Anúncio

O uso de probióticos para intolerantes à lactose

121

probióticosEm um momento em que muito se fala sobre alimentos funcionais, a mídia abre espaço para documentários sobre o tema enquanto empresas buscam aumentar suas vendas mostrando os benefícios de seus alimentos para a saúde. Entenda melhor sobre os probióticos, as “bactérias do bem” que ajudam na prevenção de doenças e também na digestão da lactose. O intestino humano é um tubo elástico, divido em intestino delgado e intestino grosso ou cólon. O intestino delgado é o local onde os nutrientes são digeridos e absorvidos, e o cólon é a porção responsável pala absorção de água e alguns minerais (eletrólitos). Em condições normais, inúmeras espécies de bactérias estão presentes no intestino. Estas bactérias são conhecidas como microbiota intestinal e exercem influência considerável sobre diversas reações bioquímicas que ocorrem neste local, além de impedir que microrganismos potencialmente patogênicos se multipliquem e afetem a saúde, principalmente do trato gastrointestinal. Porém, em situações de desequilíbrio, estas bactérias benéficas podem ter seu número diminuído, favorecendo o crescimento de bactérias prejudiciais à saúde. Os probióticos são bactérias benéficas à saúde, capazes de sobreviver no intestino humano, ao competir por locais de ligação com bactérias possivelmente patogênicas. Os probióticos (ingeridos sob a forma de cápsulas ou como componente de alguns alimentos, como os leites fermentados) se instalam na mucosa intestinal, e dificultam a sobrevivência destas bactérias patogênicas. Os probióticos alimentam-se de algumas fibras alimentares e de lactose, transformando-as em ácidos graxos de cadeia curta, que são utilizadas pelas próprias células intestinais como fonte de energia. Desta forma, além de favorecer a integridade das células do intestino, agem como um importante auxiliar no tratamento dos sintomas da intolerância à lactose, pois este carboidrato, apesar de não ser digerido no intestino delgado dos intolerantes, ao chegar ao intestino grosso será rapidamente consumido pelas bactérias probióticas e não causará os sintomas desagradáveis da IL como a diarréia, a distensão abdominal e as cólicas intestinais. Alimentos contendo probióticos, podem ser consumidos pela grande maioria dos portadores de IL, pois no próprio alimento, estas bactérias iniciam a “quebra” da lactose, facilitando a digestão do alimento, além de promover os benefícios mencionados acima. Inúmeros benefícios à saúde são atribuídos à ingestão de probióticos:

  • controle da microbiota intestinal, pela competição com bactérias nocivas
  • estabilização desta microbiota após o uso de antibióticos
  • diminuição da população de bactérias nocivas através da produção de ácidos acético e lático, de substâncias bactericidas (bacteriocinas) e de outros compostos antimicrobianos
  • estimulação do sistema imununológico
  • alívio da constipação (“prisão de ventre”)
  • aumento da absorção de minerais e produção de vitaminas

Embora ainda não comprovados, outros efeitos atribuídos a essas culturas são a diminuição do risco de câncer de cólon e de doença cardiovascular. Acredita-se também, que favoreçam a diminuição das concentrações plasmáticas de colesterol, redução da atividade ulcerativa de Helicobacter pylori, controle da colite induzida por rotavirus e por Clostridium difficile, prevenção de infecções urogenitais, além de efeitos inibitórios sobre a mutagenicidade, diminuindo o risco de surgimento de alguns tipos de câncer, além de efeitos anti-hipertensivos.

Juliana Crucinsky
Nutricionista
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Graduada pelo Instituto de Nutrição da UERJ, especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela Santa Casa de Misericórdia (RJ), especialista em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar pela Universidade Estácio de Sá, em Nutrição Esportiva, pela Universidade Gama Filho.

121 Comentários

  1. Eu e minha filha (de 2 anos) temos alergia à proteína do leite e recentemente eu comecei a ter intolerância à lactose. Minha preocupação é com relação à conseguir ingerir a quantidade adequada de calcio, já que nem tudo que tem cálcio tem uma boa absorção como os derivados de leite de vaca.
    Vocês tem alguma sugestão de alimentos/suplementos ricos em calcio? Escutei algumas opniões sobre shia, ela é muito calcio mesmo?

    • juliana_nutri on

      Olá Sirley,

      Ao contrário do que muitos acreditam, o leite não é indispensável à saúde!
      É perfeitamente possível manter uma alimentação saudável, que forneça todos os minerais necessários à saúde óssea (o cálcio é apenas um deles), sem a ingestão de leite.
      Basta aumentar a ingestão de vegetais verde escuros, castanhas, frutas, legumes, etc.
      Na dúvida, consulte um Nutricionista.

