Feta e Pecorino – naturalmente sem lactose

29

queijo sem lactoseQueijos estão entre os alimentos favoritos dos brasileiros. Eles têm papel principal nas pizzas, lasanhas e fondues e dão um toque especial em diversos pratos de norte a sul do País. Para o deleite de muitos que haviam retirado o queijo de suas dietas, os queijos tipo Feta e Pecorino Toscano foram recentemente descobertos isentos de lactose.

Havia rumores que os produtos elaborados com leite de ovelha possuiam um baixo teor de lactose e poderiam ser mais facilmente digeridos por pessoas com intolerância à lactose. Conversando com o diretor da Casa da Ovelha, Tárcio Michelon, propusemos que a Casa da Ovelha realizasse análises físico-químicas de seus produtos. O resultado nos foi prontamente enviado e para nossa surpresa ambos os queijos testados, o queijo tipo Feta e o queijo tipo Pecorino Toscano apresentaram 0% de lactose nos resultados.

A  redução natural da lactose ocorre devido ao processo de maturação dos queijos, mas até então não se sabia qual o teor de lactose que restava após esse processo.

Sobre o Pecorino Toscano

Queijo de origem italiana, da região Toscana, o pecorino toscano é elaborado com 100% leite de ovelha. O sabor é definido conforme o tempo de maturação. Quanto mais maturado o queijo, mais lembra um parmesão, porém com sabor um pouco mais suave.

Sobre o Feta

O queijo feta é originário da Grécia e muito apreciado em saladas e pratos assados, especialmente com massas folhadas. O feta é um queijo branco maturado e salmourado, o que confere um sabor exepcional a este tipo de queijo e uma textura semelhante à do queijo minas.

A Casa da Ovelha

Localizada na serra gaúcha e inserida no roteiro turístico Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves (RS), a indústria processa aproximadamente 100.000 litros de leite por ano. Esta produção é transformada em iogurtes, doce de leite e queijos como o Feta, Pecorino Toscano (em diferentes períodos de maturação) e Ricota. Todos os produtos são muito apreciados na alta gastronomia mundial.

A Casa da Ovelha possui pontos de venda em quase todos os estados do Brasil. Os clientes também podem adquirir os produtos através do site www.casadaovelha.com.br Entregas em qualquer lugar do Brasil em até 24 horas.

Em nossas próximas receitas veja como fazer tortas doces e salgadas com os queijos de ovelha.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

29 Comentários

  1. Ouvi falar q o parmesão grana padano chega a 0 de lactose . E a caseina q sou tb alérgica não tem um potencial tão alérgenico, neste queijo é verdade??

  2. Para os habitantes da Cidade do Recife/PE e Região Metropolitana, uma ótima informação: foi recentemente inaugurada uma filial da Campo da Serra (http://www.campodaserra.com.br/home/), no Bairro de Boa Viagem. Trata-se de uma loja especializada em laticínios, de excelente qualidade. Lá, encontramos diversos tipos de queijos, dentre os quais o pecorino e o feta, fabricados com leite de cabra, que são deliciosos! Não sei se são isentos de lactose como os de ovelha, mas sou intolerante a lactose, em um grau alto, e já fiz o teste. Não me provocou qualquer reação parecida com as quais estou acostumada. Vale a pena experimentar! Fica aí a dica.

  3. Samsoe bom??? É DIVINO!!!! Estou neste momento comendo um queijo quente com ele (que acabei de comprar e comer pela primeira vez). Tô no céu!!!!

    Recomendo mtooooo.

  4. Fiquei muito feliz e emocionada com esta notícia, nem acredito que vou comer queijo!!!!!!!!!!! Sou gaúcha e me alegra saber que uma empresa daqui tem visão e se preocupa com pessoas ESPECIAIS como nós!!!!!!! Que alegria por nos proporcionarem isto! Muito obrigada casa da ovelha e o site sem lactose que sempre nos mantém informados das novidades! AMO VOCÊS!!!!!

  5. Tempos atrás li essa matéria e fiquei feliz em poder voltar a comer queijo e, principalmente iogurte. Há uma semana entrei no site da casa da ovelha, comprei vários queijos, iogurtes e posso afirmar: São maravilhosos! O queijo tem um sabor um pouco mais forte, mas é delicioso, só provei o pecorino, o feta está guardadinho na geladeira. Os iogurtes são incríveis, têm uma textura bem mais firme, não é muito ácido, dá até para comer o natural sem açúcar de tão bom. Amei, não tenham medo de comprar, pois vale a pena. A casa da ovelha ganhou uma fã.
    Mais uma vez agradeço ao site semlactose, hoje posso ter o prazer de comer iogurte (que é minha perdição, rsrs) e queijo.

  6. Fui passear no final de semana na Serra Gaúcha e para minha surpresa descobri que tem queijos que posso consumir e um iogurte delicioso também!!! A casa da ovelha envia por sedex (queijos, iogurte acho que é impossivel por causa da conservação). São caros mas eventualmente podemos ter esse prazer!
    Acho que os intolerantes deviam entrar em contato com as empresas, anvisa, etc. para conseguir o mesmo que os celíacos conseguiram (sem glúten) para facilitar nossa vida nas letrinhas miúdas!
    @braços

  7. Olá!.

    Entrei em contato com a Coop. Santa Clara, ele responderam que:

    os queijos maturados tipo parmesão, fontina e montanhês, o fermento atua durante a maturação, consumindo a lactose. Na maturação mais curta como é o queijo Sansoe o teor de lactose dele é bem mais baixa 0,05%. A ricota 2,88%.

    Abçs.

