Anúncio

Torta Delícia

16

A Torta Delícia é realmente uma delícia. Todos pedem bis e acaba não sobrando nada! A receita original é com leite condensado, mas ela foi adaptada para usarmos leite com baixo teor de lactose ou leite de soja.

Para facilitar o preparo, vamos ensinar a fazer a torta em 4 etapas:

1. Calda de coco

  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de açúcar
  • Um pacote de coco em flocos

Misture a água e o açúcar e deixe ferver um pouco para formar uma calda fina. Acrescente o coco. Deixe no fogo baixo por mais alguns minutos e estará pronta a calda. Deixe esfriar.

2. Creme

  • 2 copos de 200 ml de leite com baixo teor de lactose
  • 1 gema
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 4 colheres (sopa) de açúcar

Bata a gema com o açúcar e a essência de baunilha e acrescente um pouco do leite para bater bem, formando uma gemada. Acrescente o amido de milho e continue batendo (com uma colher). Se necessário, ponha mais um pouquinho de leite. Coloque numa leiteira o restante do leite e, antes de ferver, acrescente a gemada e vá mexendo sempre para não empelotar. Quando ferver, está pronto. Deixe esfriar, batendo com uma colher de pau para não ficar com nata na superfície.

3. Pão-de-ló

  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 gemas
  • 6 colheres (sopa) de leite com baixo teor de lactose
  • 1 colher ( sopa) de fermento em pó

Coloque numa vasilha a farinha, o açúcar e misture bem. Depois acrescente as gemas e, aos poucos, o leite. Misture bem e acrescente o fermento, sem bater.

Unte com creme vegetal um refratário retangular (40×20 cm) e coloque em seguida a massa do pão-de-ló. Coloque no forno médio pré-aquecido. Deixe uns 10 minutos, teste com um palito. Não deixe tempo demais para não ressecar, já que é uma camada bem fina de massa. Retire do fogo e fure com palito. Cubra com a calda de coco e coloque o creme por cima.

4. Merengada

  • 3 claras
  • 6 colheres (sopa) açúcar
  • Raspas de 1/2 limão
  • 1/2 colher de essência de baunilha

Bata as 3 claras na batedeira, de modo a ficarem bem firmes, em neve. Acrescente as colheres de açúcar e a essência de baunilha e bata bem. Quando a merengada estiver bem firme, acrescente um pouquinho de raspas de limão ou laranja. Cubra a torta com o merengue. Coloque no forno médio novamente, até ficar levemente dourado. Deixe esfriar e coloque no refrigerador para gelar.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

16 Comentários

  1. Magda,

    Para que um achocolatado não possua lactose, nem traços de leite, ele deve ter sido fabricado em um maquinário EXCLUSIVO para produtos que não contenham leite, ou higienizado, ou o fabricante ser uma empresa que não trabalha com produtos que contenham leite. Fora esses casos, os produtos que encontramos nas prateleiras, mesmo que não esteja descrito no rótulo do produto "contém traços de leite" ele poderá contê-los, pois infelizmente as empresas ainda não são obrigadas a fornecer este tipo de informação. Para vc ter certeza se o produto que vc deseja consumir não contém traços de leite, vc deve ligar para o SAC do fabricante e solicitar esta informação. Eu diria que a marca Qualitá muito possivelmente irá conter traços de leite em seu produto, pois esta é uma marca própria da rede Pão de Açúcar, o que signfica que eles compram produtos em outros fabricantes e colocam a embalagem com o nome Qualitá. Aí fica ainda mais difícil ter um controle sobre o produto e informações mais detalhadas como esta.

    Abçs,

  2. Qual achocolatado não contém lactose e nem traços de leite? Encontrei a marca Qualitá e pelo que vi não contém. Sabe me dizer alguma outra marca? E, sobre os iogurtes e danones, qual marca possui produtos dessa natureza?

    Obrigada

  3. liliam beatriz miles on

    Gostaria de saber se voces tem uma receita bem simples de bolo de chocolate sem lactose pois meu afilhado tem intolerancia a lactose e louco por bolo de chocolate. Eu gostaria de dar este agrado a ele pois ele não tem muitas opções
    desde ja agradeço

  4. No caso de açúcar de baunilha, posso fazer substituí-lo por açúcar refinado e essência de baunilha? Só está faltando esse detalhe para fazer minha torta. Talvez faça hoje e venho falar o resultado a todos.
    Abraços,
    Ângela

  5. Fiquei na dúvida onde se lê 2 copos (250ml) de leite….

    Quer dizer cada copo ou total dos dois copos?
    Amedida de cada dopo seria 125ml?
    Espero sua resposta, quero fazer a receita neste fim de semana, achei linda e parece ser muuuito saborosa.
    Beijos e um ótimo final de semana a todos!!!

  6. Oi Ângela,

    Agora que você mencionou sobre os 2 copos percebi que havia algo errado. Já corrigi a receita. Na verdade são 2 copos de 200 ml cada e não 250ml como estava antes.

    Espero que vc goste da torta. Fica muito gostosa!

    Abçs

  7. Olá Viviane,

    Eu nunca experimentei fazer uma receita de pão de ló sem gemas. Entretanto, acredito que se você substuir as gemas por um outro líquido é muito possível que funcione. Minha sugestão seria substuir pela mesma quantidade de suco de laranja, pois além de deixar um sabor diferente no pão de ló ele poderá ficar com uma cor semelhante à cor das gemas.

    Se você fizer desta forma nos conte como ficou, ok?

    Abçs

  8. Olá, eu gostaria de saber se eu posso fazer uma receita de pão de ló sem as gemas pois eu ñ suporto o cheiro das mesmas.
    Se tiverem eu desde já agradeço.

    Beijos mil no coração de todos.

  9. Essa torta pode ser adaptada para celíacos intolerantes à lactose. Use leite de coco no lugar do leite com baixa lactose e faça um pão de ló com fécula de batata, tirando a farinha de trigo:

    4 colheres de fécula de batata

    6 ovos batidos separados ( claras em neve )

    8 colheres de açúcar

    raspas de casca de limão ou laranja

Deixe um comentário