1 e Nan Comfor 2 indicados pelo medico. Em ambos ele chora, nao quer toma apenas uns 20ml e automaticamente se enche de alergias, tipo brotoejas e vermelhidao. Eu tenho IL, mas consumo leite sem lactose e tambem capsulas de lactase qdo vou comer algp com lactose. E ele nunca teve reaçao alguma mamando no peito.

  14. Minha bebe de meses, vomita muito e se remexia toda depois de mamar. O Pediatra disse que é refluxo.Passou um medicamento Quando ela está mamando ela se remexe toda, parecendo que está sentindo alguma dor. Pode ser refluxo mesmo ou intolerancia a lactose?
    .

  15. Meu filho toma neocate advance, gostaria de saber se o aminomed é a mesma coisa.
    Ele já tomou aminomed e não notei nenhuma diferença no meu filho, mas o alergologista falou pra nao da o aminomed porque não foi aprovado pelo OMS

  16. Boa tarde!
    Meu filho começou com 2 meses a apresentar sintomas de refluxo, chorava ao mamar no peito, arqueava as costas, regurgitava muito, horas depois de mamar. Começamos a tratar o refluxo, porém a melhora foi pequena, e além disso tinha muitos gases e dores. Fiz a dieta de exclusão de leite e não houve meljora. Fizemos exame de fezes que apenas deu alterado na pesquisa de substancias redutoras (fortemente positivo). Foi diagnosticado apenas com intolerancia à lactose, e não alergia ao leite de vaca.
    Iniciamos com 4 meses e meio o uso do Nan sem lactose, e reduzi as mamadas no peito. Refizemos o exame de fezes e a unica alteração continuava nas substancias redutoras (agora apenas positivo). No inicio melhorou bem, as dores e regurgitação, mas depois de 5 dias percebi que estava com muitos gases, dores e prisão de ventre. Troquei para o Similac Sensitive, o que ajudou nas dores e reduziu os gases, porém ainda persiste a prisão de ventre e regurgitando (tentei por 1 semana). Iniciei hoje com o Aptamil sem lactose.
    Saberia informar se devo persistir por mais tempo com uma fórmula especifica para ver se o intestino volta a funcionar e se a regurgitação reduz? Ou ainda, saberia informar se o Enfamil Gentlease poderia ser usado por um bebe que apresenta intolerancia a latose? Ou ainda, se indicam algum outro leite?
    Já comecei com frutas raspadas e estou dando todos os dias agua de ameixa para o intestino, mas nem isso tem melhorado a prisão de ventre.
    Muito obrigada

    • olá Beatriz,

      O Enfamil Gentlease contém lactose, apesar da menor concentração.
      Infelizmente não podemos indicar nenhum produto. O mais seguro a fazer é conversar com o pediatra a respeito e procurar a orientação de uma Nutricionista especializada em nutrição Infantil.

      Gde abraço,

      Juliana

  17. Oi,

    minha filha tem 2 meses e toma leite materno e formula. Ela tomava Nan HA como complemento, mas como a Nestle tirou o Nan HA de circulaçao tivemos que recorrer a outra formula.

    Como eu e meu marido somos veganos conversamos com o pediatra e resolvemos dar Nan Soy. No entanto vi entrevistas com nutricionistas e pediatras e li diversos artigos sobre pesquisas realizadas em diversos paises que relatam maleficios da soja para bebes, alguns problemas de saude que podem aparecer quando a criança for um pouco maior.

    Isso se aplica ao Nan Soy? Ele tem algum tipo de hormonio? Aluminio?

    O pediatra indicou outra formula equivalente ao Nan HA caso nao quisessemos dar o Nan Soy, entao nossa filha tem outras opçoes. Nao quero correr o risco de prejudicar a saude dela que eh perfeita.

    Obrigada.

    Abraços.

