Anúncio

Lactase Líquida

57

lactase liquidaAs conhecidas cápsulas de enzima lactase agora são também comercializadas em forma líquida. A formulação líquida amplia as vantagens no uso da enzima, permitindo seu uso por bebês em fase de amamentação, crianças menores de 5 anos, adultos com dificuldade de ingerir comprimidos, além da possibilidade de usar as gotas em diferentes tipos de alimentos lácteos. LACTASE PARA CRIANÇAS Sabemos da importância do leite materno para a alimentação do bebê. Quando a criança é diagnosticada com intolerância à lactose, a amamentação acaba sendo restringida, senão cortada da dieta do bebê e subsituída por fórmulas especiais sem lactose. A empresa canadense Gelda Pharmaceutical, uma das fabricantes da lactase em forma líquida, apresenta uma forma de utilizar a enzima para dar continuidade à amamentação. Veja algumas informações coletadas do site do produto: “Coloque algumas colheres de sopa do leite materno em um recipiente esterilizado e adicione 4 gotas de Lacteeze. Grande parte da lactose está concetrada no colostro. Aguarde alguns minutos, dê a mistura ao bebê e após amamente normalmente. Estudos demonstram que este método forma uma “proteção” para o sistema digestivo do bebê, permitindo que o restante do leite materno seja digerido normalmente.” Fábio Mello, farmacêutico de uma das unidades da VicoFarma em São Paulo, explica ao Semlactose que a lactase em forma líquida facilita o uso para crianças menores de 5 anos de idade. A VicoFarma manipula a formulação de acordo com a recomendação médica prescrita e oferece a possibilidade de colocar diferentes sabores para deixar a enzima mais agradável ao paladar infantil. USO EM ALIMENTOS LÁCTEOS A possibilidade de estender o uso da enzima a produtos lácteos em forma líquida abre o leque de consumo de alimentos tanto para crianças quanto para adultos. A VicoFarma oferece a formulação líquida para ser utilizada no leite. “A pessoa coloca algumas gotas em um litro de leite, aguarda 24 horas sob refrigeração e no dia seguinte já pode consumí-lo.”, explica Fábio. A enzima quebra a lactose em galactose e glucose, da mesma forma que os leites com baixo teor de lactose oferecidos no mercado. Já o Lacteeze pode ser usado para redução da lactose em diversos produtos lácteos. Segundo as informações do fabricante, o Lacteeze pode ser adicionado ao leite, creme de leite, leite condensado, achocolatado líquido e qualquer outro lácteo em forma líquida. As gotas são colocadas e misturadas ao alimento e após 24 horas a redução da lactose pode chegar até 90 %. Referências:

  • VicoFarma – Vila Mariana/ São Paulo-SP Fone: 11 5575.6172
  • Gelda Pharmaceutical – Ontario, Canada
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

57 Comentários

  1. Olá gostaria de saber se essa enzima é vendida em Curitiba, e em qual lugar? ela é a mesma que vende nos Estados Unidos, é que me passaram que só tinha lá?
    obrigada

  2. Olà,gostaria de saber onde consigo comprar ,eu sofro muito com meus filhos,pois tenho 1 casal, e os dois com o mesmo problema.muito obrigada.bjs.

  3. Oi Juliana,
    você sabe se mesmo depois de parar de comer alimentos com leite, demora ainda muito tempo pra aliviar os sintomas e parar de passar mal, às vezes mesmo passando dias sem consumir alimentos com leite meu filho ainda passa mal, no caso dele dói a barriga, tem enjoo e vomita.
    Abraços,

    • juliana_nutri on

      Olá Cibele,

      É importante que o médico avalie seu filho para verificar se há algum outro problema associado à IL, e se quando seu filho consome alimentos contendo lactose, se ele não está exagerando na quantidade. Também é importante observar se ele não está consumindo alimentos/bebidas que favorece a formação de gases (como refrigerantes, excesso de açúcar, etc).

      Gde abraço,

      Juliana

  4. Luciane, muito legal a sua iniciativa de criar um site para nos ajudar a compreender e a conviver melhor com a nossa IL…
    Por favor, você sabe se é possível comprar a lactase líquida aqui em Brasília??
    Obrigada!

