Anúncio

Bombocado com geleia de hibiscus

5

Coco e queijo adicionado a um sabor levemente cítrico da geleia de hibiscus. Começa por aí a combinação que deu origem a esta receita e entrou para a lista das minhas favoritas. O Bombocado é uma sobremesa bastante popular e seu nome lembra algo tão gostoso que virou nome de muitas confeitarias, restaurantes e padarias em várias cidades do País. Queríamos criar uma receita que combinasse bem com o sabor cítrico da geleia de hibiscus e não deu outra. Casamento perfeito!

INGREDIENTES

  • 1 xícara de leite de coco
  • 2 xícaras de coco ralado
  • calda de açúcar (1 1/2 xícara de água + 2 1/2 xícaras de açúcar)
  • 6 gemas
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 xícaras de queijo pecorino toscano (ou outro queijo maturado sem lactose)
  • 200g de geleia de hibiscus com goiaba

Para a calda:

  • 1 colher de sopa de chá de hibiscus
  • 200 ml de água fervente
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de amido de milho

PREPARO DO BOMBOCADO

  1. Em uma panela de fundo grosso prepare a calda de açúcar. Coloque a água e o açúcar, misture e ligue o fogo em temperatura baixa por pelo menos 30 minutos. Não mexa a calda enquanto estiver fervendo para não criar bolinhas de açúcar. A calda deve ficar em ponto de fio fino. Deixe esfriar para poder utilizar no restante da receita.
  2. Em uma vasilha coloque o coco ralado, adicione o leite de coco, as gemas de ovos peneiradas, a calda de açúcar fria, farinha de trigo e por último o queijo ralado. Misture bem todos os ingredientes. A geleia de hibiscus será colocada por último, após você colocar a mistura nas formas.

Bombocado em forminhas

COMO ASSAR

Você pode colocar a mistura em forminhas de empada, utilizando as formas de papel que você compra em supermercados, ou você pode colocar a mistura diretamente nas forminhas de empada, mas lembre de untá-las e passar farinha para desenformá-las com facilidade. Outra opção é usar uma forma redonda e fazer o bombocado em forma de torta. Após colocar a mistura nas forminhas ou na forma grande, coloque pequenas colheradas da geléia de hibiscus por cima da massa. Asse em forno pré-aquecido em temperatura de 180 graus por aproximadamente 15 a 20 minutos para forminhas e 20 a 30 minutos para uma forma grande.

PREPARO DA CALDA

  1. Coloque o chá em infusão por 10 minutos. Acrescente o açúcar e o amido de milho dissolvido em duas colheres de chá de água. Volte ao fogo baixo e mexa sempre até engrossar.
  2. Sirva o bombocado com a calda de chá de hibiscus por cima. O tom vermelho vivo da calda da um acabamento super especial nesta sobremesa.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

5 Comentários

    • Oi Milena,
      Em princípio, os queijos parmesão não contém lactose. Como vc mesma comentou, o parmesão é um queijo maturado. Vc pode verificar no rótulo do produto se há carboidratos (no caso dos queijos, o carboidrato que estaria presente é a lactose) . Abs

  1. Essa receita parece ser deliciosa. Gostaria de saber se pode ser feita com tofu e se geleia de hibisco se consegue em supermercados. Costumo usar o hibisco para chá.

Deixe um comentário