Anúncio

Novo exame com resultados rápidos

16

Exame intolerância a lactoseExame para detecção da intolerância à lactose oferece resultados em apenas 20 minutos. Ainda pouco conhecido no Brasil, o também chamado “Quick Lactase Test”  é uma nova alternativa para o diganóstico da hipolactasia. Entenda melhor como esse exame é realizado e quais suas vantagens.

Sabe-se que após o desmame, inicia-se um lento declínio da produção da enzima lactase na mucosa intestinal levando à hipolactasia em adultos. Acredita-se que um terço da população mundial é afetada, com maiores incidências na população de origem asiática e africana.

SOBRE O EXAME

A finlandesa Biohit desenvolveu um teste capaz de detectar a hipolactasia através de uma biópsia obtida durante uma endoscopia da parte superior do intestino. “A amostra é incubada com lactose e uma reação de cor irá se desenvolver em 20 minutos como resultado da hidrólise da lactose (resultado positivo).  Não ocorrerá reação (resultado negativo) em casos de severa hipolactasia”, explica um estudo clínico realizado com 80 pacientes na Finlândia. Em outras palavras, quando a amostra contém lactase, ocorrerá uma reação química, gerando uma coloração. A ausência desta coloração demonstra que o paciente não está produzindo a enzima lactase em seu organismo.

VANTAGENS

A novidade é o fato que este é o primeiro exame do gênero a identificar o grau de hipolactasia do paciente. A detecção da hipolactasia severa (ausência completa da enzima), ou da hipolactasia média poderá auxiliar o gastroenterologista e nutricionista a definirem o melhor tratamento para o paciente. Além disso, o paciente, ao final de seu exame, já poderá obter o resultado na hora e sair do consultório com o tratamento mais adequado ao seu caso.

KIT PARA INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Com registro no País desde 2005, o Kit para Intolerância à Lactose é comercializado com exclusividade no Brasil pela Alka Tecnologia em Diagnósticos. Mari Sato, gerente de produtos da Empresa, explica que este exame poderá ser realizado por gastroenterologistas e laboratórios em todo o país. Os profissionais que desejarem obter maiores informações sobre este exame e os pacientes que desejarem saber onde o exame é realizado devem entrar em contato com a Alka – www.alka.com.br

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

16 Comentários

  1. Tenho intolerância a lactose, meu exame deu 98,30% de intolerância, mas onde mora na Cidade de Teófilo Otoni não encontra quase nada sem lactose. O que vocês me orientação.

  2. Sonia Azambuja on

    Prezada Julaina

    Moro na cidade do Rio de Janeiro e gostrai de realizar o teste de Intolerancia a Lactose da Alka, via endoscopia.

    Você teria como me indicar algum laboratorioa onde eu possa realizar este exame?

    Desde já, obrigada pela atenção.

    Sonia Azambuja

  3. Sigo o site há alguns meses e sempre aprendo algo novo.

    Ainda estou em busca de um diagnóstico sobre a IL ou ao Glúten. Já consultei diversos médicos e nenhum deles pediu testes apesar dos sintomas estarem a cada dia pior…

    Espero que na próxima consulta eu consiga sair com alguma solução. Obrigada ao site pelas informações!

    • juliana_nutri on

      Olá Vivian,

      Para o diagnóstico da IL é necessário fazer o Teste Oral de tolerância a lactose, e para o de doença celíaca (intolerância ao glúten), é necessário estar consumindo glúten regularmente e dosar os anticorpos: IgA total, IgA anti-transglutaminase e fazer uma endoscopia e biópsia de duodeno (a endoscopia normal não adianta).

      Gde abraço,

      Juliana

  4. Passar mal e ter distensão abdominal é comum qdo temos IL e fazemos o teste, passa sim e quanto mais rápido se corta tudo que tem lactose melhor.

  5. Serli Piassarollo on

    Fiz os exames para saber se tinha intolerancia a lactose, e deu positivo. Me deu uma crise muito feia, resultando de Distensão Abdominal, gotaria de saber se minha barriga vai ao lugar, assim que eu começar o tratamento, sendo que eu não tinha quase nada de barriga saliente, e agora parece que estou gravida de 4 a 5 meses. Muito Obrigado

    • juliana_nutri on

      Olá Serli,

      Se a sua distensão abdominal estiver relacionada somente à IL, a tendência é que o abdome volte ao normal, com a dieta de exclusão da lactose. Porém, se isso não ocorrer, é necessário investigar outras possíveis causas relacionadas.

      Gde abraço,

      Juliana

  6. tenho sintoma de intolerancia a lactose, mas o resultado do exame foi negativo, não posso com nada que tenha lactose nem remedios, muitos tem na formula,
    sds.

    • Olá Solange.

      Será que vc não tem alergia ao leite de vaca, e não IL? Se for ALV, o exame para IL não vai mostrar nada. Então é preciso fazer todos os exames necessários para descobrir o se vc de fato é IL ou se tem alergia às proteinas do leite, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  7. vilmamariapessoa on

    Estou com uma alergia na pele e notei que e so eu ingerir algum
    alimento que tenha lactose, a pele esquenta e coça muito, faz
    umas bolhinhas que estouram e a pele incha e fica muito vermelha.

    • Olá Vilma,

      è mais provável que vc tenha alergia às proteínas do leite ou a algum outro alimento, já que a lactose não provoca este tipo de reação! Procure um alergista para fazer os testes alérgicos necessários. Os sintomas causados pela IL ficam restritos somente ao aparelho digestivo. Reações na pele são sugestivas de alergias diversas ou mesmo de dermatite herpetiforme (causada pela intolerancia ao glúten ou doença celíaca).

      Gde abraço,

      Juliana

  8. Olá Alessandra,

    De acordo com estudos científicos realizados com o Quick Lactase Test (QLT) existe uma ótima correlação entre resultados obtidos através de testes de DNA (para identificação da hipolactasia) e o QLT. Em outras palavras, entre 95% a 100% dos pacientes identificados como Intolerantes à lactose no teste de DNA foram também identificados como IL no teste QLT.

    Abçs

  9. Olá Ronaldo,

    A retirada da biópsia é realizada durante uma endoscopia. Somente médicos e laboratórios podem adquirir os Kits para este exame. Ele não é vendido a pacientes.

    Abçs,

  10. Foi este exame o qual eu me submeti,queria saber se vcs já sabem o grau de probabilidade positiva p este exame.

    obrigada

    abços,

    Alessandra.

  11. Prezados,

    Noticia mto interessante deste novo exame, já que poderemos ter a certeza do grau da intolerância que vc possui. Fica apenas uma dúvida, como retiramos a biopsia, através de colonoscopia ou endoscopia?

    Outra coisa, eu entrei no site da ALKA e eles vendemum KIT com 25 unidades…será preciso comprar o KIT e levar para o Gastro??!! Ou o Gastro indicaria um laboratorio que tivesse estas unidades para realizar o exame??

    Mto obrigado pelas ótimas dicas e parabéns pelo Site SEM LACTOSE!!!

    Abraços

    Ronaldo

Deixe um comentário