Anúncio

Copinhos de maracujá

15

Adoro a combinação de chocolate com maracujá. Os copinhos de chocolate se derretem na boca com aquele sabor suavemente cítrico da mousse de maracujá. Super tentação!

Mousse de Maracujá sem lactose

INGREDIENTES:

  • ½ envelope de gelatina em pó sem sabor (6g)
  • 1 xíc. (chá) de suco de maracujá fresco
  • 200g de creme de soja
  • 1 xíc. (chá) de açúcar
  • 2 claras

PREPARO
Junte cinco colheres de sopa de água fria à gelatina e leve ao microondas por 10 segundos para dissolver. Bata no liquidificador o suco de maracujá, o creme de soja, a gelatina e metade do açúcar até ficar homogêneo. Bata as claras em neve firme com o açúcar restante, até formar um merengue. Misture-o ao creme de maracujá e reserve.

Copinhos de Maracujá

INGREDIENTES

  • 500g chocolate de soja (sem glúten)
  • Mousse de maracujá sem lactose
  • Copinhos plásticos de cafezinho descartáveis
  • Forminhas decorativas (um pouco maiores que as de brigadeiro)

PREPARO
1. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas na potência média (cuide para não queimar o chocolate). Use os copinhos como forminhas, colocando o chocolate derretido em toda a base e laterais do copinho (deixe uma pequena borda sem chocolate).

2. Leve-os à geladeira para endurecer o chocolate e após alguns minutos retire-os da refrigeração e preencha-os um a um com a mousse (a mousse irá criar consistência após voltar à geladeira já dentro dos copinhos de chocolate).

3. Leve os copinhos novamente à geladeira por 3 horas. Após gelado, faça 4 cortes nas bordas do copinho e descasque-os como se fosse uma banana para retirar o copinho de chocolate.

4. Use sua criatividade para dar o toque final. Decore a mousse com chocolate derretido fazendo desenhos ou letras.

 

Colaboração (receita e Imagem): Mariana Tonietto

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

15 Comentários

  1. Oi Gabriela!

    Eu também acho muito alto o preço do creme de arroz.

    Aqui em Santo André eu sempre encontrei o creme de soja, mas mudei para a Bahia faz 15 dias e ainda não encontrei nada (nem o leite de baixa lactose!)

    Em SP eu sei que dá pra fazer compras pelo site do pão de açúcar (ás vezes tem coisas dos site que não tem no mercado) e eles entregam em casa (cobram taxa de entrega). Preciso verifir se isto estará disponível para minha cidade lá (próxima de Salvador). Acho que em último caso se eles tiverem o serviço é uma opção né!

    O que eu faço sempre quando não encontro os produtos é deixar uma lista no mercado dizendo o que não encontrei e pedindo para que seja comprado…geralmente funciona! (nem sempre é rápido)

    Em SP também costumo encontrar o creme de soja em lojas de produtos vegetarianos.

    Boa sorte e conte conocsco!

    um abraço

    Ana Claudia

  2. Luciane Marça on

    Eu estou em pânico! Experimentei o leite condensado de soja é achei o gosto hooorriiiiiiiveeeeeellll! Alguém tem alguma alternativa? Me ajudem!!! Bjs.

    • Oi Luciane,
      A Ana Claudia criou uma receita de leite condensado caseiro baixa lactose. Você pode experimentar a receita e usá-la para fazer suas sobremesas. O único detalhe é que o ponto do leite condensado caseiro é mais mole do que o leite condensado industrializado, mas ainda é possível fazer ótimas receitas com ele. http://semlactose.com/index.php/2009/09/10/le
      Abçs,

  3. marly Ferreira Nunes on

    Adorei esse site agora vou poder comer doce que até agora não comia nada de doce desde quando descobri que não podia tomar leite e derivados. Parabéns por essa iniciativa. muito obrigada.

  4. Olá Reinaldo,
    Na verdade, nos casos de alergia às proteínas do leite, o cuidado com os alimentos industrializados deve ser bem criterioso justamente por haver risco de contaminação cruzada. No entanto, lembre que o fato de o produto mencionar em seu rótulo que “não contém lactose” pode ser apenas uma indicação para pessoas com INTOLERÂNCIA À LACTOSE. Para pessoas com ALERGIA ÁS PROTEÍNAS DO LEITE a questão é sempre mais séria e qualquer traço de leite ou derivados pode desencadear reações alérgicas, como relatado por você.
    Além dos chocolates da Olvebra, há também outros chocolates isentos de leite ou derivados e apropriados para alérgicos como o Chocolife, OuroMoreno, entre outros já publicados aqui no Semlactose.
    Abçs,

  5. Caros,
    Cheguei a conclusão que não dá pra confiar 100% em empresas que manipulam produtos com lactose e sem lactose. Há sim o risco, haja visto que os produtos são manipulados nos mesmos equipamentos e as empresas não tem como garantir a limpedaz adequada das máquinas. Já fizemos vários testes como produtos que nos ingredientes diziam “não conter lactose” e nossa filha acabou tendo as reações alérgicas.
    Para o caso do chocolate o único confiável que conhecemos é o chocosoy, que inclusive pode ser adquirido no site da Olvebra.
    Abçs
    Reinaldo Alves

    • Reinaldo, que tipos de reação tem a sua filha? Que eu saiba, a lactose (açúcar do leite) pode gerar intolerância e a alergia geralmente é causada pela caseína ou o soro (proteínas do leite). A intolerância causa diarreia e outros sintomas relacionados com a não-digestão da lactose. A alergia pode causar diversos sintomas alérgicos (cutâneos, do sistema respiratório, etc.).
      Então, não seria o caso de confirmar exatamente o que a sua filha tem? De repente ela tem alergia ao leite e não pode consumir nada do que leve algo do leite. Os produtos sem lactose muitas vezes levam soro de leite, ou caseína ou a gordura do leite (manteiga e butterfat). Sorte!

  6. Hum…. Parece ser uma delicia, uma boa pedida para páscoa! Ah falar em chocolate, tive comprando um chocolate da marca cacau show, ele era 0% de lactose, porém agora ele contém um pouco de leite! Aqui em Fortaleza todas as lojas não tem mais o 0% de lactose, gostaria de saber se nos outros estados vocês encontraram ele nesta nova fórmula ou se mudou só o daqui de Fortaleza!

Deixe um comentário