    • juliana_nutri on

      Olá Fernanda,

      A soja é um alimento de dificil digestão e altamente alergênico, o que por si só já indica que a soja deve ser utilizada com cuidado em crianças.
      A soja também possui isoflavonas, substancias que teriam uma ação semelhante ao estrogênio. Ainda existem controvérsias quanto as quantidades que seriam seguras, principalmente em se tratando de crianças. Eu, particularmente, não me sinto segura em indicar soja pra crianças, principalmente bebês…
      Se vc produz leite em quantidade suficiente, não há porque oferecer complemento. as caso o complemento seja indispensável, é importante conversar com o pediatra da sua filha a respeito.

      Gde abraço,

      Juliana

  18. Olá, meu filho tem 4 anos e 5 meses e o médico esta desconfiado que ele esta com intolerância a lactose, pois na saidinha do anus fica sempre vermelho. Não é assadura e já fizemos tratamento para fungos e não adiantou, ele come super mal, então tudo que ele come é a base de leite, exceto leite de soja que dou na mamadeira, coloco meia colher de mucilon e 2 medidas de Pediasure, para complementar. A tarde ele come pão, papinhas industrializadas, danoninho e um pouco mais tarde Sustagem Kids ou bolachas. Gostaria de saber como substituo esses alimentos que contém leite. Gostaria de saber algo para pôr no leite de soja, para ele não ter deficiencia das vitaminas, já que ele não come praticamente nada.

    • juliana_nutri on

      Olá DAI,

      Com essa alimentação restrita e totalmente baseada em leite, não é de se espantar que seu filho desenvolva algum problema de saúde!
      Leite, iogurtes, leite de soja, papinhas industrializadas, Mucilon e Pediasure não substituem os nutrientes contidos em frutas, legumes, verduras, carnes, ovos, arroz e feijão!
      Na idade em que ele está, ele já deveria estar comendo comida, igual à família inteira….

      Para que ele tenha saúde e não desenvolva nenhuma deficiencia nutricional, vc precisa substituir boa parte desses produtos industrializados por "comida de verdade", e caso a IL se confirme, será necessário excluir leite e derivados, sem substitui-los completamente por leite de soja, que é um alimento alergênico para muitas pessoas.

      Procure um nutricionista, para uma avaliação mais detalhada e para que este profissional possa te ajudar com todas as substituições necessárias na alimentação dele.

      Gde abraço,

      Juliana

  19. Luciana Cerqueira on

    Olá

    Minha filha de 1 ano e 2 meses tem APLV desde que saiu da UTI e recentemente tentamos mudar o leite(Althera) e ela apresentou sintomas que segundo a alergista parecem de IL, será que o uso da formula neocate durante tanto tempo pode ter provocado uma IL? Será permanente ou transitória?

    • juliana_nutri on

      Olá Luciana,

      Até onde sabemos, o Neocate não causa IL em nenhuma criança. Porém como vc relata q sua filha ficou internada na UTI, acredito que ela tenha feito uso de antibióticos durante a internação…se isso ocorreu, é possível que a IL (que pode ser transitória) tenha alguma relação com esse fato. Mas não temos como saber…são apenas suposições, e o médico dela é a pessoa mais indicada para ajudá-los a entender melhor o quadro.

      Gde abraço,

      Juliana

  20. Minha filha foi diagnosticada com alergia a proteína do leite de vaca e o pediatra receitou NEOCATE, mais o leite é muito caro, gostaria de saber se posso substituir pelo NAN SOY? são parecidos as duas formulas?

    • juliana_nutri on

      Olá Cibele,

      Os produtos são COMPLETAMENTE DIFERENTES!
      Crianças alérgicas ao leite de vaca, podem facilmente desenvolver alergia a soja, por isso atualmente, o leite de soja (como o Nan Soy) já não é mais tão indicado como substituto ao leite de vaca. Os riscos não compensam.
      Se vc não tem condições de comprar o produto, peça ao médico para te dar um laudo, para que vc possa dar entrada no pedido junto à secretaria de saúde da sua cidade, para que vcs possam receber o produto gratuitamente.