      Gde abraço,

      Juliana

  2. Geysa Karina on

    Olá
    Gostaria de saber se os próbióticos(Lactobacillus), em sachê, podem ser utilizados em crianças que têm Alergia a Proteína do leite de vaca?

    Grata,
    Karina

    • juliana_nutri on

      Olá Karina,

      Depende muito da idade, das cepas (tipo de lacotabacillus), quantidade e do estado geral da criança, e dependendo do grau de alergia, ainda é importante saber se o produto não tem contaminação por traços de leite.
      Converse com o médico ou o nutricionista que acompanha a criança, a respeito.

      Gde abraço,

      Juliana

  3. Olá,
    Vi nos comentários desse post uma pessoa recomendando o uso do Digestive Advantage (http://www.doctorvicks.com/digestive-advantage-lactose-intolerance/digestive-advantage-lactose-defense-formula-32-capsules/).
    Parece ser um produto bem interessante, você tem conhecimento dele? Gostaria de mais informações pois sempre tenho muito medo de utilizar qualquer produto sem saber se é seguro (isto é, se não tem chance dele causar algum mal, pois se "só" não funcionar é o de menos).
    Desde já agradeço se puder me ajudar.

    • Beatriz, o Digestive Advantage é um produto bastante usado no exterior. Aqui, como não é comercializado, somente quem faz a importação é quem consegue usá-lo. A diferença dele para as cápsulas de enzima lactase é que ele contém, além da enzima lactase, probióticos. Abs

  4. Olá Dr. Juliana
    Possuo uma doença imunológica intestinal a Retocolite crônica inespecífica. No entanto os remédios que eu ingeria como corticoides não estavam fazendo efeito apenas me deixando mais fraca. hoje já estou pesando 47 quilos (sendo meu peso a 4 meses) 58 quilos. Apesar de já ter sido diagnosticada com RCU meu médico decidiu me passar um exame alérgico ao glúten e a lactose, devido aos sintomas da RCU como intestino irritado, ruídos abdominais e gases. Durante o período que eu ingiro leite aparece candidíase(com sintomas até mesmo esofágecos) e meu intestino piora. Fui diagnosticada com intolerância a lactose. Você acha que a candidíase pode ter relação com a lactose e com a minha doença intestinal RCU (imunológica)? Qual seria o tratamento alimentar que poderia ajudar?
    Obrigada pela atenção

    • juliana_nutri on

      Olá Thaly,

      A candidíase pode ter relação com diversos problemas de saúde, como os seus, e piora com a ingestão de açúcar e lactose.
      Para tratar corretamente a síndrome fúngica (quando a candidíase passa a afetar o corpo de forma mais "intensa", como vc mesma relata), é necessário fazer uma dieta bem específica, isente de odo tipo de açúcar e de alimentos que estimulam o crescimento dos fungos, além de uma suplementação com nutrientes e fitoterápicos, para potencializar os resultados, sem comprometer a saúde. Porem, assim, como qualquer tipo de dieta, precisa ser prescrita e acompanhada de perto por um profissional que entenda do assunto!
      Assim, o melhor a fazer é procurar uma Nutricionista Funcional, para que vc possa fazer o tratamento de forma adequada.

      Gde abraço,

      Juliana

  5. Boa noite.Meu nome é Alberto ,tenho 50anos e já algum tempo venho me tratando de candidiase peniana.
    Fiz em outubro de 2012, teste alergico e ficou constatado que sou alergico ao leite,ovo,camarão e fungos.
    A partir daquele momento parei de ingerir esses alimentos.Na verdade a minha melhora foi muito pouca.
    Venho fazendo dieta na qual tirei o açúcar ,gorduras.basicamente venho me alimentando de vegetais,legumes,arroz integral,iogurte de soja,pão integral 2fatias ao dia.peixe,frangos e produtos a base de soja.
    Me pergunto será que posso tomar o yakult 40? A Sra. Pode me ajudar? Desde já muito obrigada.

    • Olá Alberto,

      No caso do uso de probióticos no tratamento da candidíase, não adianta muito utilizar leites fermentados como o Yakult…os probióticos precisam ser fornecidos numa dose mais "concentrada". e se vc é alérgico ao leite, JAMAIS deverá usar qq tipo de leite fermentado, pq continur ingerindo um alimento ao qual se tem alergia, só agrava a disbiose.
      Sugiro que vc procure um Nutricionista Funcional o quanto antes, para uma avaliação e tratamento adequados.

