Anúncio

O uso de probióticos para intolerantes à lactose

100

probióticosEm um momento em que muito se fala sobre alimentos funcionais, a mídia abre espaço para documentários sobre o tema enquanto empresas buscam aumentar suas vendas mostrando os benefícios de seus alimentos para a saúde. Entenda melhor sobre os probióticos, as “bactérias do bem” que ajudam na prevenção de doenças e também na digestão da lactose. O intestino humano é um tubo elástico, divido em intestino delgado e intestino grosso ou cólon. O intestino delgado é o local onde os nutrientes são digeridos e absorvidos, e o cólon é a porção responsável pala absorção de água e alguns minerais (eletrólitos). Em condições normais, inúmeras espécies de bactérias estão presentes no intestino. Estas bactérias são conhecidas como microbiota intestinal e exercem influência considerável sobre diversas reações bioquímicas que ocorrem neste local, além de impedir que microrganismos potencialmente patogênicos se multipliquem e afetem a saúde, principalmente do trato gastrointestinal. Porém, em situações de desequilíbrio, estas bactérias benéficas podem ter seu número diminuído, favorecendo o crescimento de bactérias prejudiciais à saúde. Os probióticos são bactérias benéficas à saúde, capazes de sobreviver no intestino humano, ao competir por locais de ligação com bactérias possivelmente patogênicas. Os probióticos (ingeridos sob a forma de cápsulas ou como componente de alguns alimentos, como os leites fermentados) se instalam na mucosa intestinal, e dificultam a sobrevivência destas bactérias patogênicas. Os probióticos alimentam-se de algumas fibras alimentares e de lactose, transformando-as em ácidos graxos de cadeia curta, que são utilizadas pelas próprias células intestinais como fonte de energia. Desta forma, além de favorecer a integridade das células do intestino, agem como um importante auxiliar no tratamento dos sintomas da intolerância à lactose, pois este carboidrato, apesar de não ser digerido no intestino delgado dos intolerantes, ao chegar ao intestino grosso será rapidamente consumido pelas bactérias probióticas e não causará os sintomas desagradáveis da IL como a diarréia, a distensão abdominal e as cólicas intestinais. Alimentos contendo probióticos, podem ser consumidos pela grande maioria dos portadores de IL, pois no próprio alimento, estas bactérias iniciam a “quebra” da lactose, facilitando a digestão do alimento, além de promover os benefícios mencionados acima. Inúmeros benefícios à saúde são atribuídos à ingestão de probióticos:

  • controle da microbiota intestinal, pela competição com bactérias nocivas
  • estabilização desta microbiota após o uso de antibióticos
  • diminuição da população de bactérias nocivas através da produção de ácidos acético e lático, de substâncias bactericidas (bacteriocinas) e de outros compostos antimicrobianos
  • estimulação do sistema imununológico
  • alívio da constipação (“prisão de ventre”)
  • aumento da absorção de minerais e produção de vitaminas

Embora ainda não comprovados, outros efeitos atribuídos a essas culturas são a diminuição do risco de câncer de cólon e de doença cardiovascular. Acredita-se também, que favoreçam a diminuição das concentrações plasmáticas de colesterol, redução da atividade ulcerativa de Helicobacter pylori, controle da colite induzida por rotavirus e por Clostridium difficile, prevenção de infecções urogenitais, além de efeitos inibitórios sobre a mutagenicidade, diminuindo o risco de surgimento de alguns tipos de câncer, além de efeitos anti-hipertensivos.

Juliana Crucinsky
Nutricionista
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Graduada pelo Instituto de Nutrição da UERJ, especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela Santa Casa de Misericórdia (RJ), especialista em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar pela Universidade Estácio de Sá, em Nutrição Esportiva, pela Universidade Gama Filho.

100 Comentários

  1. Simone Aparecida de Castro on

    Boa tarde, gostei muito do seu site. Descobri a IL há poucas semanas. Qualquer gota de leite ou derivados me causa muita diarreia e cólicas insuportáveis. A minha coloproctologista indicou o Prolive, ainda nao comecei a tomar, mas após ler seu artigo, creio que ele será ótimo para diminuição do mal estar, uma vez que de vez em quando é impossível resistir a um pouquinho de queijo ou doces que contém leite.

    Tomo também o Perlate, mas sinto que ele só mascara o problema, no outro dia de manhã vem a diarreia novamente. Ou seja, ele só retarda um pouquinho o efeito.