      Gde abraço,

      Juliana

  21. olá minha filha de 2 meses apresentou traços de sangue nas fezes levei ao pediatra e ele disse que pode ser intolerancia ao leite, tirei o leite e derivados da minha alimentação e dei label indicado pelo medico porem continuou tento traços de sangue levei novamente e disse que pode ser intolerancia ao gluten já não sei mas o que fazer tem algum especialista que posso levar para comprovar se é isso mesmo? e o que comer pois é dificil achar alimentos sem gluten pelo menos na minha cidade. agurdo resposta. obrigada

    • Adriana,
      Vc tirou o leite da sua alimentação, mas e a sua bebê? O que foi recomendado a ela? Que fórmula infantil ela está tomando? Se por acaso a fórmula infantil que foi recomendada é a base de soja, a continuidade desses sintomas podem estar relacionados à soja. Ela também é alergênica. O melhor especialista para vc levar sua filha é o alergologista ou o gastropediatra. Porcure um bom especialista, faça os exames necessários o quanto antes. abs

  22. Tatiane Silva on

    Boa tarde , minha filha tem 1 ano e 6 meses, e descobri q ela tem intolerancia a lactose desdeque ela fez 1 ano , ela apresentou um diarreia muito forte qnd eu tirei o leite materno dela . Desde entao eu tinho dado o leite de soja pronto, o de caixinha , da sollys, da putity , da ades, entre outras marcas. Será q eu preciso , trocar por alguma dessas formulas acima, ou fazer algum tipo de suplementação de nutrientes ou calcio? Grata , aguardo sua resposta . Tatiane Silva

    • juliana_nutri on

      Olá Tatiane,

      Sugerimos q vc converse com um Nutricionista, para uma avaliação detalhada da alimentação da sua filha. So assim, é q mudanças e sugestões poderão ser feitas, se necessário.

      Gde abraço,

      Juliana

  23. Olá, meu filho tem 10 meses e nunca tomou nenhuma fórmula, apenas leite materno. Ele já come bem todas as refeições e ainda toma leite materno pela manhã, a tarde e a noite. O peso dele está ótimo 10.3kg.
    Como voltei a trabalhar a 4 meses, vejo que o leite está diminuindo e sinto que está na hora de inserir outro leite, principalmente para a mamada da noite, pois só o peito não parece estar sustentando mais. Além disso, não consigo mais extrair no trabalho os 200ml que ele está mamando a tarde.
    Aí é que começa a minha dúvida, pois sou alérgica à caseína e tenho uma dieta isenta de leite e derivados, por isso tenho esperado para inserir qualquer fórmula na alimentação dele.
    O pediatra sugeriu o Aptamil 3, mas eu e meu marido estamos com medo de experimentar. Desde que iniciou este inverno ele tem tido crises de bronquite e esteve internado com pneumonia 1 vez. Como sei que leite de vaca é ruim para quem tem problemas respiratórios (em mim causa rinite) ainda não comprei o Aptamil. Pensei em experimentar um fórmula HA, será que seria um opção melhor para ele, devido ao meu histórico, para tentar minizar os problemas como a PLV?

    Cynthia

    • juliana_nutri on

      Olá Cynthia,

      Como vc é alérgica à caseína, existem grandes chances de seu filho vir a ser tb! E vc está certíssima em ainda não ter oferecido leite a ele!
      Apesar do leite de vaca ser onipresente na cultura ocidental e ser, de fato, um alimento nutritivo, ele não é indispensável!
      Se seu filho está se alimentando bem, e está crescendo e se desenvolvendo, eu não vejo por que oferecer a ele um alimento ao qual ele tem grandes chances de apresentar alergia, e vir a piorar do quadro respiratório (já que em muitas pessoas a alergia às proteínas do leite se manifesta com sintomas respiratórios)! O Nan HA, por ser hidrolisado, poderia ser uma alternativa, mas os vegetais verde escuro, também são uma boa fonte de cálcio e magnésio. Uma outra aopção, apesar de conter menos proteínas, seria o leite de arroz.
      Depois que ele completar 1 ano, vc poderá testes outros leites vegetais, como o leite de castanhas ou de amêndoas, ou memso o leite de coco, de quinua, etc.
      O importante mesmo, é que ele se alimente bem, de preferencia com alimentos mais "naturais" e o mínimo possível de alimentos industrilizados, ricos em corantes e conservantes.