      Gde abraço,

      Juliana

  6. olá Juliana tenho um bebe "Lorenzo" que tem um aninho e ele desde pequeno tem seu coco muito molinho e tem muitas assaduras ele mamou no peito até os 7 meses e tinha o complemento do leite em pó nan ao completar 7 meses começou a tomar leite de vaca in natura e de caixinha mas mesmo assim sempre com o coco acido que é assim evacuou tem que tirar se não fere a bundinha dele como moro em Rondonia a situação medica é precaria aqui mas por minha conta investiguei o historico familiar meu e descobri que quando bebe era do mesmo jeito e na verdade até hoje tenho diarreia ao comer e beber derivados de leite, então me vem a cabeça sera que meu bebe tem IL pois aqui os medicos dizem não ter como fazer exames pra saber , por conta propria estou fazendo testes de tirar leite, yogurtes e tudo que sabemos ter leite em sua composição pra ver se ele melhora , por favor me de uma luz do que fazer e por quanto tempo fazer isso

    • Olá Cristiane,

      Se ao retirar o leite da alimentação do seu bebê, ele apresenta melhora do quadro, é provável q ele tenha IL ou algum tipo de sensibilidade ao leite, e se realmente for isso, a exclusão deverá permanecer. Porém, é importante q ele tenha acompanhamento de médico e nutricionista, para que não sofra com nenhuma deficiencia nutricional no futuro.

      Gde abraço,

      Juliana

  7. juliana_nutri on

    Olá Fátima,

    Consulte um médico ou Nutricionista! Lactobacilos são saudáveis e importantes à saúde, mas seu uso não está livre de efeitos indesejáveis e contra-indicações! somente um profissional habilitado é quem poderá indicar e orientar seu uso, ok?

    Gde abraço,

    juliana

  8. Oi Juliana, sou intolarente a lactose e alergica a varios alimentos. Estou com suposta sindrome do intestino irritado, fui ao nutrologo e me prescreveu lactob.acidofilus2,5blh, lactob bifidus 2,5blh, lactob.RHamnosus 2,5blh, saccharomyces 200 mg, e fosfatidil colina 500 mg, glutamina 750mg, pois mediante um exame de fezes que fiz no instituto de microbiologia constou clostridios e fungos alto nivel, entao para proteger me indicou este medicamento. Mas eu ja tenho dor a um ano no lado direito da fossa iliaca e so piorou. Ja fiz ressonancia hoje, pois a dor esta descendo dentro da parte interna da coxa direita ate joelho. Bom, ja tentei de tudo.Nao estou comendo nada com lactose tirei queijos, bolos, iogurtes etc .Preciso cuidar do meu intestino, devido a estas bacterias má,porem nao sei o que fazer, estou muito perdida.Passei a tomar whey protein isolate, pois devido alergia minha alimentacao ficou restrita. Gostaria muito ouvir sua opiniao Obrigada.

    • juliana_nutri on

      Olá Lívia,

      Essa formulação que o médico prescreveu é somente para tratar a disbiose intestinal, que apareceu neste exame que vc fez.
      Como vc relata intolerância a vários alimentos, é possível que vc esteja fazendo um processo de alergia às proteínas do leite, presentes no whey protein. Seria importante avaliar essa questão e a existência de outros problemas, q costumam estar relacionados, como a doença celíaca, que é uma doença auto-imune, causada por uma reação do organismo (de pessoas geneticamente predispostas) ao glúten, que provoca inflamação da mucosa intestinal, dor, e pode causar o surgimentos de outras intolerâncias alimentares. Aliás, muitas pessoas diagnosticadas como tendo síndrome do intestino irritável, são na verdade, celíacas!
      Seria importante vc ouvir a opinião de um gastroenterologista, mas q seja especialista no assunto. No site da Fenacelbra, é possível encontrar indicações de médicos em várias cidades. O site é <a href="http://www.doencaceliaca.com.br” target=”_blank”>www.doencaceliaca.com.br

      Gde abraço,

      Juliana

  9. Gostaria de saber se quem tem IL pode tomar qualquer tipo de chá? Porque eu li que o capim-cidreira é um produto lácteo, o que isto significa?

    • juliana_nutri on

      Olá Francielle,

      Onde vc leu essa informação?
      Não existe nenhuma relação dos chás com o leite! Chás são obtidos a partir da infusão de plantas diversas.
      Na índia é eles costumam misturar o chá no leite (da mesma forma q nós fazemos com o café), mas fora isso, não há nenhuma relação!