  8. Cristine,

    De acordo com informações no site da Santa Clara, o queijo Samsoe possui 0g de carboidratos, o que é possível concluir que não há lactose, já que a lactose é um carboidrato. De qualquer forma, entre em contato com o SAC do fabricante do queijo que você comprou e verifique informações sobre o teor de lactose neste produto.

    abçs,

  9. Patricia,

    Muito cuidado!!! Os queijos Feta e Pecorino descritos nesta matéria são apenas isentos de LACTOSE! As PROTEÍNAS DO LEITE continuam presentes nos queijos e pessoas com alergia às proteínas do leite não devem consumí-los.

    Abçs,

  10. Nossa que novidade maravilhosa, meu filho tem 2 anos e é alergico a proteina do leite de vaca. Agora ele podera sentir o prazer de experimentar queijo.

    Obrigada mesmo.

    Patricia

  11. Olá Juliana!

    Vc está fazendo esta dieta com a orientação de algum profissional de saúde? A opção seria o tofú, mas é importante frisar que toda e qualquer dieta feita sem a devida prescrição e orientação de um nutricionista pode oferecer muito mais prejuízos do que benefícios à saúde, pois pode acarretar em inúmeras deficiências nutricionais, que por sua vez, podem comprometer o sistema imune e te expor a diversas doenças, assim como pode favorecer o surgimento de anemia, queda de cabelo, flacidez, perda de massa muscular, etc…

    Cuidado com certas dietas!

    Gde abraço,

    Juliana

  12. Juliana Teixeira on

    Oie, estou fazendo uma dieta otima para limpar o organismo de tudo que comemos neste período de festas, mas nesta dieta tem um dia que é necessário comer uma fatia de queijo. Eu gostaria de substituir o queijo por alguma outra coisa, pois tenho intolerância à lactose. O que vocês me sugerem?

  13. Olá Haroldo.

    Para saber onde encontrar os queijos Feta e Pecorino Toscano em Fortaleza, entre em contato com o fabricante, pois eles certamente tem uma lista de pontos de venda em todo o Brasil e poderão lhe dar esta informação. outra opção é comprar os queijos através da loja virtual da empresa.

    Abçs,

  14. Excelente notícia! Como eu poderia adquirir esses queijos em Fortaleza-Ce., onde habito? Existe algum representante ou local onde eles são comercializados na cidade de Fortaleza?

  15. Silvia Campos on

    Bem, comprei o Feta e ontem experimentei pela primeira vez fazer um cheeseburger para experimentá-lo. Não é que o queijo foi aprovado? Meu noivo adorou, meu cunhado também, ambos acharam o sabor um pouco mais forte que o de um queijo prato, mas muito mais gostoso.

    Ainda não tive coragem de experimentar o iogurte de Amora da Casa de Ovelha que está aqui na geladeira. Assim que eu experimentar aviso.

    Beijocas para todos!

  16. Obrigada Luciane, já provei os dois e são deliciosos. Já conhecia o feta, mas nunca tinha provado o Pecorino. São ótimos para o café da manhã, sobretudo o feta, que é mais leve. Mas bem carinhos. Um pacotinho com uma fatia mínima custa R$9,00 no Zona Sul.

  17. Christiane,

    É bem possível que outros queijos feta, com o mesmo processo de fabricação, também sejam isentos de lactose. Porém, só é possível afirmar após uma análise físico-química do produto. Como a única análise que recebemos até o momento foi a da Casa da Ovelha, podemos afirmar que os queijos produzidos por eles são isentos de lactose.

    Abçs,

  18. Olá Sandra!

    Os queijos, mesmo esses sendo isentos de lactose, não devem ser consumidos por pessoas com ALV, pois o queijo continua contendo caseína, um ingrediente proibído para quem possui alergia às proteínas do leite.

    Abçs,

  19. Achei super interessante a matéria e ainda estou processando a informação… risos…

    Tenho centanas de clientes intolerantes a lactose e também alergicos a alguma proteina do leite.

    Vocês saberia me dizer que esses queijos também podem ser consumidos pelos alérgicos (proteína)?

    Estou aguardando com ansiedade a resposta, pois indicarei pra muita gente (quem sabe até coloco na SOS Alergia), mas preciso ter 100% de certeza, pois tenho alguns casos de crianças que não podem nem mesmo relar em nada que contenha leite de vaca (nem beijo de mãe se a mesma comeu algo com leite).

    Abraços,

    Sandra (SOS Alergia)

  20. Alguém já experimentou? Descobri que aqui no Rio, parece ser fácil de achar, só perto da minha casa, consegui achar 3 endereços que possivelmente vendem essa linhas. Só falta descobrir se são gostosos… Sempre fico receosa porque tenho um paladar meio "viciado" =)

    Beijos!

    PS: Parece que essa marca também possui iogurtes com teor de lactose menor do que os outros. É verdade?

  21. Esse site está me trazendo uma nova visão sobre a vida sem lactose. Descobri recentemente que sou intolerante e está sendo muito difícil lidar com isso. Abrir mão de sobremesas e queijos é muito complicado… fora o trabalho de ler rótulos de biscoitos e outros produtos e substituir ingredientes nas receitas.

    Sou muito grata pela ajuda!

  22. Rejane Cardoso Srejo on

    Realmente é uma ótima notícia. Apesar de tomar a enzima americana, estou evitando queijos. No máximo ando consumindo com moderação o Grana Padano. É bom abrir o leque alimentar!

  23. Que notícia maravilhosa.

    Agora vou poder voltar a ter o prazer de comer queijo.

    Obrigada pela matéria,é muito bom poder contar com o "Sem lactose".

Deixe um comentário