    • Oi Simone, pelo que você relata, sua intolerância é muito alta. Os probióticos fortalecem o nosso sistema digestivo. Eu consumo mensalmente e vejo que me ajuda muito. Se faz pouco tempo que você descobriu sua intolerância à lactose talvez fosse interessante testar se os alimentos lácteos zero lactose funcionariam para vc. Outra opção mais segura é seguir uma dieta isenta de lácteos. Hoje tem várias opções de alimentos sem leite que poderia ser uma boa alternativa. Eu tenho sido adepta desse tipo de alimentação há algum tempo e tenho me sentido muito bem.

  2. Olha gostei muito do seu site. Tenho um bebê de cinco meses que apresenta ser APLV. Descobri por um acaso seu site pesquisando sobre. Foi muito esclarecedor, e me deixou mais segura em meio a tantas coisas que tenho passado. Estava bem desesperada. Obrigada por se dedicar a produzir um material de qualidade. Isso fez toda diferença pra mim.

    • Luciane Baldo on

      Oi Jacqueline, muito obrigada pelo seu comentário. É sempre um prazer saber que o trabalho do Semlactose seja útil e ajude tantas pessoas como você. Abraços 🙂

  3. Yakut ajuda pra quem tem síndrome do intestino irritável diarréia? Ou piora a diarréia
    Qual melhor uso dos probioticos?
    Cápsulas ou yorgutes?

    • Grasi,
      É importante consultar um médico ou nutricionista para definir sobre o consumo de Yakult nesse caso. Entre os iogurtes e os probióticos, há uma enorme diferença. Os probióticos em sachê possuem uma quantidade de lactobacilos muito superior aos iogurtes industrializados. Mesmo aqueles que dizem possuir lactobacilos vivos (como é o caso do activia) ainda assim, é em quantidade muito menor do que o conteúdo de um sachê de probióticos. Assim, os probióticos em sachê são muito mais eficientes do que os iogurtes. Abs

    • Claudinei, se não me engano o Yakult é fabricado com leite em pó. Se esse for o caso, mesmo ele contendo lactobacilos vivos, isso não é sinal de ser um alimento adequado para quem tem IL. Os probióticos que mencionamos são aqueles vendidos em sachês, que contêm apenas probióticos. Vc pode tomá-los com água ou suco. Abs

  4. Olá boa noite !

    Gostaria de tirar uma dúvida! Tenho intolerância à lactose e uma leve gastrite e gostaria de saber se posso consumir Jarro-Dophilus EPS ? Ele é um probiótico. Obrigada aguardo sua resposta

    • Fatima, o Jarro-Dophilus contém uma micro quantidade de soja (0,1%) e leite (0,01%). Se você tiver apenas intolerância à lactose e estiver acostumada a consumir lácteos com baixo teor de lactose, esta quantidade é insignificante e não deverá lhe causar nenhum sintoma. Mas nosso conselho é que você converse com o médico que lhe acompanha e busque orientação dele, ok? Abs,

  5. Tenho intolerância ao leite animal e meu intestino é preso. Tenho diverticulose no cólon. Um médico gastro me informou ter probióticos sem leite e em cápsulas para mru caso,mas acabou não me informando. Preciso de ajuda pois fui pro hospital com fortes dores abdominais. Aguardo um contato. Muito obrigada.

    • que eu saiba o Prolive nao tem lactose! Nao sei se entendi bem o seu caso, mas o meu eu tenho "algo com leite" que nao sei bem o que é, mas no meu caso PRENDE o intestino, e nao solta como a maioria diz! È muito raro eu achar alguem igual a mim, e tbm estou precisando de probioticos, as mesmas duvidas que vc. Se o seu caso for como o meu, me mande um email pra trocarmos experiencia! andressa_vedovatto@hotmail.com beijos

  6. lucianabrandy on

    Ola, fiquei sabendo que atravez de exames que sou IL, o medico disse que uma gota de leite pra mim ja e suficiente, no meu caso tenho o intestino muito preso e abdome inchado sempre, so funciona com laxantes, ja faz uma semana que comecei minha dieta e nao estou vendo muita diferenca, sera que eu posso tomar esse probiotico??? ou existe outro medicamento que posso fazer uso para auxiliar normalizar meu intestino???

