Anúncio

Pavê de morango com chocolate

8

Outro dia desses comprei uma bandeja de morangos que ficaram me olhando no refrigerador durante alguns dias me dizendo “por favor faça alguma coisa conosco”. Mas fazer o quê? Foi aí que tive a feliz idéia de criar uma mousse de morangos (sem lactose, é claro). Para incrementar minha receita, usei a mousse como parte principal do meu pavê. Acho que a foto já diz tudo, não é mesmo?

INGREDIENTES:

  • 1 pacote de bolachas champagne
  • 200 g de merengues (suspiros)
  • 15 morangos grandes maduros
  • 150 g de creme de soja
  • 12g de gelatina em pó incolor
  • 2 copos de água morna
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou achocolatado sem lactose)
  • 5 colheres (sopa) de brandy (ou licor de sua preferência)

PREPARO

  1. Antes de iniciar o preparo, separe 3 morangos inteiros e uns 6 a 8 merengues pequenos para enfeitar o pavê depois de pronto.
  2. Coloque os morangos limpos e cortados no liquidificador.
  3. Em um recipiente fundo, amasse bem os merengues e coloque o purê de morangos por cima deles. Adicione o creme de soja.
  4. Leve a mistura novamente para o liquidificador e reserve.
  5. Prepare a gelatina incolor conforme intruções do rótulo. (geralmente ela deve ser diluída em 5 colheres de água fria e depois aquecida no fogo até desmanchar completamente). Coloque a gelatina no liguidificador e bata tudo até ficar um creme homogêneo. Reserve.
  6. Em um recipiente fundo, coloque a água morna, o chocolate e o brandy. Molhe as bolachas champagne ligeiramente nessa mistura e coloque-as lado a lado em uma forma redonda antiaderente de fundo destacável. Preencha todo o fundo da forma com as bolachas. Se preferir uma base de bolachas mais alta, monte duas camadas de bolachas champagne.
  7. Em seguida derrame a mousse de morangos por cima das bolachas. Leve direto ao refrigerador por 1 hora. Enfeite o pavê depois que a mouse estiver firme. Para desenformar é muito fácil. Somente abra a alça da forma de fundo destacável, pois a mouse não gruda nas laterais da forma.
  8. Coloque os morangos, os merengues e se desejar, enfeite com chocolate derretido (sem leite).
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

8 Comentários

  1. clarisse outeiral on

    Adorei essa receita. Descobri que tenho Intolerância a lactose e estava curiosa para saber novas receitas.

    Valeu!!!!

    Clarisse Outeiral

  2. Alessandra Marques on

    Adorei! Será que dá pra substituir o creme de soja por creme de arroz? É que a medica mandou tirar inclusive a soja da dieta do meu filho.

    Parabéns pelo site!

    Alessandra

  3. Olá Julian,
    Brandy é um conhaque, um destilado de uva que também pode ser feito a partir de outras frutas. É uma bebida bastante usada em receitas doces.

    Abçs

  4. Juliana Crucinsky on

    Olá Xênia!

    Não há problema algum em intolerantes a lactose ingerirem qualquer tipo de amido, que é digerido pelas amilases (enzimas produzidas na boca e no pâncreas), e não pela lactase (enzima responsável pela digestão da lactose).

    Gde abraço,

    Juliana

  5. Adorei o site de vocês. É muito completo e tem quase tudo que precisamos saber.

    Gostaria de saber se intolerantes podem ingerir produtos que tenham em sua composição amido ou amido modificado?

    BjOo…

Deixe um comentário