    • Oi Renata,
      Obrigada! Que eu saiba, aqui não tem nenhuma farmácia que manipule a lactase líquida. Mas vc pode encontrar a lactase manipulada em forma de cápsulas ou então em sachês, em um composto de outras enzimas digestivas. abs

  5. Bom dia ,meu filho tem 1 ano e 9 meses e está com intol. a lactose causada por diarreia,vcs poderiam me dizer se o nome para efeito de receita medica é apenas lactase liquida?´´É que quero comentar isso com o medico dele…Grato.Marcelo.

    • Olá Marcelo,

      O nome cormercial do produto é Lacteeze. O médico pode prescrever desta forma ou como lactase líquida. Para mais informações, entre em contato com a empresa que comercializa o produto (dados na matéria acima).

      Gde abraço,

      Juliana

  6. Boa noite!!Oi gostaria de saber como faço para usar o lactase liquido?Colo em qualquer alimento ou só em alimentos liquidos!!Estava pesquisando aqui e encontrei esse site e eu nao sabia que existia ele liquido!!Muito bom esse site,parabens…

    • Olá Hamurabi,
      A lactase líquida deve ser usada em alimentos liquidos. O fabricante fornece as recomendações de como usá-la. Veja as informações na embalagem, e se for adquirido em farmácia de manipulação, solicite as informações sobre como aplicá-la ao alimento.
      abçs,

  7. Julianaa,a peditra passou o lactase,me disse que é para misturar em 500 ml de agua 10 gotas do lactase,deixar na geladira e apos 24 hrs prepar a mamadeira pra ela com o leite de soja ai no lugar da agua colocar a mistura!!Entao quer dizer que nao vai adiantar nada?Ou sera que posso oferecer alimentos com lactose pra ela?

  8. Oi Juliana, gostaria de saber se depois de parar de comer alimentos com leite, demora ainda muito tempo pra desintoxicar o organismo, e parar de passar mal, estou sem leite e derivados há 1 semana, e ainda não melhorei 100%.
    Abraços,
    Cris

    • juliana_nutri on

      Olá Cristiane,

      Na verdade, a lactose não "intoxica" o organismo. Mas até que o intestino se recupere totalmente, e volte a absorver adequadamente todos os nutrientes, leva um tempinho, que pode variar de pessoa pra pessoa. Continue seguindo a dieta e observe se os sintomas vão melhorar ou não. Se dentro de um mês vc não observar nenhuma melhora, converse com seu médico a respeito, pois talvez seja necessário pesquisar outros problemas por trás da IL, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  9. Obrigada pela atençao!!!Realmente é sempre depois que ela ingere o leite de soja(Nan Soy)que ela fica com a barriguinha ruim!!!E a pediatra dela ja receitou a lactase!!!Talvez ela vai ter que fazer uma endoscopia e eu estou desesperada!!!Ela é muito pequena e fragil!!!Mas espero que nao precise depois que ela começar a ingerir a lactase,poiss talvez ela apresente melhora!!

    • juliana_nutri on

      Olá Luana,

      Veja se com a lactase os sintomas vão melhorar. De qq forma, para que a lactase tenha algum efeito, ela so deverá ser tomada junto com refeições contendo lactose (por exemplo, não vai adiantar dar a lactase junto com o leite de soja, já que este produto não contém lactose!).
      Quanto a endoscopia, se o médico achar realmente necessário, não se preocupe! apesar de ser um método invasivo, é um procedimento relativamente rápido e seguro, e em algumas situações, realmente necessário para ajudar no diagnóstico de algumas patologias.
      Mas estamos torcendo pra que ela melhore, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  10. juliana_nutri on

    Olá Luana,

    A soja também pode provocar a formação de gases em muitas pessoas, já que sua digestão é um pouco mais lenta. Convém ficar atenta se os gases surgem algum tempo após a ingestão de alimentos a base de soja.
    Quanto à lactase, nem todas as pessoas se adaptam a ela, mas a suplementação de lactase deve ser feita somente quando se vai ingerir algum alimento contendo lactose. De qq forma, sugerimos que antes vc converse com o médico de sua filha a respeito, ok?

