Anúncio

Torta de bacalhau

10

Os portugueses há muito já sabiam disso: bacalhau e batata formam uma dupla perfeita. Adicione a essa dupla imbatível cebola, azeitonas, tomates e o sabor se torna inigualável. E o melhor de tudo: não conte pra ninguém que o purê de batatas dessa torta leva creme de soja. Dificilmente alguém irá perceber e tenho certeza que todos irão adorar esse prato.

Apesar de o bacalhau ainda ser um peixe caro aqui no Brasil, para essa torta não é necessário mais do que 300g. Compre um pedaço polpudo e coloque-o de molho em água gelada para dessalgar, trocando a água umas 4 vezes antes de prepapar a torta.

INGREDIENTES

  • 300g de bacalhau
  • 10 batatas rosas médias (a batata rosa é melhor para fazermos o purê)
  • 2 dentes de alho
  • 3 colheres (sopa) de creme de soja
  • 1 xícara (chá) de leite de soja
  • sal à gosto
  • molho de pimenta vermelha à gosto
  • Algumas folhas de manjericão fresco
  • 2 gemas
  • 2 ovos cozidos
  • 2 cebolas médias fatiadas em rodelas não muito finas
  • 3 tomates maduros fatiados em rodelas
  • 3 colheres (de sopa) de molho de tomate
  • 80 g de azeitonas sem caroço

PREPARO

1. Retire toda a água do bacalhau e coloque-o para cozinhar. Quando estiver cozido, escorra a água e deixe esfriar. Desfie e retire todas as espinhas. Reserve.

2. Em um panela coloque 2 colheres de azeite de oliva, doure um dente de alho picado e acrescente as cebolas e o tomate. Tempere com sal e molho de pimenta vermelha e folhas de manjericão fresco. Não deixe cozinhar demais. Apenas o suficiente para o tomate desmanchar um pouco, pois as cebolas devem ficar crocantes. Reserve.

3. Prepare um purê cozinhando as batatas descascadas com um dente de alho. Retire a água e esmague bem as batatas. Adicione o leite de soja, acrescente 1 gema, uma pitada de sal e por último o creme de soja. Misture tudo e coloque em fogo baixo por alguns minutos mexendo bem para ficar cremoso. Reserve.

MONTAGEM DO PRATO

Unte uma forma de tamanho 15 x 20 cm. As camadas devem ser montadas na seguinte seqüência: 50% de purê, 50% de molho, bacalhau, 50% de molho, ovos fatiados, azeitonas, 50% de purê. Pincele com uma gema de ovo e coloque em forno médio pré-aquecido por mais ou menos 20 minutos ou até a torta dourar.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

10 Comentários

  1. Luciane quando crianca vc nao tinha intolerancia a lactose? Minha filha tem 2 anos e 8 meses e eu descobri a alergia dela desde q ela tinha 5 meses, mas ela tem alergia a proteina do leite de vaca, nao ao acucar do leite. A partir dai eu so pude usar soja. Mas tenho medo de q a soja em exesso possa fazer algum mal a ela no futuro. O q vc acha?

    • Tatiane, eu tive intolerância a lactose já na fase adulta. Quando criança nunca tive problemas com a digestão do leite. A alergia as proteínas do leite é diferente, e bastante comum ocorrer em crianças, justamente quando as mães começam a introduzir leite de vaca na sua alimentação. Alguns nutricionistas não recomendam o consumo exagerado de soja para crianças. Há estudos sendo feitos sobre alterações hormonais em crianças devido ao consumo exagerado de soja, mas ainda não há nada conclusivo. Por tanto, acho que o senso comum nos diz que o ideal é uma dieta balanceada, sem exageros e com muita variedade de frutas, legumes e outras fontes de alimentos nutritivos. abs

  2. Oi Luciane, muito boa sua receita. Encontrei bacalhau do Porto já desfiado. São 2 gemas mesmo ? Uma você orienta para usar pincelando-a sobre a batata, e a outra? Ou foi somente prevenindo para não faltar? Valeu! Parabéns!

    • Oi Jane,

      Talvez não tenha ficado muito claro na receita, mas funciona assim: uma das gemas é usada no purê e a outra gema é só para pincelar a torta para que ela fique dourada ao ir ao forno. Essa torat fica uma delícia! Abçs,

Deixe um comentário