      Gde abraço,

      Juliana

  10. Os probióticos não podem "soltar" o intestino??? Quem não tem problemas de constipação, pelo contrário, eles são benéficos? Eles podem aumentar a produção de gazes? Sempre fico em dúvida se devo ou não consumir fibras, pois uns falam que "soltam" o intestino outros falam que ajudam a regularizar… Nunca sei o que fazer… Obrigada pela atenção.

    • juliana_nutri on

      Olá Silvia,

      Probióticos são uma coisa, e fibras, são outra!
      Os probiótivos são bactérias "do bem", q ajudam a repovoar o intestino. Estas bactérias ajudam na digestão, e produzem substâncias benéficas ao próprio intestino, ajudando na saúde de um modo geral. Como estas bactérias fermentam alguns tipos de fibras e até mesmo a lactose, é até normal q no início da suplementação, ocorra um aumento na produção de gases, que tende a normalizar em poucos dias. Mas existem situações em que não são recomendadas, e por isso, sempre ressaltamos q seu uso precisa ser muito bem orientado por um profissional que entenda do assunto!

      Com relação ás fibras existem vários tipos, e uma alimentação saudável, equilibrada e variada é capaz de fornecer todas elas, que são indispensáveis à saúde e capazes de prevenir diversas doenças, como o câncer de cólon! Porém em alguns casos, é necessário suplementar, e da mesma forma q ocorre com os probióticos, essa suplementação também precisa ser muito bem orientada!

      Sugiro q vc procure um Nutricionista, para sanar suas dúvidas e ser bem orientada quanto ao uso de probióticos e das fibras.

      Gde abraço,

      Juliana

  11. Olá. Boa noite.
    Meu filho, de 19 anos, começou a ter intolerância à Lactose na pré-adolescência. Ele não pode tomar leite, nem comer seus derivados que, em pouco tempo começa uma dor de barriga horrível, e leva um tempão prá conseguir evacuar, quando consegue. Gostaria de saber qual seria a melhor opção: tomar Yacult ou Activia todos os dias, ou tomar cápsulas de lactase? Se o melhor forem as cápsulas posso mandar manipular, ou é melhor comprar as importadas. E como tomá-las? Uma por dia, ou somente quando for ingerir leite ou derivados? Aguardo resposta. Obrigada pela atenção.
    Gina

    • juliana_nutri on

      Olá Gina,

      A melhor opção é procurar um gastroenterologista e um Nutricionista, para uma avaliação do caso e para que estes profissionais possam orientar qual a qconduta mais indicada no caso do seu filho!
      Nós não podemos dar nenhum tipo de orientação indvidual pela internet, ainda mais sem conhecer seu filho e saber detalhes do caso, pois isso seria uma enorme irresponsabilidade de nossa parte! Também não recomendamos ao atu-medicação e nem a auto-suplementação, pois muitas vezes os riscos se tornam maiores que os benefícios!

      Gde abraço,

      Juliana

  12. olá doutora juliana, tenho tido constipaçao irritaçao devido a mesma e uma especie de diarreia onde existe uma especie de espuma branca nas fezes e acides intestinal… parei de tomar leite pois li que poderia ser intolerancia a lactose e melhorou bastante, soh que venho tendo os mesmos sintomas pouco tempo depois da melhora… como devo tratar?

    • Olá Adelino,

      É importante q vc procure um gastroenterologista, para ser avaliado e fazer exames que possam confirmar se seu caso é de fato a IL ou se é outro problema, para tratar-se corretamente.

      Gde abraço,

      Juliana

  13. Meu filho tem APLV (alergia à proteína do leite de vaca). Se ele tomar cápsulas de lactobacilos isso pode ajudar a tratar a alergia ou os lactobacilos só servem para IL?

    • juliana_nutri on

      Olá Caroline,

      Algumas cepas de lactobacillus auxiliam na digestão da lactose, amenizando os sintomas.
      Os próbióticos, em geral, podem amenizar a intensidade das doenças alérgicas, mas de forma alguma devem ser usados como tratamento exclusivo ou para permitir a ingestão do alimento ao qual se é alérgico, sem a devida orientação de um profissional.