    Gde abraço,

    Juliana

  11. Minha filha tem 2 anos e tem IL…os sintomas que ela sente sao gases…quero sabre pq isso pois msm com a dieta só usando derivados da soja ela sente as msm coisas,pq?E se com a lactase eu vou poder oferecer alimentos que contenham lactose?Obrigada

  12. adorei esse saite, tinha muita duvida com relação a lactose vcs me tiraram , so quero saber de uma coisa, isso e uma doença ou um disturbio digestivo, e se tem cura

    • Cícero,
      Quando a IL é secundária, ou seja, decorrente de uma outra patologia, ela pode ser reversível. Já a hipolactasia primária, que é a redução da produção da enzima lactase pelo nosso organismo (o caso mais comum de IL), é permanente. Mas não considero a IL como uma doença, apesar de muitas pessoas verem desta forma. O normal seria que esta enzima parasse de ser produzida pelo organismo logo após o desmame, mas ao longo de milhares de anos o homem sofreu uma mutação genética para a persistência da lactase. É isso que faz com que algumas pessoas possam consumir laticinios sem problemas enquanto outras não.
      abçs,

  13. Olá pessoal! Há pouco tempo descobri que meu filho de 2 anos desenvolveu a IL. Esse site tem me esclarecido muitas coisas e tem me confortado muito tbm ao saber que a IL não é nem um bicho de sete cabeças!! Muito obrigada mesmo!
    Fiquei sabendo pelo site sobre esse suprimento de enzimas que é importada. Tenho amigos que moram nos EUA e gostaria de saber o seguinte: eles podem enviar essas enzimas para mim sem riscos de ser barrado na alfândega?

    Forte abraço!

    • Fabíola,
      Seus amigos podem enviar a enzima lactase, mas o produto pode ser barrado na alfândega. Caso isso aconteça, será necessário pagar os impostos alfandegários para retirar a mercadoria.
      abçs,

    • Olá katia,
      O Lacteeze não é vendido aqui no Brasil. Somente por importação. Para importar a enzima você precisará de uma receita médica e, com esta em mãos, poderá entrar em contato com importadores de medicamentos aqui no Brasil. A Fundação Ruben Berta (VARIG) também oferece este serviço gratuitamente (Mais informações Tel./Fax: (11) 5090 8000 ou 5090 8001). Outra opção é, caso vc ou algum amigo vá aos EUA ou Canadá, ele poderá comprar para vc. Nesses países, a enzima lactase pode ser comprada sem necessidade de receita médica, pois lá ela é considerada apenas suplemento alimentar.
      abçs,

  14. Daniele,

    Vc pode procurar um gastroenterologista e/ou um alergologista, para fazer os testes necessários e verificar se realmente vc está com IL, se é alérgia às proteínas do leite ou se é algum outro problema.

    Gde abraço,

    Juliana

  15. Gostaria de saber qual é o caminho para se descobrir se há algum tipo de alergia alimentar. Que médico devo procurar primeiro? Estou com alguns sintomas da intolerância à lactose e não sei quem procurar.

    Grata

  16. Olá Helena,

    Hoje em dia, existe uma hipótese relacionada à disbiose intestinal (diminuição das bactérias “do bem” no intestino, e aumento das demais bactérias, inclusive, das patogênicas), que seria causada por fatores da “vida moderna”, como uso frequente de antibióticos, alimentos industrializados, excesso de açúcar, doces e farinhas refinadas, aditivos, conservantes, etc e baixa ingestão de frutas, legumes e verduras.

    E com referencia a lactase, depois nos passe o contato da farmácia onde vc trabalha, para divulgarmos para os leitores, ok?

    Gde abraço,

    Juliana

  17. Sou farmacêutica, trabalho em farmácia de manipulação e achei mto. interessante este site, com boas informações e boas dicas.

    Meu filho de 2 anos desenvolveu há poucos meses intolerância à lactose, assim como meu sobrinho da mesma idade. Você sabe dizer se há algum estudo relacionando algum tipo de alimentação, ou poluição, não sei, com a IL?

    Tenho escutado mtos. casos recentes, que não se ouvia falar antes…

    Aliás, nós manipulamos a lactase. Ela é cara, mas não tanto qto. essa do RS!!

    Fica em torno de R$1,50 por cápsula.

    Obrigada,

    Helena

  18. Walber Moreira on

    Muito interessante a forma líquida para criança, gostaria se possível realizar seu uso com o leite em pó, pois o de soja usado por nosso filho de 3 anos causa mudança no sabor dos alimentos e diminui a aceitabilidade pela criança? antecipadamente agradeço atenção!

