Anúncio

Semifreddo de mel e passas

7

Originário da itália, o Semifreddo é uma sobremesa gelada, de consistência entre uma mousse e um sorvete. Eu já diria que ele é um sorvete cremoso. Pesquisando algumas receitas de sorvete, descobri uma forma simples e gostosa de criar um autêntico semifreddo isento de lactose. Faça e saboreie cada colherada!

INGREDIENTES

  • 4 ovos
  • 50 g de açúcar
  • 50 g de mel
  • 1/2 xícara de passas de uva hidratadas em água morna*
  • 200 ml de chantilly vegetal (saiba mais sobre este ingrediente aqui)
  • 100g de chocolate em barra sem leite e sem glúten
  • 1/3 xícara de água

PREPARO

  1. Prepare uma calda com o açúcar e o mel em uma frigideira de fundo grosso (para não deixar queimar o açúcar). Quando a mistura estiver em ponto de calda fina, desligue e reserve.
  2. Em uma batedeira, bata os ovos inteiros por alguns minutos e logo em seguida acrescente a calda aos poucos. Continue batendo até a mistura ficar com uma consistência levemente cremosa. Reserve.
  3. Novamente na batedeira, coloque o chantilly vegetal e bata até atingir uma consistência firme. Misture delicadamente o chantilly aos ovos batidos e acrescente as passas hidratadas.
  4. Para um melhor resultado, utilize uma forma com uma altura de aproximadamente 8 a 10 cm. Respingue algumas gotas de água, cubra toda a forma com filme plástico e deixe uma sobra de filme para fora da forma. Despeje o semifreddo na forma e leve ao freezer por 3 horas.

PARA FAZER A CALDA

Uma forma muito simples de fazer a calda de chocolate: em um refratário, quebre a barra de chocolate em alguns pedaços, coloque um pouco de água (não deixando que ela chegue a cobrir o chocolate). Leve ao microondas na potência alta por uns 30 a 40 segundos. Retire e mexa bem até o chocolate incorporar-se a água. O volume de água poderá deixar sua calda mais fina ou mais grossa, por isso o ideal é colocar menos água ao aquecer o chocolate, misturar e verificar a textura da calda.

PARA SERVIR

Retire o semifreddo do freezer, puxe o filme plástico pelas bordas e o semifreddo sairá por inteiro. Coloque-o em um prato,  retire o filme plástico e cubra com a calda de chocolate.

Dicas
Se você gosta de passas ao rum, hidrate-as primeiro, retire a água e deixe-as com um pouquinho de rum para que absorvam a bebida até a hora de colocá-las na sobremesa.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

7 Comentários

  1. Olá Célia,

    Infelizmente vc (assim como todos os intolerantes a lactose) so tem duas opções: ou diminui a ingestão de alimentos que contém lactose ou pede pro seu médico prescrever as cápsulas de lactase, para que as utilize quando for consumir algo com lactose.

    Gde abraço,

    Juliana

  2. Olá, tenho intolerância à lactose e passo muito mal quando acabo comendo nem q seja uma pequenina porção com lactose.
    Tem alguma coisa que vcs me indiquem para que eu passe melhor?? Desde já agradeço.
    Abraços…

  3. Silvia Campos on

    Alguém já experimentou fazer sorvete naquelas máquinas de sorvete com leite de baixo teor? Sempre vejo aqueles aparelhos, mas não tenho coragem de comprar só para experimentar.

    Beijocas!

  4. Maria Vania,

    Como os ovos são praticamente 40% desta receita e são importantes para a consistência da sobremesa, acho difícil encontrar algum substituto neste caso.

    Abçs

Deixe um comentário