      Gde abraço,

      Juliana

  14. Natalia Ribeiro on

    A minha filha vai completar 02 anos ela e IL e de soja e segundo a gastro,ela não pode comer chocates,biscoitos e outros produtos normais,só pode consumir produtos especiais para alergicos e IL.
    Existe prdutos probioticos sem lactose e soja?
    Natalia

    • Olá Natália,

      Existem probióticos em pó, que vc encontra na forma de sachê ou de cápsulas (podem ser preparados nas farmácias de manipulação), já que não existem opções isentas de leite ou de soja na forma de leites fermentados. Mas convém vc consultar o médico ou um nutricionista, para que a precrição dos probióticos seja feita da maneira correta, já que existem diversos tipos destas bactérias e cada um tem uma aplicação diferente.

      Gde abraço,

      Juliana

  15. li numa matéria sobre especiarias que a canela possui propriedades carminativas, antiulcéricas, estomacais e vomitivas, graças aos azeites essenciais que contêm certas propriedades que dissolvem melhor os alimentos, estimulam a salivação e os sucos gástricos, facilitando a digestão. Por isto, ajuda a combater a aerofagia, as digestões difíceis a acidez e estimula o apetite.
    Também são conhecidas suas propriedades contra as doenças respiratórias pela sua riqueza em propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias, sendo especialmente indicados contra a bronquite, os resfriados e a tosse.

    A pergunta é: se a canela ( ou qualquer outro produto natural ) que possua propriedades anti-bacterianas, poderia causar uma baixa de "bactérias do bem" do mesmo jeito que faz com as bactérias nocivas??? Desde já agradeço Juliana pela resposta.

    • Olá,

      Não temos informações a esse respeito, mas como são as bactérias "do bem" as que devem estar no nosso intestino e não as "do mal", é bem provável que só as do mal sejam combatidas, até porque, eles estão normalmente sempre em menor número. Assim, mesmo quando há uma baixa das bactérias benéficas, (salvo em algumas exceções, como uso frequente de antibióticos, alimentação inadequada, etc) elas voltam a se multiplicar.

      Gde abraço,

      Juliana

  16. bom dia, quando eu tomo leite, fico com diarréia, não sinto isso quando como derivados.
    por isso evito tomar leite.
    pode ser uma intolerância leve?
    se tomar yakult diariamente,ele pode vir a evitar que a diarréia ocorra?
    e, por último, é indicado tomar o yakult diariamente??
    obrigado

    • Olá James,

      O leite contém mais lactose que seus derivados e talvez por isso vc só tenha diarréia com leite. De toda forma, para ter certeza se é IL, vc precisa fazer o teste de tolerância oral a lactose, que deve ser solicitado por um gastroenterologista.
      Os lactobacilos são importantes para a saúde intestinal e ajudam a melhorar os sintomas da IL, mas não há nenhuma garantia de que se vc tomar Yakulk (ou qq outro leite fermentado) diariamente, isso será o suficiente para a melhora dos sintomas. Consulte um médico para fechar seu diagnóstico.

      Gde abraço,

      Juliana

  17. cristina carmona on

    Meu médico receitou um probiótico da Nestlé sem lactose fabricado a partir do leite materno.Preciso saber o nome do produto e onde encontrá-lo.Sou alergica ao leite e gluten.

    • Cristina, entre em contato com o seu médico e solicite o nome deste probiótico que ele lhe receitou. Ele também saberá lhe indicar onde comprar. abs

    • juliana_nutri on

      Olá Luana,

      Vc pode tentar o Ninho Soleil fermentado. E se a IL da sua filha não for total, experimente os demais produtos da linha Ninho Soleil, para ver a tolerância e aceitação dela.

      Estes produtos (e o Yakult) só não são recomendados nos casos de alergia às proteínas do leite.

      Gde abraço,

      Juliana

  18. olá juliana!
    gostaria de saber de você que é mais informada se o leite suprasoy sem lactose pode ser usado por pessoas que é alérgica as proteinas do leite? pois minha filha é alérgica e usa e diminuiu as crises mas a médica dela disse que ela poderia ter evoluído melhor. e argumentou que o leite mencionado não é 100%.entrei em contado com o fabricante,mas não fiquei por satisfeita.perquise pra mim!e o nan soy pode o lérgico usar?obrigada!gizelle

  19. Olá Juliana,
    Recentemente descobri que tenho IL. Com base no resultado do exame, tem como definir o grau de intolerância? Quer dizer, vi várias reportagens de pessoas dizendo que são totalmente intolerantes, ou então que têm intolerância leve, como funciona isso?
    Sempre achei que meu intestino era um reloginho, rs. Desde que descobri a IL reduzi o consumo de lactose, os sintomas melhoraram (gases, barriga estufada, fezes amolecidas, dor de cabeça,…) entretanto, agora vivo constipada. A constipação (que é novidade pra mim) melhorará com o tempo? (O gastro para me ajudar me receitou Fiber Mais)
    Grande abraço
    Jamille