    • Walber, converse com o farmacêutico responsável para saber se esse uso seria apropriado e funcionaria corretamente, ok?
      abçs,

  19. aff ninguem merece ñ encontro oq eu quero nunca nã!!! ninguem merece!!!

    eu quero saber qual a finção de lactase e nunca achooooo!!

    sOCORRO PRECISO DE AJUDA!!!!!

  20. Muito interessante essa reportagem sobre a lactase liquida, o problema é onde encontrar no Brasil o produto. Pois em pesquisas realizadas percebo uma grande diferença de preços da enzima importada à enzima manipulada.
    Porque um rémedio que faz tão bem pode ser mais caro manipulado do que o original que é importado? Onde encontrar aqui no Brasil a lactase líquida?
    Aqui no Rio Grande do Sul, 30% da população tem intolerância à lactose, sendo que na fármarcia de manipulação pagamos em média R$ 3,27 por cápsulas. Isso é um absurdo. O governo deveria intervir nesses altos preços e nos ajudar.

  21. Elaine,

    Você pode usar a lactase líquida de acordo com as instruções do fabricante. De forma geral, as gotas são adicionadas ao alimento e em 24 horas deverá ocorrer a redução do teor de lactose em até 90%. Após feita a redução do teor de lactose você poderá preparar as receitas que desejar. Outra opção é utilizar os leites com baixa lactose que temos disponível no mercado como o Elegê, Zymil, Frimesa, Senzy, entre outros e preparar suas receitas.

    Em relação aos queijos, é interessante lembrar que algumas culturas lácteas juntamente com o processo normal de elaboração e maturação dos queijos, naturalmente reduz o teor de lactose do produto a quase zero.

    Abçs,

    • Cara Luciane,

      Eu observei que o leite ninho líquido (01 litro) também é de baixa lactose. Esta informação está na embalagem e inclusive li a composição e consta a enzima lactase. Talvez seja uma nova opção também! Além de que é bem saboroso.

      • juliana_nutri on

        Olá Cláudia,

        Recentemente a Nestlé lançou o Ninho baixa lactose. Porém esta é uma das versões do Ninho líquido, e é importante verificar o rótulo, para não levar os outras versões (com lactose) por engano!

        Gde abraço,

        Juliana

  22. Olá Meire,

    Além da lactase líquida (que tem o mesmo efeito dos comprimidos), existe a possibilidade de mandar fazer as cápsulas de lactase nas farmácias de manipulação (somente com receita médica). Mas de qualquer forma, converse antes com seu médico, pois a automedicação pode trazer mais prejuízos do que benefícios!

    Gde abraço,

    Juliana

  23. Gostaria de saber se a lactase líquida faz efeito em adultos? pois o único medicamento que já li a respeito é o LACTAID que não é vendido no Brasil e há uma série de burocracias para importá-lo.

    Existe mais algum produto disponível no mercado , de preferência brasileiro ???

    obrigada !!!

  24. Olá Jussara!

    Somente seu médico ou nutricionista poderá responder a sua pergunta! Nós do Semlactose não podemos fazer nenhum tipo de diagnóstico ou de prescrição e nossas matérias e dicas, de forma alguma alguma substituem as consultas presenciais. O próprio médico que fez seu dianóstico pode te prescrever a lactase!

    Gde abraço.

  25. Jussara Noronha on

    Oi!Tenho 63 anos, 1,59m e 64 Kg.

    Tenho intolerância a lactose. Qual seria a dosagem de lactase que deveria ingerir? Comprimidos ou líquida? Agradecida, Jussara

  26. Olá, meu filho tem três anos, e nos seus primeiros dois invernos apresentou graves crises de asma. Antecipando mais uma edição de antibióticos e corticóides, levei meu filho para consultar com um médico homeopata.

    O médico me informou sobre estudos atuais que correlacionariam a intolerância à lactose às alergias respiratórias, aumentando a incidência das últimas, e assim os quadros de doenças respiratórias. Foi sugerido então que eu fizesse um testes, e retirasse da dieta de meu filho os produtos lácteos e, como ele toma bastante leite, que eu testasse a adaptação dele ao leite com baixa lactose e/ou leite de soja.

