Anúncio

Quindão

16

Essa é mais uma sobremesa super fácil de fazer, isenta de leite e glúten. Para os fãs de doces à base de ovos, este quindão é um pouco mais suave que o quindim original e menos calórico. As nozes adicionam um sabor especial ao doce.

INGREDIENTES

  • 100g de coco ralado
  • 200ml de leite de coco
  • 6 ovos
  • 4 gemas
  • 3 xícaras de açúcar
  • 100 g de creme vegetal
  • Nozes para enfeitar

PREPARO

  1. Misture bem o coco ralado ao leite de coco. Reserve.
  2. Em outro recipiente misture os ovos, as gemas, o açúcar e o creme vegetal.
  3. Por fim, junte as duas misturas e mexa bem com uma colher.
  4. Coloque a mistura em uma forma com furo no centro, untada e pulverizada com açúcar. Leve ao forno em banho-maria por 50 minutos. Deixe esfriar e desenforme. Enfeite com nozes. Você também pode optar por fazer o quindão em pequenas forminhas de empada. Para assar nas forminhas você deverá levar menos tempo para assá-las. Veja o resultado em 25 minutos.
Fonte: Adaptada do programa Anonymous Gourmet
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

16 Comentários

    • Gizele,
      A coloração amarelada vem apenas das gemas. Se o quindão ficou branco, talvez as gemas que vc tenha usado sejam muito claras. Use ovos caipira. São mais saudáveis e a coloração é bem mais intensa. abs

    • Gizele, não é necessário colocar papel alumínio. Cada colher de sopa equivale a 20 g de margarina. Vc pode usar 5 colheres de sopa.

    • Helena,
      A receita precisa ser batida na mão, pois se colocarmos na batedeira os flocos de coco ficarão triturados. abs

    • Eu acho que não tem problema bater a mistura de ovos, gema, açúcar e margarina na batedeira, pra facilitar. Depois, é só juntar com a mistura de leite de coco e coco ralado.

  1. Eu fiz essa receita hoje e não deu certo porque ficou muuuito doce. Recomendo testar com duas xícaras de açúcar. É só provar antes de levar ao forno se as duas xícaras são suficientes. Além disso, no meu forno levou 1h5min mais ou menos. É só ver quando estiver dourado por cima e o palito sair limpo e o quindão estiver mais firme. Ficam aí as dicas.

    • Oi Patricia,
      Faz bastante tempo que não faço esta receita, mas vou testá-la novamente com menos açúcar, como vc fez. Em relação ao forno, isso realmente pode variar. Abçs,

  2. Olá Ana,

    Se você fizer em forma de pudim, renderá umas 12 porçoes. Caso você use forminhas redondas como a que foi feita nesta imagem, deverá render entre 8 a 10 porções.

    Abçs,

Deixe um comentário