Anúncio

Viva sem Alergia

9

Ter uma pessoa com alergia ou intolerância alimentar na família acaba sempre modificando os hábitos alimentares de todos a sua volta, sem falar nas restrições alimentares pelos quais irmãos, pais e pessoas próximas acabam aderindo em função do alérgico/intolerante.

Este livro de receitas foi criado especialmente para pessoas que sofrem de restrição alimentar causada por alergias e intolerâncias alimentares. Alice Sherwood, autora do livro, é mãe de um menino com alergia e decidiu usar suas experiências culinárias para elaborar o material. Viva sem Alergia traz mais de 100 pratos elaborados sem laticínios, sem ovos, sem glúten,  e sem oleaginosas (vegetais e frutas que possuem óleos e gorduras como a soja, amendoim, amendoas, nozes, entre outras) – sendo alguns desses pratos sem nenhum desses ingredientes.

Ricamente ilustrado, o livro apresenta uma abordagem criativa para mais de 100 receitas de café-da-manhã, acompanhamentos e entradas, peixes, carnes e aves, massas, sobremesas, pães e bolos. O livro apresenta a mesma receita em várias versões: uma sem ovos e sem oleaginosas, uma sem laticínios e outra sem glúten. Entretanto, a autora peca em não dar informações muito claras na hora da substituição. Por exemplo, na versão sem glúten, Alice sugere uma substituição por “farinha sem glúten”. Mas sabemos que há diversas farinhas sem glúten, cada uma com uma textura diferente e, consequentemente, resultados diferentes.  Outra desvantagem é o fato do livro ser originalmente publicado na Inglaterra. Alguns dos ingredientes utilizados não são muito comuns na nossa culinária.

O ponto alto do livro são os seus capítulos introdutórios. A publicação explica as diferenças entre alergia e intolerância alimentar e os principais sintomas de uma crise alérgica, desde os menos graves até o choque anafilático e as medidas de emergência a serem tomadas. Além disso, a autora sugere uma lista de alimentos que você sempre deve ter em sua despensa para preparar as receitas sugeridas.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

9 Comentários

  1. OI,
    adquiri o livro a mais ou menos 2 semanas e já experimentei várias receitas do livro…vale muito muito muito a pena comprar!!! Estou amando as receitas porque saem perfeitas, mas tenho umas dúvidas sobre alguns produtos que não estou encontrando, como a goma xantana, a cúrcuma e outros….gostaria de saber onde posso comprar? ou se puder encontrar em algum site me informe. Obrigada.

    • Kelly, a goma xantana ou goma guar, por exemplo, vc pode encontrar em lojas que vendem alimentos sem glúten. Muitos pães e bolos precisam desses ingredientes para dar liga e essas lojas geralmente tem esses e outros produtos para vender. abs

  2. Kelly Kretly Camargo on

    Olá ,gostaria de saber como faço para adquirir os livros:Viva sem alergia,100 receitas sem gúten e sem lactose,Aulas de culinária zero lactose.

    obrigada

  3. Tathiana,

    Infelizmente esse é o problema de livros de receita traduzidos. Em alguns países vc encontra com facilidade ingredientes com a descrição na embalagem se o produto contém lactose. De qualquer forma, lembre-se que para alérgicos ao leite, se me recordo bem, o livro traz opções de ingredientes que devam substituir o leite e seus derivados, pois queijo sem lactose contém proteínas do leite e não poderia ser consumido por alérgicos ao leite!

    Abçs,

  4. Tathiana Andrade Pir on

    Gente, comprei esse livro e, sinceramente, odiei! Algumas receitas parecem brincadeira, em muitas delas há, entre os ingredientes, coisas como "queijo parmesão sem lactose" ou "mussarela sem lactose"!!!!!!! Assim até eu escrevo um livro de receitas para alérgicos, é só copiar as receitas comuns e acrescentar "sem lactose" aos alimentos a base de leite. Como se fosse muuuito facil achar queijo parmesão e mussarela sem lactose!

    A única coisa que salva é a parte inicial, em que há a descrição das alergias e que não é o foco principal do livro…

    Que decepção!

  5. Angelita-Passo Fundo-RS on

    Olá, tenho esse livro, adoro ele, mas alguns igredientes das receitas não fazem parte do meu dia a dia na cozinha. Além disso, poderia ter mais receitas de bolos, doces, biscoitos, guloseimas mais normais para crianças pequenas, então não estou aproveitando ele como gostaria. Mas recomendo a todos. É uma ótima leitura, principalmente para quem acaba de descobrir que tem alguem alérgico na família, tem dicas de produtos que podem ser substituídos e outras informações úteis. Ainda não encontrei nada mais completo por isso recomendo mesmo.

  6. Tenho este livro, e posso dizer que realmente vale a pena! As receitas são deliciososas! O livro é em capa dura, com bastante fotos. E o mais legal: ele sempre traz uma versão sem leite para cada uma de suas receitas!

Deixe um comentário