Anúncio

Kreatopita: torta grega com cordeiro e queijo feta

0

A culinária grega é rica em sabores e oferece uma diversidade de pratos simples e saborosos. A kreatopita, que em português significa “torta de carne moída”, é elaborada com pedacinhos de cordeiro, espinafre e queijo feta derretido em uma massa folhada. Para os amantes do queijo, essa receita é imperdível!

A Casa da Ovelha nos enviou alguns queijos sem lactose com o desafio de prepararmos algumas receitas especiais para os nossos leitores. Como o queijo feta é de origem grega, a receita homenageia este queijo de sabor muito especial e ótimo para receitas que exigem um queijo macio que derreta com facilidade. Veja também a receita elaborada com queijo Pecorino Toscano.

INGREDIENTES

  • 700 gr de carne de cordeiro picada
  • 100g de queijo tipo feta sem lactose (saiba mais sobre este queijo)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de tomilho
  • 1 colher de sopa de folhas de hortelã
  • sal a gosto
  • 200 gr de folhas de espinafre lavadas e cozidas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 200 gr de massa folhada sem lactose

PREPARO

  1. Em uma panela coloque o azeite de oliva, o alho, a cebola e refogue a carne de cordeiro.
  2. Acrescente o espinafre picado e logo em seguida adicione o tomilho, o hortelã, o sal e a pimenta. Reserve.
  3. Para esta torta você irá precisar de uma forma retangular tamanho 30 x 15 cm ou uma forma redonda de tamanho similar untada e enfarinhada.
  4. Siga as instruções para descongelar a massa folhada. Quando ela estiver pronta para o manuseio, abra-a com um rolo de massa até ficar com uma espessura de 3mm.
  5. Coloque-a na forma deixando as bordas um pouco mais baixas do que a borda da forma.
  6. Distribua o recheio por cima da massa e acrescente por último o queijo feta cortado em cubinhos.
  7. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura de 180 graus por cerca de 25 minutos. Sirva quente com uma salada de verdes.
Dicas
Você encontra massa folhada congelada em supermercados. Verifique se a massa é elaborada somente com óleo vegetal, pois algumas levam margarina em sua composição. Para pessoas com intolerância à lactose muito severa, a margarina pode causar sintomas da IL já que a maioria das margarinas contém leite em pó em sua fabricação.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

Deixe um comentário