    • juliana_nutri on

      Olá Jamille,

      No geral, o grau de IL é avaliado pela percepção de cada um mesmo. Nos casos de IL congênita (o bebê já nasce sem produzir a enzima), os sintomas costumam ser mais intensos e o grau de IL bem maior do que pessoas que se tornaram IL mais tarde.
      Seria interessante vc procurar um Nutricionista para avaliar sua alimentação, pois um intestino regular depende de uma ingestão adequada de fibras e também de água! Aliás, suplementar fibras (como o meidco te orientou) e não aumentar a ingestão de água, so piora a constipação.

      Gde abraço,

      Juliana

  20. OOOi…Minha filha tem 2 anos e é IL…Ela quando toma leite ou derivados,fica com a barriga inchada e demora muitos dias para fazer cocô…Eu gostaria de saber se essa IL pode ser curada,ou se vai ser pra sempre com leite de soja e derivados?Ah ela toma o Leite Nan Soy ou Isomil…A Gastro dela pediu uma dieta de 4 meses e eu to fazendo certinho sera se vai sará??Obrigada e por favor me responda pq ela tem a barriguinha inchada mesmo fazendo uma dieta e usando so coisas de soja??

    • Olá Luana,

      Infelizmente não temos como saber se a IL da sua filha é temporária ou não. Só o tempo vai dizer. Após a dieta de exclusão, o médico poderá tentar re-introduzir alimentos com lactose, para observar as reações do organismo dela e, assim, verificar se é possível manter tais alimentos ou pelo menos os de manor teor de lactose.

      Sobre sua filha continuar com a barriga inchada mesmo sem ingerir lactose, é importante conversar com o médico, já que isso pode ter outras causas, além da lactose, como uma intolerância à soja.

      Gde abraço,

      Juliana

  21. Olá. trabalho no site http://www.doctorvicks.com. Quero agradecer a Paula por recomendar o nosso site porque temos recebido muitas visitas. Para mostrar o nosso apreço, eu gostaria de oferecer a todos os leitores do Semlactose US$ 10.00 de desconto em sua compra de nossos produtos probióticos (Digestive Advantage) para a intolerância à lactose. Digite o código do cupom “semlactose10” na parte inferior da página de pagamento. Em caso de dúvida sobre os nossos produtos, entre em contato conosco. Mais uma vez obrigado!

  22. O médico pediu exame de sangue para meu filho, para saber se ele tem alergia a leite. No resultado deu forte. Isto quer dizer que ele tem alergia a leite e não intolerância à lactose? Ele tem 1 ano e gostaria de saber se conforme ele cresce esta alergia sara. Aguardo respostas.

  23. Olá, por recomendação médica, devido ao fato de ser muito intolerante a lactose, estou tomando as cápsulas (suplementos) importadas chamadas de Digestive Advantage Lactose Intolerance (probióticos), e tenho me sentido muuuuuuuuuuito bem, podendo ingerir normalmente todos os alimentos contendo leite.

    Segundo prescrição médica, eu tomo 1 cápsula por dia pela manhã, sendo que, caso no período da noite, eu decida comer algum alimento com grande quantidade de leite: ex.: mousse ou pizza 4 queijos, eu devo ingerir mais 1 cápsula.

    Espero que a minha experiência sirva para os demais.
    O site em que eu adquiri este produto é: http://www.doctorvicks.com

  24. Olá Maurício, a nossa matéria sobre Kefir fala exatamente sobre isso. O Kefir é um alimento probiótico que pode ser mantido em casa por tempo indeterminado para produzir leite fermentado. Para mais detalhes, acesse nossa matéria em http://semlactose.com/index.php/2010/01/13/ke…. Outra opção é comprar lactobacílos para produzir iogurtes caseiros. Desta forma vc pode fazer um iogurte sem nada de açúcar. Veja nossa matéria sobre o assunto: http://semlactose.com/index.php/2009/09/27/io…. Por fim, também há sachês de probióticos que podem ser consumidos apenas com água.

