Anúncio

Pastelão de camarão e cogumelos

7

Algumas vezes são necessárias várias tentativas para acertar uma receita, outras, parece que os ingredientes conversam entre si e tudo sai uma maravilha. Acho que este é o caso deste pastelão. Comprei a massa sem saber como recheá-la. Como tenho um fraco por frutos do mar, resolvi criar um recheio com camarão, estilo indiano. Teve até disputa por quem comeria a última fatia…

INGREDIENTES

  • 2 discos de massa para pastel de forno (verifique no rótulo se é isenta de leite)
  • 250 g de camarão pequeno sem casca
  • 300 g de cogumelos frescos cortados
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 limão
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho picado
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de açafrão de terra
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó ou ralado
  • 6 azeitonas verdes picadas
  • sal e pimenta à gosto

PREPARO

  1. Em um recipiente coloque os camarões e esprema o suco de um limão e reserve.
  2. Em uma panela aqueça o azeite de oliva, doure o alho e coloque os cogumelos para refogar. Após alguns minutos, quando eles começam a liberar água, adicione o camarão, o açafrão da terra, gengibre, sal e pimenta. Desligue o fogo.
  3. Com uma escumadeira, retire os cogumelos e os camarões da panela deixando somente o caldo.
  4. Misture a farinha no leite de coco e acrescente-os no caldo. Ligue o fogo novamente e mexa sempre até o caldo engrossar.
  5. Coloque novamente o camarão e os cogumelos na panela e junte as azeitonas. Deixe esfriar por pelo menos 30 minutos.

recheio do pastelão6. Em uma forma redonda untada coloque o disco da massa de pastel de forno e recheie-a. Cubra com o segudo disco apertando bem as bordas dos 2 discos para que o recheio não vase.

7. Coloque o pastelão em forno pré-aquecido por 25 minutos ou até ficar dourado.

Sirva quente.

Dicas
Recomendo retirar o camarão e cogumelos ao engrossar o molho para que o camarão não fique cozido demais.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

7 Comentários

    • Olá Suellen,

      Para substituir a farinha de trigo nas receitas, é necessário utilizar ou uma farinha pronta, sem glúten, como a da Amina ou a da Schar, ou preparar um mix de farinhas, para que o resultado seja satisfatório. No site <a href="http://www.riosemgluten.com” target=”_blank”>www.riosemgluten.com vc encontra várias dicas de como fazer as substituições e encontra muitas receitas tb.

      Gde abraço,

      Juliana

  1. Andressa,
    Mussarela de Bufala contém o mesmo teor de lactose que a mussarela de vaca. Este é um mito que ainda não sei explicar porque se espalhou. Para mais informações sobre queijos e teor de lactose leia http://semlactose.com/index.php/2008/03/13/todo-tipo-de-queijo-contem-lactose/
    Há um queijo produzido no Brasil que não contém lactose – leia mais em http://semlactose.com/index.php/2008/04/01/queijo-minas-sem-lactose/
    O leite de coco é um produto totalmente vegetal, extraído da própria fruta e por isso é totalmente isento de lactose.

    Abçs

  2. Gostaria de saber uma opção para quem tem intolerância a Lactose de queijo mussarela. Eu fiquei sabendo que a mussarela de bufala não contêm lactose. É verdade ??? E o leite de coco também não contém lactose ?? Eu não sabia.

  3. Fátima Greidi on

    Parabéns! Que delícia!

    Agradeço a receita, valeu.

    Só um detalhe, eu acrescentei mais 250 g de camarão (total de 500g.)

    Beijos.

    Fátima

Deixe um comentário