      Gde abraço,

      Juliana

  24. aqui onde moro não tem alergista e nem pediatra levei minha filha ao rio de janeiro em um alergista e foi comprovada a dermatite atópica qual o remedio que devo dar a ela{ela tem 02 anos e fica na creche }

    • Olá Angélica,

      Isso só o médico que avaliou sua filha é quem pode dizer!
      Infelimente nós não podemos ajudar, pois não é nosso papel substituir as informações e prescrições dos médicos e demais profissionais de saúde. Medicamentos só podem ser precritos por médicos após uma avaliação presencial, para evitar prejuízos mais sérios á saúde.
      Sugerimos q vc entre em contato com o médico que atendeu sua filha, para que ele possa te orientar a respeito da medicação.

      Gde abraço,

      Juliana

  25. Meu filho vai fazer um ano e esta com alergia a 4 substancia do leite de vaca , aqui em jundiai onde moramos ,a farmacia de alto custo , só da o PREGOMIM PEPTI ,que é para quem tem alergia a lactose e a soja , mas o meu filho não quer saber do leite ,não toma de jeito nenhum , a solução foi comprar , o nan soy , mas o custo no fim do mes fica muito alto , gostaria de saber se eles não teria de fornecer o nan soy , sendo que o pregomin custa trez vezes o valor do nan soy ,. obrigado , gostaria até de trocar , pois tenho 10 latas

    • juliana_nutri on

      Olá Leandro,

      Se vc já recebe o Pregomin para o seu filho, veja junto ao órgão que o fornece para verificar a possibilidade de substituir o produto. Talvez seja necessário um novo laudo médico para conseguir a substituição do produto.

      Gde abraço,

      Juliana

  26. deyse cristina on

    Ola me ajude meu filho esta com 2 anos e esta cada vezvpior faz muito sangue nas feces e senti muita dor entestinsl gases e dor de cabeça ñ sei oki fazer

    • juliana_nutri on

      Olá Dayse,

      O médico já chegou a uma conclusão sobre o que seu filho tem? Sangue nas fezes pode ter relação com alergia às proteínas do leite de vaca, mas também pode ser provocado por outros problemas, e o médico precisa investigar.
      Se for de fato alergia ao leite de vaca, o único tratamento realmente eficaz é a dieta de exclusão do leite, e nesse caso, vc precisará ter muito cuidado com a alimentação dele, que não pode conter, leite, derivados e NADA que os contenha em sua composição. Também será necessário ter cuidado com a contaminação cruzada, dentro de casa e na rua.
      Converse com o médico dele a respeito, veja se seu filho já fez todos os exames necessários e se o médico já chegou a um diagnóstico, ok? Só assim é que o tratamento poderá ser direcionado corretamente.

      Gde abraço,

      Juliana

  27. Meu filho aos 2 meses apresentou um quadro elevado de cólicas, ele usava o Nestogeno plus, a pediatra passou o NAN HA e deu certo. Hoje meu filho tem 5 meses e meio, e apos uma gripe, que utilizei corticoide, ele apresentou diarreia, utilizei medicamentos para dirreia, mas apos isto meu filho não parou de evacuar várias vezes ao dia,não se trata mais de diarreia, ele evacua o que come,e não apresenta sangue nas fezes, a médica mudou o leite para o aptamil pepti, ele não melhorou, quer passar para o pregomim, pórem ele naõ tem sintomas de criança com APLV, pensei em usar soja, o que voçê acha?

