Anúncio

Divina

3
Essa sobremesa ficou com uma combinação tão perfeita que merece até um nome: “Divina”. Acho que o nome traduz bem o sabor especial do creme zabaione misturado ao paladar levemente ácido dos morangos, cobertos com chantilly. É uma sobremesa simples de fazer e com um visual especial. Inspirem-se e mãos à obra! INGREDIENTES:

  • 300 g de morangos maduros picados
  • suco de 1 limão
  • 6 gemas
  • 90 g de açúcar
  • 120 ml de vinho Marsala branco ou vinho do Porto*
  • 200 ml de chantilly vegetal

PREPARO:

  1. Após picar os morangos, regue-os com o suco de 1 limão e reserve.
  2. Para fazer o zabaione bata as 6 gemas com açúcar em um refratário até espumar e clarear.
  3. Em seguida coloque o refratário em banho-maria e adicione o vinho aos poucos sem parar de bater, até começar a engrossar. O creme deve ficar com uma consistência de mousse. Reserve.
  4. Coloque o chantilly em uma batadeira em velocidade média e bata por alguns minutos até atingir uma textura bem cremosa e firme.

MONTAGEM: Em taças, coloque 1/3 de zabaione, 1/3 de morangos e complete a taça com o chantilly.

Dicas
O vinho Marsala ou vinho do Porto são vinhos licorosos que dão um sabor adocicado ao creme zabaione. O vinho Marsala é geralmente mais caro, vendido em casas especializadas. Já o do Porto é mais fácil de ser encontrado em grandes redes de supermercados por um preço acessível. Eu utilizei o vinho do Porto e o resultado ficou ótimo, porém o creme fica levemente escurecido devido ao fato do vinho ser tinto. Já o Marsala produzirá um creme claro, quando usado o Marsala branco.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

3 Comentários

Deixe um comentário