  7. Bom Dia.
    Faço uso de probióticos em capsulas há 2 meses e as indicações de uso no frasco são de 90 dias.Pergunto se é normal sentir cólicas de umbigo e muitos gases como tenho sentido de um mes pra cá,para além de dor do lado esquerdo as vezes.Continuo a tomar os outros 30 comprimidos que faltam para acabar o vidro ou devo suspender?Adianto que antes de tomar,tinha prisão de ventre severa e depois de toma-los, meu intestini funciona uma ou duas vezes por dia e minha barriga desinchou toda.Estes incomodos passam por si só?Ontem tive colicas e tomei chá de erva doce e passou.Obrigada yza

  8. Olá Dra. Juliana, boa noite!
    Meu filho de 12 anos vem sofrendo há 2 anos com diarreia, tipo 1 vez na semana ele tem diarreia e na maioria dos outros dias as fezes são amolecidas.
    Passou por 1 episodio a um ano atrás com uma diarreia q durou uns 15 dias, fez floratyl e não resolveu, fez simbioflora e piorou, o que resolveu foi flagyl e secnidal mas continuou volta e neia com as fezes amolecidas.
    A gastro diz que "pode ser" SII ou alguma sensibilidade a alguns alimentos.
    Hoje, um ano depois ele esta novamente com a mesma crise, diarreia já a 5 dias, distençao abdominal e vomito q ja passou, foi diagnosticado como virose e passado Prolive (lactobacillus acidophillus) mas ao invés de melhorar piorou a diarreia e ele passou a evacuar mais vezes, mais aquosa e cheia de espuma e com dores abdominais. Foi trocado pelo floratyl e a diarreia já está ficando consistente.

    Minha pergunta é: Tem alguma diferença entre o floratil e os outros probióticos, já q todos os outros provocam diarreia nele, inclusive yakult.

    Desde já agradeço
    Berenice

    • Ana CCarvalho on

      Não sou médica. Não sou nutricionista. Mas gostaria de relatar que eu não posso consumir lactobacilos, pois, tenho muita dor no abdômen e diarréia. Fiz um teste por mim mesma, e passei muito mal ao comer cottage sem lactose.O alergologista me pediu testes de alergia ao leite e de intolerância á lactose, já que são duas situações diferentes. Espero que ajude. Cristina Carvalho

  9. eu posso misturar diferentes tipos de probioticos, como por exemplo yakult e sorvete de yogurt natural?
    Eles possuem diferentes tipos de lactobacilos.

  10. Ola! Juliana. Gostaria de saber quanto tempo em média leva para recuperar o intestino para absorver a lactase, já estou tomando probióticos em cápsulas ha alguns meses. Além de estar me recuperando super bem da Sindrome de SII, através de uma alimentação saudável e mais natural possível e probióticos.

  11. todos os dias tomo um yakult, ontem tomei 2 e acordei com a metade do olho inchado, será que é reação alérgica? Não fiz nada fora do normal a não ser tomar 2 yakult.

  12. Boa tarde, parabens pelo site! Gostaria de tirar uma duvida, algum deste probioticos e realmente eficaz? Qual a diferenca entre as cepas?

    -http://lactofive.blogspot.com.br/

    – bacillus coagulans: http://www.doctorvicks.com/digestive-advantage-la

    http://www.aplacom.com.br/site/?pag=vital-imobiot

    Tenho uma intolerancia a lactose muito forte, nao consigo consumir iogurtes e congeneres. E para piorar tive uma infeccao com clostridium difficile. Meu medico disse que a eficacia dos probioticos nao e comprovada, isso me deixou confusa.
    Obrigada desde ja!

  13. Boa noite Juliana.

    Depois de muitos exames, descobrimos que o problema da minha filha era IL.
    Em um desses exames (endoscopia) foi diagnosticada gastrite Moderada. Ela toma Remedio so p gastrite e o medico pediu p fazer dieta e retornar após 2 meses. Pode haver alguma coisa uma doença c a outra? Como ainda esta muito no começo com a dieta se deixar de tomar domperidona , ela volta a ter nauseas e diarréia. Outro sintoma q ela tem é arrotar. Devo procurar outro gastro e um nutricionista?

  14. Silvana Toyota on

    Olá, boa tarde.
    Gostaria de saber se o SIMFORT é contra indicado pra quem tem alergia à proteina do leite.
    Grata
    Silvana

    • juliana_nutri on

      Olá Silvana,

      Até onde sabemos, nesse aspecto não tem nenhuma contra-indicação. Mas vc pode entrar em contato com o SAC da Vitafor para obter mais informações a respeito.

      Gde abraço,

      Juliana

Deixe um comentário