    • Olá Valeska,

      O mais sensato é seguir as orientações da pediatra, que conhece todo o histórico do seu filho e vem acertando com ele!
      A soja, além de ter uma digestão mais difícil, pode provocar alergia em bebês, e se seu filho já faz uso de fórmulas hidrolisadas (Nan HA, Aptamil Pepti e agora o Pregomin), não faz sentido mudar para as fórmulas contendo soja, que tem as proteínas interiras! Sem falar no risco de por todos os avanços a perder! Não faça nenhuma modificação na alimentação do seu filho sem o conhecimento da pediatra, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  28. Boa noite,
    Meu filho tem 30 dias e depois do aparecimento de sangue nas fezes fui aconselhada pela pediatra dele no Brasil a fazer a troca do Aptamil HA Pre para o Aptamil Soja, como complemento ao peito. O problema é que moro na Alemanha e aqui se fala muito do perigo da soja ser muito alergenica. O bebe esta bem, apesar de ter muitos gases. Como identifico os sintomas da alergia a soja? Sao os mesmos da IL? Obrigada!

    • Olá Valéria,

      O mais indicado seria vc alimentá-lo somente com leite materno, e observar sua alimentação…muito provavelmente será necessário vc excluir leite e derivados da sua alimentação, pois pode ser essa a causa do sangramento (além do Nan HA, que é a base de leite de vaca). É a opção mais saudável que as fórmulas a base de soja, que também pode causar alergia…cujos sintomas podem variar muito e dificultar o diagnóstico. Na impossibilidade de manter o aleitamento materno exclusivo, uma alternativa seria o uso de fórmulas hidrolisadas.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Ana Carolina Souza on

      Minha filha também toma esse leite só que não trabalho e não tenho como comprar

      Ela toma na creche o leite Aptamil soja 2

      E em Casa eu não dou leite

      Pois não tenho

      Sou de Olaria

      Rio de Janeiro

      Tel 991391964

      Carol

  29. Minha filha está com 1 ano e ela toma omeprazol de 10 mg para refluxo. O problema é que ela acorda de madrugada chorando por causa do excesso de gases e parece que sente dores abdominais. Ao comentar com a média ela pediu pra eu dar o leite de soja. Eu mudei o leite, mas não vi grandes resultados, será que é porque eu ainda dou leite materno?

    • juliana_nutri on

      Olá Elisângela,

      É importante avaliar todos os fatores relacionados e saber o que sua filha tem!
      É só o refluxo? E aa médica disse q ela vai ficar tomando Omeprazol direto? Ou tem um prazo? Esse tipo de medicação, se usado a longo prazo, interfere com a digestão, principalmente de alimentos ricos em proteínas e dificulta a absorção de minerais presentes na alimentação (e em suplementos), que necessitam de um meio ácido para serem absorvidos.
      Ela tem alguma alergia ou intolerância alimentar? É importante pesquisar! E também é importante avaliar o que você está ingerindo, pois os sintomas podem estar relacionados com algum alimento ingerido por você, que esteja causando reação através do leite materno!

      Gde abraço,

      Juliana

  30. Senhores
    Meu nome é Luciano e sou pai da minha pequena Giovanna de 3 meses. Descobri que ela tem alergia alimentar e foi recomendado tomar o Neocate. Porém hoje, 24/12/11 fazem 10 dias que tentamos eu e a esposa, dar o Neocate, porém o gosto é muito ruim e a pequena não consegue mamar mais que 60 ml. Como precisa mamar 120, está abaixo do peso e altura. Já levei em 3 pediatras inclusive fui a consuta com o dr. Sabra (Bam-bam-bam em alergia infantil), porém ela nao consegue mamar. O pediatra me recomendou colocar um açucar infantil chamado nidex ou 5 gotas de essência de baunlha e nada adiantou. Alguem pode me ajudar, estamos desesperados, vendo nossa bebê com 3 meses e 10 dias com apenas 4,4 kg.
    meu e-mail: ldvsouza@hotmail.com