    Abçs,

  25. soube que é possível manter uma cultura de lactobacilus e outros probióticos tomando alguns cuidados de higiene e manipulação. Você possui essa informação? É possível multiplicar e manter os probióticos de yogurtes e leites fermentados em casa para serem consumidos paulatinamente, dispensando a compra de produtos industrializados que os contenham? Meu pai tem diabetes e um único frasco de yakult é suficiente para ele injetar insulina. Seguindo meu raciocínio anterior, multiplicaria probioticos e ofereceria a ele se adição de sacarose. O que vc acha disso?

  26. Olá Matheus!

    Os probióticos podem ajudar sim, mas seu uso não deve ser isolado, ele deve fazer parte de toda uma estratégia de tratamento. É importante que vc faça o tratamento em conjunto com o médico e com um nutricionista.

    Gde abraço,

    Juliana

  27. oi juliana, eu descobri o ano passado que tenho Retocolite Ulcerativa, ja fiz varios tentativas para diminuir um pouco os problemas com a doença, gostaria de saber de voce se os probióticos podem me ajudar um pouco em alguma melhora. Abraços.!

  28. Olá Renato.

    Não entendi bem sua pergunta a respeito de um anular o efeito do outro…

    Os antibióticos são usados para combater infecções, matando as bactérias patogênicas (causadoras de doenças), porém, estes medicamentos também matam as bactérias benéficas presentes no intestino. O uso dos probióticos objetiva recompor a flora intestinal e impedir que outras bactérias patogênicas se multipliquem após o tratamento com o antibiótico, por isso a recomendação de se usar os probióticos. Os probióticos não anulam o efeito das antibióticos.

    Gde abraço,

    Juliana

  29. É aconselhavel consumir probióticos durante tratamento com antibióticos? Um não anularia o efeito do outro? obrigado

    Abraços e parabéns pelas respostas.

  30. Stefanie,

    A Nestlé não disponibiliza informações em seu site sobre a quantidade de lactobacilos em seus leites fermentados Chamyto e Ninho nem o tipo de lactobacilo que faz parte do produto. Já a Yakult fornece infomações mais detalhadas sobre seus produtos, explicando sobre o tipo de lactobacilo e os efeitos benéficos ao organismo. De qualquer forma, sem informações completas e testes não é possível comparar e afirmar se um produto é superior ao outro.

  31. Juliana Crucinsky on

    Olá Agda!

    Sugerimos q vc confirme com o pediatra qual o real problema do seu filho, pois não existe alergia a lactose!!! A lactose é o açúcar do leite e os intolerantes a lactose não produzem (ou produzem em menor quantidade) a enzima (lactase) necessária à sua digestão. Porém, nesse caso, não há nenhuma reação alérgica do organismo, pois a lactose fica “dentro” do intestino, sem ser digerida, e os sintomas da intolerancia surgem a partir daí.

    Nos quadros de alergia, os sintomas surgem quando o sistema imunológico “acha” que as proteínas de um determina alimento (cmo as do leite – caseína e lactoglobulinas) podem ser perigosas e travam uma verdeira “guerra” para destruí-las, da mesma forma que faz com vírus e bactérias. Mas as reações são mais graves pq, de fato, não existe nenhum agressor. Os casos de alergia alimentar (causadas SEMPRE por algum tipo de proteína presente no alimento) são sempre muito mais graves e podem ter consequencias mais graves também que os casos de intolerancia.

    Por isso, mais uma vez recomendamos q vc esclareça com o médico o que seu filho realmente tem. Se for intolerancia a lactose (ao açúcar do leite), provavelmente ele poderá tomar o Yakult, assim como a maioria dos intolerantes. Mas se for alergia (às proteínas do leite) ele não poderá tomar nem o Yakult, nem absolutamente nada que contenha leite, derivados ou mesmo “traços de leite”, devido ao risco de graves reações alérgicas!!!

    E mais uma vez lembramos, que ALERGIA A LACTOSE não existe!!!

    Gde abraço,

    Juliana

  32. Segundo o pediatra meu filho é alérgico à lactose. Existe diferença entre essa alergia e intolerância? É recomendado o consumo de Yakult, por exemplo?

    Obrigada

  33. Juliana Crucinsky on

    Olá Daniela,

    Normalmente as farmácias solicitam a receita sim, até pq a quantidade de cada tipo de lactobacilo deve vir especificada na prescrição,e cada caso deve ser avaliado antes da prescrição. Em algumas situações a ingestão de grandes quantidades de lactobacilos pode ser contra-indicada e somente o médico poderá fazer essa avaliação.

    A maneira mais simples e segura de tomar lactobacilos sem precisar de prescrição médica é através de iogurtes e leites fermentados que os contenham em sua composição.

