Anúncio

Tahine – você já experimentou?

23

TahineApesar de curtir muito a culinária árabe, fui conhecer o Tahine há pouco tempo, quando estava na casa de uns amigos de origem judaica que tem como tradição usar Tahine em diversos pratos. Adorei o sabor, e achei melhor ainda saber que o Tahine é uma pasta feita somente com sementes de gergelim. Rico em cálcio e sem glúten, ele pode ser consumido por pessoas com alergia ao leite, intolerância à lactose e celíacos. Para quem não conhece, o Tahine tem gosto levemente salgado, muito parecido com o sabor de amendoim e bastante cremoso. Acredita-se que as sementes de gergelim são uma das especiarias mais antigas da civilização. Hoje ele é usado em saladas, molhos, pratos doces e salgados. Dica: não exagere – 1 colher de tahine possui 130 Kcal. Deixo então a sugestão de duas pastas casino de Tahine, uma salgada e uma doce, para você experimentar.

Molho de Tahine para Salada

  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
  • 1 1/2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de Tahine
  • 1 colher (chá) de mostarda dijon
  • 1 dente de alho amassado (ou mais, se você gosta de alho!)
  • Sal a gosto

Esse molho fica muito saboroso com uma salada de verdes. Fica quase com sabor de queijo parmesão, mas alguns dizem que é até melhor que o próprio queijo.

Tahine com Mel

Misture 4 colheres de mel com 4 colheres de Tahine até virar uma pasta homogênea. Use para passar em bolos, pães doces e biscoitos! Hmmmmm…. muito bom! A pasta pode ser guardada em temperatura ambiente.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

23 Comentários

  1. Adorei conhecer este blog, pq tb descobri que tenho intolerância à lactose.
    Comprei uma lata de tahine há um mês, mais ou menos e me apaixonei.
    Como é muito caro, faço o tahine caseiro.
    Adoro, vou experimentar misturar com mel.
    Tô desconfiada que estou comendo demais.

  2. Lourdes G.Silva on

    Fiquei com dúvidas a respeito do Tahine,afinal é ou não é muito oleoso.É saúdavel,pois ainda não conheço.Obrigado.

  3. faço muito tahine com salsa picada…
    Bato uma lata de tharine no liquidificador, coloco um dente de alho, suco de limão e
    água gelada intercalada, uma pitadinha de sal. depois de bater fica uma pasta esbranquiçada,
    O segredo é bater bem, aí some um pouco o gosto amargo que ele tem puro. Depois disso pronto coloque um xicara de salsa picada. fica maravilhos.
    esta mesma receita pode ser usada com grão de bico.
    Ideal para ser consumido com quibe ou kafca.

  4. Ola !
    Tahine não falta na minha geladeira.
    Temperei coxas e sobrecoxas, de véspera, com: meio limão tahiti, duas colheres(chá) de tahine, tempero pronto com cebola, alho, cheiro verde e manjerona, sal e pimenta do reino. Envolvi as peças do frango e deixei marinar. Assei em fogo alto ate a carne selar e depois baixei para 180° ate dourar. Ficou demais.

  5. Também gosto de humus (pasta de grao de bico) com tahine! O Tahine dá um gosto especial no humus.
    Uma dica boa de receita, pois a gente que tem intolerancia à lactose sempre sente falta de coisas salgadas pra "passar no pao". Ah, e o tahine grego vem sem sal, dá pra criar mais com receitas doces. Dá pra achar em casas com produtos do oriente médio.
    Beijo!

  6. Oi Luciane!
    Estou procurando mesmo um molho pra fazer com tahine para uma receita que estou querendo postar no meu blog. Vou testar a sua e te dou os créditos, ok?? Depois confere lá! cajureba.wordpress.com.
    Abs,

    • Olá Claudia,
      Acho que o tahine deve ficar interessante em uma torta de ricota com palmito, pois ele tem um sabor mais forte e marcante. Sugiro fazer uma prova antes de fazer a torta para ver se você gosta da mistura de sabores.

      abçs,

  7. Uma outra receita que costumo fazer e que fica muito parecida com o Tahine com mel é seguinte:

    -torre levemente gergelim sem casca na frigideira

    -espere esfriar

    -bata no liquidifador

    -misture com mel

    Fica uma pasta doce, ótima para passar no pão.

  8. Luciana,
    Acho que não é possível substituir a pasta de amendoim pelo Tahine, pois além de o Tahine ser levemente salgado, ele é bem mais oleoso, devido ao próprio óleo do gergelim, não sendo possível fazer doces em formato de bolinhas como é o caso do brigadeiro.

  9. A concistencia dele é igual ao da pasta de amendoim??? Vc disse que o sabor é parecido. Eu poderia substituir a pasta de amendoim pelo Tahine no docinho para festa (imitação de brigadeiro)?
    abraços

  10. Nunca consumi com coisas doces, apenas no recheio de esfirra de carne ( uma receita árabe ) o recheio fica ótimo!!!

    Abçs,

    Daniela Chequito

  11. Elisabete Lopez on

    Também adoro TAHINE apesar de não ser de origem judaica. É um produto totalmente vegetal, muito rico em cálcio, pode ser um substituto da margarina, manteiga ou requeijão. Foi uma nutricionista que indicou.
    Uma dica : Tahine JASMINE , muito bom mesmo.

Deixe um comentário