    • Olá Luciano,

      O Dr. Sabrá realmente é uma referencia em termos de alergia alimentar! Tem enorme experiência no assunto e sua filhinha não podia estar em melhores mãos! O Neocate é uma fórmula muito específica, para crianças alérgicas e adicionar outras substâncias a esse leite, ainda mais na idade da sua filha, só pioraria o quadro dela! O trato digestivo dos bebês é muito sensível e não está preparado para digerir nada a não ser o leite materno, mas quando o aleitamento materno não é possível por algum motivo, é necessário utilizar produtos específicos.
      É importante vc conversar com o médico, e levá-la para uma nova avaliação, para verificar o porque dela não estar mamando…mesmo q seja só pelo sabor, na hora da fome, os bebês acabam mamando…é importante verificar se ela não está sentindo dor, se não está engolindo ar (que enche o estômago e não a deixa mamar mais quantidade), se a temperatura da mamadeira está adequada, se a ansiedade de vcs não está deixando a neném agitada, se há algum problema na hora de sugar a mamadeira, etc…
      Sobre o sabor, é um grande erro de nós adultos, achar que o paladar dos bebês é igual ao nosso! Vcs podem achar o sabor ruim, mas pode ser que o sabor não seja problema para sua filha…por isso é que é necessário investigar todos os possíveis fatores relacionados ao fato dela não mamar.
      Com relação ao peso, vários fatores precisam ser levados em consideração: ela nasceu de quantos meses? nasceu com quantos Kgs? Perdeu peso em vez de ganhar? Ou o peso está estabilizado?
      O mais indicado é tentar falar com o médico e enquanto isso, continue oferecendo o Neocate para ela, e observe todos os fatores que eu mencionei, ok?

      Gde abraço e Feliz Natal a vcs!

      Juliana

  31. Erika Cristina on

    Meu bebê, tem 45 dias hoje, quando ele tinha 09 dias vomitou verde, fui para o pronto socorro e lá ficamos enternado por 15 dias,. Fez exames e ate hoje nao foi afirmado nada, porém me encaminharam para acompanhamento de um gastro com suspeita de alergia a lactose, o que percebo é que ele nao manifesta nenhum sintoma de alergia, pois ele tomou o leite nan no dia que ele nasceu e assim consequentemente. Foi passado para ele tomar o leite Neocate, andei pesquisando sobre li em um site que o consumo muito prolongado do mesmo ele atrofia o intestino isso é verdade?
    Desde de já eu agradeço e espero um resposta.
    Erika

    • Olá Erika,

      Seu bebê nunca recebeu leite materno?
      O único sintoma foi esse episódio de vômito? Ele fez algum exame mais específico para confirmar se é intolerância a lactose ou se é alergia ao leite de vaca? Isso é importantíssimo, pois são duas condições diferentes, que necessitam de tratamento diferente também!
      Sugerimos que vc converse com o médico dele a respeito, para esclarecer o problema e para tratá-lo dorretamente, ok?

      Em relação ao Neocate, ele é uma fórmula muito específica, indicada nos casos de alergia alimentar. mas justamente por ser específica e muito cara, não é a primeira escolha em casos de intolerância a lactose, já que existem outras opções, mais indicadas e mais baratas também. Mas mesmo nos casos de alergia ao leite de vaca, o Neocate não causa nenhum tipo de prejuízo no intestino, pelo contrário! Pois nos casos de alergia alimentar, ele vai ajudar o intestino da criança a se recuperar.