    E, para minha gratíssima surpresa, lá se foi o primeiro inverno sem nenhuma crise de asma!!!

    Entretanto, ainda é difícil convencê-lo a não ingerir os "queijinhos petit-suisse", e o nosso amigo sorvete…

    Então gostaria de saber se há a possibildade de utilizar a lactase líquida nesses produtos.

    Aproveito para parabenizá-los pelo site e agradecer pelas preciosas informações, dicas e receitas!

    Um abraço!

  27. Juliana Crucinsky on

    Olá Carla!

    A lactase NÃO deve ser usada por galactosêmicos pq sua função é justamente "quebrar" a molécula de lactose em açúcares mais simples, para permitir sua digestão. Assim, o papel da lactase é transformar a lactose em 1 molécula de glicose e em outra de GALACTOSE!!!

    O tratamento da galactosemia deve ser feito com rigoroso acompanhamento profissional e nenhuma mudança de conduta ou mesmo na alimentação deve ser feito sem a devida autorização/supervisão dos profissionais, pois os riscos são muito mais graves do que os da IL.

    Infelizmente no tratamento da galactosemia o leite e os derivados devem ser excluídos da alimentação, para evitarmos problemas mais sérios.

    Converse com o médico a respeito, ok?

    Gde abraço,

    Juliana

  28. Juliana Crucinsky on

    Olá Nivaldo!

    Infelizmente ainda não dispomos de uma lei (há apenas um projeto, como foi publicado em outra materia, antiga, no site) que obrigue os fabricantes a acrescentar esta informação na embalagem. Os fabricantes que colocam esta informação são os que oferecem produtos com algum diferencial (como orgânicos, por exemplo) ou cujos produtos são voltados para um público específico, como os intolerantes a lactose, alérgicos ou mesmo veganos (que não conseomem absolutamente nada de origem animal).

    Então, enquanto não sai a lei, o que podemos fazer é ler atentamente os rótulos e peddir informações sos SACs das empresas.

    Gde abraço,

    Juliana

  29. Juliana Crucinsky on

    Olá Ayla!

    Que bom q vc gostou do nosso site e que ele está te ajudando! ficamos muitos felizes em saber!

    Quanto à alfarroba, não sabemos o motivo de estar em falta, mas vc pode ligar ou mandar um e-mail para os SACs (serviço de atendimento ao cliente) das empresas que o comercializam o produto para conseguir mais informações.

    Quanto ao requeijão, todas as marcas contém alguma quantidade de lactose (apesar da quantidade ser menor que a do leite). Se a sua intolerância for muito alta, vc pode experimentar os "queijos" cremosos de soja, que não contém lactose.

    Gde abraço,

    Juliana

  30. Ayla Nóbrega on

    Oi!Eu tenho 10 anos e tenho intolerância a lactose, eu achei o seu site muito legal pois agora eu posso comer várias coisas que não sabia que existia.Sobre o alfarroba:eu já comi ele é muito bom mas eu queria saber porque ele está em falta em todas as lojas que o comprava e queria saber se você sabe de algum tipo de requeijão sem lactose.

    Grata pela resposta,

    Ayla Nóbrega André.

  31. Olá Karla,

    A recomendação de fabricantes e de médicos é que a enzima seja utilizada antes da ingestão de alimentos lácteos, nunca após a ingestão. O uso após a ingestão não auxilia em nada, pois a enzima precisa estar presente no momento da digestão da lactose para fazer o efeito necessário.

    Abçs,

  32. Olá Selma,

    A enzima lactase não cura a intolerância à lactose. Ela somente auxilia na digestão de alimentos lácteos.

    Abçs,

  33. Até que enfim!!!!Agora minha filha Sara(3 anos)vai poder ter uma vida "normal",sem tantas restrições…obrigada pela notícia!!!

  34. Selma Ponticelli on

    Gostaria de saber se existem pessoas que mesmo usando a enzima lactase continuam com a intolerância.

    Grata

    Selma Ponticelli

  35. Karla Schneider Pere on

    Gostaria de saber se esta enzima, em cápsula ou líquida, pode ser usada após a criança ter consumido algum alimento com leite? Após hora ou dia?

    Obrigada pela atenção,

    Karla Schneider Peres

    Jataí-Goiás.

Deixe um comentário