    Gde abraço,

    Juliana

  34. Gostaria de saber sobre os probióticos em cápsulas manipuladas. É necessário obter receita médica para solicitar à farmácia de manipulação?

  35. Marly,

    Somente a farmácia que fará a manipulação poderá lhe informar se os compimidos contêm lactose. Entre em contato com eles e verifique a formulação dos comprimidos, alertando-os para este fato.

    Abçs,

  36. Foi indicado pra eu tomar lactobacilos, comprimidos manipulados. Gostaria de saber se contém lactose, pois sou alérgica derivados de leite.Aguardo resposta obrigada.

  37. Juliana Crucinsky on

    Olá Eliana!

    A IL pode manifestar-se em graus variados e a tolerância aos alimentos contendo lactose (mesmo em pequenas quantidades) varia de acordo com estes graus. Se seu paciente não tolerou bem, seria o caso de diminuir a quantidade. Vc recomendou os dois produtos ao mesmo tempo? Se foi isso, oriente para que ele não os consuma no mesmo dia, ou que reduza a quantidade ingerida, e re-avalie.

    Vc também pode, além das informações do nosso site, pesquisar mais sobre a IL nos seguintes sites: http://www.scielo.br e http://www.pubmed.com

    Gde abraço,

    Juliana

  38. Sou nutricionista e indiquei a um paciente que tenho com IL os produtos Yakult e Activia…o paciente tem 7 anos de idade e no primeiro dia que consumiu o Activia já sentiu muitas cólicas e diarréia. Realmente depende do paciente para dar reações? ou ele deveria insistir?

  39. Rachel,
    Infelizmente não há como medir o grau de intolerância à lactose. Não existem exames que identifiquem a quantidade de lactase que seu organismo produz.
    Abçs

  40. Rachel Stange on

    Olá,

    Descobri que tenho IL e lendo os comentários, matérias, etc…. sempre falam de “grau de intolerância à lactose”. Tem como ser medido esse grau????? exames específicos????

  41. Minha filha tem quatro anos e tem intolerância à lactose. Seu sintoma é só ansia de leite. Quanto aos derivados não percebo nada. Será que ela pode continuar tomando os derivados e cortar só o leite? Me ajude?!

  42. Juliana Crucinsky on

    Olá Keith!

    Muitos intolerantes à lactose conseguem ingerir iogurtes e queijos, por exemplo, sem problemas, pois a concentração de lactose nestes produtos é menor que no leite. Em muitos casos, é possível ingerir até um copo de leite/dia, sem que os sintomas se manifestem. Como a IL se manifesta em graus variados, a dica é vc observar como sua filha reage à ingestão destes alimentos…caso ela não apresente nenhum desconforto, pode ficar tranquila e deixá-la comer sossegada!

    Gde abraço!

    Juliana

  43. Juliana Crucinsky on

    Olá Jones,

    Na verdade, a quantidade de lactose nesses produtos é mínima, pq os lactobacilos (que são os probióticos) se alimentam deste açúcar, através do processo de fermentação.

    Vc pode experimentar consumir pequenas quantidades de cada vez e observar como seu organismo reage a estes produtos.

    Gde abraço,

    Juliana

  44. Jones Henrique on

    A maioria dos produtos com probióticos contém lactose. O que eu poderia fazer, neste caso? E quais são as contra indicações sobre eles?

  45. Juliana Crucinsky on

    Olá Ana Paula!

    Nós estamos providenciando a lista. Alguns alimentos contendo probióticos são os seguintes: Yakult, Yakult 40, Yakult Sofyl, Activia, Ninho Soleil, etc. Para vc saber se um alimento contém probióticos, observe se contém Lactobacilos (ou Lactobacillus) ou Bifidobactérias em sua composição.

    Gde abraço,

    Juliana

    • Olá!!

      Eu tenho intolerância a lactose e gostaria de saber se eu posso consumir o probiótico FiberMais Flora (Nestle). Eu entrei em contato com o a nestle e me disseram que contêm traços de leite. Será que eu posso tomar?

      • Olá Deyanne,

        Os traços de leite são apenas pequenos fragmentos contendo proteínas do leite, e portanto, inofensivos para quem tem IL. Precisam ser evitados somente por quem tem alergia imediata às proteínas do leite.

        Gde abraço,

        Juliana

  46. Ana Paula Muller on

    Bom dia!!!

    Seria possível formular uma lista com os produtos que são probióticos?

    Meu filho tem 4 anos e tem IL, gostaria de usar esses produtos para uma

    experiência.

    Abraços,

Deixe um comentário