      Gde abraço,

      Juliana

  32. olá , meu filho tem 1 ano 4 meses toma aptamil desde os 4 meses .nunca tinha tido problema nenhum ,a não ser quando tentamos substitur o aptamil quando ele fez um ano por leite de caixinha ,não deu certo pois seu intestino prendeu e ele apresentou sangue nas fezes, tentamos por um mes e voltamos para o aptamil por recomendação de sua pediatra.Agora a mais omenos uns 20 dias ele começou com uma irritação na pele começou no rosto, atras da orelha e por todo o corpo.Já fomos no medico ele ja fez uso de antialergicos ,pomadas e nada adiantou sua pele esta grossa ele se coça todo, trocamos o sabone, paramos de usar amaciante não temos bicho em casa tentamos eliminar o que podemos pra ver se ele melhora e nada.Então pensei será que pode ser o leite.Bom espero que possa me ajudar.

    • Olá Anne Mary,

      Ele pode ter feito uma reação alérgica ao leite, na mudança da fórmula para o leite, e agora, depois que o organismo dele foi sensbibilizado ás proteínas do leite, o corpo reage também ao Aptamil, que contém as mesmas proteínas, apesar da formulação ser mais específica para bebês. É importante que seu filho faça os testes para alergia ao leite de vaca, e/ou a dieta de exclusão do leite, durante um tempo, para verificar se os sintomas vão melhorar.

      Gde abraço,

      Juliana

      • Oi meu filho tem 7 meses e foi diagnosticado com a alegria ao leite de vaca e a pediatra dele passou leite que tenha na composição de soja, porém meu filho rejeitou nao quer tomar da duas sugadas e cospe nao sei mais o que fazer pra ele mama so quer meu peito ai vejo que não e falta de apetite pois ele mama bem meu peito me ajudem que leite devo oferecer ao meu filho?

        • Luciane Baldo on

          Cristiane, que bom que seu filho ainda mama bem no peito. Existem diversas fórmulas infantis que podem ser oferecidas, desde que elas não contenham proteínas do leite na composição. Talvez seja o caso de você oferecer alguma outra fórmula a ele e testar para ver se o sabor agrada ao paladar dele. Converse com o seu pediatra e veja que outras opções ele lhe recomenda. Como o seu filho ainda mama no peito, também seria importante perguntar ao pediatra se este complemento é realmente necessário. Talvez apenas papinhas de frutas e legumes possam complementar a alimentação dele ou ainda, ter esta fórmula infantil misturada a essas papinhas também pode ser uma alternativa para que ele aceite com maior facilidade. abs

  33. tenho uma bebezinha que nasceu prematura com 600g.de uns tempos p cá começou a apresentar refluxo, alergia, e perda de peso.levei ela a gastropediatra e a mesma cadastrou a minha bb no programa do letite p ela receber 8 latas de alfaré por mês.ela so come dietas fracionadas, pois se ela comer muito ela regurgita.ela esta com 8 meses de nascida e 6 meses de corrgida.Antes ela tomava o leite pré-nan so que regurgitava demais.ela tem uma certa dificuldade em ganhar peso devido ao refluxo(no momento ela esta com 4kg e 200g)o que devo fazer p ela ganhar peso?no moneto ela ta tomando alfaré 70 ml de 2 em 2 horas ou 35 ml de 1 em 1 hora.será que esse intervalo de mamadas é suficiente p ela fazer a digestão?detalhe:minha bb é uma guerreira e vitoriosa que fez o teste do pezinho e da orelhinha e deu tudo normal.GRAÇAS AO BOM DEUS!ELA É ESPERTA DEMAIS.aguardo resposta

    • Olá Lenícia,

      Mais importante do que este volume estar adequado, é sua filha não ter o refluxo! Então primiero é necessário verificar se ela de fato está engolindo tudo o que está mamando e que o alimento não está voltando (vômitos) por causa do refluxo. Leve-a num nutricionista que trabalhe com crianças, para uma avaliação e para que este profissional possa te orientar tb sobre a introdução de novos alimentos, sem risco de causar alergias ou de piorar o refluxo.

      Gde abraço,

      Juliana

  34. Silvana Anseloni on

    Boa Tarde, ´
    Meu filho tem 4 anos, ele é alergico a uma proteina no leite de vaca, e isto é foi comprovado atráve
    dos exames, a medica indicou tomar o leite de soja, mais isto é impossivel, pois ele não toma.
    gostaria muito de saber se eu posso substituir o leite de vaca por leite de cabra?
    obrigada no aguardo.

    • Olá Silvana,

      Não aconselhamos a troca sem antes vc conversar com o médico dele! O leite de cabra, assim como o leite de outras espécies animais pode causar reação alérgica cruzada em pessoas com alergia ao leite de vaca. Ou seja, como o organismo do seu filho produz anticorpos contra esta proteína do leie de vaca, ao consumir leite de cabra, o corpo pode "confundi-lo" com leite de vaca e disparar os sintomas da alergia…isso não ocorre com todas as pessoas, mas é um risco importante, que deve ser considerado.

      Gde abraço,

      Juliana

  35. Com 1 ano e 2 meses minhas gêmeas tiveram uma diarréia fortíssima provocada pela E.Coli.a partir daí, o leite ninho 1+ tornou-se inadequado,pois elas passaram a ter IL.A partir daí, sempre tomaram leite de soja ADES, indicado por dois pediatras.Todos os problemas de diarréia acabaram.Hoje, com 3 anos 2 meses fique muito preocupada com a informação de que a soja , por conter muitos hormônios, poderia acelererar a puberdade e a menarca em minhas filhas.Isso procede?

    • Leilane,
      Há estudos sendo feitos sobre o consumo da soja por animais, mas segundo a Associação Americana de Pediatria, que revisou uma série de estudos realizados sobre formulas infantis a base de soja, acreditam que não há comprovação científica relevante de que a soja possa trazer riscos a saúde das crianças. O que é recomendado é o consumo moderado e a associação de uma dieta equilibrada com outros alimentos nutritivos e ricos em vitaminas e minerais. abs

  36. ola minha bebe é bem prematura nasceu com 29 semanas e nao se adaptou com o PRE-NAN o medico disse que pelo fato de ela ser muito prematura nao consegui digerir este leite..entao ele recomendou dar PREGOMIM PEPTI no começo foi uma beleza, mais de uns dias pra cá ela tem vomitado em algumas mamadas..e fica tres a quatro dias sem evacuar…o médico diz que é normal…mais pelo fato de ela ser bem prematura fico preocupada..pode me ajudar??

    • Olá Cris,

      As fórmulas q o médico indicou são adequadas, quando o aleitamento materno não é possível. Vc não está tendo leite? Mesmo que tenha pouco, seria importante tentar amamentá-la, já que nenhuma fórmula substitui completamente o leite materno!
      É necessário ver se sua filha não está mamando uma quantidade grande de cada vez, se a posição está confortável, se ela não se deita logo após a mamada, etc, pois como é prematura, e o aparelho digestivo ainda está amadurecendo, a chance de refluxo é maior, mas isso tende a melhorar com a idade.

      Converse com o médico dela a respeito.

      Gde abraço,

      Juliana

  37. Bom dia

    Minha filha tem 9 meses ela tem intolerancia a lactose e a soja deste os 45dias de nascida ela toma o leite pregomin queria saber se tem algum suplemento alimentar que ela pode usar como um sustagem ou um pediasure ou ensure ou outra coisa suplemento…….

    • Olá Bete,

      Ela tem intolerancia a lactose ou tem alergia ao leite de vaca? É necessário primeiro esclarecer bem isso com o médico e só assim, verificar com o próprio médico que orientou o uso de Pregomin ou com um nutricionista se o uso de suplementos são necessários e qual seria o produto mais indicado para ela e em qual quantidade! Estes suplementos que vc menciona, todos contém proteínas do leite e se sua filha for alérgica a estas proteínas, os mesmos não serão indicados!

      Gde abraço,

      Juliana

Deixe um comentário